Jump to content
Forum Cinema em Cena

Roman Polanski


Monster
 Share

Qual o melhor filme de Roman Polanski, para você?  

38 members have voted

  1. 1. Qual o melhor filme de Roman Polanski, para você?

    • Repulsa ao sexo
      6
    • O bebê de Rosemary
      12
    • Chinatown
      9
    • O inquilino
      1
    • Lua de Fel
      3
    • O pianista
      8
    • Oliver Twist
      1
    • Outro (Qual ?)
      2


Recommended Posts

  • Replies 94
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Para uma pessoa estragar uma adaptação de um livro de Charles Dickens' date=' tem que ser muito, mais muito incompetente. Coisa que Roman Polanski está longe de ser. Até hoje em todas as adaptações para um cinema não vi uma que ficou a quem da essência do mundo hierárquico e desigual de Dickens. O autor soube trabalhar como ninguém as mazelas não só daquela sociedade, mas de qualquer sociedade como um todo. Poderia se adaptar em pelo século XXI Oliver Twist aqui no Brasil, mostrando as favelas e miséria da população que não perderia em nada do conteúdo de outras obras ou filmes adaptados do autor.[/quote']

 

 

 

Em primeiro lugar estou discutindo o filme feito por Roman Polanski (o de Lean é INFINITAMENTE SUPERIOR). Em segundo, não li o livro. Em terceiro, vc refere-se as "críticas" soltas pelo filme. Bom, achei elas incrivelmente rasas como a cena em q Twist caminha e vê uma carruagem q não lhe dá auxílio, ao passo q uma velhinha (q, obviamente não tem ninguém) lhe ajuda. Ora, é realmente verdade q não existe uma pessoa q ajude os pobres da Inglaterra? Se for mesmo, então é incrivelmente incoerente q no final, Oliver passe a viver com um senhor rico. Da mesma forma, como é q a sociedade britânica os ajudaríam, se a população pobre (do filme) não faz por merecer, sendo um bando de gentinha inescrupulosa. O filme sequer desenvolve bem essa crítica.

 

 

 

Todos os filmes expõem de forma satisfatória a matéria humana que é alma das estórias de Dinckes' date=' mas humanamente é impossível. O retrato de Londres vitoriana do descaso das autoridades, em fim tudo esta em Oliver Twist. Os atores dão um show, fotografia adequada, para o clima de pura claustrofobia adequado a Londres em plena era vitoriana. Direção de arte bem trabalhada, em fim o filme é espetacular. E dou toda credibilidade ao diretor ao mudar o final da estória original. O final dado a Fagin por Polanski não tem ninguém que não sente pena do pobre ladrão ao final da projeção.[/quote']

 

 

 

Pois bem, não creio q assistimos ao mesmo filme. Os personagens são incrivelmente estereotipadas, chegando a berrar mais e mais, como o Bill (q intérprete mais chato!!!). Até mesmo Ben Kingsley está fraco como o velho Fagin apostando mais suas fichas na fábula, jamais criando realmente uma figura ameaçadora. O mesmo vale inclusive para o restante do elenco, q é homogeneamente medíocre. Barney Clark é um garotinho irritante sem um pingo de carisma e q me fez detestar Oliver. A fotografia do filme é boa, realmente, mas isso é o mínimo q o filme podia oferecer depois de uma má direção de Polanski e de péssimas atuações. Além disso, ela nem é tão bem-sucedida, já q a tal claustrofobia, eu não senti. Bom, "espetacular"? Só se for "espetacularmente bem nos apectos ténicos".

 

 

 

Não baby. O menininho Oliver está longe de ser o cerne de todo o filme. E funciona mesmo não sendo o protagonista central' date=' ao contrário do que diz está à altura do papel. Opiniões distintas, mas não se atentou ao filme ao ambiente, aos personagens menores. A composição de todos eles que valem e muito a qualidade do filme.[/quote']

 

 

 

Ah bom, pensei q tivesse falando sobre Oliver Twist, mas vo... ei espera um momento qual é o nome do filme em questão? Ah, é mesmo "Oliver Twist", ah...

 

 

 

Opiniões distintas mesmo. As atuações secundárias são igualmente um lixo!! Eis o q acho:

 

 

 

Ao longo dos incessantes 130 minutos de duração de "Oliver Twist" não senti nada. Polanski praticamente atira para todos os lados em busca de tensão, sem conseguir encontrar um tom adequado a narrativa. O resultado como não poderia deixar de ser é q no começo da trama, tenho a impressão de ver uma fábula, para depois mudar de opinião e ver um draminha besta com toques cômicos igualmente bestas e no final, penso q vi um suspensezinho com uma trilha sonora estridente, quase q hollywoodiano. O resultado bom é q o primeiro ato da trama é adota um estilo de historinha inocente, o segundo beira ao melodrama açucarado e o terceiro mais parece uma sucessão de piadas óbvias (e as cenas do rapto de Oliver são a prova disso). Desesperado inclusive no modo em conduz seus atores, onde estes apelam para atuações excessivamente carregadas, repletas de histrionismos, Polanski parece mais uma amador q com uma câmera na mão chamou vários profissionais (geralmente) competentes para ajudá-lo numa tarefa dificílima como essa. O resultado é q Oliver Twist é um filme tecnicamente magnífico, mas narrativamente fraquíssimo, chegando a ser entediante após os seus primeiros 90 minutos de projeção (e pensar q tive q agüentar outros 40...).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

estou coçando pra alugar oliver twist hoje.06

 

 

 

 

<P =Msonormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><FONT face="Times New Roman">Alugue' date=' vale a pena. Não vi argumentos convincentes ou coerentes que depõem contra o filme. <SPAN style="mso-spacerun: yes"> </SPAN><SPAN lang=PT style="mso-ansi-: PT">É bem melhor do que um pipocão meia boca, que todo mundo dá mais importância. [img>http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/03.gif" height=17" width="17" align="absmiddle" alt="03" /></SPAN>

[/quote]

 

 

 

Não, bale, ame a si mesma e não veja esse filme, PELO AMOR DE DEUS, preserve-se dessa tortura. Vê se consegue o de David Lean q é infinitamente superior.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em primeiro lugar estou discutindo o filme feito por Roman Polanski (o de Lean é INFINITAMENTE SUPERIOR). Em segundo' date=' não li o livro. Em terceiro, vc refere-se as "críticas" soltas pelo filme. Bom, achei elas incrivelmente rasas como a cena em q Twist caminha e vê uma carruagem q não lhe dá auxílio, ao passo q uma velhinha (q, obviamente não tem ninguém) lhe ajuda. Ora, é realmente verdade q não existe uma pessoa q ajude os pobres da Inglaterra? Se for mesmo, então é incrivelmente incoerente q no final, Oliver passe a viver com um senhor rico. Da mesma forma, como é q a sociedade britânica os ajudaríam, se a população pobre (do filme) não faz por merecer, sendo um bando de gentinha inescrupulosa. O filme sequer desenvolve bem essa crítica.

 

[/quote']

 

Estou discutindo o filme e o diretor que aparentemente você não vê competência alguma em seus filmes.  O que postei é que é difícil um material tão humano nas mãos de Polanski sair pela culatra. Bem... se você acha que as minhas críticas são rasas, aprofunde as então, coisa que você ainda não o fez com competência alguma. Ao sintetizar tudo a mero gosto pessoal, fez pior do que eu. E ainda fez pior ao levar a discussão para o lugar errado deve ser sua incrível capacidade de “entendimento” e prefere “desenvolve-la” aqui ao invés do tópico do filme.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Realmente não tem ninguém de bom na Inglaterra, se fosse não teria nem a pobre velha ajudando o órfão.  Duh! 12 Tenta outra.

 

O filme em hora alguma generalizou a sociedade inglesa, coisa que você fez. O filme apenas apontou o quanto ela estava cheio de mesquinharia, egoísmo e hipocrisia, mesmo Oliver vivendo em ambientes insalubres corruptos e cruéis. Isto não foi capaz de mudar seu caráter, diferente do que muitos naquela época e até hoje pensam. Se o filme não foi bem desenvolvido o conceito errôneo do determinismo, não sei que filme é feliz em fazer isto.

 



Pois bem' date=' não creio q assistimos ao mesmo filme. Os personagens são incrivelmente estereotipadas, chegando a berrar mais e mais, como o Bill (q intérprete mais chato!!!). Até mesmo Ben Kingsley está fraco como o velho Fagin apostando mais suas fichas na fábula, jamais criando realmente uma figura ameaçadora. O mesmo vale inclusive para o restante do elenco, q é homogeneamente medíocre. Barney Clark é um garotinho irritante sem um pingo de carisma e q me fez detestar Oliver. A fotografia do filme é boa, realmente, mas isso é o mínimo q o filme podia oferecer depois de uma má direção de Polanski e de péssimas atuações. Além disso, ela nem é tão bem-sucedida, já q a tal claustrofobia, eu não senti. Bom, "espetacular"? Só se for "espetacularmente bem nos apectos ténicos".

[/quote']

 

Não assistimos com os mesmos olhos e o mesmo conhecimento. O estereotipo que você reclama aqui, não condiz com o do filme de 1948 que você gostou e foi até mais estereotipado diga de passagem. Pois fez questão de copiar o livro. Achei Kingsley ameaçador em determinado ponto quando a situação é oportuna e frágil em outros da mesma maneira, isto se deve ao seu caráter traiçoeiro e astuto como Fagin. Isto que conta. Oliver é irritante por que? Oliver é incrivelmente ingênuo, típico em pessoas de coração mole. Condiz com a personagem interpretada por Barney Clark.

 


Ah bom' date=' pensei q tivesse falando sobre Oliver Twist, mas vo... ei espera um momento qual é o nome do filme em questão? Ah, é mesmo "Oliver Twist", ah...

Opiniões distintas mesmo. As atuações secundárias são igualmente um lixo!! Eis o q acho:

Ao longo dos incessantes 130 minutos de duração de "Oliver Twist" não senti nada. Polanski praticamente atira para todos os lados em busca de tensão, sem conseguir encontrar um tom adequado a narrativa. O resultado como não poderia deixar de ser é q no começo da trama, tenho a impressão de ver uma fábula, para depois mudar de opinião e ver um draminha besta com toques cômicos igualmente bestas e no final, penso q vi um suspensezinho com uma trilha sonora estridente, quase q hollywoodiano. O resultado bom é q o primeiro ato da trama é adota um estilo de historinha inocente, o segundo beira ao melodrama açucarado e o terceiro mais parece uma sucessão de piadas óbvias (e as cenas do rapto de Oliver são a prova disso). Desesperado inclusive no modo em conduz seus atores, onde estes apelam para atuações excessivamente carregadas, repletas de histrionismos, Polanski parece mais uma amador q com uma câmera na mão chamou vários profissionais (geralmente) competentes para ajudá-lo numa tarefa dificílima como essa. O resultado é q Oliver Twist é um filme tecnicamente magnífico, mas narrativamente fraquíssimo, chegando a ser entediante após os seus primeiros 90 minutos de projeção (e pensar q tive q agüentar outros 40...).[/quote']

 

Quando eu fui ver o “Tigre é o Dragão”, eu não fiquei buscando um dragão de verdade ou um tigre no filme. Duh! 12

 

Não sou tolo de ficar preso ao título do filme e me admira você reclamar da falta de presença de Oliver na projeção. Vale lembrar que no filme de 1948, Oliver em determinado tempo fica apagado em função da subtrama de seu passado que só atrapalhou o caráter dos personagens da trama.  

 

Oliver Twist nunca foi fábula para começar. Em nenhuma das adaptações nem no musical e muito menos no livro. Mesmo o musical não abrandando intensamente a vida degradante da personagem Oliver, não deixa de ser um drama de um garoto órfão sem perspectivas. Cenas óbvias, clichê e estereótipo estragam um filme? Ser for assim. Então até hoje adaptação de Oliver para o cinema é uma bosta. Logo, existe muito pipocão que o pessoal aqui cultua vai para o ralo.  

 

O ponto é...

 

As cenas são obvias, mas são bem trabalhadas, o clichê é óbvio, mas é bem usado na hora certa e na medida certa. Idem para o estereótipo.

 

Sobre a música...

 

Isto que é quere ser chato na subjetividade. Você achou até uma porcaria a trilha sonora. Mas eu a achei construção dela fundamental, inclusive no acompanhar da estória. Ela toma um tom esperançoso e aventureiro quando Oliver foge de seus tutores. Ali a música acompanha a trajetória e a determinação heróica de Oliver, quando ele toma a iniciativa de atravessar todo o país até chegar em Londres procurando uma vida melhor do que ser simplesmente maltratado. 
Plutão Orco2007-06-14 12:34:07
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

 

Como disse um amigo meu certa vez' date=' "o Polanski tem que largar esse cineminha broxa que ele vem fazendo e voltar a fazer filme foda e de foda, se possível".06[/quote']

 

Putz, num sei se vc sabe, mas...

 

Mataram a esposa e seu filho com requintes de crueldade.

 

E por isso ele é um brouxa hj em dia.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Como disse um amigo meu certa vez' date=' "o Polanski tem que largar esse cineminha broxa que ele vem fazendo e voltar a fazer filme foda e de foda, se possível".06[/quote']

 

Putz, num sei se vc sabe, mas...

 

Mataram a esposa e seu filho com requintes de crueldade.

 

E por isso ele é um brouxa hj em dia.

 

 ...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Como disse um amigo meu certa vez' date=' "o Polanski tem que largar esse cineminha broxa que ele vem fazendo e voltar a fazer filme foda e de foda, se possível".06[/quote']

 

Putz, num sei se vc sabe, mas...

 

Mataram a esposa e seu filho com requintes de crueldade.

 

E por isso ele é um brouxa hj em dia.

 

 ...

 

Fora que ele é acusado de estupro.

 

Polanski é um cara fudido.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ele foi acusado e condenado por estupro consentido de uma menor de idade (estupro consentido porque houve "concordância" por parte da menor, mas como ela era menor, vale como estupro de todo jeito), por isso não entra mais nos USA, para não ser preso.

 

A mulher dele, a atriz Sharon Tate, estava grávida de 8 meses quando foi assassinada junto com dezenas de outras pessoas, durante uma festa, pelo doido do Charles Manson. Isso foi no final da década de 60 ou início da de 70.
Marcela2007-08-26 11:52:24
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

Estou assistindo aos poucos os filmes dele, mês passado foram-se 3, nesse foram-se 2 e...

O Bebê de Rosemary - 5/5

O Pianista - 5/5

Chinatown - 4,5/5

A Morte e a Donzela - 4,5/5

Busca Frenética -  3,5/5

Lua de Fel - 3,5/5

Oliver Twist - 1,5/5

Os 4 primeiros são excepcionais (o 1º eu tô revendo até o final do mês), 5 e 6 são ótimos, com alguns retoques estariam no mesmo patamar que os outros e 7 detesto (mas vou dar outra chance e revê-lo). Devo ver Repulsa ao Sexo e Tess - Uma Lição de Vida até o final do mês também.

Bernardo2008-06-12 16:15:02
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

 A filmografia de polanski seria perfeita ele não tivesse feito Oliver Twist,mas como todo diretor tem um ponto fraco na sua filmografia eu pedoei.

 

Não tem como eleger o melhor,la vai um top 5

1.Chinatown

2.O Bebê de Rosemary

3.O Inquilino

4.Macbeth

5.Repulsa ao Sexo

 

Agora são cinco05

 

Tonho2008-06-29 14:59:12

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Vi Chinatown ontem. Estava adorando o filme até o final, quando, ao meu ver, perdeu um pouco de gás. Não me refiro ao final pessimista, mas à própria solução do caso mesmo. O esperado confronto em Chinatown é corrido demais e a tensão do restante do filme se diluiu um pouco. Não sei se o problema é comigo ou do filme (o DVD da locadora estava completamente riscado; tive que testar no meu outro aparelho; mesmo assim o filme foi rodando ao trancos e barrancos, cheio de quadriculações). Uma revisão pode melhorar minha opinião sobre a obra. Se bem que não vai ter o mesmo frecor da primeira vez, infelizmente.

 

  1. Chinatown = 9,0
  2. O Pianista = 9,0
  3. O Bebê de Rosemary = 9,0
  4. Oliver Twist = 7,0

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 4 months later...
  • Members

Roman Polanski pede mudança de foro de processo nos EUA

Advogados querem a seleção de um 'responsável judicial imparcial'.
Diretor é 'foragido da justiça' por crime de 'erro de conduta sexual'.

Foto

 

O cineasta foragido e premiado com o Oscar Roman Polanski quer desqualificar o sistema judiciário do condado de Los Angeles, que julga o seu processo por erro de conduta sexual que o levou a fugir dos Estados Unidos para a França, três décadas atrás.

Advogados do cineasta de 75 anos apresentaram documentos num tribunal, na noite de segunda-feira (5), pedindo que a questão seja encaminhada ao Conselho Judiciário da Califórnia para "a seleção de um responsável judicial imparcial, de fora do condado".

A iniciativa legal mais recente se dá um mês depois de os advogados de Polanski terem registrado uma moção pedindo o arquivamento total do processo, citando "novas evidências extraordinárias" de erro de conduta judicial e por parte da Promotoria.

Uma audiência sobre a moção pedindo o arquivamento está marcada para 21 de janeiro, mas os advogados de Polanski disseram que o diretor não pretende retornar aos Estados Unidos para comparecer à audiência. A Promotoria distrital registrou sua resposta formal na terça-feira (6), opondo-se ao arquivamento do caso.

Vencedor do Oscar em 2003 pela direção do drama sobre o Holocausto "O pianista", Polanski fugiu dos Estados Unidos em 1978 quando estava prestes a ser condenado, depois de ter se confessado culpado da acusação de ter feito sexo de modo ilegal com uma menor de idade.

Cidadão francês, Polanski não poderá ser extraditado, mas pode ser preso como foragido da Justiça assim que pisar novamente em solo dos Estados Unidos.

Sua tentativa de arquivar o processo se deve a alegações de que o já falecido juiz da Corte Superior do condado de Los Angeles que tratou do processo teria sido incorretamente informado por um vice-promotor distrital, o já aposentado David Wells, antes de proferir a sentença.

Essas alegações chamaram a atenção pública um ano atrás no documentário "Roman Polanski: wanted and desired" (Roman Polanski: procurado e desejado), em que Wells falou de seu contato com o juiz.


Nos documentos registrados na segunda (5), os advogados de defesa do cineasta afirmam que o tribunal demonstrou preconceito contra Polanski quando, em dezembro, seu porta-voz oficial disse ao jornal The Los Angeles Times que Polanski precisa comparecer pessoalmente à audiência deste mês para que seu pedido de arquivamento seja sequer levado em consideração.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...