Jump to content
Forum Cinema em Cena

Primer


AxlBr
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bom, como nao encontrei nenhum topico deste belissimo filme, resolvi criar este, pois eu e Mr. Scofield haviamos comecado uma boa conversa sobre o filme em outro topico.

 

Para inicio, tomo a liberdade de colar aki o que ja haviamos falado. Caso ja exista topico para o filme, peco ja minhas desculpas, e caso Mr. Scofield nao goste da ideia, soh falar que eu retiro isso daki.

 

Pretendo aki falar sobre fatos do filme, portanto, este topico nao sera aconselhado para quem ainda nao viu o filme.

 

 

 

 

 

Primer - 10/10

 

Fenomenal! Achei incrivel pq este eh o tipo de filme no qual vc se sente respeitado.  Alem do mais' date=' nao tentaram vender a ideia de "super-filme-inteligente para pessoas com QI"... Eh tudo simples, feito de maneira simples.

 
[/quote']
Sinceramente, Axlbr, até concordo que Primer é um filme absolutamente fantástico, está entre os 30 melhores filmes que já vi com toda certeza, mas daí a dizer que a estória é simples, você está de brincadeira. Sem dúvida é um dos mais complexos que já assisti. Raramente encontro alguém que entende tudo dos primeiros 15 minutos. Alguns chegam a não assistir mais a partir daí por ser extremamente complicado. Eu mesmo já vi o filme várias vezes e NUNCA conseguirei abstrair toda a riqueza.

 

 

Desculpa, expressei-me mal. Nao quiz dizer que nao seja complexo, mas sim o modo como foi feito... Vejo ele como um projeto nao ambicioso, e principalmente que nao tenta nos subestimar. E as coisas vao acontecendo normalmente. Algumas pessoas se perderam por isso, porque como o filme hora nenhuma tenta chamar sua atencao a forca, depende da pessoa ficar atenta ou nao...

Entendi, Axl. Realmente, aí concordo com você. Sabe o que acho legal também? Os personagens (que possuem um elevadíssimo nível de inteligência) jamais são "violados" só com o objetivo de explicar aos espectadores em um nível mais baixo (e que não condiz com o ambiente a qual estão inseridos) tudo o que está acontecendo tin tin por tin tin em uma linguagem de fácil entendimento. Eles simplesmente são o que são.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

esse filme é foda. e vai além de decifrar a complicação. eu lembro quando assisti que cheguei a comentar que queria rever, e etc, pra pegar mais coisas e o cavalca falou que não ia com essa cara de ter que ver um filme mais de uma vez. não chego a discordar dele, mas pra mim a questão é outra - eu já gostei do filme sem entender. tem filme que eu não entendo, não gosto e não faço a mínima questão de entender. a graça de primer não é 'decifra-me ou te devoro', mas é que por baixo daquelas três [ou milhares, visto as inúmeras teorias que pipocam por aí] linhas de tempo tem uma história obsessiva dos personagens, contada de maneira até simples e sucinta. dois amigos que começam a se quebrar por dentro, se expõem até a carne [núcleo granger, huh]. a questão do criador e criatura, e do cara sendo engolido pela própria ambição. enfim, e uma fotografia foda, ainda mais considerando o orçamento do filme de uns o quê? menos de 10 mil?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outra coisa rubysun, concordo com vc no ponto de que o filme jah eh bom o bastante mesmo nao "sugando" 100% de sua ideia... Mas acredite, depois que se compreende por completo (ou quase quase...) a experiencia se torna muito melhor.

Esse negocio do fim em que pode-se chegar fica claro na primeira vez que assistimos, e jah eh costume de filmes do genero. Lembra da refilmagem de "Maquina do Tempo"? Pois bem, ali tb temos um exemplo de como as coisas tomam rumos totalmente inesperados pelos protagonistas, o que sempre acontece nesses filmes... Mas claro que nao dah pra comparar com este filme, que eh muito melhor.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Primer foi interessante porque pelo que eu me lembre, foi o unico filme que eu me lembre agora em que a segunda conferida foi mais gratificante que a primeira. Donnie Darko por exemplo eh otimo, mas a vez que eu mais gostei de assistir foi a primeira, depois perdeu um pouco do impacto porque a gente ja sabe do final... hehehehe... Primer na primeira vez vc ja sabe do final, e assiste ao inicio, pra na segunda conferida ver o final dinovo, se maravilhar com a historia e terminar revendo toda a logico, sabendo que realmente eh demais!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi esse filme há umas duas semanas. Como não foi lançado aqui e falam muito bem dele, baixei o DivX na internet.

 

Bem, primeiramente devo dizer que ficção científica é o meu gênero preferido de cinema, e que o tema "viagem no tempo" sempre me fascinou.

 

O que me deixou completamente contrariado é que eu não entendi ABSOLUTAMENTE NADA sobre esse filme. E essa foi a primeira vez que isso aconteceu comigo. Tá certo que eu estava meio com sono (e acabei dormindo durante o filme, tendo que retroceder quando acordei), mas mesmo assim é estranho.

 

Os caras ficam falando o tempo todo, parecem metralhadoras cuspindo informações sem parar.  E eu não sei o que aconteceu ali. É como se o filme fosse falado em grego e eu estivesse vendo através de uma lente turva.

 

Portanto ainda não posso opinar definitivamente antes de assistir novamente, o que devo fazer em breve.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • Members

Ok, acabei de ver ele e ainda estou fascinada. Eu não entendi PORRA NENHUMA e mesmo assim não consegui parar de assistir até o final.

A última vez que um filme surtiu esse efeito sobre mim foi quando vi Donnie Darko, se bem que em DD eu entendi muito mais do que nesse (mesmo tendo buscado informações depois de ter visto).

 

Eu vou assistir Primer de novo, e se ainda assim não captar tudo preciso de ajuda aqui 06

 

Fascinante 10

 

 

E esse Shane hein? Demais, diretor, roteirista, produtor, músico, ator,... 08

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu li um negócio enooooorme pra entender as NOVE timelines do filme e RÁ, continuo sem entender direito XD.gif

Só deu pra sacar que tem 6 Aarons, 5 Abes, uma loucura. Pra quem quiser entender:

http://neuwanstein.fw.hu/primer_timeline.html

Tem essa imagem aqui também mais simples, mas que não serviu de muita ajuda pra mim:

 

644px-Time_Travel_Method.jpg

 

Eu ODEIO não entender os filmes, e eu queria saber se é possível uma discussão aqui pra tentar compreende-lo 12

 

Eu não sei se rever o filme vai ajudar pra mim entede-lo melhor, mas vamos lá!

 

Emy J.2008-04-02 10:24:35
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais um pro grupinho que viu e não entendeu nada, e nem me importo com isso, pelo contráriom acho essa confusão toda deliciosa. Apesar de não entender direito os "comos" e "porques", existem vários outros motivos que fazem esse filme ser fantástico pra mim, como a parte do alarme, quando o impediram que fosse acionado, era meio como se ele transformasse o "eu" dele do passado, em uma pessoa diferente do que ele é. É como transformar a mesma pessoa em outra, só que apenas psicologicamente. Ou eles matando a si próprios, isso seria considerado assassinato ou suicidio? O filme abre inumeras questões interessantissímas, que vão muito além de viagens no tempo e paradoxos temporais. É certamente o filme que mais exigiu de mim, e esse tipo de coisa é sempre bem vinda. Tensor2008-04-02 11:17:33

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...