Jump to content
Forum Cinema em Cena

Watchmen


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Members

Revisto ontem e confirmei com satisfação que continua um excelente filme, com personagens memoráveis,boas cenas de ação e um bom suspense psicológico.Graças a direção competente e vigorosa do Snyder que se mostrou tão fã ardoroso quanto diretor.

 

Jackei Earle Haley e simplismente o cara,  feio e baixinho mas e extemamente assustador como o Rorschach um tipo durão,valente e sádico, que lida com a escória sem piedade um persoangem que fica presente na memória da pessoas.

 

 

Carla Gugino e Malin Akerman  arrasaram no figurinos sexy como Spectral, Akerman mandou bem na cenas de sexo(amei) e ela e Coruja formam um a bela dupla em ação. E os diálagos do Dr. Manhattan fluiram com mais facilidade na minha cabeça e sua frieza com a humanidade.

 

O filme dá uma acelerada depois da fuga da prisão e a descoberta do plano mestre do Adrian Veidt que se mostra realmente fantástico quanto assustador "matar milhões de pessoas" lembrando o Luthor de Superman de 1978.

 

Não e um filme fácil de se assitir ou entender, mas e isso que o torna tão brilhante e interessante. Uma boa produção com visual retro e a mesmo tempo futurista.

 

Mantém o belo raking das boas adaptações em HQ como TDK,Homem de Ferro e acho que vai virar cult com o tempo.

 

Mesmo que a bilheteria fique abaixo do esperado (injusto) acho que vai ter retorno garantido em dvd e blu ray, especialmente na versão estendida do diretor. Eu quero o meu.

watchmencapa_01.jpg.........8/5

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
watchmen na cultura pop..06

 

watchmen-simpsons.gif

watchmen1.jpg

charliebrownwatchmen.jpg06

 

esse é uma das criticas da HQ(vi hj a primeira revista), o Viedt vende-se como um produto... Tudo o que foi não passa de bonecos de sifras(essa análise do Rorschach não está no filme)!

 

e quanto a musica, concordo com a maioria, algumas foram bem colocadas, outras nem tanto, mas a Cavalgada das Valquírias, para mim, foi uma alusão muito bem apreciada, pois uniu duas obras que retratam bem a caoticidade do estado humano, um na guerra(que já é insanidade em tudo, como bem retrata Apocalipse Now) outro na sociedade pré-guerra. 

 

Veja como é insano, um homem azul que derrota os vietcongues, e assim, ao invez de sanar o conflito, através do medo pela nova arma de um dos lados, inflama o antagonismo dos polos, a todo o momento vemos a bomba do ozymandias explodindo e "matando milhões para salvar bilhões". Guerreiros da pátria estuprando mulheres descalças, um patriota atirando em uma mulher cujo ventre carrega seu filho..., até mesmo abusando de seu semelhante, e sendo morto por outro semelhante. E mesmo o homem azul é capaz de um ato tão vil quanto deixar uma mulher gravida morrer por um tiro. Não sei que filme eu estou explanando, Apocalipse Now ou  Watchmen(e que venha a Cavalgada das Valquírias pisotear, e assim misturar, todo esse excremento).
Gustavo Adler2009-03-12 16:09:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Uma coisa que eu não entendo é a diferença na censura entre os cinemas. Assisti o filme no Multiplex Iguatemi (UCI) e a censura estava em 16 anos. Passei hoje pelo Cinemark e a censura é 18 anos. Porque essa diferença?

 

 

 

Aconteceu a mesma coisa aqui, vi o filme em censura 16 mas no resto só vejo censura 18. Pensei que poderiam ter cortado cenas para diminuir a classificação, mas segundo informações não há diferença. Mas eu também queria saber o motivo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de Assistir o Filme.

 

eu Achei muito bom. cenas diferentes e em algumas melhores que na propria hq. o coruja no filme é mais homem pelo menos

 

A trilha eu não sei se foi pq vcs disseram tanto que é ruim que eu ja me preparei para tal mas no entanto não achei essas coisas não

 

a trilha achei comum mesmo ta longe de ser ruim como falaram a unica estranha foi unforgetable mas num achei forçada

 

no mais o filme é excelente. Watchmen tinha tudo pra ser uma merda e não foi

 

O publico agradece

e que mais historias boas venham com boa adaptação
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de assistir.

 

Sei não... além de lento em demasia, parece que é muito preocupado em ser fiel às HQs (que não li) e deixa a desejar no aspecto fílmico.

O excesso de personagens me fez sentir em um episódio de Heroes em determinado momento.

 

Mesmo assim, eu gostei dos personagens, principalmente o Rorsasch e o Dr. Manhattan.

 

Mas achei estranho... com algumas coisas bacanas (gostei das passagens em Marte, mas confesso que deve ter sido porque o personagem Dr. Manhattan é interessante).

 

O que mais me incomodou, além da trilha (sim, achei péssima, salvando apenas a musica da abertura, quando mostra os Minuteman), foi o final. A maior lenga lenga em marte, uma discussão filosofesca, um quiprocó aí o cara decide que vai fazer o milagre. Aí o maluco chega atrasado e não faz nada. Pra que todo aquele alarde em marte?

E pior, ainda chega no confronto com o Ozynãoseioque (tremenda, diga-se) e dá uma de mané. O cara é praticamente um deus e não percebeu que estava montando uma bomba? Pelo amor, né?

 

E fãzóides, não li a HQ, podem me responder? O Manhattan mata o Rorsasch também na revista?

 

Enfim. Mediano... se Snyder fosse menos fiel aos quadrinhos poderia ter gerado um épico.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obviamente vc não prestou atenção o suficiente, Renato, pra entender porque o Dr. Manhattan não consegue prever o plano do Ozimandias.

 

Filme lento em demasia?

Lento é aquele lixo chamado Superman - o Retorno. hehe.

 

E, sim, o Manhattan mata o Rorschack na HQ.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Obviamente vc não prestou atenção o suficiente' date=' Renato, pra entender porque o Dr. Manhattan não consegue prever o plano do Ozimandias.[/quote']

 

Não, não, prestei atenção sim. O fato de não prever o plano é uma coisa. O fato dele não saber que estava construindo uma bomba é outra.

 

Filme lento em demasia?
Lento é aquele lixo chamado Superman - o Retorno. hehe.

 

Um erro não justifica o outro. E Returns mesmo sendo lento como um cágado é infinitamente superior, só pela grife que carrega.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Poderia ser um pouco mais especifico' date=' RENATO? Oq vc acha q deveria ter sido alterado quando disse q Snyder deveria ter sido menos fiel a Hq?

 

Valeu16
[/quote']

 

O final. Achei muito anticlimático.

Ok, na hq poderia gerar discussões e comentários "oh, o Alan Moore é foda, o "bandido vence".

 

Mas no filme fica totalmente anticlimático. Toda aquele discurso em marte e o Dr. Manhattan não faz nada? Achei forçado e sem propósito no fim das contas.

 

Talvez, viajando, se eles fizessem o filme explorando apenas um personagem como o protagonista (talvez Rors) nos pouparia tempo e paciência e talvez o filme ficasse maios atraente.

 

Mas não é de todo ruim.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estava esperando alguém finalizar o ciclo iniciado pela pergunta que fiz páginas atrás.

 

Acredito que o Snyder cometeu um erro de ordem essencial na construção deste Watchmen. Ele claramente arquitetou todo conceito em cima de uma estrutura blockbuster, quando a necessidade formal do seu conteúdo é precisamente oposta. Como se o DNA do filme e seu invólucro fossem conflitantes.

 

Snyder é esse tipo de pessoa. Alguém até certo ponto esperto, mas não inteligente.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Obviamente vc não prestou atenção o suficiente' date=' Renato, pra entender porque o Dr. Manhattan não consegue prever o plano do Ozimandias.[/quote']

 

Não, não, prestei atenção sim. O fato de não prever o plano é uma coisa. O fato dele não saber que estava construindo uma bomba é outra.

 

Filme lento em demasia?

Lento é aquele lixo chamado Superman - o Retorno. hehe.

 

Um erro não justifica o outro. E Returns mesmo sendo lento como um cágado é infinitamente superior' date=' só pela grife que carrega.

 

 
[/quote']

 

Só pela grife que carrega?

Grande grife essa que os caras não conseguem dar uma dentro desde o Superman 3 e ainda tem dificuldade em fazer uma adaptação que preste do herói, visto a indecisao em cima do reboot ou não do personagem no cinema.

Leia Watchmen e veja o que é uma graphic novel bem adaptada. Com cortes, com parte da densidade perdida, mas muito bem adaptada.

 

E continue torcendo pra que apareça um cara com os culhões do Snider pra fazer um filme decente do Super-Homem, do jeito que tem que ser feito...assim como ele os roteiristas fizeram com o "infilmável" Watchmen.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se não me engano... a Laurie pediu para o Manhattan impedir a guerra... pois então... ela nunca aconteceu. Depois ficou óbvio que ele se convenceu da lógica do plano do Veidt... matar milhões para salvar bilhões. Enfim... de certo modo, o que acontece em Marte ecoa no final... não do modo esperado, mas Manhattan acaba topando ser o "vilão" responsável por acabar com a eminência da guerra nuclear...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendo porque o fato de Returns ser ruim torna Watchmen bom06

 


E continue torcendo pra que apareça um cara com os culhões do Snider pra fazer um filme decente do Super-Homem' date=' do jeito que tem que ser feito...assim como ele os roteiristas fizeram com o "infilmável" Watchmen.
[/quote']

 

Snyder é a última pessoa que quero ver na direção do Superman.

E basta, que aqui não é o local para discutir sobre o maior herói do planeta.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A questão é q Watchmen é mais equilibrado q Supermen returns. Watchmen tem duração maior, mais o ritmo é melhor e o plano do "vilão" não foi reciclado de outro filme como no caso do azulão. PS eu gosto de Superman returns, mas tenho conciencia q poderia ter ficado muito melhor.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"oh, o Alan Moore é foda, o "bandido vence".

 

Que bandido??? Não tem vilão nesse filme! (excetuando os marginais)

 

Veidt salvou a Terra da destruição Nuclear. O cara é o maior herói de todos os tempos! Um tremendo filho da p..., mas salvou o mundo! Não o perdôo nem o condeno.

 

Revi o filme ontem. Não mudou em nada no meu conceito, continua bom do mesmo jeito. Mas notei pequenas falhas, algumas do tipo "movie mistake".

 

- Na luta inicial, no apê do Comediante, 90% das cenas são feitas por dublês. O do comediante usa uma maquiagem extremamnte pesada e fake. =p

 

- Na luta final com o Veidt, Rorschach dá de cara com os monitores de tv e seu chapéu cai. Na tomada seguinte (e não há lapso de tempo) o chapéu já está em sua cabeça.

 

- A maquiagem do Nixon é muito mal feita e o nariz exageradamente caricato deixa a gente distraído.

 

- O filme não deixa claro como o Comediante soube dos planos de Veidt e nem como Veidt ficou sabendo do desabafo dele no apê de Moloch. Só quem leu a HQ consegue assimilar bem o que houve.

 

- Para quem não leu a HQ, ficou faltando explicar a origem da máscara do Rorschach.

 

Soto, dizer que o CGI utilizado na composição do Dr. Manhattan é ruim é muita má vontade sua. Parece uma pessoa de verdade pintada de azul! Tem até as pintas nos ombros do ator original. A parte preta em volta dos olhos, ironicamente parece maquiagem! E é tudo CGI. Se não tivesse visto o making off e saber que todo o processo foi de captura de movimento, juraria que era um ator real.

 

E vi alguém aqui reclamando que na HQ o Dr. Manhattan não brilha. Putz, vai ser chato assim na casa do caramba. Depois reclamam que Snyder não introduziu nada de original. Vai entender... =p
Alexander_Bell2009-03-13 16:17:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Estava esperando alguém finalizar o ciclo iniciado pela pergunta que fiz páginas atrás.

Acredito que o Snyder cometeu um erro de ordem essencial na construção deste Watchmen. Ele claramente arquitetou todo conceito em cima de uma estrutura blockbuster' date=' quando a necessidade formal do seu conteúdo é precisamente oposta. Como se o DNA do filme e seu invólucro fossem conflitantes.

Snyder é esse tipo de pessoa. Alguém até certo ponto esperto, mas não inteligente.
[/quote']

 

pois é, você falou tudo. A história que está impressa na HQ Watchmen, não cabe em um blockbuster como as outras HQs que seguem o molde ideal, devido natureza raza dos interesses envolvidos em um Blockbuster. Por mais que a intenção seja o mais próximo da boa intenção, o verdadeiro foco é a alienação em prol da arrecadação.

 

Estou começando a ler a HQ, e nota-se que os diálogos são frutos de um também complexo contexto, onde as temáticas filosóficas não só se insere nos textos, mas nos andamentos sub e sobreliminares da história, como a própria piada do Comediante, em ser a anedota do mundo, ou mesmo em um estado controlado, apesar de sua natureza caotica(o que denota propenção ao descontrole), porém ao tirar da subliminaridade o contexto da guerra fria, me da a impressão de, justamente, fazer a arte se tornar um produto mais fácil de ser digerido para os leigos da obra, e assim, tratando-os de burros, o que resulta em um filme didático, cujo o diálogo é que fortalece o tom reflexivo(os primeiros capitulos dois capitulos que li, no filme passa em uma rapidez que me tirou o peso do trecho) .

 

O Snyder ao xerocar uma obra profunda em uma base acessível aos olhos da margem(comprimindo ao filme uma velocidade em determinados pontos, cortes e abusos de técnicas exaustivamente exploradas), não tira a pluridimensionalidade dos personagens e do enredo, e a argumentação do enredo mas o suavisa a ponto de tirar toda a sua força, esconder a plenitude do drama por detrás de uma vinheta que na HQ é só a contextualização histórica. 

Claro, preciso ler os capitulos restantes, e mesmo porque, estou sendo critico demais a um filme que se manteve fiel, e que ao meu agrado, foi um produto excelente, adorei assistir-o e estou planejando em assistir novamente, quando acabar de ler toda a HQ, para que assim possa deter minha opinião definitiva, reformulando a que tenho atualmente, ou reogranizando, ou destruindo-na por completo.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
"oh' date=' o Alan Moore é foda, o "bandido vence".

 

 

 

Que bandido??? Não tem vilão nesse filme! (excetuando os marginais)

 

 

 

Veidt salvou a Terra da destruição Nuclear. O cara é o maior herói de todos os tempos! Um tremendo filho da p..., mas salvou o mundo! Não o perdôo nem o condeno.

 

 

 

Revi o filme ontem. Não mudou em nada no meu conceito, continua bom do mesmo jeito. Mas notei pequenas falhas, algumas do tipo "movie mistake".

 

 

 

- Na luta inicial, no apê do Comediante, 90% das cenas são feitas por dublês. O do comediante usa uma maquiagem extremamnte pesada e fake. =p

 

 

 

- Na luta final com o Veidt, Rorschach dá de cara com os monitores de tv e seu chapéu cai. Na tomada seguinte (e não há lapso de tempo) o chapéu já está em sua cabeça.

 

 

 

- A maquiagem do Nixon é muito mal feita e o nariz exageradamente caricato deixa a gente distraído.

 

 

 

- O filme não deixa claro como o Comediante soube dos planos de Veidt e nem como Veidt ficou sabendo do desabafo dele no apê de Moloch. Só quem leu a HQ consegue assimilar bem o que houve.

 

 

 

- Para quem não leu a HQ, ficou faltando explicar a origem da máscara do Rorschach.

 

 

 

Soto, dizer que o CGI utilizado na composição do Dr. Manhattan é ruim é muita má vontade sua. Parece uma pessoa de verdade pintada de azul! Tem até as pintas nos ombros do ator original. A parte preta em volta dos olhos, ironicamente parece maquiagem! E é tudo CGI. Se não tivesse visto o making off e saber que todo o processo foi de captura de movimento, juraria que era um ator real.

 

 

 

E vi alguém aqui reclamando que na HQ o Dr. Manhattan não brilha. Putz, vai ser chato assim na casa do caramba. Depois reclamam que Snyder não introduziu nada de original. Vai entender... =p
[/quote']

 

 

 

Veidt salvou o mundo? Esse é o problema do filme, ele deixa isso como certo, colocando Spectral para dizer "nada nunca termina", frase na HQ dita pelo Manhattan, que tem 1 milhão de vezes mais impacto.

 

 

 

Essa é a grande sacada do Moore, deixar a grande dúvida de que a atitude do Veidt poderá falhar, e teve grandes chances disso acontecer mas, claro, ele deixa o leitor raciocinar a respeito...

 

 

 

Quanto à CG do Manhattan, ficou a desejar mesmo, uma lâmpada azul, uma nuvem de luz azul, simplesmente fora de contexto. Seria melhor mesmo pintar um ator de azul e colocar para fazer, ficaria melhor do que este trabalho mal elaborado... desculpa, mas pensar que aquilo é um ator é muita inocência...

 

 

 

Blue%20Man%20Group.jpg

 

 

 

E eu sou o chato que disse que ele não brilha 03.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não acho que o filme deixe como certo que Veidt é o herói que salvou o mundo. Roschach, que é o personagem que nós acompanhamos mais de perto morre por não acreditar nisso. O Coruja, que é o mais humano entre eles, diz umas boas verdades para o Veidt sobre seu plano quando o soqueia. E só pelo fato dele não oferecer reação já demonstra que a semente da dúvida foi plantada.

 

Para falar a verdade... todo o contexto final aponta Veidt como o "vilão". O pulo do gato do filme é quando ele nos põe em dúvida, no momento em que Veidt expõe seus argumentos e mostra o quanto o seu plano funcionou. Tanto que eu não sabia se queria que o gordinho com cara de tonto pegasse o diário do Roschach no final... 
Lucas2009-03-13 19:25:53
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não acho que o filme deixe como certo que Veidt é o herói que salvou o mundo. Roschach' date=' que é o personagem que nós acompanhamos mais de perto morre por não acreditar nisso. O Coruja, que é o mais humano entre eles, diz umas boas verdades para o Veidt sobre seu plano quando o soqueia. E só pelo fato dele não oferecer reação já demonstra que a semente da dúvida foi plantada.

 

Para falar a verdade... todo o contexto final aponta Veidt como o "vilão". O pulo do gato do filme é quando ele nos põe em dúvida, no momento em que Veidt expõe seus argumentos e mostra o quanto o seu plano funcionou. Tanto que eu não sabia se queria que o gordinho com cara de tonto pegasse o diário do Roschach no final... 
[/quote']

 

essa foi a viagem + nada a ver, sem noção do filme. mas eu gostei, pq ficou totalmente imprevisivel.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 RENATO, Manhattan e Ozymandias estavam trabalhando no conceito de energia renovavel. Veidt q usou esse conhecimento para construir as bombas depois. Sem sua mediunidade Manhattan não tinha mesmo como saber.

 E na boa, dizer q SUPERMAN RETURNS é um filme infinitamente superior a WATCHMEN somente pela grife q carrega é um dos argumentos mais toscos q já lí, vc é bem mais inteligente q isso. A grife q um filme carrega não influi EM NADA em sua qualidade.

 

 Quanto ao debate de Veidt ser ou não o vilão, a questão é a seguinte. Veidt de fato impediu a guerra nuclear, oq aquela altura do campeonato era irrefreavel. Entretanto, o seu plano acelerou as coisas, e sem ele, a guerra PODERIA não ser tão iminente. Éssa é uma questão q dá mesmo muito pano pra manga.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Soto' date=' dizer que o CGI utilizado na composição do Dr. Manhattan é ruim é muita má vontade sua. Parece uma pessoa de verdade pintada de azul! Tem até as pintas nos ombros do ator original. A parte preta em volta dos olhos, ironicamente parece maquiagem! E é tudo CGI. Se não tivesse visto o making off e saber que todo o processo foi de captura de movimento, juraria que era um ator real.

 
[/quote']

 

menos, Bell..eu ja achei o CGI do azulao a desejar, ainda mais pq prejudicou a caracterizacao decente, interpretativamente falando, do personagem de Cudrup.. a impressao q tive nalgumas cenas era de um boneco mexendo a boca! Até o Schrek conseguiu ter mais expressividade q ele! E a voz do Manhattan? meu, o cara mais poderoso do universo...como voz de castrati?06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 RENATO' date=' Manhattan e Ozymandias estavam trabalhando no conceito de energia renovavel. Veidt q usou esse conhecimento para construir as bombas depois. Sem sua mediunidade Manhattan não tinha mesmo como saber[/quote']

 

Ok.

 

 

 

E na boa' date=' dizer q SUPERMAN RETURNS é um filme infinitamente superior a WATCHMEN somente pela grife q carrega é um dos argumentos mais toscos q já lí, vc é bem mais inteligente q isso. A grife q um filme carrega não influi EM NADA em sua qualidade.[/quote']

 

Você não entendeu nada. Pra mim, qualquer coisa que carregue o símbolo do Superman será muito melhor do que a maior OP realizada com qualquer outro herói. SIm, sou fã, pra que perder tempo discutindo isso comigo?

 

Até esse Superman aqui pra mim é melhor que Watchmen

http://3.bp.blogspot.com/_faiZuETnJSs/RjwTcYQf1cI/AAAAAAAAAIE/yBccFyTFW7A/s400/supermanspidergirl.jpg

 

06

 

 

 

Quanto ao debate de Veidt ser ou não o vilão' date=' a questão é a seguinte. Veidt de fato impediu a guerra nuclear, oq aquela altura do campeonato era irrefreavel. Entretanto, o seu plano acelerou as coisas, e sem ele, a guerra PODERIA não ser tão iminente. Éssa é uma questão q dá mesmo muito pano pra manga.

[/quote']

 

Ozy é o vilão DO filme.  É o cara (ou entidade) que os heróis estão perseguindo. Suas motivações explanadas no final só levantam a discussão sobre suas motivações. E sinceramente, ele é apresentado como a mente mais inteligente.... toda essa inteligência não poderia gerar um plano onde milhões não precisassem morrer?

Mais a mais, na boa, defender um genocida, por qualquer que seja sua motivação, é um indício claro do quão desvirtuados estamos.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...