Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cloverfield (2008) - Monstro


sunderhus
 Share

Recommended Posts

  • Replies 286
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Apesar de toda a celeuma no final das contas o monstro de Cloverfield  é menos importante do que o caos que causa, dar o tal close tenha pode ter sido um erro, para aqueles que procuram verossimilhança em um filme assim.  

[/quote']

 

 

verossimilhanca ate q nao, mas um pouco de coerencia ate q vai bem... principalmente prum filme q se diz registro documentario do fim dos tempos..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah sim' date=' claro ... o problema de "Cloverfield" está no espectador que não gostou do filme, que não entendeu, que gosta de filmes mastigados ... sim, sim ... santa conveniência, Batman ... [img']http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/07.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="07" />

 

 

 

(Suspiro) Conveniente porquê? Editei o texto pra não ofender os guardiões do politicamente-correto, mas conveniente pq? Não sei se é sobre isso que vc está falando, mas ficar colocando frases como "mas não quero desrespeitar a opinião de ninguém, todos estão certos, cada um pensa o que quer" em cada post vai se tornar chato, eventualmente (fora que eu já tinha falado sobre opiniões subjetivas em outros posts).RAZIEL2008-02-14 10:29:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É complicado, mas eu disse conveniente pq às vezes nós procuramos muitos motivos EXTERNOS para justificar o pq de alguém não gostar de um filme que nós gostamos qdo na verdade o que mais importa é sabermos o motivo pelo qual aquele filme nos agrada. A discussão é válida pra colocar os pontos divergentes em pauta e não se trata obrigatoriamente de desmerecer a opinião alheia para se auto-afirmar. Existem exceções ? Existem ... mas seria, digamos, uma regra geral. E estou falando do público cinéfilo e não do público comum.

Em tempo, "Cloverfield" é um bom filme dentro da sua proposta, mas "A Bruxa de Blair" é muito melhor.

 

PS: Sem querer bancar o politicamente correto, mas essa é uma lição que faço pra mim tb, pq em alguns casos é muito difícil ... enfim ...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nacka, não tenha tantas certezas sobre o que as pessoas pensam apenas por elas não terem babado ovo no objeto que você idolatrou. Apenas somos diferentes. Um exemplo é você ter amado Transformers e eu não, ou seja, eu apenas sou mais exigente que você. E nem vamos começar com esse negócio ‘matrixiniano’ do ‘você não gostou porque não entendeu’ por favor.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Dito isto, vamos aos pontos que você expôs:

 

Apesar de toda a celeuma no final das contas o monstro de Cloverfield  é menos importante do que o caos que causa' date=' dar o tal close tenha pode ter sido um erro, para aqueles que procuram verossimilhança em um filme assim. [/quote']

 

Achei meio sem sentido essa sua frase. O monstro de Cloverfield realmente é menos importante que o caos que causa, nisso concordo com você. E justamente por isso acho que foi desnecessário terem dado o close na cara dele. E isso não tem nada a ver em procurar verossimilhança.

 

Quando decidi ir ao cinema para ver um filme sobre um monstro gigante destruindo uma cidade eu já estava vacinado. Não iria procurar por algo real. Na verdade nunca procuro isso quando vou ver um filme. Pra mim filme nenhum tem compromisso em ser verossímil. Exemplo é eu ter odiado o ultimo Batman justamente por isso: tentaram inserir algo totalmente irreal (um homem fantasiado de morcego combatendo o crime) em nossa realidade.

 

Dito isto vamos ao real fato de eu não ter gostado do close no monstro: pra mim suspense funciona melhor quando o terror é sugerido, trabalhado sutilmente, e não quando tacam na nossa cara um monstro <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em cgi. Esse é o erro fundamental de filmes como O Grito e os Chamados da vida. Querer incutir terror esfregando na nossa cara os monstros em cgi, e pra mim isso tem efeito contrário. Porra, JJ Abrans não é cabaço em matéria de suspense não pó (vide Lost). É isso que me decepciona mais ainda.

 

Acertou na mosca ai quando disse que tememos mais aquilo que desconhecemos. O filme acertou tanto quando não explicaram a origem do monstro nem o que aconteceu... pra quê aquele close!? Só pra valorizar o trabalho da equipe de efeitos especiais ou para fazerem jus a grana que pagaram a eles? Por favor!

 

O mesmo aconteceu comigo ao ver Sinais. Tava tudo perfeito: o clima de suspense sendo preparado e tratado com carinho, algo construído aos poucos, delicioso. Era como estar transando com a mulher mais gostosa da praça, até que no final me vem com aquele ET cgi ridículo. A mulher abriu a boca e disse que não tava tomando anticoncepcional, estava naqueles dias e eu tava sem camisinha. Conclusão: broxei na hora. Foi esse sentimento que tive ao ver Sinais, e mais recentemente, este Cloverfield.

 

E não digo que não queria ver absolutamente nada do monstro, pelo contrário. Tudo que foi mostrado do monstro até antes do close estava perfeitamente aceitável, embora eu esperasse que ficassem só nas aparições dele pelos telejornais.

 

Cloverfield é um filme errado pelo que estamos acostumados' date=' não há historinhas antes contando a origem do ser maligno ou explicações de qualquer tipo depois, ironicamente falta esses clichês a Cloverfield [/quote']

 

Mais uma vez seu argumento contra os detratores desta bomba não se aplicam a mim. É exatamente isso que você disse que salva o filme (e pra mim foi pouco neste exemplar). É isso que torna um suspense interessante, o desconhecido, o inexplicável que não tenta se explicar. É isso que valorizo num filme: a coragem, a ousadia de tentar sair do lugar comum. Mas Cloverfield falha por ser uma mistura de Bruxa de Blair com os Chamados e Gritos da vida.

 

E por favor, clichês é o que não falta a este filme, convenhamos.

 

O cara que filma não sabe mais do que eu e você. Em resumo: Somos jogados junto com eles no meio do inferno de prédios ruindo com um bicho gigantesco urrando atrás e se você detesta a idéia de uma câmera tremendo (pensou em Bourne Supremacy? Desista... é pior) ou espera que alguém explique tudo nos mínimos detalhes' date=' nem passe perto.[/quote']

 

Eu adoro a idéia de câmera tremendo quando há a necessidade de se passar a urgência dos acontecimentos, ou dar o realismo necessário a coisa. E detesto que fiquem explicando o que não precisa ou o que eu já estou vendo. Mas eu deveria ter seguido seu conselho: eu não deveria ter passado nem perto deste lixo.

 

 

Se a Bruxa foi inventivo' date=' passou tá na poeira do tempo. Temos coisa melhor agora para nos divertir.

 

[/quote']

 

Aqui voltamos ao negrito da minha primeira frase.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Nacka' date=' não tenha tantas certezas sobre o que as pessoas pensam apenas por elas não terem babado ovo no objeto que você idolatrou. Apenas somos diferentes. Um exemplo é você ter amado Transformers e eu não, ou seja, eu apenas sou mais exigente que você. E nem vamos começar com esse negócio ‘matrixiniano’ do ‘você não gostou porque não entendeu’ por favor.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?XML:NAMESPACE PREFIX = O />

[/quote']

 

Primeiro, não adorei Transformers adorei certos aspectos dele. Não tenho certeza de nada, se as pessoas não babam o ovo pelo filme que gostei isso é com elas, até onde me lembro não destratei ninguém por isso. E esse "negócio matrixiniano" saiu da sua cabeça porque eu também detesto isso.

 

Ok se você e o resto não concorda com o close. Eu já disse porque ele não me incomoda.

 

Quando gosto de um filme eu o defendo, mas sou perfeitamente capaz de entender quando outros têm opinião divergente se isso te pareceu agressivo é porque você não me conhece tanto quanto quer parecer, aliás que tal voltar com sua conta antiga?

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu Deus, a que ponto chegamos. 06 Teorías bíblicas, "matrixianas" (adorei o termo), comparações e mais comparações!!!

 

Na época que eu assisti, também gostei de Bruxas de Blair (assisti uma vez só com 12 anos). Nem sei se contaria de eu chegasse aqui tentando ou não comparar os 2 filmes, porque minha cabeça hoje é completamente diferente. Deixo isso para os que já tinham personalidade pronta há uns 10 anos, quando do lançamento de bruxas de blair. O que não é o meu caso.

 

O fato de, em Cloverfield, o documentário ser extremamente falso, com aspectos técnicos perfeitos para um amadorismo (tipo quando a gente consegue ouvir até o que a menina tá falando no celular do cara! 06)... só fez ajudar para mim. Porque cada uma dessas coisinhas que mostram e que nós não perceberíamos caso o filme fosse um amador mais fiel, só servem para conferir dramaticidade às cenas.

 

Muita gente reclamou do início que demorou demais. E eu até já tinha dito antes que achei também. Assim... achei longo... mas eu gostei porque eu estava interessada. Sério... eu já me sentia íntima deles... Na cena em que ocorre a 1ª explosão, em que as pessoas estão dando conselhos pro Rob.. eu estava quase pra dizer "é, cara, vai lá e fala com ela" 06

 

E quando tudo aconteceu... do mesmo jeito, na medida em que tudo acontecia.... eu tava lá no meio da confusão, gritando, correndo e lamentando pelos meus amigos... Sério! Então, acho que gostei do filme porque o filme me pegou pelo pé. 06

 

Falando agora sobre a presivibilidade das cenas. Tem clichês aos montes ali, mas foram todos bons clichês. Por exemplo: a cabeça da Estátua da Liberdade SEMPRE é arrancada!

A cena do túnel foi MUITO parecida com a de Abismo do medo... então todo mundo já sabia o que ia acontecer.  Mas não sei quando a vocês, mas eu (que adorei Abismo do Medo) fiquei  "ai, meu deus, eles vão ver um bixo... ai, meu deus, um bixo!" 06

Ou seja... clichês nem sempre são ruins...

 

Sobre o close do monstro. Já disse que preferia que não tivessem mostrado... Mas.. imagino o diretor e o roteirista conversando com o produtor e esse último dizendo extamente que as pessoas ficariam profundamente chateada se o mostro não aparecesse... porque elas iriam para o cinema para ver o monstro.

Mas ter mostrado ou não, mudou em que na minha vida? Nada!

 

Achei o filme super tenso, saí agoniada e adorei! É como eu disse (e alguns também disseram).. o filme é sobre o desespero, o caos e a tensão de um ataque genérico que surge do nada. Não é sobre o mostro... o monstrão é coadjuvante ali... então se teve close ou não... tanto faz.

 

--

 

Ah, e pra quem gsota de especulações... tem sites cheios delas por aí... como o Cloverfieldclues.com

Falam da cena final  (da roda gigante) em que algo parece cair do céu na água... dos créditos finais em que ouvem-se ao longe vozez dizerem "it's still alive"... Uma possível continuação?

 

Os Lostinianos já estão até se divertindo achando pontos em comum com o filme e a série. Eita doideira boa.

 

Veras2008-02-14 13:10:23

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Apesar de toda a celeuma no final das contas o monstro de Cloverfield  é menos importante do que o caos que causa, dar o tal close tenha pode ter sido um erro, para aqueles que procuram verossimilhança em um filme assim.  [/quote']

 

Exatamente. Não é à toa que a equipe do marketing fez de tudo para esconder o monstro até que o filme chegase aos cinemas. Ao mesmo tempo em que não convém a trama, instigaria a curiosidade de muitos para ver o filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É complicado' date=' mas eu disse conveniente pq às vezes nós procuramos muitos motivos EXTERNOS para justificar o pq de alguém não gostar de um filme que nós gostamos qdo na verdade o que mais importa é sabermos o motivo pelo qual aquele filme nos agrada. A discussão é válida pra colocar os pontos divergentes em pauta e não se trata obrigatoriamente de desmerecer a opinião alheia para se auto-afirmar. Existem exceções ? Existem ... mas seria, digamos, uma regra geral. E estou falando do público cinéfilo e não do público comum.

 

Em tempo, "Cloverfield" é um bom filme dentro da sua proposta, mas "A Bruxa de Blair" é muito melhor.

 

 

 

PS: Sem querer bancar o politicamente correto, mas essa é uma lição que faço pra mim tb, pq em alguns casos é muito difícil ... enfim ...

 

 

 

 
[/quote']

 

 

 

Entendo... de fato, não é fácil expor nossa própria opinião sem desmerecer ou desrespeitar a dos outros. Por exemplo, acho que qdo vc diz que o roteiro de certo filme é retardado, automaticamente a pessoa que gostou vai sentir-se ofendida. Afinal, se o filme é retardado, ela tbém é retardada? E essa não é nossa intenção (ao menos, não a minha) quando falamos mal de um filme ou outro. Eu até tento ser respeitoso, mas muitas vezes falho nessa nobre missão (ou, quando me irrito, faço de propósito, rs).

 

 

 

Mas digamos assim... eu acredido que dá pra concluir que o grande público, que vai ao cinema desinformado e esperando assistir um filme rotineiro, terá um grande potencial para não gostar. Acredito sim que pessoas que gostam de todos os pingos nos "is" (como alguns amigos meus, minha irmã, etc) não irão gostar, e etc. Falei pra dois amigos meus, que não gostaram de Bruxa de Blair (e não gostam de filmes fora do comum), que eles não iriam gostar de Cloverfield. Dito e feito, não gostaram mesmo. Acho que dá pra prever certas coisas, mas de vez em quando nos surpreendemos (eu jurava que minha irmã iria odiar O Hospedeiro, pois havia diversos elementos que ela odeia no filme... mesmo assim, ela amou! As pessoas nunca são totalmente previsíveis).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A bateria da câmera é ridícula ! Nem a Duracell duraria tanto......18[/quote']

 

Imperdoável !

 

 2! Eu ia dar 4,5 pra Cloverfield, mas depois que o Minduim me fez perceber essa falha terrível, vou ser obrigado a tirar uns três pontos.

 

 E porra, vou ler o tópico porque deve estar interessante, lol.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Peraí... vocês estão REALMENTE interessados da durabilidade da bateria? Caramba, vocês não sabem se divertir. 06

 

--

 

aos interessados...

muita coisa aponta para uma continuação desse filme.

(não sei se eu realmente gostaria de ver uma continuação para ele não, mas...)

 

" O produtor da Bad Robot, JJ Abrams, disse ao Entertainment Weekly que não descarta a possibilidade de realização de uma continuação para Cloverfield - Monstro desde que mantenha a integridade do original: "Eu

não quero fazer logo, enquanto o original ainda está quente; eu quero

fazer alguma coisa que seja verdadeiramente o espírito do que nós

fizemos.", contou Abrams. Já o produtor Bryan Burk disse que o

time criativo do original já tem em mente uma história que poderiam

explorar num futuro filme.

 

Segundo a fonte, as possibilidades de roteiro incluem um ataque do

monstro em outra cidade ou o mesmo que aconteceu em Nova Iorque sob

outra perspectiva."

Veras2008-02-14 23:43:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse lance do objeto que cai do céu no final do filme... (tô com vontade de rever o filme só por conta disso, que eu não vi. E pra ouvir o tal "ele ainda está vivo!")... mas enfim... isso certamente deve ter a ver com a origem do monstro. A masturbação mental fica por conta de:

 

- Será que o monstro caiu do espaço?

 

- Será um satélite que por acidente despertou o monstro do fundo do mar?

 

- Era só uma estrela cadente e não tem nada a ver com a trama? 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sobre o monsto. (Acho que se pode dizer que tem spoiler ai... ou não)

"The concept for the monster (affectionately known simply as

“Clover” in-house) is simple, says Abrams.  “He’s a baby.  He’s brand-new. 

He’s confused, disoriented and irritable.  And he’s been down there in the

water for thousands and thousands of years.”

 

And where is he from?  “We don’t say – deliberately,” notes

Goddard.  “Our movie doesn’t have the scientist in the white lab coat who shows

up and explains things like that.  We don’t have that scene.” 

 

Not only is the creature disoriented – he’s downright angry. 

“There are a bunch of smaller things – humans – that are annoying him and

shooting at him like a swarm of bees,” observes Reeves.  “None of these things

are going to kill the monster, but they hurt it and it doesn’t understand. 

It’s this new environment that it finds frightening.”

fonte: http://download.cloverfieldclues.com/cloverfieldproductionnotes.htm

--------------------------------

Na hora que o filme terminou, um cara lá atrás gritou: "eu quero essa câmera". E é lógico que o mundo publicitário não perderia essa chance: clique aqui 06

Veras2008-02-15 00:05:25
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...