Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

Vou copiar o que escrevi no outro tópico sobre Transformers ontem:

 

***************** SPOILERS ***************************

 

SE VOCÊ NÃO VIU O FILME E NÃO QUER SABER DA ESTÓRIA ANTECIPADAMENTE, NÃO LEIA!

 

Bom, agora que eu avisei, ainda assim tentarei (TENTAREI!!) não contar nenhum fato relevante da estória do filme Transf.... oh, a quem eu quero enganar? O filme nem enredo tem!!! Eu vou falar aqui o que achei do filme, e gostaria que os demais colegas também o fizessem, por favor!

 

Transformers é um bom filme de ação... se você não se importar que insultem a sua inteligência.

 

É o típico filme do Michael Bay: algumas piadinhas aqui e acolá, cortes abruptos (nenhuma cena dura mais que 3s), ação desenfreada e quando o filme termina, você percebe que não tinha uma estória. Nada. Nein. Nothing.

 

Relevando esse pequeno detalhe, vou falar aqui o que realmente me incomodou:

 

1) No final do filme, os Autobots (robôs do bem) descobrem que os Decepticons (robôs do mau) vão atacá-los. A parte interessante é que eles estão no meio do deserto e decidem se preparar para o combate indo... para o meio de uma cidade grande cheia de pessoas inocentes!

 

Eu não sei se o Michael Bay apenas queria mostrar que o final iria ser grandioso e o que os efeitos especiais eram capazes de fazer, ou se o roteirista é um imbecil que acha que nós somos um bando de idiotas, ou talvez ambos.

 

Só sei que eles destróem a cidade INTEIRA e pelo menos milhares de pessoas devem ter morrido (como sempre, não mostra ninguém morrendo), mas eu não pude deixar de me recordar do outro filme do Michael Bay, o "Bad Boys II", onde no final, os "mocinhos" dirigem um carro e passam por cima de dezenas de barracões de cubanos miseráveis e NINGUÉM SE IMPORTA.

 

2) Falando em ninguém se importar, parece que o Editor do filme não tava nem aí em deixar o filme com algum sentido. O decepticon que é um carro de polícia aparece indo para o combate final mas simplesmente desaparece antes que comece e fica por isso mesmo!

 

Agora a parte mais sem sentido é que (me corrijam se eu estiver enganado!) mostra o Starscream combatendo outros caças F-22 e a cena é abruptamente cortada. Ora, imaginei que assim que a cena do Megatron sendo derrotado terminasse, iriamos ver como estava o combate do Starscream, mas NADA ACONTECE. O filme simplesmente esquece a cena de batalha do Starscream e vai direto para o final mesmo! Se ele conseguiu derrotar os outros aviões ou fugiu ou algo do tipo, ninguém sabe!

 

Outra coisa é: o que diabos aconteceu com o secretário de defesa e a garota expert em informática? Eles derrotam um decepticon e não aparecem mais! DESAPARECEM! Por que o filme coloca diversos personagens se eles não terão um tratamento decente?

 

Os pais de Sam simplesmente DESAPARECEM!!! Eles são levados presos no meio do filme depois não aparecem mais!

 

3) Mais uma vez quanto ao fato de ninguém se importar: no final, um dos Autobots morre, e ao invés dos demais se sentirem mal com isso, vemos o Optimus falar uma imbecilidade sobre "nós perdemos um amigo, mas ganhamos vários novos". O que?!!! Mate um grande amigo seu para ver se você vai se importar em ter conhecido novas pessoas recentemente!

 

As pessoas no filme parecem que são todas insensíveis! Centenas de inocentes morreram na batalha final e ninguém da a mínima! E para piorar, apesar da cidade estar sendo destruida na batalha, os trausentes continuam nas ruas e só decidem fugir quando os robôs estão literalmente em cima deles!

 

4) O filme perde o tempo com cenas cretinas, quando poderia estar trabalhando mais nos personagens para que nós pudéssemos de fato nos importar com eles.

 

Um exemplo perfeito é a cena dos Autobots no jardim da casa de Sam, o protagonista. Além de agirem como perfeitos trapalhões, detruindo tudo (e ninguém na vizinhança acorda, nem mesmo quando os agentes secretos aparecem!), o filme ainda tem a idéia absurda de tratar todos os robôs como se fossem estereotipos!! Sério!! Tem até um robô com uma clara personalidade afro-americana!!

 

E não é só! Todos os personagens são simples estereotipos: Sam, a garota que ele é afim, os soldados americanos (tem o americano branco com uma esposa linda e uma filhinha, o mexicano típico, o afro-americano típico, etc...), etc...

 

5) Quem são os robôs? Qual é a deles? Por que os outros são maus? O filme parece achar que nós iremos nos contentar com o narrador dizendo que existem bons e maus e estes últimos querem conquistar o universo (isso mesmo, não é um planeta, ou um sistema, ou mesmo uma galáxia, estamos falando do UNIVERSO!).

 

Os Decepticons, coitados, são apenas caricaturas ridículas. Em nenhum momento temos a oportunidade de enxergar o lado deles, visto que a maior parte aparece apenas no final do filme. Disseram que o Starscream continua traiçoeiro tal qual no desenho animado, mas não vi nada do tipo. Aliás, ele, o decepticon tanque e caminhão são os menos desenvolvidos (como se os demais também tivessem sido...).

 

6) O filme não tem enredo. Nada. Quando ele acabar, você terá percebido que eles usavam uma cena de ação após a outra como que para nos enganar e nos fazer esquecer que toda aquela destruição deveria fazer sentido (vejam a cena no final da auto-estrada e irão entender, quantas famílias morreram naqueles carros, onibus, caminhões e outros que foram destruidos, eu não sei... coitados!) quando simplesmente não faz!

 

A estória do filme é simplesmente isso: Robôs do mal estão a procura de um cubo. Tobôs do bem também estão a procura de um cubo. Eles lutam do começo ao fim e finalmente encontram o cubo. Fim.

 

7) Os robôs são MUITO parecidos um com os outros. Isso foi um grande erro. Não sei se o filme tencionava deixar claro que a semelhança física dos alienígenas mas as veze fica complicado até saber quem é quem, e isso piora e muito nas cenas de ação.

 

Os únicos facilmente reconhecíveis são o Optimus (e SOMENTE por que ele foi o único que tentaram deixar parecido com o do desenho animado) e o Bumblebee (e também somente por que ele era amarelo!).

 

8) Publicidade. Ho ho ho, Mr. Bay... Como todo filme do Michael "anti-Christ" Bay, a publicidade é algo de louco! São produtos e mais produtos sendo enfiados foela abaixo! E tome E-bay, Nokia, Chevrolet e outros!! Caramba!

 

É só isso.

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Eu poderia continuar idenfinidamente e me perdoem pelo tom alarmado cheio de pontos de exclamação, é por que acabei de ver o filme e precisava desabafar.

 

Talvez tenha sido só eu, visto que o filme está fazendo muito sucesso, ou talvez por que eu tenha lido uma enorme crítica ao filme "Armaggedon" ontem num site muito bom(The agony booth) e fiquei com abuso ao Michael Bay (aliás, falando em Armaggedon, o Transformers é uma cópia idêntica, ou melhor, todos os filmes do Michal Bay são cópias idênticas um dos outros).

 

Finalizando, estou sentindo o meu cérebro derreter... espero ler a opinião de todos, um abraço! 01

 

P.S.: As cenas de ação são tão confusas que chegou uma hora que eu simplesmente desisti. Piora ainda mais por que os robôs são muito parecidos um com os outros.
Chino2007-07-20 18:56:39
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 307
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Pois eh Thiago' date=' ele realmente nao conseguiu se divertir....

 

Um aspecto interessante da critica que acho completamente absurdo eh o seguinte: Esporte e cultura soh vai pra frente com patrocinio, certo? Tah, entao qual o problema do marketing nos filmes?

 

Nao somos mais criancas para pensar que esses grandes estudios fazem algo em nome da arte apenas... nenhum deles gasta 150 milhoes em nome da arte. O que cada um quer eh ganhar mais dinheiro, este eh o mundo em que vivemos.... serah que vai demorar pra todos se acostumarem a isso?
[/quote']

 

Uma coisa bem diferente é o MARKETING de um filme "vender" opiniões favoráveis com relação a um filme ... o MARKETING de um filme pode atacar em todas as mídias, em redes de restaurante fast-food, em brinquedos e bugigangas, mas a crítica é isenta e independente ... não é uma questão de se iludir, é uma questão de bom senso ...

 

 

Pois eh....

 

E me desculpe mas na verdade me referia a "exposicao de marcas e logotipos durante o filme, que enche o bolso dos produtores com milhares de dolares"..... e continuo dizendo, isso nao me ofende em nada, bom pros caras que podem.... quem sabe um dia eu viro artista e faco a mesma coisa.... hahahhaa...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É muito phoda, é o melhor filme do ano, esse é um arras-quar...quis dizer arrasa-continente, não sobra nada. MB é o cara, é um filme BlockBuster, não precisa ficar contando o nº de gente morta, se preocupar com isso é coisa de pablo, huahuahu.

 

E só colocam a culpa no MB e o tal do Steven "otimista demais"Spielberg, ninguêm fala nada dele, cujo nos filmes Latinos e Negros sempre acabam morrendo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Kara visito este site a anos, e leito todas as criticas... Mais essa foi a gota! Aonde vc fez esse curso de "critico", por favor vai caia na real, o filme é MUITO BOM!!! Como não tem conteudo? Fla sério, a frase no filme: "Os Humanos devem decidir o seu destino", isso é um contexto pobre? Acho melhor vc refazer seu curso de crítico... trabalho com filmes a mais de 20 anos!! Isso quer dizer vc é chato mesmo em?!!!!14

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Questionar o pablo por não ter concordado com a critica dele acho errado....

 

 

 

Mas eu quero ver esse filme, ele parece ser legal e tal, pode ter uma boa diversão não vou esperar nada que me faça sair do cinema pensando.

 

 

 

 

 

Mas fico nervoso quando um filme com um grande orçamento não me diverte.

 

 

 

eu gosto de filmes de diversão descompromissada e sem sentido, eu adorei "Adrenalina" por ser pura diversão.

 

 

 

E achei legalzinho "A ilha" e "Armagedon" não sei se gostaria desse filme se revisse ele hoje mas sei la.

 

 

 

 

 

Mas é aquela coisa que estamos discutindo no tópico do "O Cinefilo" depois que você assiste muitos filmes de diferentes paises, diferentes diretores, ganhamos uma visão diferente do cinema, e isso implica em até um simples filme pipoca ficar chato, pois os temas abordados podem ser chatos para quem assiste, mesmo que procure só diversão.

 

 

 

E eu levo muito em consideração o roteiro quando vejo o filme, eu gosto de filmes envolventes, se é uma ação cheia de efeitos, faça um filme que envolva e nos deixe interessados em assistir, não um filme para que olhemos robos se mexendo de forma fantastica.

 

 

 

Seguindo essa logica de diversão, invistam uma grana alta em Power Rangers, e façam um filme em homenagem aos anos 90, garanto que nem por isso será um bom filme, e sim eu gostava de power rangers.

 

 

 

Imaginem que legal os carros ou animais depende da fase do power rangers se transformando no mega zord, por favor o cinema precisa sim de um minimo para ser uma diversão descompromissada, não pode ser feito de qualquer jeito.

 

 

 

Verei o filme em breve quem sabe eu goste.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
se estressar por comentário de sujeitinho que se auto-intitula crítico de cinema e consegue a façanha de dar 5 estrelas pra uma bomba como X- men 3 (que tem muito' date=' mas MUITO mais furo de roteiro e desperdício de bons personagens que Transfomers)é coisa de coitado desocupado.

podem ir tranquilos, Transformers é o FILME DO ANO...toda diversão e ação de cair o queixo que se esperava de filmecos como HA 3 e Piratas do Caribe 3 estão aqui...

aliás, Transformers é até aqui o único blockbuster que vale cada centavo cobrado pelo ingresso....o filme mais espetacular pra se assistir nos cinemas este ano.

e Michael bay caiu como uma luva neste filme...as cenas de ação/luta são de cair o queixo, grandiosas e exageradas  como se esperaria de um filme de Transformers...que ele diriga a continuação.

nota 8,5 fácil pra este filmaço.


[/quote']

 

Uau... filme do ano e leva só 8,5? 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

sua má vontade com michael bay é grande...

 

Amém!

 

06060606

 

Só pra não ser flood: vou ver o filme segunda-feira, mas já aviso que ele vai ter que superar em muito minhas expectativas para que eu consiga dizer: "ah, foi o Bay quem dirigiu... então relevemos a besteirada toda porque todos os filmes dele são assim"...

 

Uwe Boll também só faz merda, mas nem por isso o povo passa a mão na cabeça dele dizendo que a ruindade dele é "estilo" ou que ele faz "só filminho de terror sem profundidade mesmo..."

 

Se bem que comparar o Boll ao Bay é maldade 06 Pelo menos o Bay compõe umas cenas de ação legais! 16

 

PS.: Ao amigo aí em cima que citou o Spielberg, acho que estão deixando o cara quieto porque ele só produziu o filme 17 Ele deu a grana, agora, se o filme for uma bosta, a culpa não é dele...

 

0606

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Concordo com vc Scofield' date=' porém olhando alguns comentários nesse tópico e no outro, vemos claramente arrogância e desrespeito com os outros que gostaram...
[/quote']

 

Eu só vi o inverso até agora, mas enfim...

 

na verdade tá me referindo no outro tópico dos "Transformers" e do "Filmes vistos", foi um equívoco meu esse comentário... realmente o pessoal tá pegando pesado aqui com ofensas com o Pablo, eu me diverti com o filme e vc ou Pablo não, e daí???? o problema que nesse fórum alguns usuários não aceitam em hipótese nenhuma que gostem de "porcarias", temos que aguentar usuários chamando os outros de "acéfalos" e "burros" por pseudo-intelectuais...18

 

 

Edit: Dook, vc não viu porque os comentários foram deletados pela moderação...1710
Gary Fisher2007-07-21 11:11:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu ainda não vi o filme, só estou comentando alguns poucos comentários genéricos... Agora, sinceramente, não vi ninguém chamando os fãs de Transformers de acéfalos ou coisa do gênero. Entretanto, se vc mesmo assume que gosta de "porcaria" (palavras suas), vc está confessando que seu gosto não é lá aquelas coisas e isso dá margem para comentáriozinhos pitorescos...

 

Engraçado que gostar de Michael Bay é simplesmente ter um gosto individual, poder expressar opinião, exercer a liberdade de expressão... Agora meter o pau no Bay é ser pseudo-intelectual... Curiosa a conveniência da situação...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu ainda não vi o filme' date=' só estou comentando alguns poucos comentários genéricos... Agora, sinceramente, não vi ninguém chamando os fãs de Transformers de acéfalos ou coisa do gênero. Entretanto, se vc mesmo assume que gosta de "porcaria" (palavras suas), vc está confessando que seu gosto não é lá aquelas coisas e isso dá margem para comentáriozinhos pitorescos...

 

Engraçado que gostar de Michael Bay é simplesmente ter um gosto individual, poder expressar opinião, exercer a liberdade de expressão... Agora meter o pau no Bay é ser pseudo-intelectual... Curiosa a conveniência da situação...
[/quote']

 

- Vc não viu porque a moderação editou como citei no post acima...

 

- Coloquei porcarias entre aspas, pois é isso que os outros julgam...

 

- Não gosto de Bay, mas gostei de Transformers porque me diverti do inicio ao fim, é isso que busco em um filme, (achei muito engraçado a confusão no jardim, muitos acham constrangedora...) ao contrário de vc, que procura ver o filme de forma mais crítica...

 

- Não assista, eu sei que vc vai odiar...06  mas tem uma cena que eu acho que vc vai gostar, Barricade ameaçando Sam Witwicky, não sei a razão, mas essa cena me fez lembrar de "Encurralado" e "Christinne" (Ai Meu Deus! O que eu estou dizendo?06) 
Gary Fisher2007-07-21 11:36:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nao, sobre o "Diario", eh soh pra rir mesmo.... e rir pra nao chorar...

 

Exemplo: Um tal de "George Pedrosa" insulta varias pessoas, dizendo basicamente que estas sao ignorantes e tal. Provavelmente um cara que faz isso ja se acha muito melhor que os outros neh?! Isso eu nao aguento...

 

Ai eu vou e escrevo algo absurdo mesmo, soh pra chamar a atencao, mais em relacao ao comentario do Dr George. (pra nao xingar, pq era a vontade)

 

Entao, vem um cidadao pra meter o pau no que falei, defendendo o George.

 

 

Sinceramente, tanto aki no forum quanto em qualquer lugar. Eu nao sou a favor do desmerecimento da capacidade intelectual de cada um. Ninguem tem esse direito, de se achar "melhor" ou "mais inteligente" que os outros e escrever tais coisas...

E outra coisa que esta deixando os usuarios malucos eh a prepotencia do Pablo.

 

aff...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Plabo, passei a ser seu fã desde 2006 quando você foi o unico critico que  não se ajoelhou diante do EGO do sr. Bryan Singer.

Mas eu não concordo com essa sua critica, não vou polemizar nada pois devemos respeitar as opiniões dos outros.

Apenas digo que Transformers nunca teve como proposta,ser um filme reflexivo e focalizado no roteiro. Foi dito por A + B que o filme seria pura diversão sem compromisso e isso Michael Bay cumpriu com louvor.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Do Bay vi:

 

 

 

A Rocha - Legal, mas faz tempo que vi.

 

 

 

Armageddon - Lixo, mas faz tempo que vi.

 

 

 

A Ilha - Regular (pra dizer o mínimo).

 

 

 

Nunca tive um boneco dos Transformers, nunca vi o desenho, mas estou curioso para ver o filme. O fato curioso pra mim é que o Bay tentou ser um "diretor maior" com A Ilha e Pearl Harbor, mas quebrou a cara (e dele e todo mundo)e voltou para "brincadeira" com esse Transformers. Só estou curioso pra ver o que saiu daí... 17.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Raramente concordo com o Pablo (e nunca me senti ofendido por isso 06).. Todavia, desta vez, tenho que concordar.

 

Detesto argumentos que seguem certa linha como: 'Ah. Mas pelos efeitos visuais o filme já vale a pena'. Sinceramente, quem se contenta só com este aspecto, deve rever seus conceitos imediatamente.

 

Ah. E nunca ri tanto em uma sala de projeção (não, e não foram pelas piadinhas grotescas do filme)... Quando um transporte se transformava.. Umas 20 pessoas em coro falavam: 'NOSSA! QUE "LOKO"!!!' 06 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pablo, concordo com algumas coisas que disse. Na minha opinião, Trasformers é um filme de nota 7,5. As atuações fracas, o enrredo também, mas que se enquadram para o tipo de filme que se criou ali: uma comédia boba, mas que funciona. Apesar disto, dou os meus parabéns pelos efeitos visuais - ali, tudo era 3D, e sem erros. Perfeito.

 

Porém, devo concordar quando diz que: "Chega a ser incrível que, longo desse jeito, o filme não encontre tempo sequer para amarrar suas pontas soltas."

 

Isso não se pode negar. No início do filme, por exemplo, temos uma melosa história familiar do papai que quer ver sua filha pela primeira vez. Assim, nos dando a impressão de que tais personagens são um tanto quando importantes para a trama, mas só voltam a aparecer nas últimas cenas, felizes e contentes e totalemnte descartáveis. Além disto, as justificativas criadas para os robôs manterem-se fovoráveis ou não a exitência dos homanos são medíocres e muito mal explicadas. "todo ser humano tem direito a escolha". Foi isso mesmo que eu ouvi? Parece até bricadeira, se formos pensar neste como um filme sério - o que realmente não é.

 

Apesar do que é questionável, o filme cumpre seu papel: violência cômica e gratúita; enrredo bobo, porém, leve; efeitos imperdíveis de fazer babar.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Raramente concordo com o Pablo (e nunca me senti ofendido por isso 06).. Todavia' date=' desta vez, tenho que concordar.

 

Detesto argumentos que seguem certa linha como: 'Ah. Mas pelos efeitos visuais o filme já vale a pena'. Sinceramente, quem se contenta só com este aspecto, deve rever seus conceitos imediatamente.

 

Ah. E nunca ri tanto em uma sala de projeção (não, e não foram pelas piadinhas grotescas do filme)... Quando um transporte se transformava.. Umas 20 pessoas em coro falavam: 'NOSSA! QUE "LOKO"!!!' 06 
[/quote']

 

Concordo! E digo mais: essa história de "filme de ação despretenciosa, apenas para diversão descompromissada" é balela! Como o Dook mesmo citou, existem diversos filmes que também são para "diversão descompromissada", mas que, mesmo assim, conseguem cumprir esse papel não por cenas de ação desembestadas, mas sim por seus roteiros que, apesar de simples, conseguem cumprir seus papéis. Se Bay disse mesmo que Transformers era "mera diversão descompromissada", então o cara sabia que tinha uma merda de um roteiro em mãos e que ele, tendo em vista seu escasso talento como diretor de atores e enredo, sabia que não poderia fazer nada quanto a esse aspecto. Ah, e antes que eu esqueça, se a idéia era fazer "comédia", obviamente não funcionou 07 Aquele humorzinho rasteiro mais me constrangia do que me dava vontade de rir.

 

Enfim, não foi dessa vez, Bay... NÃO tente de novo 0606

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse filme vai ganhar uma porrada de Oscar, na área técnica não tem pra ninguêm, o filme é lindo, Michael Bay vai levar o de diretor, pq dar vida a uns bonecos com tão perfecciionismo é quase um milagre, nem dá pra lembrar que é tudo feito por computador.

 

Transformer o filme do ano e de todos os tempos. Depois desta fita Peter Jackson deve estar roendo os dentes. Transformers é um esculacho ao King Kong.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...