Jump to content
Forum Cinema em Cena

Nine, de Rob Marshall


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members

Nossa, ninguém aqui viu?Podem mover, já estreou.

 

 

 

O filme é bom, e só; longe de ser a bomba que gritam por aí. A melhor coisa do filme é a Marion Cotillard, incrível, linda, excepcional, realmente o trunfo de tudo. A pior coisa é a música, são poucas boas. Tecnicamente muito bom, com ótimas atuações, é diferente de "Chicago", é mais maduro, tem ótimos diálogos, não diria que é melhor, pois é um musical, e como musical "Chicago" parece funcionar melhor. É diferente, nenhuma obra-prima, mas longe de ser ruim como andam escrevendo.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 656
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

A primeira metade é dolorosa de ruim. O Marshall cria um caricatura italiana grosseira e irritante, empurrando-a goela abaixo e comandando os musicais de forma enfadonha - tudo tem que vir numa embalagem de espetáculo, numa pretensão chata e que suga a energia do filme.

Quando eu estava prestes a abandonar a sala, aparece a Fergie. Mesmo caricatural ao extremo (mas isso era inevitável), ela é responsável pelo único momento brilhante de Nine, o número "Be Italian", que faz jus até mesmo ao número das prisioneiras em Chicago.

 

A partir da segunda metade, a coisa melhora, mas somente porque a Marion Cotillard ganha mais cenas, iluminando-as de tal forma que o filme torna-se bom no momento que ela pisa em cena. Ela confere peso àquela mulher, tornando-a trágica e comovente por confiar em um homem que jamais foi digno de tal confiança - e os dois números que ela participa, junto com "Be Italian" e "Cinema Italiano", são os únicos que prestam nessa bagunça de filme. Uma pena que tenham indicado a Penelope Cruz (que não convence como louca e ainda tem um péssimo número) em seu lugar.

 

Ainda sobre o elenco: Daniel Day-Lewis absolutamente constrangedor nessa caricatura patética de italiano, na pior atuação da sua carreira (sempre que o Marshall se atém as neuroses dele, o filme torna-se um desastre infinitamente maior). A Judi Dench não fica muito atrás nesse tom caricatural; a Kidman tá OK (e tá linda, imo); a Loren é uma figurante bocuda; e a Hudson é outra figurante - e, mesmo assim, consegue ficar no nível do filme.

 

Pode ser encarado como um regresso (e como!) para um cara que fez há alguns anos Chicago, mas também como um imenso progresso depois daquela bosta de Memoirs of a Geisha. De toda forma, é um filme que faço questão de não ver mais e passar longe do cartaz no cinema.
Lumière2010-02-05 23:43:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com quase tudo; achei o filme, tecnicamente, muito bom, a fotografia, as paisagens italianas. As músicas são muito fracas, os números mal executados, e sim, a Marion salva o filme de uma forma impressionante; a Cruz não faz absolutamente NADA, repete praticamente o papel de "Vicky", não entendi a indicação. Gosto de três momentos também, em ordem de preferência.

 

 

 

1. Take It All

 

2. My Husband Makes Movies

 

3. Be Italian

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas em Vicky Cristina Barcelona, a Cruz tá ótima. Em Nine, ela simplesmente não convence (ou o papel que é ruim demais, não sei).

 

Concordo que seja muito bem feito tecnicamente. Além de merecidíssimas as indicações à direção de arte e figurino, penso até que o Dion Beebe merecia a vaga ocupada pelo Robert Richardson ou pelo Mauro Fiore (afinal, a maioria é CGI mesmo).

 

E pra mim, só existem três momentos dignos de nota no filme (em ordem):

 

1. Be Italian (que, como disse, acho do nível do número das prisioneiras em Chicago)

2. Take it All (muito, muito bom)

3. My Husband Makes Movies (pelo peso incrível que a Cotillard traz, pois achei a canção muito "falada")

 

Eu até gosto ligeiramente de Cinema Italiano e também daquele último do Guido (o que ele se desespera na sala de cinema, achei ótimo aquele plano dele angustiado na frente da telona), mas admito que é preciso certo esforço para gostar deles.
Lumière2010-02-06 02:22:58
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Eu gostei da maioria das músicas. As do Guido já não são tão boas, e a da Loren é extremamente sem graça e descartável - aliás, nem entendi como aquele número se encaixava ali. My husband make movies é muito bonita, assim como Unusual way (num número mal executado).

 

Eu gostei do filme. Não é, nem de longe, a bomba que eu aguradava depois dos comentários que li. Mas fica uma sensação de que a) poderia ter sido bem melhor; B) Marshall tenta simplesmente repetir alguns truques que usou em Chicago; c) o filme é, como um todo, vazio. O que não seria problema algum para uma comédia musical, mas é um problema para um musical que quer ser levado a sério como um filme profundo. Achei que o elenco estrelar também acaba prejudicando. Não havia porque criar uma música para Loren, e tão pouco para Hudson, que entra, fala duas frases e desaparece (apesar de Cinema Italiano, tanto a música quanto o número, serem ótimos). Acho que o fato de tentar dar espaço para muita gente, e fazer cada um ter sua própria canção acaba deixando o filme sem foco.

 

No mais, funciona como entretenimento. Provavelmente vou comprar em dvd e assistir novamente um dia.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

a Cruz não faz absolutamente NADA' date=' repete praticamente o papel de "Vicky", não entendi a indicação.

[/quote']

http://img163.imageshack.us/img163/2171/semttulojti.jpg

 

 

 

Mas sério agora, apesar do número realmente ser a parte mais marcante do seu papel, eu gostei da atuação dela. Marion está infinitamente superior, mas não me incomodaria ver as duas indicadas.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...