Jump to content
Forum Cinema em Cena

Roman Polanski


Monster
 Share

Qual o melhor filme de Roman Polanski, para você?  

38 members have voted

  1. 1. Qual o melhor filme de Roman Polanski, para você?

    • Repulsa ao sexo
      6
    • O bebê de Rosemary
      12
    • Chinatown
      9
    • O inquilino
      1
    • Lua de Fel
      3
    • O pianista
      8
    • Oliver Twist
      1
    • Outro (Qual ?)
      2


Recommended Posts

  • Members

Então o que acham dos filmes desse diretor?

 

Eu não assisti muito dele, na verdade só três, e o meu preferido é O Bebê de Rosemary. Ainda quero assistir a trilogia do apartamento inteira, tanto que já estou "conseguindo" (06) o Repulsa ao sexo e depois o Inquilino.

 

Agora é com vocês.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 94
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Infelizmente, pude assistir a apenas dois: O Pianista, que eu tenho em casa, simplesmente sensacional - o que é aquela cena da capa renegada no Brasil, quando ele se vê num cinzento predominante em cada milímetro de espaço? - e Oliver Twist, uma grande porcaria, que tem um jeitinho arrogante e pré-formatado em todos os seus aspectos - e, quando digo todos, nem o Polánski salva-se. O problema é ter acesso a seus filmes, porém, creio, defverei comprar direto, nas Lojas Americanas, por R$ 12,99, O Bebê de Rosemary. Assim sendo:

 

1. O Pianista - **** */2

2. Oliver Twist - **

 

O Oliver Twist do Polánski é o novo ou o antigo?

 

O da década vigente.
ltrhpsm2007-06-10 01:02:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Oliver Twist do Polánski é o novo ou o antigo?

 

Bem, sobre o Polánski, só vi O Pianista até hoje, e claro, é um filme do caralho. A atuação do Adrien Body é só um dos pontos altos do filme, que de tão bom parece uma cardilheira.

Mamãe comprou o dvd de O Bebê de Rosemary a algum tempo, mas confesso que não assisti até hoje DE MEDO. Falo sério. 12

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só assisti 3 filmes dele: O Bebê de Rosemary, Chinatown e O Pianista. Todos são excelentes, mas o meu preferido é, sem dúvidas, o Bebê de Rosemary. Eu acho este simplesmente genial, um dos melhores filmes de terror que eu já vi... só perde para O Exorcista.

Os três filmes que eu vi estão sendo vendidos na Americanas por R$12,99... pretendo comprá-los. 05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gosto muito desse diretor. Assim como sua filmografia a história de vida dele é muito interessante. Infelizmente só consegui assistir O Pianista e Lua de Fel. Este último vi há muito tempo ~e não me lembro direito, então não conta muito. Mas em relação ao Piansta é um dos melhores que já vi. Tem o diferencial de partir de um enfoque particular e não do geral. Mostra de forma realista todas as péssimas situações que um homem passou para sobreviver: a perda de toda sua familia, situações humilhantes mas este nunca esqueceu o amor que ele tinha pela música. Muito bonito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Trilogia do Apartamento (composta por Repulsa ao Sexo, O Bebê de Rosemary e O Inquilino) é uma das maiores obras-primas da história. São três filmes praticamente perfeitos, que demonstram toda a versatilidade e a genialidade de Polanski, que, em meu gosto pessoal, é um dos maiores mestres que já passaram pelo cinema. O mote das três obras, embora sejam bem diferentes entre si e não tenham um conectivo relacionado à história, é tratar do paradoxo sonho/realidade através de contos que tratam de alguns problemas (tanto psicológicos quanto em relação às respectivas vizinhanças) vividos por pessoas que residem em metrópoles e, mais precisamente, em apartamentos (que possuem extrema importância dentro da narrativa). Não consigo dizer qual dos três é melhor, e acho que, na verdade, eles possuem um nível de qualidade bastante nivelado, e, analisados juntos, uma força impressionante.

Se isso já não basta pra considerar Polanski um mestre, vale dizer que o polonês simplesmente filmou aquele que é um dos maiores exemplos de desenvolvimento narrativo que já vi, Chinatown. É impressionante a densidade e a inteligência dessa obra-prima neo-noir, que é um filme praticamente sem falha alguma (chega a ser até espantoso). Isso sem contar que possui um dos textos mais bem escritos e equilibrados da história (desta feita, trabalho de Robert Towne, e adaptado com perfeição pelo polonês).

 

Se a existência de Chinatown ainda não é suficiente pra ilustrar o brilhantismo do diretor, ainda há diversos exemplos de filmes excelentes produzidos ao longo de sua carreira: A Dança dos Vampiros, O Pianista, Busca Frenética, A Morte e a Donzela, Lua-de-Fel e até mesmo O Último Portal (sim, gosto bastante desse). O único filme dele que é realmente uma porcaria é Piratas, sendo que ainda não assisti Oliver Twist, nem os que não foram citados ainda, A Faca na Água, Cul-de-Sac, MacBeth, Que? e Tess. Mesmo assim, o que vi já é suficiente para que eu tornar um fã absoluto de Polanski.
Dan...2007-06-10 12:50:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho O Bebê de Rosemary, A Dança dos Vampiros e Chinatown FODAS. O primeiro é um delírio, claustrofóbico e aterrorizante. O segundo eu não conseguiria chamar de terrir, a cena final é cruel o suficiente para ficar na memória o resto todo como um humor negro. Chinatown é um neo noir muito bem construído e bem impactante - e com um dos finais mais terríveis e malvados ever.

O Pianista overrated. Acho um filme apenas normal e nem gostei tanto assim do Adrien Brody.

 

O resto eu não vi.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Gostei de O Pianista qnd assisti no cinema, mas há alguns meses tentei ver de novo e não consegui ir até o fim. Não estava ruim, mas tbm não estava bom. Acho q é pq uns dois dias antes eu tinha assistido novamente A Lista de Schindler, q tem mais ou menos o mesmo tema, é infinitamente superior, o melhor de Spielberg, uma obra-prima, e briga com Cidadão Kane e Taxi Driver pra se tornar o meu preferido. O Pianista ficou parecendo pequeno e insignificante. Mas eu ainda o acho muito bom. Depois eu assisto de novo até o fim. Só não vou votar nele, pq o filme no qual a mamãe carrega o mal dentro dela mesma é muito melhor.
Link to comment
Share on other sites

Gostei de O Pianista qnd assisti no cinema' date=' mas há alguns meses tentei ver de novo e não consegui ir até o fim. Não estava ruim, mas tbm não estava bom. Acho q é pq uns dois dias antes eu tinha assistido novamente A Lista de Schindler, q tem mais ou menos o mesmo tema, é infinitamente superior, o melhor de Spielberg, uma obra-prima, e briga com Cidadão Kane e Taxi Driver pra se tornar o meu preferido. O Pianista ficou parecendo pequeno e insignificante. Mas eu ainda o acho muito bom. Depois eu assisto de novo até o fim. [/quote']

 

Lista... infinitamente melhor que O Pianista? Brigando com Cidadão Kane e Taxi Driver? Não há um pouco de exagero aí não?

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Vi apenas 3:

O Bebê de Rosemary
Longo e cansativo' date=' com uma direção mediana e um roteiro equivocado e ótimas atuações. 4/5

O Pianista
Excelente. Tudo ótimo!!!! 4,75/5

Oliver Twist
Horrível, horrível, horrível!!!!!!!!!!!! Só mesmo a recriação de época e a fotografia q fazem do filme um pouco melhor.
1,5/5[/quote']

 

 

Horrível? Horrível um escambau. 11 Merece ser tão lembrado quanto o “Oliver Twist” de David Lean e o musical “Oliver!” de Carol Reed.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Para uma pessoa estragar uma adaptação de um livro de Charles Dickens, tem que ser muito, mais muito incompetente. Coisa que Roman Polanski está longe de ser. Até hoje em todas as adaptações para um cinema não vi uma que ficou a quem da essência do mundo hierárquico e desigual de Dickens. O autor soube trabalhar como ninguém as mazelas não só daquela sociedade, mas de qualquer sociedade como um todo. Poderia se adaptar em pelo século XXI Oliver Twist aqui no Brasil, mostrando as favelas e miséria da população que não perderia em nada do conteúdo de outras obras ou filmes adaptados do autor.

 

Todos os filmes expõem de forma satisfatória a matéria humana que é alma das estórias de Dinckes, mas humanamente é impossível. O retrato de Londres vitoriana do descaso das autoridades, em fim tudo esta <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Oliver Twist. Os atores dão um show, fotografia adequada, para o clima de pura claustrofobia adequado a Londres em plena era vitoriana. Direção de arte bem trabalhada, em fim o filme é espetacular. E dou toda credibilidade ao diretor ao mudar o final da estória original. O final dado a Fagin por Polanski não tem ninguém que não sente pena do pobre ladrão ao final da projeção.

 

Aproveitando o tópico deixo aqui outro filme que não poderia ser esquecido, que têm elementos bastantes comuns em nos filme de Polanski, esqueceram “Macbeth”. Igualmente bem trabalhado na claustrofobica fotografia, direção de arte e tensão intensa. Em fim os filmes do diretor seguem um esquema parecido. Acho pelanamente autoral, seus filmes sempre tem um bom toque de supense, mas um supense que te leva agonia viceral.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
fique longe dele bale. conselho de amigo. É muito cansativo' date=' o protagonista é chatíssimo, como condutor de elenco está péssimo, como condutor da trama está péssimo, enfim, a história não parece funcionar nem por um segundo! Um horror!!!!!!! Um dos piores de 2005! 07.gif07.gif07.gif07.gif07.gif [/quote']

 

Não baby. O menininho Oliver está longe de ser o cerne de todo o filme. E funciona mesmo não sendo o protagonista central, ao contrário do que diz está à altura do papel.  Opiniões distintas, mas não se atentou ao filme ao ambiente, aos personagens menores. A composição de todos eles que valem e muito a qualidade do filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Plutão, segue a minha opinião sobre o filme - que eu acho fraquinho de dar pena -, inclusive, criei um tópico para o filme, a fim de ver se encontrava quem discordasse; porém, quase um ano passou-se e nenhum comentário...

 

Oliver Twist (Idem, 2005), de Roman Polánski *Spoilers - 2.5/5

 

Nunca li (e se depender deste longa-metragem, não lerei) o tão famoso livro do órfão Oliver Twist, então não posso comparar o longa de Polánski ao texto literário, mas em relação ao filme, posso dizer que me decepcionou. O roteiro foi feito sem a mínima vontade e dá aquela velha impressão de: "já vi isto antes". Um menino "especial" que foge das adversidades da vida, coleciona amigos e inimigos e acaba por ter um final feliz, perdoando a todos. Mas isto nem seria tão problemático se o filme não fosse um pouco superficial e contasse com cenas deveras bobas; vide a personagem de Bill (aquela que morre no fim): nem há uma explicação consistente para sua presença ali e a sua morte no final é típica de sessão-da-tarde. No começo, também, falta Polánski aproximar-se mais de Oliver e de suas tristezas, a primeira família com qual ele mora também é pouco tratada pelo filme.

 

A personagem principal, muitas vezes, não é nem o próprio Oliver e isto prejudica (bastante) no conceito sobre o filme. O ator queo representa (cujo nome me esqueço) "deixa" as outras personagens (especialmente a de Ben Kingsley) tomarem conta das cenas, memso quando isto não deve ser feito, prejudicando, uma vez mais, o filme. Ben Kingsley também está deveras longe das suas atuações em Gandhi, A Lista de Schindler, etc, fazendo uma mistura de Cap. Barbossa (no físico) e Jean Valjean (não sei qual a razão de ter me lembrado dele, talvez o fato do super-arrependimento, por mais maldades que tenha feito).

 

Neste filme, portanto, destacam-se mesmo as partes técnicas, não que sejam estupendas, mas são tão intensas quanto às do holocausto (em O Pianista): o figurino, a fotografia e, em primeiro lugar, a trilha sonora (de Rachel Portman), que ainda tenta causar alguma espécie de embalo, em vão. Faltando 30 minutos, eu já não via a hora do filme acabar. Suja a imagem de Polánski e do livro (mesmo não o tendo lido ainda), na minha cabeça. Que peninha...
ltrhpsm2007-06-13 14:18:29
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...