Jump to content
Forum Cinema em Cena

Crimes da Ditadura Militar 1964 a 1985


Plutão Orco
 Share

Recommended Posts

  • Members

Sim...agora' date=' nem por isto todas as ditaduras são iguais...[/quote']

 

Não. Algumas ditaduras perseguem os outros por serem de uma determinada etnia, posição política ou ideológica, religião, classe social ou mesmo a combinação destes elementos.

 

Se ditadura fosse uma maravilha, muitos países Africanos seriam exemplos de ordem para o mundo. Vira e mexe sobe e desce um ditador ou de esquerda ou de direita lá.

 

 

E quem aqui disse que ditaduras são uma MARAVILHA?

 

Mesmo por que nenhuma destas ditaduras eram VERDADEIRAMENTE de Direita, ou, em outras palavras, nenhuma delas defendia a liberdade econômica...mesmo entre os governos democráticos que existem por lá hoje, a liberdade econômica não existe...

 

...mas, para não falar apenas mal da África, citemos a Botswana...um dos países mais pobres do mundo em 1966(ano de sua independência), hoje tem a maior renda per capita, e um dos maiores níveis de vida da África Sub-Sahariana, mais alto até mesmo que o do Brasil...e adotaram o liberalismo...e só não estão melhores por causa da AIDS, que por sinal, atingiu praticamente todo o continente...

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 132
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Trazendo notícias..........

 

 

Família de Lamarca pede indenização

Comissão de Anistia estudará promoção para ex-capitão



BRASÍLIA. Será apresentado hoje à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça o relatório sobre o pedido de promoção do ex-capitão do Exército Carlos Lamarca, morto em 1971, na Bahia, como um dos principais líderes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). O pedido foi apresentado por Maria Pavan, viúva de Lamarca. Se o pleito for atendido, Lamarca poderá ser promovido a general, e a viúva terá direito à correção da pensão e a um valor relativo à diferença dos salários não recebida ao longo dos últimos anos.

A comissão deve apreciar ainda mais três pedidos da família. Maria e os filhos de Lamarca, Cláudia e César Pavan, querem uma compensação financeira pelo período que passaram exilados em Cuba. Antes de deixar o Exército e partir para a guerrilha com os colegas de VPR, Lamarca mandou a mulher e os dois filhos para Cuba.

- Ele se precavia contra retaliações - diz o presidente da comissão, Paulo Abrão.

O relator do pedido de indenização é o coronel Wanderley Teixeira, representante das Forças Armadas na comissão. Um dos símbolos da luta armada no Brasil, Lamarca é visto como um traidor pelo Exército.
---------------------------------------------------------------------------------------------

Mais uma vez a esquerda brasileira vai ressucitar um fantasma da ditadura. Eu quero ver quando as migalhas acabarem, como é que vão fazer para desviar o foco das estercadas que andam fazendo no pais.
A família desse Zé Chinelo que deveria indenizar o Brasil.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Exército poderia começar a vazar informações sobre os "revolucionários".

O Dook está adorando isso, mas não deve muito conhecer essa história...

Quer ganhar dinheiro?? Centenas de milhares de reais?? Fala que você já foi "revolucionário", preso pelo Exército. É a melhor forma de ganhar dinheiro hoje em dia!

 

Desde 2001, já foram desenbolsados mais de 2,3 Bilhões de reais com 16 mil anistiados, e os gastos mensais são de 28 Milhões. O mais ilustre de todos é o Presidente da República, que ganha 8 mil reais com essa brincadeira...

 

Isso aí, ... , só pode ser brincadeira.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Prefiro perder minha liberdade (se ela realmente existisse) e ganhar SEGURANÇA.Não correr o risco de ser assaltado em tudo quanto é esquina.

 

É realmente Rafal é beeeem melhor alguém de sua família desaparecer só por ela não concordar com o regime vigente.

 

Eu sou da mesma opinião do Rafal...mesmo por que, me explique um motivo para DISCORDAR do regime...se fosse um regime que me satisfazesse, tanto faz se fosse democrático ou ditatorial...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Porque escolher entre um ou outro?17

 

Nós temos o direito de ter PLENAMENTE os dois e devemos cobrar o governo por isso já que é dever dele criar mecanismo para que tenhamos tanto liberdade como segurança.

Concordo 100%...a questão é que hoje em dia está difícil ter ambos...então, o que nos resta é optar por um deles...ou...na pior das hipóteses...não ter nenhum...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Prefiro perder minha liberdade (se ela realmente existisse) e ganhar SEGURANÇA.Não correr o risco de ser assaltado em tudo quanto é esquina.

 

É realmente Rafal é beeeem melhor alguém de sua família desaparecer só por ela não concordar com o regime vigente.

Você concorda com as atitudes do nosso governo?

Sim,você pode ir lá reclamar,mas isso vai mudar alguma coisa?

O máximo que tu pode fazer é greve de fome,vai lá "homem livre"06

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não... o máximo que posso fazer é meter o pau à vontade, me masturbar mentalmente até dizer chega sobre teorias conspiratórias a favor ou contra... Figuras como Mainardi JAMAIS existiriam numa ditadura... De quem iríamos rir? Enfim, um mundo ditatorial é enfadonho, chato... ninguém fala besteira, os pseudo-intelectuais seriam calados e a vida seria tão sem graça...

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você concorda com as atitudes do nosso governo?

Sim' date='você pode ir lá reclamar,mas isso vai mudar alguma coisa?

O máximo que tu pode fazer é greve de fome,vai lá "homem livre"06

 
[/quote']

 

Estranho você me perguntar isto, se não se pode mudar nada democraticamente ou libertinamente o que dizer ditatorialmente? Pergunte a milhares vítimas de ditaduras, se elas podiam mudar algo. Acho que isto só impossibilita mais sua insatisfação “gênio”. Além do mais, o que se esboçou aqui só é a ditadura do “eu”. Eu queria que a ditadura fizesse isto, o outro diria eu queria aquilo. No final das contas, ninguém seria beneficiado como vocês imaginam disto eu tenho certeza.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

E isto da ditadura combater bandido é mito. A ditadura não lhe dava segurança alguma, muito pelo contrario lhe inibia de segurança. A prova disto são as periferias e favelas, que durante aquela época ficavam a mingua do estado ditatorial. Hoje são dominadas por facções criminosas, todas geradas pro décadas de descaso incluso principalmente durante as décadas de 60 e 70. Tenta outra.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Impressão minha ou ninguém ainda citou a obra de Elio Gaspari?

 

Ele escreveu 4 volumes sobre o período de forma brilhante e bastante abrangente. Não se pode dizer que é uma obra ficcional ou especulativa visto que Elio Gasperi esteve presente nos corredores palacianos.

Para quem quer ter um painel bastante interessante sobre este nefasto período, recomendo a leitura dos seguintes livros:

 

A Ditadura Envergonhada

A Ditadura Escancarada

A Ditadura Derrotada

A Ditadura Encurralada

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Plutão,

em momento algum falei sobre mudar alguma coisa.

Você que está falando que na democracia somos livres,então te pergunto livre para o que?Expressar suas insatisfações?Com que resultado.

Não estou falando o que quero que a ditadura faça.

Apenas falei que na ditadura tínhamos mais segurança.

Você acha que se estivessemos na ditadura ainda teríamos essas favelas assim?Tendo o chamado "poder paralelo"?Acho que não.

Isso é uma expressão fácil:

Fim do tráfico=Diminuição da violência.

 

Plutão,você mora no rio?Ja foi assaltado?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Plutão' date='

em momento algum falei sobre mudar alguma coisa.

Você que está falando que na democracia somos livres,então te pergunto livre para o que?Expressar suas insatisfações?Com que resultado.

Não estou falando o que quero que a ditadura faça.

Apenas falei que na ditadura tínhamos mais segurança.

Você acha que se estivessemos na ditadura ainda teríamos essas favelas assim?Tendo o chamado "poder paralelo"?Acho que não.

Isso é uma expressão fácil:

Fim do tráfico=Diminuição da violência.

 

Plutão,você mora no rio?Ja foi assaltado?
[/quote']

 

Não! Isto não quer dizer que violência esteja só ai.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ao contrário de você, Rafal, eu não moro no mundo da fantasia ou penso de forma enfadonha. Onde uma única lei pode mudar toda a estrutura do narcotráfico, onde uma lei pode dar a redenção ao tráfico de entorpecentes.

 

Não vivo no mundo, onde a ditadura no passado cuidou tão bem dos seus excluídos que simplesmente não se ouvia falar de favelas ou de sem terras. Os ditadores criaram uma infra-estrutura para acabar com os problemas do campo, capacitaram as cidades para a crescente modernização do campo expulsando os miseráveis para a cidade.

 

Nossa! Somos uma nação das mais urbanizadas, mas as favelas só existem agora. Isto foi uma invenção recente, isto não veio em anos de descasos ou milagres econômicos.  Realmente sou utópico, não conheço a sua realidade. A ditadura militar com certeza, vai acabar com o trafico de drogas, que veio com esta democracia. A ditadura não veio para por fim em quem não crê na sua competência, ou não é da mesma opinião e quer expor a verdade como ela é. A ditadura só quer garantir um mundo agradável, para quem vive neste mundo agradável. Pois excluídos são uma mentira, pois quando existia a ditadura militar não existia excluídos, não se ouvia falar ou via nada disto. Os homens uniformizados garantiam que as falsas notícias não viessem para a população, que viviam em seu mundo agradável e se lixando para as falácias diárias.

 

 

Longa vida ao grande irmão. Longa vida a ditadura. Longa vida aos senhores de terras, aos reis, aos papas, aos imperadores e aos deuses. Morte e agonia a aqueles que não pensam da mesma forma, não crêem no mesmo deus, não são da mesma cor, não têm a mesma fortuna. O mundo seguro, só reside na intolerância e segregação mesmo Rafal. Comecemos a segregar as idéias, para segregar o resto e sermos racionais.  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sei que as favelas surgiram com a ditadura.....a aparição de favelas é um acontecimento natural de descasso de administração,com ou sem ditadura as favelas surgiriam......

O que estou falando é da dimensão que as favelas tomaram.......Não acho que se estivéssemos na ditadura o tráfico tomaria tamanho poder.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rafal, repare que eu disse 'as favelas que temos HOJE'... Antes da ditadura haviam favelas? Claro que havia! Escritores do início do século relataram a existência de favelas em suas obras. Ocorre que a favela como é hoje, surgiu com a ditadura. E estou te dizendo que o tráfico começou a ter o poder que tem no final dos anos 70 e início dos 80, quando o Brizola (no caso do Rio, bem entendido). Claro que se a ditadura continuasse, seria muito difícil vermos uma situação como a que temos hoje... Difícil, mas não impossível, já que a gênese da droga toda está na ditadura.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rafal' date=' repare que eu disse 'as favelas que temos HOJE'... Antes da ditadura haviam favelas? Claro que havia! Escritores do início do século relataram a existência de favelas em suas obras. Ocorre que a favela como é hoje, surgiu com a ditadura. E estou te dizendo que o tráfico começou a ter o poder que tem no final dos anos 70 e início dos 80, quando o Brizola (no caso do Rio, bem entendido). Claro que se a ditadura continuasse, seria muito difícil vermos uma situação como a que temos hoje... Difícil, mas não impossível, já que a gênese da droga toda está na ditadura.

[/quote']

OK.

Entendo que o tráfico começou com a ditadura,mas acho que o tráfico começaria com ou sem ditadura.

Existindo droga e usuários vai existir pessoas para vender.

Mas,como você concorda,o tráfico não faria as coisas que faz....

Já podemos começar por chefão do pó comandando a facção da cadeia....numa ditadura não teria uma cadeia tão boazinha assim......era morte logo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Plutão' date='

não estou falando que não haviam excluídos,crimes,mortes,estupro,favela etc....

Apenas estou falando que o crime não estaria em índices tão altos como o que vemos se estivéssemos numa ditadura......

 
[/quote']

 

Vale lembrar que muitas ditaduras de países subdesenvolvidos se valeram do apoio do narcotráfico para coexistir. Um exemplo: A ditadura na Somália e Etiópia.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Isto é pura falácia.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Rafal, talvez eu seja utópico. Mas não uso sofismas e falácias para justificar o erro. Para você um erro justifica o outro para mim não. A ditadura por si só já é um crime, se for usar um crime para combater um crime, é melhor nem começar.

 

Seria como destruir o mundo só porque a maioria das pessoas são malignas.  Ao desconsiderar o direito da liberdade que se tem, você não abriu mão de um direito, mas de uma seqüência deles. Afinal, o que você faria sem liberdade? A quem você solicitaria auxilio se você é proibido de se manifestar? E quem te garante que eles vão cumprir seu tratado se você abriu mão de tudo que tinha?

 

Repito um erro não justifica o outro.

Plutão Orco2007-06-18 12:53:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Plutão,entendo que a ditadura é algo bem sério.

Se ele governarem direito ótimo,senão agente tá ferrado e têm mais é que ficar calado...entendo isso.

Mas eu não vejo diferença entre a forma de governo que vivemos hoje em dia para a forma de governo da ditadura.

Hoje em dia somos livres?Somos.Mas e daí?Os governantes fazem o que querem,dão aumento de quanto % eles quiserem para o salário deles....roubam todo mundo,"ah!Mas os jornais têm liberdade de mostrar o boubo e nós de reclamar"...e daí?Eles vão mudar de atitude?Não!Eles vão ficar rebolando em pleno senado e vão mandar você "Sentar e Gozar".

Prefiro ficar sob um governo que fala "Cala a boca senão morre!" mas ter segurança de ir na rua sem ser assaltado.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...