Jump to content
Forum Cinema em Cena

Coração Satânico


Plutão Orco
 Share

Recommended Posts

  • Members

Coração Satânico 10 de 10 smiley10smiley10smiley10<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

smiley10smiley10

 

 

AngelHeart.jpg

 

Revisto.

 

Nada ainda mudou, foi como ver pela primeira vez o filme. A mesma tensão a mesma atmosfera caótica de uma sociedade degradante. Em fim, é mais do que um bom suspense o filme é excepcional. Depois do excelente “Expresso da Meia Noite” feito por Alan Parker em 1978 somos agraciados com mais uma bela obra do diretor.

 

Para aqueles que viram “O Advogado do Diabo” e este, vão ver “certa” semelhança. Porém este vai muito além, questiona mais as hierarquias e o poder através do diabo. Em suma o discurso que o poder corrompe está lá, a todo momento que vemos Louis Cyphre (Lúcifer) ele está em algum lugar onde a hierarquia é importante. Observamos sua presença em uma campanha política dentro de uma igreja, vemos <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em uma Igreja Católica onde esta os sacerdotes em plena atividade. Aqueles que imaginaram aquela visão estereotipada que o diabo não entra em “lugares sagrados” é aqui provocativa. Ele está justamente em lugares “sagrados” porque estes lugares são centros de corrupção humana, questiona profundamente a degradação dos indivíduos através disto. Como diria Ethan Krusemark: “...o diabo é belo e serve os poderosos”.  Em suma onde esta o poder, ele está lá. Onde está a corrupção ele está lá. Onde está a malicia ele está presente. Além disto, o personagem de Robert De Niro, junto de Mickey Rourke criam situações antológicas e memoráveis no filme. Como a cena do Ovo, onde o personagem de Louis (De Niro) já dá uma dica de seu caráter.

 

Outros pontos de destaque vão para a trilha sonora do profissional Trevor Jones (Excalibur e O Último dos Moicanos), que é memorável também. Afinal, o tema central assobiado ou mesmo cantarolado é sinistro. É como uma prerrogativa da presença de todo o mal da trama. E claro o roteiro e direção de Alan Parker que torna toda a trama misteriosa bem elaborada e conduzida por ótimas atuações.

 

 AngelHeart_021.JPG

 

AngelHeart_056.JPG

 

 

 

Curiosidades


- Durante os créditos de Coração Satânico, há uma cena que mostra o personagem de Mickey Rourke indo até o inferno de elevador.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Engraçado, revi um dia destes depois de comprar no peneirão das Lojas Americanas. Grande filme, sombrio, fatídico, e aquelas inserções durante os créditos finais do personagem do Michael Rourke descendo no elevador sempre me intrigaram... Ele, aliás, está no auge do charme nesse filme. Marcela2007-07-20 14:44:34

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

A cena do De Niro comendo o ovo realmente é bem foda.

Muito bom esse filme mesmo.

E a outra cena mencionada' date=' do elevador, deve ser do Rourke chegando em alguma repartição pública aqui no Brasil. 06

[/quote']

 

..ou seja, o inferno propriamente dito...06

 

 

A medida que o filome passa ele se aproxima do inferno...o clima do filme, aquele climão pesado eh foda...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse é um dos meus suspenses preferidos, já vi algumas vezes e continua me fascinando.

 

A cena do elevador é uma das metáfora mais bem empregadas do cinema10

Robert De Niro e Mickey Rourke afinadíssimos, só a interpretação deles já vale o filme.03 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Só a minha opinião em relação ao diretor do filme do tópico (...)

 

Considero ambos os filmes do diretor excelentes. Na verdade, pelo que me lembre só conheço estes dois filmes. Mas de qualquer forma isto não tira o mérito do diretor, se for pela quantidade tem muito diretor querido que não deveria ser paparicado ou lembrado.  

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Já que o assunto virou o diretor, segue a lista de filmes dele, entre eles, um dos meus preferidos of all time.."The Commitments"...16

 

Director:
  1. The Ice at the Bottom of the World (2008) (pre-production)

     

  2. The Life of David Gale (2003)

    ... aka Leben des David Gale, Das (Germany)

     

  3. Angela's Ashes (1999)
  4. Evita (1996)
  5. The Road to Wellville (1994)
  6. The Commitments (1991)
  7. Come See the Paradise (1990)

     

  8. Mississippi Burning (1988)
  9. Angel Heart (1987)

    ... aka Aux portes de l'enfer (Canada: French title)

  10. Birdy (1984)
  11. Pink Floyd The Wall (1982)

    ... aka The Wall

  12. Shoot the Moon (1982)
  13. Fame (1980)

     

  14. Midnight Express (1978)
  15. Bugsy Malone (1976)
  16. The Evacuees (1975) (TV)
  17. Footsteps (1974)
  18. Our Cissy (1974)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 11 years later...
  • Members

Ressuscitando (tentando) o tópico aqui:

SPOILERS fortes.

 

Esse é um dos meus filmes favoritos de todos os tempo. Acho impecável em tudo. Mas sempre ficou uma dúvida aqui: O ritual que o Johnny Favorite fez com o Harry Angel, o que aconteceu ali exatamente? Qual foi o objetivo?

Quando era mais novo (e não prestava muito atenção a detalhes nos filmes), sempre achei que o Johnny entrou no corpo do Harry, pra ficar escondido ali, mas óbvio que não foi isso. O cara lá fala que o Johnny abriu o peito do Harry no ritual e chegou a morder o coração dele ainda batendo. Então, o corpo do Harry foi destroçado. Mas enfim, no fim, vi que a alma do Harry foi pro corpo do Johnny. Mas aí as duas almas ficaram ali juntas no corpo ou se fundiram numa só? Não tenho certeza.

Talvez a questão, pra mim, é que o Harry/Johnny foi/foram pro inferno no final, mas nunca considerei que o Harry tinha cometido os assassinatos no filme. A alma dele estaria intocada e assim não passível de ir pro inferno. Afinal, ele nem sabia que tinha cometidos os crimes (tava tendo alucinações na hora e etc). Pra mim, era sempre o Johnny ali que surgia e matava quem dava pistas pro Harry da localização dele. Tipo o corpo se dividia entre as duas almas (meio que o Johnny decidia quando surgir e quando deixava o Harry comandando). Então, o Harry era meio inocente nisso e talvez não poderia ir por inferno no final. Só que tem a fala do DeNiro falando que o Harry cometeu os assassinatos instruído por ele. Nessa fala fico com impressão que era só o Harry ali no corpo, mas se for isso, e o Johnny (ou a alma dele)? Onde ele estaria?

Enfim, alguém conseguiria me explicar melhor isso?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...