Jump to content
Forum Cinema em Cena

Genocídio


Plutão Orco
 Share

Recommended Posts

  • Members

Genocídio

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Acho que não existem palavras suficientes, para expressar esta forma máxima de brutalidade humana. A muito queria abrir este tópico só para debater e informar sobre as estas atrocidades dentro da humanidade, mas de uma forma bem planejada. Contudo, vejo que nunca se sabe a quem o amanhã pertence, logo quanto mais rápido melhor.

 

Às vezes imploro para a Mãe Natureza para que eu mude de espécie. A cada dia que passa, eu sinto mais nojo de mim mesmo e de toda a humanidade. Mas mesmo dentro deste niilismo absurdo que sinto, ainda tenho uma pequena areia de esperança neste deserto cruel. Por esta razão ainda me agarro nestas palavras:

 

“Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.”

 

Mahatma Gandhi

 

Genocídio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

200px-Buchenwald_corpse_trailer_ww2-181.jpg

Genocídios

De nativos na América Espanhola

Quando: séculos XVI e XVII

Estimativa de mortos: 3 milhões

De nativos na América do Norte

Quando: século XIX

Estimativa de mortos: 3 milhões

De Armênios na Primeira Guerra

Quando: 1915

Estimativa de mortos: 1,5 milhão

De ucranianos na Ucrânia

Quando: 1932-1933

Estimativa de mortos: ?

De Judeus na Alemanha

Quando: 1941-1945

Estimativa de mortos: 6 milhões

De minorias no Camboja

Quando: 1975-1979

Estimativa de mortos: 215 mil chineses,

90 mil muçulmanos e 20 mil vietnamitas

De minorias em Kosovo

Quando: 1991-1999

Estimativa de mortos: 300 mil

De tutsis em Ruanda

Quando: 1994

Estimativa de mortos: 800 mil

Em grupos não árabes em Dahfur

Quando: 2003 - até hoje

Estimativa de mortos: 400 mil

Genocídio (por vezes designado por limpeza étnica, embora esta última designação tenha vindo a ser preterida devido à conotação positiva da palavra "limpeza") tem sido definido como sendo o assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e (por vezes) políticas. Pode referir-se igualmente a acções deliberadas cujo objectivo seja a eliminação física de um grupo humano segundo as categorias já mencionadas. Há algum desacordo, entre os diversos autores, quanto ao facto de se designar ou não como genocídio os assassinatos em massa motivados por motivos políticos.

O termo genocídio foi criado por Raphael Lemkin, um judeu Polaco, em 1944, juntando a raiz grega génos (família, tribo ou raça) e -caedere (Latim - matar). Com o advento do genocídio dos judeus pelo regime nazi, o Holocausto, Lemkin fez campanha pela criação de leis internacionais, que definissem e punissem o genocídio. Esta pretensão tornou-se realidade em 1951, com a Convenção para a prevenção e a repressão do crime de genocídio. O genocídio foi, na época da colonização européia na América Latina e na África, largamente utilizado para que com o extermínio dos povos indígenas, se tornasse mais fácil para a Europa a escravização daqueles que lá habitavam. Na era moderna, temos entre outros o genocídio armênio conduzido pelos turcos (embora estes ainda não o admitam); a fome-genocídio na Ucrânia (Holodomor); a deportação dos chechenos; o genocídio do povo tibetano; o genocídio do Cambodja; o genocídio do Ruanda; o genocídio da Bósnia e o genocídio de curdos promovido por Saddam Hussein no Iraque.


Crime de Genocídio - Definição Legal no Brasil

No Brasil a Lei no.2.889, de 1 de outubro de 1956, define o crime de genocídio e dá suas penas. É considerado crime de genocídio:

Art. 1º Quem, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal:

a) matar membros do grupo;

B) causar lesão grave à integridade física ou mental de membros do grupo;

c) submeter intencionalmente o grupo a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial;

d) adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo;

e) efetuar a transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo;

O Código Penal brasileiro em seu Art. 7º sujeita à lei brasileira o crime de genocídio se cometido no estrangeiro, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil. O agente é punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro.


No Brasil, 22 garimpeiros foram condenados por crime de genocídio contra o povo Yanomami de Roraima, no episódio conhecido como Massacre do Haximu onde uma aldeia na fronteira com a Venezuela, localizada no interior da Terra Indígena Yanomami, foi atacada por um grupo de garimpeiros de ouro brasileiros resultando em 12 mortes de indígenas alvejados por tiros de espingarda e golpes de facão. Quatro dos acusados foram localizados, presos e condenados por genocídio, contrabando e garimpo ilegal. Após recursos que tentaram caracterizar as mortes como homicídio, o crime de genocídio foi confirmado pelo Supremo Tribunal Federal em decisão de 9 de agosto de 2006.

Veja também

Wikiquote

O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Genocídio.

Commons

O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Genocídio


30px-Vickers_IWW.jpg

  Este artigo é um esboço sobre conflitos armados. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Plutão Orco2007-06-04 14:52:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para ficar em separado do que postei. Deixo aqui em aberto minha indignação contra todos estes governos aqui da República Brasileira, que ainda não tomou uma posição de reconhecimento a respeito do genocídio Armênio. Tal atitude desta nação fere os princípios universais da humanidade, isto faz com que permanecemos indiferentes frente ao mundo. Sendo que não existe nação auto-suficiente o bastante para ignorar o mundo inteiro.

 

Graças a países indiferentes como o nosso que o povo Armênio, não foi devidamente ressarcido de seus crimes sofridos pela atual Turquia o maior integrante do já extinto Império Otomano. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Há pouco tempo me lembro perfeitamente que tinha um artigo em língua portuguesa a respeito da nossa posição frente a este ocorrido na comunidade internacional. Infelizmente algum vândalo, extraiu ele da Wikipedia <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em português. Mas o artigo ainda está em Inglês e deixa claro nossa omissão em relação a este absurdo. É como ver seu irmão sendo prejudicado e não fazer nada.

 

Aqui esta o Mapa dos países que omitiram a sua participação ou reconhecimento dos eventos durante o extermínio de mais de um milhão de armênios durante a primeira guerra mundial até hoje:

 

Image:ArmenianGenocideRecognition.png

Summary

Political map showing countries (and for the US, individual states) which have officially recognized the Armenian Genocide. Modified from a public domain image (Image:BlankMap-World.png).

E aqui estão fotos do ocorrido evento:

 

 

Plutão Orco2007-06-04 16:28:23
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...