Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman - The Dark Knight (# 2)


Equipe CeC
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu fico p... da vida quando se tem uma boa história pra contar e tentam fazer isso em 1h 30min... (vide X-Men 3)... 11 Fica um filme corrido... com um roteiro cheio de furos... e aquele gostinho de "poderia ter durado mais" 12 Creio que 2:15h...2:30h... é o ideal para um bom filme com uma história interessante pra contar.

Quanto aos visuais do Batman e Coringa, tô cansado de ouvir "ah, mas em cena tem retoques digitais" ... "ah, no escuro fica melhor" ... "ah, de tal ângulo nem dá pra perceber tal defeito..."  PUTZ!!!

 

Por que simplesmente não investem num visual que fique bem em qualquer situação, iluminação e ângulo? 18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

off topic...

 

depois de Batman Begins..... Terminator Begins! 06

Christian Bale será John Connor em Exterminador do Futuro; produtores comentam

Derek Anderson e Victor Kubicek dizem que novo personagem principal pode ser vilão - ou não

05/12/2007

Depois de breve especulação, na segunda-feira Christian Bale foi confirmado no elenco do quarto filme da série Exterminador do Futuro. Mas faltava saber qual o personagem. Agora não falta mais.

A Entertainment Weekly conversou com dois produtores de Terminator Salvation: The Future Begins. Derek Anderson e Victor Kubicek confirmaram que Bale será o crescido John Connor, agora na casa dos 30 anos de idade. E falaram mais.

"O outro personagem principal é novo na série. Se ele é inimigo ou não é um conceito questionável. Isso não está necessariamente resolvido", disse Kubicek, misterioso. Anderson emenda: "Como estamos em um momento diferente dentro da linha do tempo da mitologia, introduzimos uma variedade nova de circunstâncias e personagens".

O roteiro de Michael Ferris e John Brancato, dupla que assinou O Exterminador do futuro 3: A rebelião das máquinas, deve dar início a uma nova trilogia, centrada na guerra entre homens e máquinas. McG (As Panteras: Detonando) será o diretor.

A Warner Brothers distribuirá o filme nos EUA. Nos demais territórios, a exemplo do que já ocorreu com A Rebelião da Máquinas, o lançamento deve ficar nas mãos da Sony Pictures. As filmagens começam no dia 15 de março na Austrália ou em Budapeste com um orçamento acima dos 150 milhões.

A data de estréia continua fixada em 2009.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah! mas ficou dahora esse fan-poster heim...muito bem feito e a idéia foi bem original...

 

O Batman de Chapéu de Cowboy é hilário...

 

 

 

Qto ao anime eu estava torcendo para q ele fosse bem feito e q tivesse a mesma qualidade dos animes japoneses como Evagenlion, Gundam e CDZ-fase Hades...

 

Acho q o pessoal conseguiu essa proeza, olha só os detalhes da imagem, dá pra ver até o olho do Bruce na lente do Batman...muito 10

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

 

A IGN entrevistou o homem que comanda TDK, Chistopher Nolan:

 

IGN Interviews Christopher Nolan

Our exclusive chat with the director about The Dark Knight, the JLA movie and Bale in T4!

by Stax

 

thedarkknight2007053110vl0.jpg

December 6, 2007 - IGN Movies attended a special screening and reception Wednesday for the IMAX prologue of The Dark Knight, which is set to debut with the Dec. 14th release of Warner Bros.' I Am Legend in IMAX. Christopher Nolan was on hand to introduce the thrilling sequence, which is the opening six minutes of the film that introduces the Joker during a Gotham City bank robbery. (Look for our full report on the screened IMAX footage sometime Thursday.)

IGN was able to chat exclusively with Chris Nolan during a cocktail reception following the screening and here's what he had to say about The Dark Knight and more:

 

 

IGN: How many IMAX sequences will be included in The Dark Knight in addition to the Joker's introduction?

Christopher Nolan: I think there will be four or five in the finished film. I've only just started editing the feature so it is as yet uncertain. As we shot we intended to shoot four, but we enjoyed it so much and we were loving the results so much as we watching dailies. We were sitting there on the stage in Chicago watching dailies on an eight-story screen. It's a pretty incredible thing. So were started throwing the cameras a little bit more and more, so it will be a little more in the film than that but primarily they're the big action beats.

 

IGN: What was your criteria for selecting the scenes to be shot in IMAX?

 

Nolan: Well, I started with the big action beats but we actually started shooting some of the quieter moments as well [in IMAX]. Yeah, the pictorially interesting, quieter, montage kind of moments. We thought we'd try that. It's just a beautiful way -- it's just the best, most extraordinary image there is in motion pictures so it's kind of addictive. You start wanting to use it more and more.

 

IGN: Was Harvey Dent's transformation into Two-Face shot in IMAX?

 

Nolan: Gosh, I'm trying to remember ... We mixed in -- that depends on how you look at it. It's a hard one to answer, actually.

 

IGN: What about the much talked about shot from Wonder Con of seeing Dent/Two-Face from behind at the bar?

 

Nolan: No, that's all 35[mm] actually.

 

IGN: The Joker in this film seems to draw the most from Batman #1, where he was described as "a grim jester." Why, of all the many incarnations of the Joker through the years, did you come to select that one as opposed to, say, The Killing Joke, which is one the fans always clamor about?

 

Nolan: Well, you know to be honest, we looked at all of them. We didn't look at those first stories until after we'd come up with our story and Jonah started working on the job. It's a weird thing. He called me up halfway through his job and said, "By the way, have you looked at his first and second appearance recently?" And I think maybe years ago I'd seen them. I think David Goyer had told me about them. Went back and looked at them and we wound up at a place that's drawn very directly from that stuff. But we arrived at it in our own way by researching a lot of the more recent Joker stuff, and thinking about what this icon is when viewed through the prism of Batman Begins. When viewed in the world we created, in the tone we created. And what we arrived at is somebody who is quite a serious guy, really, considering his name's the Joker and that turned out to be quite similar to his original conception.

 

IGN: Judging from all the stills we've seen thus far, he hardly ever smiles. Do you think others have misinterpreted the character and thought he was supposed to be funny when he may actually be meant to be more ironic?

Nolan: There are different types of being funny. The sequence you've seen has a very dark sense of humor to it, I think. Very sardonic sense of humor to what he's doing and that's the way in which he's funny. And, yes, it's very easy to confuse that with a lot of smiling and a lot of laughing but what he does in the film is very difficult to capture in stills to be perfectly frank. It's one of the reasons we wanted to show this sequence as well, to get his introduction out there. It's the total package. It's the way he moves, the way he is, it's the way he inhabits the character. I'm just so excited by it. I think people will be really blown away by it.

 

IGN: How would you describe Joker's walk? It's not quite a limp. It's the first thing I noticed about the character. There's just something ... off.

 

Nolan: There's just a feel to it and you can't put your finger on it, and that's what I love about it. It's very original and very unique. It's a unique combination of elements. He would just blow me away every day on set. It was an incredible thing to watch.

 

 

Fonte: http://movies.ign.com/articles/839/839933p1.html

Big One2007-12-06 13:04:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já ia postar... mas vamos lá:

 

Christian Nolan, diretor de The Dark Knight, concedeu recentemente uma entrevista ao IGN sobre o prólogo do Coringa que deve ir ao cinemas dia 14 de dezembro, na estreai de “Eu sou a Lenda”. Separamos alguns trechos interessantes para vocês. Vamos lá:<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

IGN: O Coringa neste filme parece ter sido construído em sua maioria sob influência de Batman #1, onde ele era descrito como um "grim jester". Por que, de todas as várias encarnações do palhaço, você resolveu selecionar justamente o oposta da "Piada Mortal", que é a obra mais aclamada pelos fãs?

 

"Bem, para ser honesto, nó olhamos tudo. Nós não observamos as primeiras histórias até conseguirmos a nossa própria história. E o Jonah começou a trabalhar. Foi uma coisa estranha. Ele me chamou ainda no meio de seu trabalho e me perguntou: 'Veja só, você andou dando uma olha nas primeiras e segundas histórias recentemente?'. E eu acho que há alguns anos que eu tinha passado uma vista. Acho que o David Goyer me falou algo sobre elas. Voltei, procurei por elas e tem muita coisa tirada a partir deste material. Mas chegamos a isso com a nossa própria maneira de pesquisar, observando um monte de coisa recente do Coringa também e vendo como um ícone como ele ficaria sob o prisma de Batman Begins.

No mundo que nós criamos, no tom que nós criamos. E nós chegamos a alguém que é um indivíduo completamente sério, considerando que seu nome é de um 'palhaço', o que nos fez alcançar a algo muito similar a sua concepção original."

 

IGN: De acordo com todo material que temos visto até agora, ele quase nunca sorri. Você acha que outros possam ter interpretado mal a personagem dando a ela um tom mais engraçado, mas que de fato, deveria seguir o tom mais irônico?

 

"Existem várias maneiras de sermos engraçados. A sequência que você viu tem um senso de humor muito negro, penso eu. Ele possui um senso de humor muito sarcástico, e de certo modo, muito engraçado. E, sim, é muito fácil confundir isso com um monte de gargalhadas e risos, mas o que faz em um filme é muito difícil de se capturar neste sentido, para ser franco. É uma das razões porque que eu quis mostrar essa seqüência, de forma de dar uma introdução. É o todo. A forma como ele se move, a forma como ele é, a forma como ele vive a personagem. Estou tão animado com ele. Penso que as pessoas serão realmente surpreendidas."

 

IGN: E quanto a decisão de ter um Coringa maquiado ao invés da trasnformação ocorrer através de uma alteração causada por produtos químicos. Foi apenas mais fácil começar a história a partir desta perspectiva, de tê-lo usando uma maquiagem do que explicar como os produtos químicos o fizeram mudar?

 

"Pois bem, nós nunca quisemos mostrar uma origem para o Coringa neste filme. O arco da história é muito mais sobre o Harvey Dent; o Coringa apresenta - se como uma verdade absoluta, já estabelecida. É um elemento muito emocionante no filme, um elemento muito importante, mas não quisemos lidar com a origem do Coringa, se isso faz sentido."

 

IGN: O Anthony Michael Hall está interpretando um repórter?

Nolan: "É, ele está. Sim."

 

 

IGN: Então, Christian Bale está no elenco do próximo Exterminador. Isto quer dizer que ele deixou de estar envolvido com a franquia do Batman e vai fazer esta no lugar?


Nolan: "(rindo)
Isso seria novidade para ele. Não, ele é grande. Ele é um ator incrível e trará algo grande para esta produção. Eles estão muito felizes de ter ele, mas ele não teve medo de assumir riscos e aceitar todos os tipos de projetos diferentes. Essa é uma das razões pela qual eu gosto trabalhar com ele."


IGN:
Você está interessado sobre o filme da Liga da Justiça com um novo Batman sendo introduzido para o público enquanto sua franquia ainda está em andamento?


Nolan:  "Na verdade não. Para ser honesto, eu não sei realmente muito sobre isso. Eu realmente estou concentrado em fazer este filme. O que tiver de acontecer, acontecerá, e nós estamos trabalhando duro para tornar este filme o melhor que ele possa ser."


IGN: Então, é esperado que em um terceiro filme o foco central seja o Duas-Caras. Será uma história somente para ele ou haverá algum vilão secundário incluso?

 

Nolan: "Não gostaria de me afastar muito sobre o filme, mas o que eu posso dizer, e como em Batman Begins era realmente a verdade, eu não penso em termos de seqüências. Penso em termos de fazer este filme o melhor filme e o mais completo filme que possa ser."

 

 

O material completo em inglês você pode ler aqui.

 

*Créditos ao Cineflash.com.br 

Lewis Lennox2007-12-06 13:54:46
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Valeu pela tradução Lewis...

 

Três pontos:

 

1.  "O arco da história é muito mais sobre o Harvey Dent"

 

2.  "Pois bem, nós nunca quisemos mostrar uma origem para o Coringa neste filme"

 

3.  "O que tiver de acontecer, acontecerá, e nós estamos trabalhando duro para tornar este filme o melhor que ele possa ser."

 

Pode passar a régua a fechar a conta, não preciso saber de mais nada, que venha 2008.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vejam com detalhes como o Duas-Caras deve ficar no filme [A Informação veio de um empregado do Estúdio que fez o molde digital do personagem para testes]:

 

O Lado direito do rosto é normal, mas o esquerdo é completamente deformado. A Pele morta é roxa e exparsa, então, podemos ver os músculos e os tendões funcionando. A Boca é rasgada, mas a visão completa dos dentes estragados é anulada por um músculo. O Olho está intácto, mas não tem pálpebras, assim como a metade deformada só tem alguns fios de cabelo loiro. O Escalpo das cicatrizes corre por todo o rosto, e podemos ver os ossos do crânio, da Mandíbula e do pescoço em áreas mais danificadas. Ele usa um Terno comum, não o paletó preto-e-branco, a divisão entre as duas faces não é milimetricamente correta, como aparece nos Quadrinhos.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

òtima noticía essa q o innukchuck nos presenteia..valeu heim...

 

Adorei o q foi dito, se realmente se confirmar a noticia ficarei muito feliz...

 

Eu sempre odiei esse negócio da divisão milimetrica q ocorre com o duas-caras... aidna bem q isso vai mudar...tomara

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

IGN: E quanto a decisão de ter um Coringa maquiado ao invés da trasnformação ocorrer através de uma alteração causada por produtos químicos. Foi apenas mais fácil começar a história a partir desta perspectiva, de tê-lo usando uma maquiagem do que explicar como os produtos químicos o fizeram mudar?

 

"Pois bem, nós nunca quisemos mostrar uma origem para o Coringa neste filme. O arco da história é muito mais sobre o Harvey Dent; o Coringa apresenta - se como uma verdade absoluta, já estabelecida. É um elemento muito emocionante no filme, um elemento muito importante, mas não quisemos lidar com a origem do Coringa, se isso faz sentido."

[/quote']

 

Posso dizer que isso foi uma revelação um tanto interessante... A maior da entrevista... Vermos que o filme será mais centrado na origem do Duas Caras do que do Coringa é bacana por um motivo básico... De certa forma permanecerá o grande mistério do porque do Coringa ser do jeito que é... Ele existe, é insano, sádico e odeio o Morcego... Só precisamos saber disso, mais nada... Palmas para Nolan...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tomara que esse novo desenho do batman destrua o animated series e o the batman, que seja o melhor desenho do batman de todos os tempos!

E realmente ta parecendo um daqueles animes bem feitos e não aqueles cartoon americano todo quadrado 14

 

 

Mas só tem essa foto....

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tomara que esse novo desenho do batman destrua o animated series e o the batman' date=' que seja o melhor desenho do batman de todos os tempos!
E realmente ta parecendo um daqueles animes bem feitos e não aqueles cartoon americano todo quadrado 14


Mas só tem essa foto....


[/quote']

 

Cara, o Animated Series é muito bom. E era dirigido pelo Bruce Timm, que também dirige este novo (e o desenho da Liga da Justiça).

 

Já o sobre o The Batman, realmente deixa a desejar. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pô, o animeted series era muito bom! Eu adorava!

O clima do desenho era excelente! E o Batman era fodão!

 

Esse novo q parece ser um lixo total mesmo...

 

Agora, esse anime tem tudo pra ser foda!

 

 

Quanto à entrevista do Nolan, eu gostei!


Mais uma vez fico tranquilo com o Nolan quanto ao filme do Batman.

Ao que parece, o cara quer construir uma franquia sólida e muito segura.

 

E pelo que pudemos perceber, o Coringa será o vilão principal do filme, mas Harvey Dent é que terá o destaque na história!

E com essa descrição do Duas-Caras, já dá mais vontade ainda de assistir esse filme!

 

Nolan, os fãs do batman agradecem (pelo menos por enquanto haha)

 

Ah, e quanto o coringa não ter origem...

Bem, confesso que fiquei meio frustrado...ainda mais pq ele é totalmente diferente do "original", que caiu no tanque com produtos químicos.

Além do mais, num tinha a história dos flashbacks dele?

 

Não sei, apesar de achar muito manero esse negócio de origem misteriosa do vilão, eu gostaria de ver uma origem pra ele...isso faz com q o púbico entenda melhor o vilão....

 

Pensando bem...quem entende um louco como o Coringa?

hahahahaha

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em Nome de Deus,O Clemente, O Misericordioso

====================================

Todos sabem que eu sempre(ou na maioria das vezes) venho com um postagens polêmicas, então la venho eu com mais uma delas:

- Estamos todos caindo na pegadinha do malandro(GLU-GLU), ou melhor na pegadinha do nolan :

" Pois bem, nós nunca quisemos mostrar uma origem para o Coringa neste filme. O arco da história é muito mais sobre o Harvey Dent; o Coringa apresenta - se como uma verdade absoluta, já estabelecida. É um elemento muito emocionante no filme, um elemento muito importante, mas não quisemos lidar com a origem do Coringa, se isso faz sentido "

Nunca absolutamente nunca nos filmes do nolan o "normal" acontece, de amnésia ao grande truque sempre temos elementos surpresas, flashbacks reveladores e um final sempre bombastico, vide o henry ducard ser o ras al gul em batman beggins . E amigos não esperem nada de diferente do que ele sempre fez(que são filmes cheios de surpresas e suspense) em the dark knight, mais é obvio que nolan não vai estragar a supresa.

Eu tenho um spoiler que eu ja postei aqui uma vez, e que é dado como certo em foruns americanos e vem sendo ampliado a cada vez, se nolan o assumir ele estraga boa parte do suspense do filme mais no geral podemos dizer que nolan despistou muita gente com esta entrevista(assim como despistou em begins porque nenhum jornalista sabia que henry ducard seria ras al gul antes de ver o filme).Abaixo novamente o spoiler em novas palavras ,é só selecionar com o mouse abaixo para ler e entenderão o que quero dizer :

------------Spoiler-Inicio-------------------------

" O coringa de alguma forma 'assumirá' o crime da cidade para provar que a era do crime organizado(mafiosos e traficantes) terminou e se iniciou a era dos vilões(tema similiar ao que acontece na HQ : o longo dia das bruxas).

Nota:Como o spoiler é anterior a revelação do roubo do banco, hoje os foristas americanos entendem que o coringa consiguirá 'liderar' o crime quando rouba o banco principal de gotham que pertence a sal maroni.

 

Continuando...Vilões na visão do coringa são pessoas que cometem crimes por ideologia por serem anarquistas e não para ter dinheiro e poder.Realmente o filme mostra como neste quadrinho(longo dia das bruxas) como hervey dent vai deixando de ser um advogado honesto que tenta prender o novo chefe da máfia de gotham(sal maroni)para vilar um destes super-vilões.

Coringa forçadamente então consegue apoio de gangues,bandidos,traficantes e também da máfia que ou colaboram com ele ou estão ferrados.Com isto o coringa obtém sucesso em sua empreitada e os indices de violência, criminalidade e corrupção que estavam diminuindo(desde o final de begins) voltam a crescer.A tática do coringa é afastar batman e seus aliados(gordon, hervey e outros) de tudo através de chantagens.

Uma hora porém quando batman(que estava afastado seguindo as exigências das chantagens) vê que se não agir, tudo vai para o buraco, decide voltar com tudo pra cima do coringa.

É quando ele então cumpre suas promessas das chantagens, explode cólegios,hospitais e vai destruir tanta coisa e matar tanta gente que a cidade terá de ser evacuada.É quando batman(com seu lado detetive) percebe que o que existe no coringa é uma coisa que vai além da criminalidade e da loucura, existe ali um problema pessoal dele em relação ao batman.E através de seus aprendizados orientais de 'quem não conhece o inimigo não pode vence-lo' começa a pesquisar sobre a origem do coringa que para o espectador será até o final do filme apenas um criminoso com cicatrizes que se pinta de palhaço.

Batman então com a ajuda de gordon descobre que em algum momento...

Nota: o spoiler não sabe se foi antes, durante ou logo depois de begins, mais no filme será explicado

 

o coringa (ou ainda com seu nome normal) teve um choque com o batman.Batman numa luta com ele taca um daqueles 'artefatos ninjas' no rosto do coringa o ferindo e ele logo depois cai num poço quimico da industria quimica ace.

 

Batman e gordon então descobrem que na verdade o coringa adquiriu uma doença tipo vitiligo e ficou com o corpo e rosto todo branco,(dai a inspiração de se pintar de palhaço).Por motivo de trauma ele para disfarçar se pinta com maquiagem definitiva cor de pele(tipo a do batman de 89 que o coringa pintava o rosto).

 

Nota: TEM UMA FOTO DEMONSTRAÇÃO NO FINAL DO SPOILER , DO FILME DE 89 PARA EXEMPLIFICAR MELHOR O ENTENDIMENTO DO SPOILER. 

 

e sobre esta maquiagem(que é tipo maquiagem definitiva) cor de pele definitiva ele ainda pinta o olho de preto, a cara e parte do pescoço de branco gelo e as cicatrizes que formam quase um sorriso de vermelho.

 

Uma das versões mais aceitas deste spoiler indicam que este evento ocorreu no final de batman begins e como toda água estava infectada pelo "gás do medo" que leva as pessoas a loucura, os rios da industria quimica também estavam porque eram liquido.Então quando caiu ali , o coringa alem de deformado enloqueceu de vez devido ao gás do medo na água que de alguma maneira ele respirou em excesso.Estas mesmas versões do spoiler indicam que por isto que o coringa matará o espantalho, que faria o gás smilex para ele.Coringa só revelaria porque matou o espantalho no final do filme.

 

Batman então num embante final com o coringa informa que sabe de tudo, batman também descobre o necessário para deter o plano final do coringa .

 

Num dialogo tipo no final do filme de 89 ambos mostrarão uma ligação e coringa 'desabafará' sobre o que aconteceu e se revela verdadeiramente como é : todo branco , cabelos que aceleraram a brancura por causa do acidente e ele o pinta de verde(o aparecimento de cabelos brancos ainda jovem vem de problema proeminentes de doenças de matabolismo no caso que serão adquiridos na queda dos produtos quimicos) e seu sorriso que é um rasgo que surgiu no embate com batman.

Batman por sua vez falará que de nada serve ele o acusar de com isso ter o incitado a seguir esta vida criminosa porque ele ja era um criminoso antes de conhecer batman. E lembra ao coringa que assim como ele(batman) ajudou na sua criação , o coringa também ajuda na sua criação ja que batman só existe para combater o crime e pessoas como coringa no final só o exaltam e o tornam uma lenda, é quando ele mostra ao coringa que agora ele é reconhecido pelo povo como "o cavaleiro das trevas(The dark knight)" termo que surgiu por causa de seu combate ao coringa : o termo surgiria popularmente do fato do batman agir durante o caos e trevas(darkness em ingles) que o coringa transformou a cidade. O coringa é preso no final, mais fica para sociedade sem explicação de sua origem.

Nota:O spoiler não sabe dizer mais informa que existe uma ligação muito forte entre batman e coringa ocorrida neste encontro que gerou a forma final do coringa. alguns chutam que eles eram amigos, que o batman o treinava, que o coringa era um ator e treinou o batman, algo deste tipo, ambos ja tinham conhecimento um do outro até aquele acontecimento trágico.Batman porém nunca desconfiou até suas pesquisas que o coringa surgiu de vez naquele encontro "

---------Spoiler-Fim----------------------------

Foto explicativa do spoiler acima, mostrando como no filme de 89 o coringa as vezes escondia sua verdadeira pele branca com uma maquiagem para parecer normal :

vlcsnap-354895.png

 

Não se sabe se tudo que vem neste spoiler (que é um spoiler que estou explicando) é verdade, mais muita coisa é quase certo de ser verdade.Este spoiler vem de pessoas que conseguiram ler partes do roteiro que o nolan espalhou(para grupos de gravação) para que ninguem fora nolan , seu irmão e david goyer soubessem da historia.

Tradicionalmente se da o roteiro inteiro a todos os componentes do filme, em the dark knigth nolan esta dando somente pedaços necessários aquela gravação do dia, para que ninguem saiba da história toda .Isto é porque ele tem coisa a esconder...

Fiquem com Deus

keduardo2007-12-07 02:04:56
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...