Jump to content
Forum Cinema em Cena

Flamengo


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Fla e São Paulo querem a taça de penta

CBF cogita premiar o Tricolor ao término da temporada, o Rubro-Negro promete questionar

Cahê Mota

Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

 

Se para muitos o quinto título brasileiro do São Paulo é uma realidade, a conquista trará à tona uma polêmica de 20 anos. Como o penta tricolor parece ser apenas uma questão de tempo (o time lidera o Campeonato Brasileiro com 12 pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, segundo colocado), a equipe poderá receber, definitivamente, o trófeu cheio de bolinhas prateadas que por mais de duas décadas foi o maior objeto de desejo dos grandes clubes brasileiros. Porém, o Flamengo se acha no direito de ficar com a mesma taça, já que considera ser pentacampeão desde 1992. A polêmica está no título da Copa União de 1987, até hoje não reconhecido pela CBF.

Feito no início dos anos 70, após um concurso organizado pela Caixa Econômica Federal, o troféu seria entregue ao campeão do Brasileirão até que um único clube fosse tricampeão de forma consecutiva da competição ou penta em conquistas alternadas, o que garantiria a posse definitiva da taça, conforme orientação da Confederação Brasileira de Futebol na época, mas saiu de cena após a última conquista rubro-negra

 

- Essa é uma questão que apenas o presidente da CBF pode decidir. A taça realmente está guardada e é possível que, caso o São Paulo conquiste a competição pela quinta vez, ela seja entregue ao clube. Não há nenhum regulamento que obrigue isso, mas o bom senso pode fazer com que a isso aconteça - afirma o assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol, Rodrigo Paiva.

Desde então, a taça está guardada a sete chaves na sede da Caixa, à espera de um pentacampeão reconhecido pela entidade máxima do futebol brasileiro. Com a virtual conquista do São Paulo nesta temporada, o assunto faz com que uma questão seja levantada: como fundador do Clube dos 13, o Tricolor deve aceitar tal premiação? O superintendente de futebol do clube, Marco Aurélio Cunha, não tem dúvidas disso.

- Se o São Paulo for campeão, vamos querer esta taça. Tem que valer o que ao longo dos anos foi comprovado, essa é minha opinião pessoal, não posso falar em nome do clube. Se a CBF considerou dessa forma (o Sport campeão em 87), e com o passar dos anos isso não foi mudado, o São Paulo será de fato o primeiro pentacampeão brasileiro. No que depender de mim, vamos reinvindicar, sim, este troféu.

Menos radical, o assessor direto da presidência, João Paulo de Jesus Lopes, faz questão de afirmar a posição do clube quanto à Copa União.

- Primeiramente, o São Paulo tem a consciência de que ainda não ganhou nada. Entendemos, sim, que o Flamengo é o campeão brasileiro de 87. Temos uma relação muito amistosa e estreita com o clube, não só a diretoria, a torcida também, e reconhecemos o Flamengo como o primeiro pentacampeão do Brasil. No entanto, se a legislação da CBF entende que o São Paulo deverá receber esta taça, iremos recebê-la e ela ficará em nossa sala de troféus. Até porque ela está em disputa, e caso o clube a recuse outro poderá conquistar. Acredito que até para o próprio Flamengo é melhor que este prêmio fique com uma instituição tão próxima - declara o dirigente, que rechaça qualquer possibilidade de doar a taça para o clube carioca.

- Não há esta expectativa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que o Rogério Ceni falou é uma verdade' date=' o adversário ajudou.[/quote']

Você torce pelo mengo mesmo ou só tá aqui de gaiato, hein?

Sou são paulino, e me referi aos 70mil no Maracanã. Se fosse contra o Juventude não teria tantos torcedores assim.

Por isso, o adversário, São Paulo, ajudou.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

De bom hoje, só o recorde de público, mais uma vez quebrado em um jogo do Fla.

Só essa torcida merece mesmo!

 

Quanto ao jogo, bem creio que o time gastou todo o futebol que tinha contra o SP06

E estava sem opções ofensivas também... Roger, Renato Augusto, Maxi, Paulo Sérgio...

 

O problema agora é o Paraná lá dentro...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

jogou pro gasto e levando em consideração que temos um jogo a menos dá pra sonhar com uma Libertadores...03

    Só sonhando muiiiiiiiiiiiiiito 060606...vamos supor que o Flamengo ganhe do Vasco, que é o jogo a menos, mesmo assim só terá 46, contra 51 do Grêmio, que hoje é o último do G-4...acho muiiiiiiito difícil vcs chegarem lá, mas não custa sonhar, pode começar sábado ganhando do Gaymio 161616

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa é para o nosso inconformado amigo (õOÓÒ):

 

Pesquisa confirma Fla com a maior torcida

Corinthians segue também como o segundo clube mais querido dos torcedores do Brasil

GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro

ALTERAR O
TAMANHO DA LETRA

 

Editoria%20de%20Arte

Torcida do Fla segue em primeiro e a do Corinthians em segundo em todo Brasil

Uma nova pesquisa CNT/Sensus confirma, nesta segunda-feira, o que todo mundo já sabia. A torcida do Flamengo é mesmo a maior do Brasil, com 14,4%. Em segundo, mais uma vez está o Corinthians,10,5%. Em terceiro vem o São Paulo, com 8%. Um detalhe importante é que a pesquisa foi feita apenas com os clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.

O dado curioso é que, entre todos os entrevistados, 28,4% dizem não torcedor por clube algum. A maioria dos brasileiros (51,9%) diz gostar de futebol; 15,4% gostam “mais ou menos” e 32,0% não gostam.

Dentro da eterna rivalidade entre os clubes em suas respectivas regiões, a pesquisa também reforça os argumentos de alguns fanáticos: Por exemplo, no Rio de Janeiro, o Vasco, que está em quinto no Brasil com 5,0%, segue com a segunda maior torcida. Já Botafogo e Fluminense lutam palmo a palmo pelo posto que terceiro clube carioca mais querido no país. No momento, o Alvinegro está na frente, com 1,8% contra 1,5% do Tricolor.

Em São Paulo, o Palmeiras vem em terceiro, com 7,2% e o Santos em sétimo, com 3,7 no coração dos brasileiros. Em Minas, o Atlético, com 1,5, perde para o Cruzeiro, que tem 3,3%. No Sul, o Grêmio tem 3,9% contra 2,1% do Internacional.

Na briga entre os dois pernambucanos que estão na elite, melhor para o Sport, que tem 1,0% contra 0,2 do Náutico. Em Curitiba, o Atlético aparece com 0,8, contra 0,1 do Paraná Clube.

Apenas 10,6% dos torcedores afirmam que freqüentam os estádios de futebol espalhados pelo país, sendo que 6,2% freqüentemente e 23,1%, apenas às vezes. 67,3% não vão ao campo.

 Confira os 20 clubes da Série A mais queridos do Brasil


Clube

%

Flamengo

14,4

Corinthians

10,5

São Paulo

8,0

Palmeiras

7,2

Vasco

5,0

Grêmio

3,9

Santos

3,7

Cruzeiro

3,3

Internacional

2,1

Botafogo

1,8

Atlético-MG

1,5

Fluminense

1,5

Sport

1,0

Goiás

0,9

Atlético-PR

0,8

América-RN

0,6

Juventude-RS

0,4

Figueirense

0,3

Náutico

0,2

Paraná Clube

0,1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...