Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman - The Dark Knight (# 2)


Equipe CeC
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

peraí tão dizendo que o ledger era cabeça fraca, uma pessoa facilmente influenciável??

 

 

 

é melhor tomarem cuidado com o que dizem, depressão e overdose por drogas não tem nada a ver com isso, river phoenix então era fraco de cabeça, fracos são os mesmos que tão criticando...

 

 

 

quem se acha tão no direito de falar isso dele deveria pensar melhor nos papéis que ele já interpretou, um ator que no início foi facilmente tachado de "a nova onda de hollywood" só pegando papéis fáceis, e conseguiu ir além, buscando trabalhos que mostrassem algo mais da capacidade do ator.

 

 

 

e quanto acerca pressão sobre fazer o coringa, pressão do que? nerds punheteiros??? 14.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Acredito que naum tenha sido culpa de TDK.......até por que as filmagens já tinham acabado a algum tempo...

 

Esse link ae mostra alguns amigos dele falando da sua relação com as drogas...

 

http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL270763-7086,00.html

 

--------------------------------

 

E uma ultima imagem legal, dos bastidores...04

 

jk2wg3.jpg

 

[Neo]2008-01-23 18:23:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bixo.... fala-se da pressão de viver o Coringa, personagem difícil... complicado... q pode ter afetado o psicológico do cara. E quanto ao cara ai do lado da foto? O Bale ficou só o couro e o osso em O Maquinista, e novamente muito magro em o sobrevivente, e tá ai com um monte de projetos agendados, prova de q um bom ator (naum estou dizendo q o leadger naum seja) naum é abalado pelo personagem q ele o faz.

155113__machinist_l.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em Nome de Deus, O Clememente,O Misericordioso

=======================================

 

Discordo plenamente da usuária Ursa , ela chegou a dizer que o coringa é somente "um vilão de quadrinhos".

 

Isto mostra o tão pouco conhece as pessoas sobre assuntos e opinam.Amiga ursa aqui na america latina em que somos pressionados pela cultura americana, quem lê "quadrinhos" é nerd, mais na Europa e outras partes do mundo é intelectual, na Europa só ha quadrinhos para adultos exceto o asterix.

 

Batman é um exemplo de um quadrinho ou o nome correto (HQ) para adultos.Batman é um personagem sombrio criado em 1939 que usava uma arma e não exitava em matar seus oponentes, em sua primeira aparição em detective comics #27 de 1939 ele simplesmente da um soco para que o vilão cai em produtos químicos(este momento foi mais tarde(1951) foi usado para justicar a criação do coringa, porém nunca foi oficial)

 

O coringa por sua vez é o maior vilão das HQs e em recente pesquisa do history channel ele foi eleito por especialistas o 2º maior vilão de todas as mídias só perdendo para darth vader.O coringa deu origem por exemplo ao duende verde criado 26 anos depois, o maior vilão do homem-aranha.

 

O coringa é um pisicopata , assassino, assassino em massa, estuprador, torturador, matador de crianças, idosos e etc, chantageador com vidas,eu sei disto porque ja li diversas hqs do batman onde o coringa fez e aconteceu.Para este proximo filme "the dark knight" a produção decidiu fazer uma versão do coringa mais proxima do que ele é , e uma versão diferente das versões palhaças do cesar romero e jack nicolson.Sem dúvida as provas apontam que heath ledger não aguentou a barra, somando isto a seus problemas depressivos e com drogas e a recente separação da esposa.

 

Isto não é novo: val kilmer teve problemas pisiquiatricos quando fez o filme do "the doors", anthony hopkins falou várias vezes dos problemas que ele tinha em encarnar o hanibal lector e etc.E heath ledger tinha problemas depressivos e uso de drogas.Por favor leia a reportagem que eu traduzi do new york times e calculem o que aconteceu com ele.

 

O coringa não é só um vilão de "quadrinhos" porque a palavra quadrinhos no Brasil nos remete a um universo infantil, e o batman não é e nunca foi para criança, teve uma época que até tentaram fazer que foi a época da perseguição aos comunistas em 55 e da comica série de 66, foi um fracasso para o batman, ali nasceu a lenda do batman gay, criada por um escritor contratado para denegrir tudo que poderia abalar o capitalismo, la ele diz que batman poderia ser gay por não ter esposa fixa e ter adotado um garoto(isto porque o batman não tem em seu uniforme as cores da bandeira americana como tantos outros herois tem e bruce wayne é claramente contra o capitalismo).

 

Depois frank miller recuperou o batman real com suas hqs na década de 80 , hqs violentas e adultas, com criticas aos governantes ,ao americanismo, a mídia e até a hérois como superman que são somente instrumentos de mídia do governo, estas hqs impulsionaram a warner a decidir fazer o filme de 89 com michael keaton e jack nicolson e dirigido por tim burton, um grande sucesso de bilheteria na época.

 

Heath ledger fez uma grande interpretação do coringa, o mais próximo das hqs, ele ficará na memória de todos os milhões dos fãs do batman como alguém que tentou entrar realmente naquele universo, certamente heath ledger será o james dean desta geração sendo que "the dark knight" estará para ledger como "assim caminha a humanidade" para dean, com certeza.

 

Fiquem com Deus
keduardo2008-01-23 19:49:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Raziel, sem sermão ok???

 

 

 

Todos aqui entendemos a situação e sabemos q é pura fatalidade mesmo, mas isso não significa q devemos fiacr falando apenas coisas boas da vida do cara só pq ele morreu

 

 

 

Concordo com a opinião de todos qto ao respeito e tudo o mais, até pedi desculpas por alguns comentários q eu coloquei aqui mas na minha visão está muito claro q ele não suportou o baque de alguns problemas q ele estava passando.

 

Eu não estou falando q ele se suicidou, quem sou eu pra falar sobre isso, mas só o fato de uma pessoa por vontade própria tomar medicamentos pesados em grandes qtds sem consulta médica já não é algo muito normal de se fazer.

 

 

 

Mas é aquilo, é a minha opinião, me desculpem aqueles q não estão gostando, porém da mesma forma q eu respeito a opinião de todos, peço q respeitem a minha.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso

====================================

 

É bom lembrar que ontem a policia viu vários comprimidos para durmir espalhados e também achou hoje uma nota de 20 dolares enrrolada tipo canudo, tipica para usar para cheirar drogas,mais não foi encontrada drogas a príncipio, mais será investigado.

 

Ou seja: ledger infelizmente além de continuar a usar drogas, ainda usava perigosos remédios para durmir e anti-depressivos, isto é o bixo.Eu sei disto porque uso estes remédios porque possuo transtorno do panico(não de locais, mais de extresse) meu coração começa a bater e começo a ficar com falta de ar e o corpo a pinicar, eu me trato a 3 anos .Por exemplo meu remédio esta acabando e ate minha proxima ida a pisiquiatra ele vai acabar , então estou tomando metade, só em fazer isto meu corpo altera totalmente, ha dias que não durmo direito e minha cabeça doi e meu corpo treme.Estes remédios são o bixo(apesar de necessários para o tratamento), eu que tomo a 3 anos imagino aqui isto somado a drogas, a alcool e etc, é o fim sem dúvida.

 

O jack nicolson revelou que conversou muito com o ator que o consultou para viver o coringa em "the dark knight" e o aconselhou a ficar longe das drogas,nicolson levou um susto ao saber da morte do ator.

 

 

Fiquem com Deus
Link to comment
Share on other sites

  • Members

reportagem dos mdms (melhoresdomundo.net)

 

 

 

Amigos de Heath Ledger já esperavam sua morte

 

Por: Bugman - quarta-feira, 23 de janeiro de 2008 - 18h00

 

 

 

Ledger.jpg

 

 

 

É o que diz o US magazine: amigos do ator sabiam que ele lutava contra drogas...

 

 

 

- Heath enfrentava um caminho difícil na tentativa de ficar sóbrio. A situação estava negra, sua única alegria era Matilda, declarou um amigo ao site se referindo à filha do ator com Michelle Willians, de quem havia se separado recentemente.

 

 

 

O site traz outros depoimentos em que amigos lamentam que Ledger não tenha procurado ajuda a tempo. "É terrível, estou chocado, mas, para dizer a verdade, sabia que isso aconteceria”, disse um outro amigo do ator.

 

 

 

Já a ex-mulher do ator rompeu o silêncio e se disse arrasada pela sua morte à revista People. Ela recebeu a notícia enquanto trabalhava em um filme, na Suécia. Hoje, o corpo do ator passou por uma autópsia que não apresentou resultados conclusivos. Em dez dias, a polícia deve terminar novos exames.

 

 

 

Ainda é muito cedo para dizer com certeza o que houve. Mantenho o que disse nos comentários do post sobre sua morte: isso está me parecendo mais um caso de automedicação do que overdose. Infelizmente, Ledger andava em muitas festas, se envolveu com a atriz Lindsay Lohan (com altos e baixos por causa das drogas) e saía de um trabalho difícil e de uma situação muito ruim.

 

 

 

Tenho uma experiência curta com teatro. E me lembro que havia cenas que eram tão difíceis que eu saía arrasado do palco e passava dias triste por causa de um personagem. O principal motivo de sair de algo que adorava fazer foi que aquilo me deixava completamente sem energia. Ao New York Times, o ator confessou que personificar o Coringa havia lhe deixado física e mentalmente exausto.

 

 

 

Óbvio que Ledger poderia encarar a situação de outra forma, mas pensando que eu e ele temos a mesma idade e que ele passou por um processo muito mais difícil (atuar em cinema pode ser bem doloroso) e estava em um momento ruim de sua vida dá para imaginar como ele deveria se sentir. É triste que ele não tivesse pessoas próximas que pudessem ajudá-lo e alertá-lo sobre caminhos tão obscuros. Que seu último trabalho seja o melhor e que ele seja lembrado apenas pela sua profissão e não pelo seu fim.

 

 

 

Gostei da última frase, falou e disse

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Poxa Keduardo, q barra heim, eu não sabia disso, mas e aê, tá tudo jóia agora né?

 

Dá um pulinho no médico meu, não vai ficar alterando a dosagem do medicamento, cuidado cara, olha lá heim!!!!

 

Se precisar de alguma coisa, a gente taí...

 

 

 

Agora voltabndo ao Ledger, achei legal essa reportagem...

 

 

 

http://www.melhoresdomundo.net/arquivos/007414.php#more

 

 

 

É um resumão da carreira do ator

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

"O Coringa foi demais pra ele..."  Ah...me poupem!

Gente' date=' por mais que seja levado a sério, é só um vilão de quadrinhos!

 

Os nerds que me desculpem, mas repito mais uma vez: ESTÃO QUERENDO CRIAR UMA LENDA URBANA!
[/quote']

 

Mesmo achando pouco provável que o peso do personagem tenha tido algum efeito sobre Ledger, se levarmos em consideração todo o contexto no qual Ledger estava inserido, o personagem pode ser considerado parte do pacote que o levou à morte acidental... Mas, não creio que seja nada mais que morte acidental...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eric Roberts (Sal Maroni em TDK) fala sobre a morte de Ledger:

 

 

 

 

 

 

 

A matéria que o Keduardo falou:

 

Jack Nicholson leva susto ao saber de morte de Heath Ledger
 

x.gif

The Grosby Group /Virgula

681382-2124-cp.jpg

Jack Nicholson recebe a notícia da morte de Heath Ledger

x.gif

x.gif

x.gifO ator Jack Nicholson mostrou-se visivelmente surpreso ao receber a notícia da morte de Heath Ledger, cujo corpo foi encontrado na tarde desta terça-feira em Nova York.

Nicholson estava em Londres quando recebeu a notícia de um assessor. Perturbado, chegou a dizer que "tinha alertado o jovem ator a ficar longe das drogas".

O veterano astro de Hollywood e Heath Ledger nunca trabalharam juntos, mas chegaram a conversar bastante quando o jovem foi escolhido para interpretar o Coringa em O Cavaleiro das Trevas. Nicholson fez o mesmo papel em 1989, no primeiro filme da série.

"Esperto seriam se tivessem me escolhido novamente", disse brincando, na época em que descobriu que Ledger faria o Coringa.

Vídeo do momento que ele sabe da notícia:

 

Lewis Lennox2008-01-23 21:06:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Já q é assim, vamos torcer para q o Coringa de Ledger seja simplesmente brilhante, pois assim lembraremos dele com carinho e lembraremos do quão bem ele fez ao universo do Batman, pois sabemos q Batman tem fãs fiéis q sempre lembrarão do Ledger (caso ele tenha feito um ótimo Coringa, ao q tudo indica q sim)

 

RaH!!!2008-01-23 21:26:34

Link to comment
Share on other sites

  • Members
peraí tão dizendo que o ledger era cabeça fraca' date=' uma pessoa facilmente influenciável??

é melhor tomarem cuidado com o que dizem, depressão e overdose por drogas não tem nada a ver com isso, river phoenix então era fraco de cabeça, fracos são os mesmos que tão criticando...

quem se acha tão no direito de falar isso dele deveria pensar melhor nos papéis que ele já interpretou, um ator que no início foi facilmente tachado de "a nova onda de hollywood" só pegando papéis fáceis, e conseguiu ir além, buscando trabalhos que mostrassem algo mais da capacidade do ator. 

[/quote']

 

Quem usa drogas tem a cabeça boa??
Dr. Calvin2008-01-23 22:17:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Disse e repito: Coringa é apenas um vilão de quadrinhos, ou HQ, se preferirem, não que ele não possa ser levado a sério por isso, mas não passa de um personagem, não é real!

 

TDK não teve absolutamente nada a ver com a morte do Heath Ledger, foi apenas um trabalho dele, ele era um bom ator, profissional, sabia separar as coisas, senão não teria chegado onde chegou!

 

Já existiram no cinema milhões de personagens muito mais complexos e difíceis que o Coringa, e nem por isso os atores morreram por causa disso.

 

Desculpem, mas acho que tem muita gente viajando na maionese...

 

Vamos deixar o coitado descansar em paz.

 

ghost

 

 
Ursa2008-01-23 22:36:43
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

cinéfilo

 

Não vamos adentrar nesse assunto.. espiritos fantasmas.. sera que isso existe mesmo... não quero pagar pra ver' date=' mas acho que isso é mania dos anos 80 e 90 junto com a mania de Ovnis XD

 

 

Curiosidade

Vcs sabiam que os discos voadores na verdade foram produzidos pelos proprios humanos numa tentativa de fazer a arma de guerra perfeita, como foi feito em segredo viram e acharam que era algum tipo de ser de outro planeta... só agora, muito tempo depois é que fizeram um documentario explicando os fatos.. o projeto não deu muito certo, pelo menos pra época....... 13

 

[/quote']

 

não entrei no tema espirito fantasmas

 

só citei Poltergeist, pois a trilogia também teve uma maldição (a menininha que fez a Carol Anne foi uma das vítimas fatais dessa maldição)

cinéfilo2008-01-24 01:01:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um personagem pode afetar a vida de um ator sim. E se o Ledger entrou mesmo de cabeça no personagem, como já foi relatado, com certeza isso influenciou bastante a vida do cara naquele momento. Lógico que não foi esse o motivo da morte dele, mas pode ter afetado de alguma forma a saúde do cara, já que ele até teve que começar a tomar remédios para dormir.

 

 

E parece que a dormir nem teve a ver com ilícitas. O que foi encontrado no apartamento foram somente soníferos, e comprimidos receitados.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em Nome de Deus, O Clemente,O Misericordioso

=====================================

 

Eu continuo descordando da usuaria Ursa, pra mim como pra maioria das pessoas que acompanham o filme a mais de 1 ano, sem dúvida a pressão do filme pesou no uso de drogas e remedios controlados.Ele mesmo declarou diversas vezes que não durmia durante as gravações, que estava tomando remédios por causa do filme.

 

Agora óbvio que não foi o filme a causa, o filme no momento foi uma das causas.Mais os amigos intimos entrevistados disseram agora pouco que "ja esperam" que isto viria a acontecer porque ele estava utilizando drogas pesadas e remédios controlados ao mesmo tempo, esta declaração pode ser encontrada em varias sites.

 

Para se ter noção os psiquiatras avaliaram meu transtorno do panico(de estresse) por causa do trabalho ! isto se deu porque era o período em que eu estava montando a minha empresa.

 

Amigo Rah muito obrigado pelo carinho, eu "tecnicamente" estou avaliado como curado já que não sinto ataques nem os sintomas tradicionais.

 

Porém os rémedios ainda tem que ser tomados, agora por exemplo enquanto digito meu corpo esta tremendo e duendo como se eu estivesse com gripe, isto só porque eu baixei a dose de um dos remédios para não acabar antes de eu ir novamente na pisiquiatra.De madrugada meu coração pulsa, ja fiz todos os exames de saúde e não ha nada: esta é a maior caracteristica dos transtornos , o cérebro simula como se você tivesse doenças internas sem as ter.É um desequilibrio causado pelas substancias chamadas: adrenalina , noradrenalida e a famosa seratonina,talvez a principal substancia do nosso cérebro.

 

Tomar estes rémedios junto com alcool , drogas , é o fim , pode esquecer.

 

Fiquem com Deus
keduardo2008-01-23 23:00:49
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Fonte fidelíssima, do blog da Ana Maria Bahiana:

 

O HEATH QUE PODERIA TER SIDO

 

Entre as muitas tragédias da morte absurda de Heath Ledger, uma das mais eloqüentes é o fato do jovem e talentoso ator estar em plena curva ascendente. Contrariando o que se poderia esperar de alguém muito bonito, interessante e na faixa dos 20 anos, Ledger escolhia papés com o mesmo gosto idiossincrático de um Daniel Day Lewis ou de um Johnny Depp - só para citar dois indicados ao Oscar este ano. Ia fundo. Procurava o complexo, o artormentado, o que lhe dava oportunidade para exploração, para expandir seu talento. Seu Ennis Del Mar de O Segredo de Brokeback Mountain era um exemplo da sutileza e complexidade que Ledger conseguira captar e expressar, o turbilhão de emoções contraditórias, reprimidas, mal contidas sob uma superfície de negação e controle. Coisa de gente grande. A indicação foi mais que merecida. Ficou faltando a estatueta. Que, todos em Hollywood acreditavam, viria mais cedo ou mais tarde. Afinal ele era tão moço, tão talentoso e sabia escolher tão bem seus papéis. Heath deixa dois filmes como legado imediato. Seu Coringa em The Dark Knight será visto certamente como uma carta ao futuro, interrompida. A Warner está neste momento re-estudando seus planos de lançamento, e uma pessoa do marketing me disse, "estamos avaliando o impacto dessa tragédia. Será que o público vai ver o Coringa de modo diferente, interpretar de modo diferente as falas de Heath?" Heath definiu seu Coringa como "um palhaço psicopata com zero elementos de humanidade e compaixão." Esse era o ator que ele era. O status do outro filme, The Imaginarium of Doctor Parnassus, de Terry Gilliam, é mais complicado. Heath completara as externas em Londres mas ficaram faltando os interiores e as tomadas em blue screen, de efeitos especiais, que começariam a ser feitas em Vancouver mes que vem. No momento em que escrevo isto não se sabe o que vai acontecer com o projeto. Devo notar que Gilliam, realizador talentosíssimo e único, tem um pé frio formidável. Praticamente todos os seus filmes envolveram grandes dramas durante a produção e muitos _ como o seu célebre Don Quixote _ jamais foram realizados por pura má sorte. Especulem o que quiserem. Deixo aqui apenas uma observação de Gilliam a respeito de Ledger, depois das filmagens em Londres: "Ele é incrível, inteligentíssimo. Vai ser um diretor, com certeza. Ele observa tudo, pergunta. Sabe o que está vendo e fazendo. Ele será um diretor muito melhor do que eu jamais fui." 

 

Fonte: http://bloglog.globo.com/anamariabahiana/

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei muito legal o texto q vc postou Big, apesar de não conhecer a fundo o trabalho da Ana Maria Bahiana já ouviu falar algumas coisas dela e muitas pessoas usam o blog dela como comentário em algums fóruns.

 

Bom, fiquei meio grilado qto a informação da Warner em rever os planos de lançamento, claro q mudanças provavelmente serão feitas qto ao material de divulgação do filme (agora eles terão de ter muito cuidado com o material q será divulgado sob o risco de explorar a imagem do Ledger e mudar o foco do filme).

 

Mas espero q não haja mudanças qto a data de lançamento q na minha opinião acho meio desnecessário (caso se confirme) já q o filme será lançado apenas no meio do ano, até lá a poeira já abaixou e a fatalidade em si já não terá tanto foco.

 

Agora o q nos resta é esperar por um comunicado oficial da DC/Warner e ver as primeiras ações de mkt de TDK após o ocorrido.

 

 

 

Keduardo, eu já tive três cancêres na minha vida e estou no meu quarto (mas não há motivo pra pânico, tô bem...rsrsrsrs), fico grilado pacas qdo vejo um amigo passando por problemas de saúde, portanto véio, se cuida cara, por favor..vai logo ao médico e pega logo esse remédio e toma direitinho...

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

noticia do Omelete

 

 

 

Hollywood tenta assimilar morte de Heath Ledger

 

 

 

heath_ledger2.jpg

 

 

 

Ainda sob o baque da morte do ator australiano Heath Ledger, na tarde desta terça-feira, em Nova York, Hollywood tenta assimilar o que aconteceu.

 

 

 

Segundo a agência Associated Press, a autópsia do autor é inconclusiva - mais testes serão necessários para averiguar se houve overdose e se o ator ingeriu pílulas para dormir, encontradas na cama onde ele morreu, com o intuito de se suicidar. A polícia da cidade pede dez dias para concluir a investigação.

 

 

 

Todd Haynes, diretor do marcante Não Estou Lá (I'm Not There), filme em que Ledger e outros cinco atores interpretam Bob Dylan, soltou um comunicado: "Esta é uma tragédia inimaginável. Heath era um artista de verdade, um homem profundamente sensível, um explorador, sensato e talentoso demais para alguém de sua idade. Não havia melhor pessoa neste mundo".

 

 

 

Não Estou Lá estréia finalmente no Brasil em março. Em julho poderemos ver outro dos últimos trabalhos de Ledger, um que agora promete causar controvérsia: Batman - O Cavaleiro das Trevas. O retrato doentio que o ator faz do Coringa, analisa a Variety, está agora absolutamente indissociável da morte de Ledger. "Toda a campanha de marketing do filme se alicerça nas assombrosas fotos do vilão, e a Warner Bros. ainda não sabe como lidar com isso", reporta a Variety.

 

 

 

Se as filmagens de Batman já estavam completas há semanas, o mesmo não se pode dizer de The Imaginarium of Doctor Parnassus, o novo filme do cineasta Terry Gilliam, que já havia dirigido Ledger em Irmãos Grimm. Na Internet é possível ver o ator no set, em imagens clicadas no início do mês. Com a morte, a produção foi suspensa. Segundo a revista Us, a equipe em Vancouver foi dispensada.

 

 

 

As filmagens começaram em dezembro e seguiriam até março. O futuro do filme - no qual Ledger vivia um misterioso personagem que entra para a trupe de teatro ambulante do Dr. Parnassus (Christopher Plummer) - é incerto. Segundo a Variety, a presença de Ledger foi fundamental para convencer investidores a financiar o filme com a produtora francesa Davis Film.

 

 

 

É, o pessoal da DC/Warner terão de rebolar para não causar um mal-estar com o público qto a divulgação de TDK.

 

 

 

Mas agora fica a pergunta. Sabemos q o mkt de TDK estava focando o Coringa (lembram dos virais né?) portanto o q vcs acham q o mkt tem q fazer agora? mudar todo material e foco da divulgação em outro personagem ou continuar seguindo a mesma linha tendo apenas o cuidado de não "apelar" qto a imagem do Ledger para não causar um mal-estar?

 

 

 

Eu fico com a segunda opção, e vcs???

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...