Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Caçador de Pipas


skellington
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

O roteiro consegue estabelecer a personalidade e a relação de amizade entre os personagens principais' date=' o conflito entre as classes sociais, alguns aspectos culturais, mas peca por não permitir que entendamos a verdadeira razão que fez com que Amin se irritasse (há uma transição muito rápida entre o choque e a negação e o sentimento que resta é algo desconhecido); existem algumas situações mal explicadas (o envolvimento político de Baba, o pq ele permitiu que certos fatos acontecessem no passado)

[/quote']

Também achei que o que se passa na cabeça de Amin fica meio mal explicado (não sei se propositalmente ou não), talvez Forster tenha optado por não tentar analisar as ações do personagem e deixar tal tarefa para o público, ou talvez foi um erro mesmo. Isso também fica em aberto no livro?

Numa crítica que tinha lido antes dizia que Amin permite o estupro por ciumes do tratamento que ele recebe de seu pai e encontra ali uma forma de fazê-lo pagar. Eu particularmente não vi isso no filme. Faz mas sentido o argumento da Chica de que ele ficou com vergonha de sua covardia, o que talvez explica a cena em que ele enfrenta Hassan, talvez querendo provar para si próprio que tem coragem.

 

E quanto ao passado de Baba e seu envolvimento político, não achei que fez falta não. Nós sabiamos o necessário para entender que ele precisava fugir dali.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Acho que rendeu sim.

 É o tipo de filme que teve uma repercusão retardada junto a mídia.  Principalmente por este fato das crianças... afff!

 

 Mas o que quis dizer é pela proporção de ganho do filme e grana destinado ao pagamento dos atores mirins.

 

 Anyway, acho  "O Caçador de Pipas"  um filme atemporal, que será comentado e assistido daqui há 5... 10... 15 anos...
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

O detentor dos direitos desse livro, ou o proprio Khaled Hosseini não souberam  escolher o estúdio p/ a filmagem do livro.

 

O livro foi tão recomendado, mas o filme..................

Tá passando despercebido.

 

Se pelo menos fizessem como Código Da Vinci. Contratar um bom diretor, um bom ator, essas coisas.

Disseram que o Sam Mendes que ia dirigir.

 

Faltou uma boa campanha de marketing p/ o filme.

É a conclusão que eu chego.

 

 

Abcs

agsts2008-04-03 17:07:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É verdade Chica.

 

Código da Vinci também não foi tudo isso. O Ron errou um pouco a mão no filme. Mas pelo menos muita gente ficou sabendo do filme.

E o Tom Hanks????  Como um cara com tantos oscars como ele, faz uma interpretação daquelas.

Mas ali, pelo menos tinha muito marketing em cima do filme.

 

Por que não fizeram isso com o Caçador?  Será que foi a pressa de ganhar dinheiro com os direitos de adaptação do livro?

Parece que foi isso.  Não souberam trabalhar bem a estória e contratar bons atores e diretores.

 

 

Abcs

 

 

 Muito bem observado aqsts... aff! 10

 

 Mas no caso de "O Código da Vinci" (o filme) o tiro saiu pela culatra.

 A divulgação foi demais p/ o filme, que deixou a desejar... aff!

 

 

 

 

 

 

[/quote']

Link to comment
Share on other sites

  • Members

  Mas sabe o que?

  Acho que se julga Amin muito duramente.

 

 O pai e/ou Hassan tb tiveram uma certa culpa (mesmo que involuntariamente)  na sua personalidade covarde.

  Por parte do pai, todo mimo que o dinheiro pode dar, por parte de Hassan, todo aquele amor incondicional...afff!

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Uma droga. Isso não se faz com um livro bonito e incrivelmente forte como o que serviu de base para este filme. Marc Forster é mesmo (tirando Mais Estranho Que a Ficção que é uma pérola) um diretor fraco, ele opta por um início rápido, onde a infância de Amir e Hassan é narrada aos saltos para depois cair na própria armadilha, a falta de dados do início transforma o Caçador de Pipas em um filme confuso, que não dá a dimensão exata da profundidade de seus personagens, o conflito do filho de Hassan no final é rísivel ele simplesmente limou a tentativa de suícidio do garoto e o calvário de Amir para levá-lo para a América (que no livro dura 2 anos e no filme tem a duração de uma mudança de cena), triste....

 

Pelo menos tenho a lembrança de um bom livro, quanto ao filme, vai para o limbo.

 

 

Nacka2008-05-31 12:28:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Droga, não... bem menos intenso que o livro, sim.

Alguns livros qd transpostos p/ a tela, por terem de ser condensados em cerca de 2 horas  perdem muito.

Detalhes que podem fazer toda a diferença, são deixados de fora e dá nisso... aff!

 

Anyway,  a  parte sobre a infância das crianças vale o filme todo.

 

Ainda assim, excelente filme.

 
MariaShy2008-05-31 14:31:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei extraordinário sim.

 

Dizem que bons filme são aqueles que te incomodam.

 

O que me incomdou neste foi, como um ato cometido na infância pode nos perseguir a vida toda, pairando feito espada sob nossas cabeças,  nos tucucando em noites de  insônias, nos angustiando, como um assunto mau resolvido... aff! 09

 

 

 
MariaShy2008-05-31 14:37:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ok, Nacka ... eu entendo.03

As poucas vezes que eu li um livro e depois conferi o filme me decepcionaram. Acho que por melhor que seja a adaptação, o filme é uma outra história, é um outro foco, uma outra abordagem, ou seja, é uma história diferente, embora seja mesma. A história que vc cria na sua cabeça qdo lê um livro sempre será infinitamente melhor, não que o filme não possa ser bom, mas será uma excelência diferente. Não sei se fui claro.

 

Já faz um tempo que quero ler "O Caçador de Pipas" ("O Amor Nos Tempos do Cólera"), mas certamente lerei ... espero que em breve.
Thiago Lucio2008-05-31 18:09:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo em gênero, número e grau com o que o Nacka escreveu. E realmente com este filme eu comprovei que o Forster é fraco (minha única ressalva é também Mais Estranho que a Ficção, junto com O Assassinato de Jesse James foi a maior surpresa que eu tive em 2007) Bernardo2008-05-31 18:32:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não acho o Forster fraco.

 

"Mais Estranho Que A Ficção" parece ser unanimidade, "A Última Ceia" é um belíssimo drama. Mesmo aqueles que viram a cara para "A Passagem" não podeM ignorar o talento técnico do diretor (juntamente com a montagem) já que a maior parte das críticas é pelo roteiro. "Em Busca da Terra do Nunca" é, digamos assim, o seu filme menos ambicioso em todos os sentidos. E "O Caçador de Pipas" é um bom drama.

 

TOP - MARC FORSTER

 

MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO - 9,5/10

A ÚLTIMA CEIA - 9/10

A PASSAGEM - 8/10

EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA - 7/10

O CAÇADOR DE PIPAS - 7/10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não Thiago, infelizmente não me agrada nada de A Passagem, essas invencionices tecnicas que o Forster realizou só serviu para tornar o filme mais confuso e desinteressante do que ele já era. 

 

E tenho particular ódio por Em Busca da Terra do Nunca (e por favor, não se atrevam a dizer que é pelo Oscar, viu? É porque é ruim mesmo). Parece um daqueles dramas feitos para encantar as Amélia's da vida, novelesco e esquemático até a putaquepariu (ele até retira do seu velho baú de cafonices a tossinha de tuberculose, Jesuisssss...).

 

A Última Ceia é aquele filme que nem guardo na memória (e eu o vi justo ano passado!), com exceção de umas duas ou três cenas. Mais Estranho sim que é o grande trunfo dele, excepcional, com a melhor atuação coadjuvante do ano (Emma Thompson, claro). Tava até revendo esses dias no HBO e gargalhando a valer com as cenas do Dustin Hoffman (incrível o que ele conseguiu fazer dessa participação pequena). Pena que é seu único...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sei que com relação "A Passagem" eu faço parte de uma minoria, gosto do filme e aprecio tanto o seu argumento como os aspectos técnicos aplicados na narrativa.

"A Última Ceia" é um drama pesado, poderoso e marcante justamente por não se render ao sentimentalismo barato nem mesmo ao drama exagerado, mesmo contando com tantos elementos que poderiam facilmente resvalar nesses dois extremos.

 

Eu não odeio "Em Busca da Terra do Nunca", acho um filme limitado (esse exemplo que vc deu dá um tosse é um dos recursos rasteiros empregados pelo roteiro), a trilha é daquela que quer fazer o espectador se emocionar a todo custo, mas acho que o filme tb tem as suas virtudes, é inventivo ao misturar "realidade x ficção", a relação entre o escritor e a família, principalmente com o filho mais novo, conta tb com um bom trabalho do Depp, da Mitchell e até da própria Winslet tb. Dentre os filmes do gênero, ele tá na média.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Mais um dos casos em que o livro é infinitamente melhor que o filme, mesmo considerando-se que, apesar de muito bem relacionadas, sempre haverá uma tênue fronteira intransponível entre cinema e literatura...

 

Vale por algumas cenas em que conseguiu captar com toda força a mensagem do livro, mesmo tendo achado as atuações meio fraquinhas (meu Deus, vão me crucificar por ter dito isso!)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...