Jump to content
Forum Cinema em Cena

Liga da Justiça


Freak
 Share

Recommended Posts

  • Members

Acho que não poderiamos ter Darkseid (Apokolips) e Vandal Savage ao mesmo tempo dentro dessa proposta desenhada pelo LEOSPIDER e esquematizada por você. Teria que ser um ou outro' date=' já que são ambos vilões muito influentes do UDC.[/quote']

Vamos supor a presença de Savage e Darkseid na mesma trilogia e trama, mas nunca no mesmo filme. Também seria negativo?

  Assim sendo' date=' se Darkseid ser o vilão mor, a proposta de Roleta ser membro da Intergangue cai como uma luva. (...) dois vilões lidando com "lutas ilegais" no mesmo filme, enfraqueceria o recurso[/quote']

Mesmo que as lutas fizessem parte da mesma rede? Digo isso pois essa é a proposta. Uma é na Terra e a outra na "ilha", paradeiro de Dinah.

  pois Mongul e Darkseid são muito parecidos' date=' e Mongul não trabalharia para Savage. [/quote']

E se Mongul e Savage trabalhassem para o projeto de Apokolips, ambos no mesmo nível hierárquico? Teríamos então "chefes de fase": Filme 1: Savage (vilão principal - Fases 1 e 3, ambas na Terra) e Mongul (vilão secundário, desafio físico e primeiro alvo do grito sônico de Dinah, no Arena - Fase 2). Filme 2: outro vilão a escolher. Filme 3: Apokolips e a primeira aparição do manda-chuva da trilogia: Darkseid.

  nessas lutas' date=' o Pantera ganha uma passagem só de ida para uma ilha (...) com os "mais aptos" que vão sendo descobertos na rede de lutas (...) Alias, excelente idéia essa rede ser na verdade uma especie de "caça talentos" [/quote']

E se trocássemos a ilha pelo planeta Arena? É um planeta que não precisa de muitas apresentações nem enrolação: tubo de explosão e pronto.

  A idéia de dar uma "linha central" para cada "fase" do filme é muito boa. Então no inicio temos Dinah Lance investigando o desaparecimento de seu mentor' date=' o Pantera. Mas acho importante mostrar ainda na fase 1 que os herois da Terra já estão passando por problemas. [/quote']

Perfeito, mas pq Ajax não poderia ser um desses heróis? Ele seria sobrecarga em que aspecto?

  Dinah reconheceria o morcego como pupilo do Pantera através de um golpe do heroi' date=' mas não saberia sua identidade [/quote']

Essa do golpe ficou ótima

  as crises enfrentada pelos herois esta ligada a uma serie de roubos e atos de espionagem que os principais centros tecnologicos do planeta vem sofrendo' date=' incluso ai as Empresas Wayne, Lexcorp e Laboratórios STAR [/quote']

Inclusive pode surgir dessa inclusão da tecnologia na trama a criação do teletransporte da Liga, como um modo que Bruce encontra para substituir o tubo de explosão

  a futura Cánario obviamente ignora o morcego' date=' e acaba sendo captursda. Indo parar no mesmo local do Pantera, ela descobre que Savage esta criando um verdadeiro exercito meta humano (com experiencias que muitas vezes resultam na morte da cobaia). É assim que ela acaba ganhando o seu grito sônico [/quote']

no Arena? 05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Então PRIMO, pelo visto voc^r concorda com o SITH, e creio que tambem concordo que Darkseid e Apokolips seriam melhor explorados em uma sequencia. Então colocamos Vandal Savage como grande vilão deste primeiro filme. Quanto as suas observações.

 

 Vamos supor a presença de Savage e Darkseid na mesma trilogia e trama, mas nunca no mesmo filme. Também seria negativo?

 

 Neste caso acho que não, PRIMO. Desde que isso não tirasse a independencia de cada filme é claso, a exemplo do que foi feito na franquia "Sherlock Holmes" do Guy Ritchie ou os dois primeiros filmes da nova franquia de 007.

 

  Mesmo que as lutas fizessem parte da mesma rede? Digo isso pois essa é a proposta. Uma é na Terra e a outra na "ilha", paradeiro de Dinah.

 Acho que sim PRIMO, pois isso tiraria muito da relêvancia dos lidêres das duas redes. Acho que deveria haver um unico administrador dessas lutas ilegais que comandaria tanto as células espalhadas ao redor do planeta, como as celulas espalhadas na "lha" (ou Planeta Arena).

 

 E se Mongul e Savage trabalhassem para o projeto de Apokolips, ambos no mesmo nível hierárquico? Teríamos então "chefes de fase": Filme 1: Savage (vilão principal - Fases 1 e 3, ambas na Terra) e Mongul (vilão secundário, desafio físico e primeiro alvo do grito sônico de Dinah, no Arena - Fase 2). Filme 2: outro vilão a escolher. Filme 3: Apokolips e a primeira aparição do manda-chuva da trilogia: Darkseid.

 

  Como eu disse em minhas primeiras considerações, deve-se ter cuidado com a "independencia" de cada filme. Acho que a sombra de uma ameaça alienigena (Darkseid) deveria aparecer somente no fim do 1º filme, já que pra todos os efeitos, a grande ameaça ao planeta seria uma ameaça vinda da propria terra (Vandal Savage). Portanto, dentro dessa proposta, a presença de um vilão alienigena menor (Mongul) poderia soar deslocada, inclusive afastando o publico "não especializado".

 

  E se trocássemos a ilha pelo planeta Arena? É um planeta que não precisa de muitas apresentações nem enrolação: tubo de explosão e pronto.

 

  Acho que o Planeta Arena poderia surgir como um planeta pequeno que Savage tem acesso através dos tubos de explosão, e que é utilizado para manter "os mais aptos" descobertos nas redes de lutas ilegais aqui na terra.

 

   Perfeito, mas pq Ajax não poderia ser um desses heróis? Ele seria sobrecarga em que aspecto?

 

  O problema é que diferente dos outros herois, Ajax não tem uma "carreira solo". Praticamente toda a sua biografia aqui na terra esta conectada a Liga Da Justiça. Portanto, ele teria que ser apresentado ao publico dentro do filme da Liga, diferente dos outros, que já teriam sido apresentados em filmes solo. Dentro dessa trama que estamos desenhando para um 1º filme, não vejo espaço para a apresentação do marciano.

 

  Inclusive pode surgir dessa inclusão da tecnologia na trama a criação do teletransporte da Liga, como um modo que Bruce encontra para substituir o tubo de explosão.

  Gostei dessa idéia! 01

 PRIMO, mais uma pergunta. O que achou da idéia de Savage já ir tentando desestabilizar os maiores herois da terra como Superman e Mulher Maravilha já no 1º ato do filme?


 


 

 

 

 


Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

LEo, antes do anúncio do filme "Os Vingadores - The Avengers" eu te responderia: "É isso aí!".

Agora eu respondo: "Invasão de seres não-humanos? Ah, não... Muito 'Vingadores' isso aí!" 06

 
Infelizmente, cara, a Warner vai ter que pensar nisso de um jeito ou de outro
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Então PRIMO' date=' pelo visto voc^r concorda com o SITH, e creio que tambem concordo que Darkseid e Apokolips seriam melhor explorados em uma sequencia. Então colocamos Vandal Savage como grande vilão deste primeiro filme.[/quote']
 
Vejo nesse caso Darkseid como Sauron e Savage como Saruman, preparando seus "Orcs" e forjando seus "Uruk-hais" para esconder ao Arena. No primeiro filme, Savage é o grande vilão, mas ainda assim patrocinado por Apokolips (sem que isso seja revelado). Mas acho Savage muito pouco para juntar a Liga (ou não?). Mongul pode ser a peça que falta. Ele nem precisa, no cinema, ser tão parecido com Darkseid. Se ele for inserido de forma sutil, pode não ficar over. Tivemos muito mais elementos em "O senhor dos anéis" e não ficou. Mas entendo sua proposta do primeiro filme ser o máximo Terra possível, e gosto disso.
 
Desde que isso (Savage e Darkseid na mesma trilogia e trama' date=' mas nunca no mesmo filme) não tirasse a independencia de cada filme é claso, a exemplo do que foi feito na franquia "Sherlock Holmes" do Guy Ritchie ou os dois primeiros filmes da nova franquia de 007.[/quote']
 
Concordo
 
isso (uma célula da rede na Terra e outra no Arena' date=' paradeiro de Dinah) tiraria muito da relêvancia dos lidêres das duas redes. Acho que deveria haver um unico administrador dessas lutas ilegais que comandaria tanto as células espalhadas ao redor do planeta, como as celulas espalhadas na "lha" (ou Planeta Arena).[/quote']
 
Volto atrás e defendo um administrador apenas, mas agora com proposta influenciada pela saga "O retorno do Superman". Estamos valorizando demais o Mongul, que aqui pode ser um instrumento, ludibriado. Repare a carga dramática que isso possibilita. Digo isso porque a rede de lutas se encaixa bem demais com Mongul e seus jogos no Arena. Veja, Questão: Mongul "trabalhou" para Hank Henshaw, lembra? Ele tinha com isso um objetivo por baixo dos panos. Pode ter aqui também. Insisto pq vejo potencial... 08

Como eu disse em minhas primeiras considerações' date=' deve-se ter cuidado com a "independencia" de cada filme. Acho que a sombra de uma ameaça alienigena (Darkseid) deveria aparecer somente no fim do 1º filme, já que pra todos os efeitos, a grande ameaça ao planeta seria uma ameaça vinda da propria terra (Vandal Savage). Portanto, dentro dessa proposta, a presença de um vilão alienigena menor (Mongul) poderia soar deslocada, inclusive afastando o publico "não especializado".[/quote']

Hum... e o tubo de explosão também não soa deslocado nesse caso?

Acho que o Planeta Arena poderia surgir como um planeta pequeno que Savage tem acesso através dos tubos de explosão' date=' e que é utilizado para manter "os mais aptos" descobertos nas redes de lutas ilegais aqui na terra.[/quote']

O pacote de referências pode ficar tão bacana dessa forma aí que eu até abriria mão do Mongul 01

O problema é que diferente dos outros herois' date=' Ajax não tem uma "carreira solo". Praticamente toda a sua biografia aqui na terra esta conectada a Liga Da Justiça. Portanto, ele teria que ser apresentado ao publico dentro do filme da Liga, diferente dos outros, que já teriam sido apresentados em filmes solo. Dentro dessa trama que estamos desenhando para um 1º filme, não vejo espaço para a apresentação do marciano.[/quote']

Até porque Batman pode cumprir o papel dele numa boa, neh.... Verdade.

Gostei dessa idéia! 01

Chance também para o lado ciência de Bruce Wayne

PRIMO' date=' mais uma pergunta. O que achou da idéia de Savage já ir tentando desestabilizar os maiores herois da terra como Superman e Mulher Maravilha já no 1º ato do filme?[/quote']

Gosto muito, mas com aquele cuidado para fugir do clima "Watchmen".
 
Então temos essa proposta (a lapidar) inicialmente para o start da trilogia e "Laços que prendem" como base para o terceiro?

primo2012-04-02 19:30:56

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

LEo' date=' antes do anúncio do filme "Os Vingadores - The Avengers" eu te responderia: "É isso aí!".

Agora eu respondo: "Invasão de seres não-humanos? Ah, não... Muito 'Vingadores' isso aí!" [img']smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" />
 
Infelizmente, cara, a Warner vai ter que pensar nisso de um jeito ou de outro

 

 

 

Então eles poderiam ir pelo lado politicão mesmo, tipo Vandal Savage conspira para que países entrem em guerra e a liga tem que se juntar para evita-la coisa que sozinhos não conseguiriam, podendo ai criar conflitos intersantes entre eles, por exemplo: o Batman iria ser contra a liga por ser uma força mais poderosa do que qualquer nação, mas quando vê o perigo que é Vandal Savage, mesmo que não envolva conflito entre países ele ajuda a neutralizar a ameaça.

 

 

 

Tipo teria que ter a parte política (com muita ação no meio) mas depois mais pro final mostrando que Vandal Savage tem um plano B (vilania de quadrinhos mesmo) caso o primeiro dê errado que é acabar com metade do planeta para reinar supremo sobre os que restarem, já que ele é imortal.

 

 

 

Deu pra entender?? smiley29.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi uns pontos no tópico dos Vingadores, e resolvi trazê-los para o filme da liga... minha opinição em vermelho

 

  • Quando Joss Whedon foi contratado, os produtores Kevin Feige e Jeremy Latcham deram a ele uma estrutura básico do que queriam: como os Vingadores se reúnem, o que funciona com heróis Marvel, o que não funciona e como eles imaginavam o clímax.

Certo, Joss Whedon é nerd, um total fã dos HQs desde q criou Buffy, sempre inserindo elementos da mitologia Marvel/DC nos seriados q fazia, seja em Buffy, Angel, Firefliie/Dollhouse... o cara fez um ótimo trabalho levando a Buffy para a Dark Horse e ela hj é um dos carros-forte da empresa, junto com as revistas de Hellboy e SW... ele atualmente trabalha na Marvel e tem uma ótima experiencia com o ótimo Serenity nos cinemas... logo, ele conhece a fundo os personagens e as nuancias de todo o universo Marvel e sua co-relação com o mundo dos HQ... então para criar o roteiro da Liga, teria q ser um escritor q soubesse trabalhar bem com o material já existente, e não entregar a qualquer escritor de Hollywood como foi no caso do Lanterna, onde o Ryan q teve q consertar o juramento dos lanternas pq escreveram errado!

Se foi uma escolha certa, apenas o tempo dirá, mas com todo o hyper em torno, independente se o filme for bom ou não, será sucesso de bilheteria, e todos as trailers e imagens q vemos até agora, está bastante fiel ao mundo dos HQ...

 

  • Joss Whedon buscou as impressões de todos os astros do elenco antes

    de começar a filmar, para ter tempo de trabalhar mais uma vez no

    roteiro. Segundo Scarlett Johansson (a Viúva Negra),

    esse processo foi determinante para a coesão da história. Whedon depois

    sentou com cada um deles individualmente para discutir detalhes, exceto Tom Hiddleston, com quem ele já havia tido uma longa conversa logo depois de Thor para discutir tudo o que havia para ser discutido sobre Loki. O vilão, em Thor, era confuso e tinha problemas, mas em Vingadores sabe exatamente o que quer e entende seu poder.

Achei interessante essa parte, saber a personalidade de cada ator para pode construir melhor os personagens e não o contrário, uma via de mão dupla q pode fazer com q os atores tenham mais motivação, já q eles foram ouvidos no processo de criação... algo q tb pode e tem q ser feito no da liga.

 

  • Para Whedon, Os Vingadores é a "Parte 1" de uma nova série e não uma espécie de continuação dos filmes anteriores da Marvel Comics. Para tanto, ele reintroduz todos os personagens, como se fosse o primeiro contato do público com eles.

Ai está uma coisa q não tinha pensado antes, o público pode não ter visto os filmes anteriores e precisar tem um recap para os personagens principais, fazedo isso com as "prequels" é mais fácil, então podemos concluir q terá pelo menos entre 10-20 minutos de reapresentação de personagens, agora em um contexto maior...

No filme na Liga podemos até ter um choque... Será o batman de Nolan, ou um Batman completamente diferente para se encaixar nesse universo mais mistico, ou o contrário, teremos uma liga mais realista para se encaixar no universo Nolan... a resposta disso irá depender do filme do Super... já q o atual público conhece o batman nolan, realista, jogá-lo em um ambiente mais fantasioso pode confundir um pouco o público (sempre temos que pensar q no coletivo, o público é burro, uma das coisas q aprendi na faculdade e no trabalho.. hehe)... e essa mistura entre real e fantasia, q foi mto bem trabalhado no filme do Thor, poderia comprometer um pouco o ritmo do filme, já q demandaria uma explicação mais demorada... por isso ainda acho ideal para a DC apresentar todos seus herois antes do filme da Liga...

 

  • Os Vingadores é contado do ponto-de-vista da S.H.I.E.L.D.

    e inclui o dia-a-dia da agência de defesa e cerca de 20% do filme se

    passa no porta-aviões voador que é a base de operações deles. Agentes

    terão mais espaço, incluindo o já conhecido Coulson (Clark Gregg).

Isso eu acho que não iria funcionar no filme da Liga... os herois DC são extremamente poderosos, Superman, WW, Ajax, Lanterna são praticamente deuses... eles são sempre vistos em ambientes abertos, voando, fazendo atos heroicos, não acho q funcionaria deixando-os preso 20% do filme na torre de vigilancia ou hall of justice..

 

  • Loki tem cenas individuais com quase todos os Vingadores, sempre tentando separá-los.

Algo q estavam falando do Salvage tentar cada membro individualmente... se funcionar bem no Vingadores, pode funcionar na Liga, apenas vai ficar parecendo cópia...

  • Os diálogos do Capitão América (Chris Evans) foram trabalhados para parecerem saídos dos anos 1940.

Dialogos diferente para personagens diferentes... a WW tem q falar como uma deusa... o ajax como extraterrestre na dele... não fazendo aquela palhaçada q fizeram com o Lanterna Verde em fazê-lo falar e agir como um adolescente, o cara é um piloto de caça, auto-confiança e cafajeste, mas fala as coisas seriamente, como o Han Solo em um melhor exemplo, não com dialogos horriveis do tipo "maneiro né? foda né? eu sei!"

  • Haverá tensão típica dos quadrinhos entre os heróis dos Vingadores.

Tb tem q ser mostrado isso no filme da liga... a briga de ego entre eles, e afinal de contar... todo os fãs esperam ver os heróis quebrando o pau né?

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

  Entendi sim LEOSPIDER, e é bem por ai mesmo. Savage é uma ameaça digna da reunião da Liga sim.

 

 Então PRIMO, neste primeiro filme, a proposta que desenho aqui é justamente esta. Deixa-lo o maximo Terra possivel. Como eu disse ao LEOSPIDER, não acho Savage muito pouco para a reunião da Liga. Com um plano bem elaborado, a tecnologia roubada, mais o apoio tecnologico de Apokolips (o que só seria revelado no final do filme), Vandal se torna uma ameaça bem grande. Afinal, ele é um cara muito esperto e tem os recursos certos. Esta no mesmo nivel de Luthor ou de Ras Al Ghul.

 

  Por isso que acho que um alienigena como Mongul trabalhando pra Savage no meio do filme não apenas soaria over, como enfraqueceria o gancho do final, que coloca um patrocinador alienigena (Apokolips) ligado as ações de Vandal durante o filme.

 

 Quanto ao Tubo De Explosão, PRIMO, inicialmente o publico seria levado a crer que é mais um dos varios avanços tecnologicos alcançados por Savage em seu plano de dominação global. Somente no fim, o publico saberia que trata-se de tecnologia alienigena, dando o gancho para uma trama envolvendo a invasão de Apokolips.

 

  Concordo com tudo o que você disse ai SITH.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

acabar com metade do planeta para reinar supremo sobre os que restarem' date=' já que ele é imortal.

 

 

 

Deu pra entender?? smiley29.gif [/quote']

Lendo assim cru me parece quadrinesco demais, mas se colocarmos as ações de Savage ligadas a um influente grupo político, pode ficar legal
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

  Quanto ao Tubo De Explosão' date=' PRIMO, inicialmente o publico seria levado a crer que é mais um dos varios avanços tecnologicos alcançados por Savage em seu plano de dominação global. Somente no fim, o publico saberia que trata-se de tecnologia alienigena, dando o gancho para uma trama envolvendo a invasão de Apokolips.
[/quote']

Fechou
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

  Vamos tentar analisar a coisa de outro angulo. Apesar do vilão principal de VINGADORES ser um deus, tudo indica que a trama sera muito mais voltada para a ficção cientifica do que para uma historia de fantasia propriamente dita.

 

  Voltando então ao filme da Liga, vamos supor que a primeira ameaça enfrentada pelo grupo seja 100% magica. Para exemplificar isso, analiso o episódio O EQUILIBRIO.

 

  N trama, após enganar a feiticeira Tala, o espirito do feiticeiro Felix Fausto possui a armadura mistica conhecida como o Aniquilador, para em seguida invadir o Tartarus, aprisionando Hades, o deus da morte, por tê-lo traido anos antes.

 

  Com o equilibrio entre a ordem e o caos rompido, os deuses gregos incumbem a Mulher Maravilha de descer até o Tartarus e devolver a Hades o controle do inferno. A amazona tenta então roubar a massa da Mulher Gavião, já que esta é feita de um metal capaz de repelir magia, o que facilitaria sua missão, mas é pega no flagra pela Thanagariana. As duas então são obrigadas a por as diferenças e magoas do passado de lado, e descerem juntas até o inferno, antes que as ações de Felix Fausto tenham consequencias ainda mais graves.

 

 Personagens em destaque: Mulher Maravilha e Mulher Gavião.

 

  O EQUILIBRIO é um episódio interessante por focar-se exclusivamente nas duas principais personagens femininas da série. Embora devo admitir, a tensão existente entre Diana e Shayera pudesse ter sido melhor explorada. O episódio tambem introduz o Laço Da Verdade na série, já que até então ele era "meramente" usado como um laço super forte e só isso.

 

  A ação do episódio não é grande coisa, mas gostei bastante de como os produtores retrataram o Tartarus e sua biblioteca, e as inteligentes referencias a suposta versão censurada de "Don Quixote" e ao famoso Necromicon. A idéia da Mulher Gavião ser confundida com um anjo por alguns demonios do Tartarus foi uma boa sacada.

 

 Quem tiver curiosidade de conferir o episódio, segue o link abaixo

 

 

 

   Dessa vez, a questão é uma só

 

  1) Quais elementos de O EQUILIBRIO poderiam ser aproveitados no cinema?

 

  Uma trama envolvendo uma ameaça mistica poderia vir a ser interessante. Os herois da Liga descendo ao Tartarus e enfrentando os dêmonios que lá habitam poderia render belas sequencias de ação. A famosa invasão alienigena poderia simplesmente ser substituida pela queda dos portões do Tartarus, causando uma invasão de dêmonios na terra.

 

 Quanto ao vilão que causaria isso, até que a Liga tem uma galeria de vilões misticos bem sortida. Alem de Felix Fausto, há Neron, Onymar Sinn, Morgana, Asmodeu, enfim.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 LEOSPIDER, acha que nada se aproveita mesmo? Acho que tem alguns elementos ali que até poderiam ser utilizados, como uma invasão de dêmonios a terra e uma viagem literal da Liga ao inferno (Tartarus).

 

 PRIMO, nunca tive curiosidade de conferir FURIA DE TITÃS. Consequentemente, o 2º filme não me atraiu. É tão ruim assim?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O diretor - não lembro o nome - deste segundo Fúria manda bem nas cenas de ação, com uma preocupação interessante com a verossimilhança visual. Quando vai ficar inevitavelmente artificial demais, ele meio que esconde com outra cena no meio ou com um efeito físico. E faz isso muito bem. Fica bem legal. Mas a direção de atores é péssima, e o roteiro é picotado e recheado de clichês estupidamente inseridos. Tanto o primeiro quanto este são ruins a seu modo. Talvez o primeiro seja um pouco pior.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 PRIMO, sei que a pergunta foi pro LEOSPIDER, mas vou me intrometer06

 

Por que a pergunta?

 

 Não ví COWBOYS E ALIENS, mas acho interessante você citar este filme. Trata-se de um filme de mistura de gêneros, e um filme da Liga Da Justiça (tal como esta acontecendo com VINGADORES) inevitavelmente trata disso. Mistura de gêneros. Ou mistura de sugêneros se preferir.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom o Design dos ETs não ficaram muito bons, então eu mudaria isso. Lógico seria um desenho mostrando que eles poderiam ser mortos pelas armas do cowboys, mas de uma forma diferente como foi mostrada lá, onde os aliens tinha um ponto fraco muito tosco.

 

 

 

Quanto a história, bom, não chega a ser ruim. A ideia deles irem de planeta em planeta atras de ouro é boa, mas sei lá eu acho que o "choque cultural" deveria ser mais elaborado.

 

 

 

Era isso que você queria saber né?? Uma forma de adaptar como uma sociedade encararia uma raça de outro mundo ou o surgimento de heróis. smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...