Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sam Mendes


ltrhpsm
 Share

Qual o melhor filme deste diretor?  

26 members have voted

  1. 1. Qual o melhor filme deste diretor?

    • Beleza Americana (1999)
      21
    • Estrada Para Perdição (2002)
      5
    • Soldado Anônimo (2005)
      4


Recommended Posts

  • Members

Sam Mendes, inglês, de quarenta e um anos, revolucionou a sétima arte com seu Beleza Americana em 1999, com Kevin Spacey, Anette Benning e Chris Cooper. O valor da obra é pouco difundido aqui no Brasil e muitos duvidam que os próprios americanos entenham a complexidade com a qual o diretor trabalhou nesta crítica e dura visão sobre a sociedade americana. Três anos depois, lançou Estrada Para Perdição - comentei no Cineclube esta semana, para saber o que acho, vá lá, preguiçoso. Agora, 2005, contestou uma vez mais com Soldado Anônimo, que ainda não vi.

 

Vencedor do Oscar, justíssimo, sempre teremos expectativas sobre seus trabalhos: que venham logo e sejam tão bons quanto os dois primeiros, antes que a idade ou a sensação de top não precisa fazer mais nada chegue à mente dum gênio - difícil, mas nunca se sabe.

 

SamMendes.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 109
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

1º Não considero Sam Mendes nenhum gênio. Ele ainda é muito jovem e só fez três filmes (não que isso seja problema, pois PT Anderson também fez pouquíssimos filmes e eu já o considero gênio).

 

Beleza Americana é um filme excelente. Uma crítica ácida e complexa da sociedade média americana. Kevin Spacey e Annette Bening estavam brilhantes. No entanto quem deveria ter ganho o Oscar era PT Anderson e seu genial Magnólia.

 

Estrada para Perdição é um filme bom, mas na minha opnião bem incoerente. Esteticamente o filme é um primor (a fotografia é deslumbrante), mas o texto soou falso em várias ocasiões.

 

Jahread (Soldado Anônimo) é um filme demasiadamente pretencioso, mas sem profundidade. A minha expectativa era que fosse uma crítica do Estado de Guerra dos governos americanos. No entanto o filme é um tédio só. Mais uma vez Mendes prima pelo vigor técnico e estético, mas o conteúdo ficou superficial.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sem querer ser chato' date=' mas tópico repetido. Eu mesmo criei um tópico pro maridão sortudo !! É só procurar.[/quote']

Bart, o seu tópico sumiu. Portanto este aqui deverá permanecer como o tópico oficial do diretor.

 

Quanto a Sam Mendes, prefiro não comentar nada, pois só vi Beleza Americana dele, que é ótimo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sam Mendes é um bom diretor, embora tenha uma grande estrada para percorrer até poder ser considerado gênio. Acho "Beleza Americana" um ótimo filme, embora não creia que tenha sido revolucionário (apenas sabe utilizar os elementos da narrativa de forma correta). "Estrada Para Perdição", por sua vez, até considero um pouco subestimado, já que contém qualidades interessantíssimas (muita gente considera-o um filme fraco, o que, para mim, é um grande exagero). Enfim, esperemos pelo próximo trabalho dele, já que tirar conclusões sobre a competência de alguém em base de apenas três filmes é uma tarefa praticamente impossível.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gostei muito de Beleza Americana, mas é um filme que necessita ser revisitado. Se eu não estou enganada, eu só tinha treze anos quando o assisti e não acredito que o tenho compreendido por inteiro. Eu adorei Estrada para Perdição, também o considero extremamente subestimado. Mas é bem verdade que suas qualidades técnicas são superiores ao texto, mas isso não está em questão, não foi o Mendes que escreveu o roteiro. Eu esperava mais de Soldado Anônimo, mais humor negro e mais profundidade em sua crítica, mas novamente, eu não acredito que a culpa seja completamente do Mendes. E eu digo completamente porque ele poderia ter pedido uma revisão do roteiro, ou adicionado algumas cenas ele mesmo. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sem querer ser chato' date=' mas tópico repetido. Eu mesmo criei um tópico pro maridão sortudo !! É só procurar.[/quote']

 

Sem querer ser chato, mas é realmente uma pena que você venha a um tópico apenas reclamar da originalidade dele e não comprove a mesma. E justo você que fez uma crítica para Beleza Americana em O Cinéfilo. Espero uma participação de maior valor da próxima vez, Barty.

 

Sam Mendes é um bom diretor' date=' embora tenha uma grande estrada para percorrer até poder ser considerado gênio. Acho "Beleza Americana" um ótimo filme, embora não creia que tenha sido revolucionário (apenas sabe utilizar os elementos da narrativa de forma correta). "Estrada Para Perdição", por sua vez, até considero um pouco subestimado, já que contém qualidades interessantíssimas (muita gente considera-o um filme fraco, o que, para mim, é um grande exagero). Enfim, esperemos pelo próximo trabalho dele, já que tirar conclusões sobre a competência de alguém em base de apenas três filmes é uma tarefa praticamente impossível. [/quote']

 

Pode até ser que eu estivesse muito empolgado na hora em que falei que era um gênio. Entenda-se: não um Lynch, um Coppola, um Kubrick ainda. Nem tanto pelas notas dos seus filmes (dou 8.75 aos dois). E sim pelo valor de suas obras, autenticidade, garra, percepção.
ltrhpsm2006-11-25 17:49:36
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que o único memorável dele é "Beleza Americana". Tem uma estrutura simples e clean, e um Kevin Spacey chutando bundas. A melhor cena do filme pra mim é quando o Lester vai trabalhar fazendo batata frita em um junk food. O jeito como a situação foi construída é hilário.

 

Gosto bastante de "Estrada Para Perdição", mas acho que o Tom Hanks e o moleque lá deixaram um pouco a desejar. Fora isso, ele poderia ser excepcional.

 

"Soldado Anônimo" é um filme muito ambicioso, que quer ser espertinho e até consegue. Mas sei lá, acho que ficou um pouco aquém do que poderia ser. A idéia é maior que o filme. O filme queria falar de uma guerra que não representava nada, só que o próprio filme acaba caindo nessa armadilha.
rubysun2006-11-25 19:48:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adoro "Beleza Americana". Lester é o cara.

 

Lester Burnham, ao lado de Melvin Udall ( Melhor É Impossível ) e Dr. Larry ( Closer ), são meus heróis...05.gif

 

Quem já não desejou um dia aloprar e detonar verbalmente contra todos, como cada um desses fez à sua maneira?06.gif

 

 
Bruno Tarantino2006-11-26 16:28:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Embora seus dois primeiros filmes passem uma ligeira impressão de super-dependência nos aspectos visuais, como se afogados na sua própria beleza, ele se pareceu se distanciar disso no recente Soldado Anônimo. De qualquer forma, é das mais gratas revelações que tivemos na última década.

 

Ranking:

1) Beleza Americana: 9/10 (preferia que O Sexto Sentido ou O Informante tivesse ganho o Oscar, mas este foi também bastante merecedor)

2) Soldado Anônimo: 8/10 (por que a rejeição?)

3) Estrada para Perdição: 7/10 (puro clichê da linha "estilo triunfando sobre substância". Acho o filme meio frio e pouco envolvente, apesar de belo de se olhar) 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...