Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Caçador de Pipas


skellington
 Share

Recommended Posts

  • 1 month later...
  • 5 months later...
  • Members

Acabei de assistir e ainda estou com o estômago embrulhado.

Não se assustem, o filme não é uma versão afegã do Faces da Morte, mas possui várias cenas que, apesar de não mostrar uma gota de sangue, são fortes demais.

O filme é bem dirigido, mas achei que podia ser um pouco mais curto. Poderiam ser feitos alguns cortes na película sem mexer na essência.

As atuações das crianças estão fantásticas, com destaque para o personagem Hassan, que é interpretado magnificamente pelo ator Ahmad Khan Mahmidzada.

O filme contém muito do que eu chamo de violência humanitária, ou seja, o afronte aos direitos humanos básicos, tais como de se expressar e de ter um meio ambiente saudável.

A crítica ao governo do Taleban é duríssima, e com toda a razão. O quem mostram em filmes e em TV's não é, sequer, um terço do que realmente acontece.

Infelizmente esse sentimento de revolta logo é esquecido pelas mentes inquietas, pois, apesar de tudo, o filme é entretenimento.

Inté!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O CAÇADOR DE PIPAS – 7/10 - Embalado por belíssimas melodias compostas por Alberto Iglesias, “O Caçador de Pipas” é uma produção capaz de deixar o espectador com o espírito renovado e o coração em paz. É um filme sensível e delicado, mas que não exagera no sentimentalismo barato (há um ou outro momento mais “açucarado” apenas) que se destaca pelas ótimas atuações dos atores mirins Zekiria Ebrahimi e Ahmad Khan Mahmoodzada, assim como Khalid Abdallah. A direção de Marc Foster é bastante econômica, mas eficiente. O roteiro consegue estabelecer a personalidade e a relação de amizade entre os personagens principais, o conflito entre as classes sociais, alguns aspectos culturais, mas peca por não permitir que entendamos a verdadeira razão que fez com que Amin se irritasse (há uma transição muito rápida entre o choque e a negação e o sentimento que resta é algo desconhecido); existem algumas situações mal explicadas (o envolvimento político de Baba, o pq ele permitiu que certos fatos acontecessem no passado) assim como outras mal desenvolvidas (o acesso ao território inimigo é muito fácil e totalmente anticlímax), mas trata-se de um filme bastante especial e de apelo universal. Faz bem fazer o bem.

 

PS: A trilha sonora é "ótema" !!!!<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • Members

5/10

Gostei do primeiro ato, Forster alcança êxito ao retratar a amizade dos dois protagonistas (com intérpretes carismáticos, diga-se) com uma pureza graciosa (e a filmagem do campeonato de pipas é ótima!), mas o que se segue logo após é um esquematismo sem fim repleto de uma cachoeira de água-com-açúcar enfadonha.

É bem fraquinho. Saí com uma sensação até boa, mas já estou me esquecendo do filme inteiro (e eu o vi há apenas algumas horas!).

E eu ainda acho que tô sendo bonzinho com a nota...
Bernardo2008-03-03 18:54:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu gostei. Confesso que fui ver com um pouco de preconceito, pelo diretor e por ser adaptação de best-seller (ainda tenho trauma de o codigo da vinci), mas achei bunitinho o filme. espero que os dois garotinhos não sejam esquecidos por hollywood agora.01

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Be, seu mala!  Nota 5??!!   5 ???!!   131313    Afff! 11

 

   "Água com açucar"... "bunitinho"... Afffffffffffffffff! 17

  Só eu me choquei com a cena de estupro, com o apedrejamento no estádio, com o filho de Hassan enfeitado e dançando p/ o tio, como se fosse um suposto freguês pedófilo??????? 09

 

 By T.L.:

 "... peca por não permitir que entendamos a verdadeira razão que fez com que Amin se irritasse (há uma transição muito rápida entre o choque e a negação e o sentimento que resta é algo desconhecido..."

 

 Acho que Amin não se irritou, ele se envergonhou!

 Antes da fatídica cena do estupro, eles já tinham se encontrado na mesma situação e Hassan corajosamente enfrentou Assef e seus comparsas com um simples estilingue (by the way, essa cena me lembrou o filme que eles assistiram com Charles Bronson).

 

 A cena se repete qd Hassan busca a pipa p/ Amin. Era a vez de  Amin defender o amigo. Ele se esconde.

 

 Daí que na verdade não foi irritação e sim vergonha! 

 

 Por esta razão Amin tantava afastar Hassan, pq sempre que o visse se lembraria do quão covarde ele era.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas Chica, um filme como O Caçador de Pipas se resume a basicamente mostrar o arrependimento de Amin (similar ao incrivelmente superior Desejo e Reparação, mas com muito maior simplicidade). O problema é que ao contrário do filme do Wright, O Caçador de Pipas não consegue desenvolver tal sentimento a ponto de aturarmos 130 minutos. A cena no campo de futebol só está lá para mastigar o estado em que a Palestina se encontra (existe até um diálogo horroroso onde alguém diz algo como "as pessoas estão vendendo seus membros para sobreviver").

 

Sem contar que vários acontecimentos da vida de Amin são de um esquematismo impressionante. O casamento, em particular,...09

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Aff! Be, há tanto, tanto de bom no filme.

 

 A miscelanea de assuntos não parece paralela e sem motivo.

 Na verdade a impressão que se tem é que o diretor quis mostrar todos os fatores que tornaram Amim e Hassan os homens que eram/ se tornaram.

 

 Acho que a política, cultura daquele país, a  família e educação de cada um os atingiram de forma diferente, na formação do caráter de cada.

 

 Mas tb pode ser que não seja nada disso [:giggle:}

 

 Notava-se como o pai de Amin era corajoso e íntegro (exceto pelo fato de coisar descaradamente com a mãe de Hassan) e sempre aconselhava Amin.

 Isto é bem mostrado na cena em que ele pergunta a um soldado tarado, onde está sua decência.

 Ele é quase morto por defender uma mulher desconhecida.

 Algo que Hassan com certeza faria e fez pagando com a vida.

 

 By the way, a cena do campo de futebol está lá tb p/ mostrar no que Assef se tornou.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti e gostei bastante.

 

Não esperava lá muita coisa do filme, devido a impressão incômoda que o trailer me passou. No entanto, achei o filme bastante verdadeiro, emocioanante, sensível e bastante humano. Conheçia toda a história (li o livro) e mesmo assim fiquei completamente envolvido pela história....aquele final é super sensível e impossível não emocionar o espectador.

 

Achei a trilha tb muito boa.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não consegui assistir nos cinemas. Mas considerando que muitos de meus chegados disseram que o filme é uma droga, acho que poupei um dinheiro...

 

E considerando que Forster fez o bunitinho, mas incrivelmente ordinário Finding Neverland, não devo ter perdido nada mesmo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não consegui assistir nos cinemas. Mas considerando que muitos de meus chegados disseram que o filme é uma droga' date=' acho que poupei um dinheiro...

 

E considerando que Forster fez o bunitinho, mas incrivelmente ordinário Finding Neverland, não devo ter perdido nada mesmo.
[/quote']

 

Nerverland é o clássico "bonitnho mais ordinário". 06 Mas não consigo gostar desse filme. Acho completamente insoso. Extrapola o limite de "bonitinho".

 

Quando soube que trocaram Sam Mendes por essa cara na direção de Caçador de Pipas eu me desanimei um pouco. Imaginei que veríamos mais um filme bonitnho mais ordirnário, já que a história do livro permitia tal tratamento. Mas, me surpreendi, e gostei bastante.

 

-----------------------------------

 

Sobre a cena do estupro. Não é "levinha"  como em Sobre Meninos e Lobos...mas tb não é nenhum Irreverssível. 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 A quem interessar possa... 09

 

 O estúdio responsável pela distribuição do filme "O Caçador de Pipas",  está atrasando o lançamento para poder levar os três atores mirins para fora de Cabul – talvez permanentemente – devido a temores de que eles possam ser atacados pela atuação de uma culturalmente polêmica cena de estupro. 

   Os meninos e seus parentes agora estão acusando os produtores do filme de maus tratos e avisos foram dados ao estúdio de oficiais afegãos e americanos de que o filme pode agravar inimizades entre a tribo dominante política pashtun e os oprimidos hazara.

 Em uma tentativa de evitar não somente um desastre de relações públicas, mas possível violência, advogados do estúdio arrumaram um lugar seguro para os meninos e seus familiares nos Emirados Árabes Unidos.

 
 "O Caçador de Pipas",  passa por três décadas de conflitos, desde antes da invasão soviética até a ascensão do Taleban. No centro, está a amizade entre Amir, um rico menino pashtun, e Hassan, o filho hazara do empregado do pai de Amir. Em uma cena importante, Hassan é estuprado em um beco por um ameaçador pashtun. Depois Sohrab, outro menino hazara, é abusado por um oficial do Taleban.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Gostei bastante do filme, a história é boa e achei interessante como muda o clima de um momento pro outro, parece que estamos assistindo vários filmes diferentes, o que não é necessariamente bom, mas funciona aqui. E acho que comecei com o pé esquerdo com Forster pq depois do ordinário Neverland, gostei bastante de seus outros filmes, incluindo Mais Estranho que a Ficção e A Última Ceia. Já tá na hora de eu começar a dar crédito a ele... 4/5

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Dizem que o filme foi atrasado em seu lançamentos em 3 semanas devido a polêmica cena de estupro de um dos garotos.

 Dizem ainda que esses garotos ganharam bempouco, pelo que o filme rendeu. ... afff!

 

 
[/quote']

Acho que o filme nem chegou a render tanto. Pelo sucesso do livro esperava uma resposta maior ao filme...

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...