Jump to content
Forum Cinema em Cena

Câmeras Tagarelas é o Fim da Liberdade?


Plutão Orco
 Share

Recommended Posts

  • Members

Para quem já se deliciou com a leitura 1984 e viu o novo sistema britânico de vigilância que agora esta sendo implementado aqui, já percebeu os riscos que corremos em prol da bitolada segurança.  No livro de George Orwell, existe um evoluído aparato de vigilância e segurança chamado Teletela. Este valioso item está em todos os lugares, nas ruas, casas até dentro de seu banheiro vigia e dita o que você deve fazer. No livro ele serve para vigiar cada passo do sujeito, pois não é atoa que baseando-se nesta idéia, que surgiu o famigerado Big Brother e outros reality shows. No livro de George Orwell, o ditador é como um deus no lema diz: “O grande Irmão zela pro ti”. Dando ênfase, que não importando para o que faça ou pense você sempre será monitorado. Com isto o livro deixa claro, que isto o ser humano perde sua individualidade para o sistema. Ele é sempre suspeito e o estado é mais do que absolutista é um estado fanático com seu poder de controlar você pelo prazer puro e simples. O escritor se baseou sua obra no auge da guerra fria e fim da segunda guerra nos governos totalitários de Hitler e Stalin.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Com isto, dá para se ter uma idéia o que leva a bitolação da segurança no mundo. Abrimos precedentes para as nossas liberdades, abrimos mão da nossa vida de tudo que conhecemos como indivíduo. Assim nos tornamos brinquedos do estado, somos escravos dele.

 

 Depois desta analogia, o que vocês acham? É um simples recurso para ajudar mesmo na controle do trânsito? Ou no controle do nosso livre arbítrio?

 

Apropósito veja a matéria a baixo:

 

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1733868-EI8139,00.html

Quarta, 4 de julho de 2007, 00h45

Câmeras "tagarelas" são instaladas em Piracicaba

Um novo sistema de vigilância, inspirado no modelo britânico, foi instalado na cidade de Piracicaba, a 162 km de São Paulo. ele foi apelidado de "tagarela". Os equipamentos alertam motoristas e pedestres que não respeitam a sinalização. O sistema está em fase de teste e faz muita gente pensar antes de atravessar a rua, de acordo com informações do Jornal Nacional .

» vc repórter: Mande fotos e relatos

Sempre que alguma irregularidade é flagrada, o infrator é avisado por alto-falante. Os pedestres também são orientados a seguir a sinalização e esperar na calçada que o semáforo feche para os carros. As imagens captadas pelas câmeras são controladas em uma central de monitoramento, onde guardas civis e policiais militares acompanham tudo em tempo real e dão orientações de trânsito.

A câmera tem mobilidade para um giro de 360 graus e pode flagrar um carro estacionado em local proibido a duas quadras de distância. De acordo com o comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo, o sistema pode ser expandido para outras regiões da cidade.

Redação Terra

Plutão Orco2007-07-10 14:54:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Se tem câmera é falta de privacidade. Se não tem' date=' reclamam da segurança. Onde esse mundo vai parar... 07[/quote']

 

 Você fala como se instalar câmeras fosse a única medida a ser tomada para resolver o problema da segurança no país.

 E sobre essas câmeras, eu percebi que os policiais que aparentemente não tem muito o que fazer falam pros caras pegarem o lixo e jogarem na lixeira, atravessar a rua na faixa, não pegar uma maldita placa velha na rua e etc... afinal de contas, isso tudo está pondo a segurança da população em perigo? 13 Onde esse mundo vai parar =/

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Se tem câmera é falta de privacidade. Se não tem' date=' reclamam da segurança. Onde esse mundo vai parar... 07[/quote']

 

Claro que com as câmeras podem fiscalizar e identificar o criminoso no ato, agora usar elas para dizer o que o cidadão deve ou não fazer já é abuso. Não me surpreenderia que isto na Grã-Bretanha, viesse evoluir em uma paranóia ainda maior por causa do terrorismo. Imagine no futuro com base de meta para combater o terrorismo instalar câmeras dentro de sua própria casa, baseando no pré-suposto que todo cidadão britânico é um terrorista em potencial.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Desde que não instalem câmeras nos banheiros' date=' tudo bem 02

Sou a favor.
[/quote']

 

Como se já não fosse desagradável ter alguém te analisando e espionando, seria pior ainda isto dentro do banheiro ter uma câmera para te dizer o que fazer. Exemplo:

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

"Você não deu descarga, por favor, dê descarga. Ou você não deve urinar na tampa da privada. Por favor, não jogue papel no chão do banheiro. Lave as mãos ao sair do banheiro".

 

Se a pessoa não pode tomar decisões e inibimos suas escolhas, então matamos a liberdade dela.  

 

Se não me engano teve uma reportagem em que para a segurança dos alunos de uma escola e limpeza do banheiro, eles extrapolaram e colocaram câmeras dentro do banheiro. E olha que isto não é em nenhum estado paranóico dos EUA, foi aqui mesmo no Brasil.

 

Acho que algumas pessoas “usam”... desculpa, usar não seria correto. Elas abusam mesmo do medo das pessoas, para fazer o que bem entenderem de como devemos ficar seguras. Normalmente usam argumentos falhos de melhorar a cidadania ou a segurança para cortar nossas liberdades.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se não quiser ser incomodado pela voz do além é so não fazer nada de errado ouras. Acho que esse papo de cortar liberdade é exagero. Se a galera não tem cidadania, não tem educação nem pra jogar um lixo em uma lixeira, tem é que fazer passar vergonha mesmo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É, se vc nao faz nada de errado não tem porque temer...

 

Mas, pensando bem, seria meio angustiante pensar que tem alguém te vigiando todo tempo... é quase como uma ditadura...

 

Só que depois de um tempinho, acostumaria e todo mundo acharia normal.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu concordo com o que já foi dito aqui...se não fez nada errado, então não tem o que temer...quem vai perder a liberdade é quem faz coisa ERRADA e não quem faz coisa CERTA...portanto, o verdadeiro cidadão, não precisaria temer nada...apesar de realmente ser estranho...saber que você corre o risco de ser filmado arrancando uma catota do nariz ou fazendo coisas do tipo...06

Link to comment
Share on other sites

  • Members
É' date=' se vc nao faz nada de errado não tem porque temer...
[/quote']

Existem sempre excessões , casos que você precisa atravessar fora de uma faixa de pedreste , por exemplo. Aqui em Campinas , uma das maiores avenidas eu sempre procuro não atravessar na faixa , pr ser na esquina e grande maioria de motoristas não respeitarem . Normalmente ocorre um grande número de acidentes neste lugar .

 

Na verdade , uma boa seria o aumento de funcionários nas ruas , além de gerar mais emprego , a sua liberdade seria maior .

 

"Você na rua , pare de cutucar o nariz." ... Me poupe ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bom.. como eles não vão mandar você parar de cutucar o nariz. Tá poupada. 

Mas eu não me referia a isto...na realidade, realmente eles não mandariam você parar de cutucar o nariz...por outro lado, já imaginou você ser filmado fazendo isto?Já imaginou os operadores da câmera, lá do outro lado, rindo de você?Seria terrível!
Link to comment
Share on other sites

  • Members
cameras tagarelas deveriam ser legalizadas em provadores e sanitarios femeninos..06


Apoiado!

Alguém lidera um abaixo assinado ?

 

Se forem mulheres estranhas no provador feminino, todo mundo masculino aprova. Mas se for alguém conhecido ou da família a história seria outra. Tenho certeza que se vissem lá a sua irmã, mãe e namorada sedo observadas por todos o sangue talharia. 06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É uma maravilha ser obrigado a fazer o certinho.

 

Quem faz o certinho, eu garanto que é por própria vontade. Uma maravilha é a humanidade ter que chegar ao ponto de instalar essas tagarelas nas ruas porque ainda existem tantos porcos mal educados que não servem nem pra deixar a cidade limpa.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
"Você não deu descarga' date=' por favor, dê descarga. Ou você não deve urinar na tampa da privada. Por favor, não jogue papel no chão do banheiro. Lave as mãos ao sair do banheiro". [/quote']

 

Isso para mim seria uma tortura. Tenho vergonha de usar banheiros públicos até quando estão totalmente vazios08

 

Os membros aqui estão indo longe demais. Eu concordo em câmeras nas ruas, nos shoppings e tudo mais. Seria uma grande ajuda para encontrar criminosos, gravar cenas de assalto e tudo mais. Parece besteira, mas acho que se todas as ruas tivessem câmeras, os bandidos pensariam duas vezes antes de assaltar uma loja, pois estariam sendo filmados. Mas colocar câmeras nas casas e locais como banheiros é exagero. Ainda mais com vozes te indicando regras de conduta...

 

E esse pessoal com esse papo de "não fazer nada de errado" nunca ouviu falar em relatividade' date=' certo-certo? [/quote']

 

Ué, onde foi parar aquela filosofia do "todo ser do universo sabe o que é certo" 1706
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A pessoa que se deve se controlar e não o estado que deve controlar a pessoa. Tipo:

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Reduza a quantidade de açúcar, para o bem estar da sua saúde. Nosso sistema de saúde está sobrecarregado, não seja mais um para as nossas estatísticas.

 

Não fale palavrões ou será multado.  

 

Não é permitido beijar em público etc.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
cameras tagarelas deveriam ser legalizadas em provadores e sanitarios femeninos..06


Apoiado!

Alguém lidera um abaixo assinado ?

 

Se forem mulheres estranhas no provador feminino' date=' todo mundo masculino aprova. Mas se for alguém conhecido ou da família a história seria outra. Tenho certeza que se vissem lá a sua irmã, mãe e namorada sedo observadas por todos o sangue talharia. 06

[/quote']

 

ué, to nem ai...minha mae e irmã sao barangas mesmo..06 camera nas gostosas!06
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...