Jump to content
Forum Cinema em Cena

Iris


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

Iris (Iris, Inglaterra, 2001) Dir.: Richard Eyre. Com: Judi Dench, Jim Broadbent, Kate Winslet, Hugh Bonneville, Penelope Wilton, Eleanor Bron, Angela Morant.

 

 

 

Existe um erro fatal presente em "Iris", primeiro longa de Richard Eyre feito para o cinema: não traz nada de novo. Ao focar-se no velho esquema da "mulher-brilhante-que-quando-envelheceu-enlouqueceu", o filme não se preocupa em trazer coisas novas e, por isso, o filme torna-se um pouco repetitivo, mesmo sendo tão curto (só tem 90 minutos).

 

 

 

Utilizando um batido esquema para trazer lembranças do passado que comprovar o brilhantismo da escritora, o filme traz como ponto mais forte as atuações de seus 4 atores principais: Judi Dench, Jim Broadbent (o que mais se destaca), Kate Winslet e Hugh Bonneville. E as poucas lágrimas derramadas ou mesmo as cenas tocantes se devem as suas brilhantes atuações.

 

 

 

Enquanto isso, o diretor utiliza muitos closes que ao invés de investir também em seus aspectos técnicos (que aliás são eficazes), mostrando sua vasta carreira em produções para tv. Além disso, ele oferece uma direção burocrática, pouco imaginativa, incluindo um dos mais batidos clichês para mostrar o amor (mais que evidente) entre os protagonistas: o casal tomando banho na praia. Como se não bastasse, Eyre não desenvolve nem muito menos explica a origem da doença de sua protagonista: de uma cena para outra, Iris já começa a ter esquecimentos (numa cena muito infeliz por parte dele).

 

 

 

Contando com uma boa fotografia e uma ótima direção de arte, "Iris" é um filme que se segura graças ao seu elenco (embora Winslet não tenha merecido a indicação ao Oscar), mas que será facilmente esquecido quando vc desligar a tv. 3,5/5

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente, mas acho q a vitória de Broadbent no Oscar não foi correta. A indicação foi, mas a vitória não. Aliás, a indicação de Dench foi merecida, mas a de Winslet não foi mesmo. Tá, a atriz sacrifica-se bastante com várias cenas de nudez explícita, mas suas cenas no filme são poucas demais para ela deixar sua marca e o roteiro a desenvolve com um amontoado de clichês. Com isso, infelizmente ela não conseguiu deixar sua marca no filme. 09.gif Pena!

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Exatamente' date=' mas acho q a vitória de Broadbent no Oscar não foi correta. A indicação foi, mas a vitória não. Aliás, a indicação de Dench foi merecida, mas a de Winslet não foi mesmo. Tá, a atriz sacrifica-se bastante com várias cenas de nudez explícita, mas suas cenas no filme são poucas demais para ela deixar sua marca e o roteiro a desenvolve com um amontoado de clichês. Com isso, infelizmente ela não conseguiu deixar sua marca no filme. 09.gif Pena![/quote']

 

Com certeza ... mas acho que a vitória do Broadbent foi justa e Dench tb mereceu a indicação ... Winslet fez uma atuação muito normal, na média ... é uma daquelas situações onde as ações do personagem ( pelo fato dela ser liberal e tal ) acaba "elevando" a atuação mais do que o resultado final apresenta ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente. Quanto ao Broadbent, gostei bastante, mas havia competidores melhores. Entretanto, tratando-se do ótimo ator que ele é, gostei de sua vitória. Só achei que não foi correta pelo filme em que ganho, entende?

 

 

 

Eu, sinceramente não teria indicado Winslet, já q ela não faz muita coisa como em outros filmes (agora, deve-se dizer q sua indicação em "Pecados Íntimos" foi mais do que merecida).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Judi Dench realiza nesse filme sua melhor atuação, trabalho magistral, brilhante mesmo.  Broadbent  tem uma atuação poderosa, sutil, talvez por tanta sutileza as pessoas não entendam ou não gostem tanto do trabalho, Bonneville também merecia ser indicado, belo trabalho além da incrível semelhança física com Broadbent.  Sobre Winslet, vocês repararam no olhar dela?  Por Deus, ela é a atriz em atividade que melhor trabalha com esse fundamento, sua composição se resume ao olhar, que se torna um só comparando com o de Dench, elas são a mesma pessoa, gestos...  É necessário um nível de entrega e concentração incrível para alcançar essa estatura.  Só pela cena em que Murdoch (Winslet) tenta explicar ao personagem de Bonneville porque ela age daquela forma já lhe valeria qualquer premiação.  Pontos para os atores que conseguem expressar sentimentos e ações tão intensas de seus personagens.  Falando de Oscar, Winslet mereceu com glórias a indicação e até mereceria o prêmio, mas concordo com a Academia, Connelly esteve maravilhosa e deveria mesmo ganhar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não faça isso tão rapidamente e com tamanho entusiasmo, se não se decepcionará. 03.gif

 

 

 

E eu acho injusto dizer q Richard Eyre é um bom diretor de elenco. Como foi dito, ele trabalha com um elenco magnífico e só mesmo pra ser bem ruim para desprezar o talento de seu elenco. Aliás, isso se aplica até mesmo ao inferior "A Bela do Palco": Claire Danes já mostrou ser uma ótima atriz e dar os créditos ao diretor é incorreto. Da mesma forma deve-se destacar os ótimos atores q já trabalharam com Eyre: Judi Dench, Cate Blanchett, Jim Broadbent, Bill Nighy, etc.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Richard Eyre é um grande diretor de teatro, seguindo a linha elizabethana com vertente para o teatro de Shakespeare, e ainda segue uma linha clássica de composição, vista em todos os seus filmes, que por isso chegam a ter um nível teatral que condiz com a sua proposta. Questionar o talento deste veterano diretor é digno de...deixe para lá.

 

Questionar sua decupagem é uma coisa, agora questionar seu talento como diretor de ator é outra, completamente diferente e só denigre quem o faz...
FeCamargo2007-06-07 17:54:53
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não creio que ele está tirando o mérito dos atores Bernardo, e sim ressaltando o método de trabalho do diretor, que eu pessoalmente acho muito interessante, além de sua habilidade para conduzir estes.  Acho que um bom exemplo recente de diretor que me decepcionou foi o Steve Zailiam (é assim mesmo?).  O elenco que tem em mãos em A Grande ilusão é dos melhores dos últimos anos e ele não soube aproveitar nenhum deles, nenhum sequer, coisa que não acontece com Eyre.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Richard Eyre é um grande diretor de teatro' date=' seguindo a linha elizabethana com vertente para o teatro de Shakespeare, e ainda segue uma linha clássica de composição, vista em todos os seus filmes, que por isso chegam a ter um nível teatral que condiz com a sua proposta. Questionar o talento deste veterano diretor é digno de...deixe para lá.

 

Questionar sua decupagem é uma coisa, agora questionar seu talento como diretor de ator é outra, completamente diferente e só denigre quem o faz...
[/quote']

Eyre consegue ótimas atuações de seu elenco, mas não consegue fazer um filme ótimo...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Richard Eyre é um grande diretor de teatro' date=' seguindo a linha elizabethana com vertente para o teatro de Shakespeare, e ainda segue uma linha clássica de composição, vista em todos os seus filmes, que por isso chegam a ter um nível teatral que condiz com a sua proposta. Questionar o talento deste veterano diretor é digno de...deixe para lá.

 

Questionar sua decupagem é uma coisa, agora questionar seu talento como diretor de ator é outra, completamente diferente e só denigre quem o faz...
[/quote']
Eyre consegue ótimas atuações de seu elenco, mas não consegue fazer um filme ótimo...

 

 

Concordo absolutamente! Por isso que acredito que suas peças teatrais devem ser fantásticas.

 

 
FeCamargo2007-06-07 22:09:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não creio que ele está tirando o mérito dos atores Bernardo' date=' e sim ressaltando o método de trabalho do diretor, que eu pessoalmente acho muito interessante, além de sua habilidade para conduzir estes.  Acho que um bom exemplo recente de diretor que me decepcionou foi o Steve Zailiam (é assim mesmo?).  O elenco que tem em mãos em A Grande ilusão é dos melhores dos últimos anos e ele não soube aproveitar nenhum deles, nenhum sequer, coisa que não acontece com Eyre.[/quote']

 

Obrigado Guidon!03

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

10 sinceramente, gostei do filme. não é um filme excelente, mas dá pra assistir. com certeza, é aquele tipo de filme que atores adoram fazer... cheio de dialogos. é claro q tem alguns pontos a serem discutidos como o pessoal já levantou - mas a Dench e a Winslet fizeram um bom trabalho.

 

Kate Winslet é um tipo raro de atriz q consegue fazer bem tudo o q faz, independente do roteiro ser bom o não (lembram né do Titanic? na epoca um filme bom, mas duvido q outra atriz conseguiria arrancar uma indicação do oscar com um papel tão cliché com frases tão piegas - só pra lembrar). Eu gostaria sinceramente q Kate Winslet ganhasse um oscar (espero q não demore mto) por um filme e uma personagem melhor. E aquele ano foi da Jennifer Connelly por "uma mente brilhante", pq acho q ngm esperava uma atuação daquela vinda dela. Já a Kate... como sempre esteve bem... nenhuma supresa...

 

Qnto a Jim Broadbent... dentre os indicados acho q foi o melhor 10. merecido! Até pq não gostei de nenhum dos outros 4: Ben Kingsley, Ethan Hawk, Ian McKellen, e Jon Voight (por incrivel q pareça já deram um oscar pra esse homem!!!14)

 

mas o filme vale pelas indicações... teve boas atuações!!! recomendo!

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
É um filme bem burocrático' date=' mas a sustentação que recebe dos atores é suficiente para causar um boa impressão no final. Broadbent é fantástico...chega a ofuscar a Dench em alguns momentos. Acho merecidíssimo o oscar entregue ao ator.10[/quote']

 

É o que eu acho tb ... a atuação dele se destaca entre todas as outras mesmo reconhecendo que Dench fez um ótimo trabalho sendo que a Winslet está apenas "ok" com a sua personagem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não creio que ele está tirando o mérito dos atores Bernardo' date=' e sim ressaltando o método de trabalho do diretor, que eu pessoalmente acho muito interessante, além de sua habilidade para conduzir estes.  Acho que um bom exemplo recente de diretor que me decepcionou foi o Steve Zailiam (é assim mesmo?).  O elenco que tem em mãos em A Grande ilusão é dos melhores dos últimos anos e ele não soube aproveitar nenhum deles, nenhum sequer, coisa que não acontece com Eyre.[/quote']

 

Obrigado Guidon!

 

 

 

 

FOR NOTHING!!!03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
10 sinceramente' date=' gostei do filme. não é um filme excelente, mas dá pra assistir. com certeza, é aquele tipo de filme que atores adoram fazer... cheio de dialogos. é claro q tem alguns pontos a serem discutidos como o pessoal já levantou - mas a Dench e a Winslet fizeram um bom trabalho.

 

Kate Winslet é um tipo raro de atriz q consegue fazer bem tudo o q faz, independente do roteiro ser bom o não (lembram né do Titanic? na epoca um filme bom, mas duvido q outra atriz conseguiria arrancar uma indicação do oscar com um papel tão cliché com frases tão piegas - só pra lembrar). Eu gostaria sinceramente q Kate Winslet ganhasse um oscar (espero q não demore mto) por um filme e uma personagem melhor. E aquele ano foi da Jennifer Connelly por "uma mente brilhante", pq acho q ngm esperava uma atuação daquela vinda dela. Já a Kate... como sempre esteve bem... nenhuma supresa...

 

Qnto a Jim Broadbent... dentre os indicados acho q foi o melhor 10. merecido! Até pq não gostei de nenhum dos outros 4: Ben Kingsley, Ethan Hawk, Ian McKellen, e Jon Voight (por incrivel q pareça já deram um oscar pra esse homem!!!14)

 

mas o filme vale pelas indicações... teve boas atuações!!! recomendo!

 

 
[/quote']

 

 

 

Eu acho que esse tem sido o grande "problema" da Kate para sair vitoriosa em premiações: ela sempre está fantástica e sempre tem aquela atriz que ninguém dá nada por ela e entrega um grande trabalho (Penelope Cruz) e acaba chamando mais atenção...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...