Jump to content
Forum Cinema em Cena

Música Brasileira


electropura
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

 

Tenho umas músicas instrumentais de Tom Jobim, que eu não sei se são trabalhos originais dele, ou versões de suas músicas com letra. Eu acho interessante bossa nova instrumental. Quero mais CDs como Pure Brazil: Instrumental Bossa Nova.

 

 

Um compositor brasileiro que eu pretendo conhecer melhor é Villa-Lobos.

 

 

Da música brasileira eu também recomendo:

 

Yamandu Costa, que faz música para violão. Eu não gosto muito do instrumento, mas do trabalho dele eu consigo gostar.

 

Gasolines:

 

Trio Curupira:

 

Mama Gumbo:

 

 

Um estilo de música muito valorizado por uma parte do público que não aceita o chamado "brega popularesco", e que eu detesto, é a MPB. Música para a voz, deixando os instrumentos em segundo plano, como meros acessórios 07. Mas não sou contra a existência dela.

 

Lucy in the Sky2010-11-12 06:58:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

CDs interessantes de música brasileira, com diferentes estilos.

 

 

Antúlio Madureira - Teatro Instrumental (1993). "Há vinte anos,

quando recebeu o convite de seu irmão, o maestro Antônio José Madureira,

para tocar em uma Orquestra que teria instrumentos tradicionais e

nordestinos, começou a pesquisar o marimbau. Experimentalista, executa

temas eruditos de forma popular e toca temas populares com técnicas

eruditas".

27_20100310152151_teatroinstrumental.jpg

 

 

Ensemble Turicum - Sacred Music From 18th Century Brazil - Vol. I (1995) / Vol. II (1997)

 

folder.JPG

   capa.JPG

 

 

Grupo Syntagma - Syntagma (1997).

 

 

"O Syntagma surgiu em 1986 com a

proposta de resgatar e recuperar as sonoridades da música antiga

(medieval, renascentista e barroca), fazendo um elo de ligação com a

música nordestina atual".

capa.jpg

 

 

Orquestra Armorial - Chamada (1975).

 

"Quatro instrumentos, típicos

também do nordeste, acrescidos de um  conjunto de percussão (zabumba)

deram origem a Orquestra Armorial. O mais importante deles, a rabeca, é

um instrumento popular e antecessor do violino".

Folder.jpg

 

 

Pure Brazil - Instrumental Bossa Nova (2004)

 

 

purebrazilinstrumentalbyg2.jpg

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Encontrei Sagrado - Coração da Terra e outros CDs. Baixei, escutei trechos das músicas e gostei. Depois eu vou escutar direito e vou atrás dos outros. Agora estou baixando O Têrço.

 

Precisamos ter uma lista de artistas brasileiros, pra podermos dizer que sim, quando alguém perguntar em tom de reprovação se escutamos música brasileira, o que acontece quando descobrem que gostamos de música estrangeira. Se for americana é pior ainda, porque os americanos são maus. Uma vez, depois de olhar meu MP3, uma pessoa me perguntou, já me reprovando, se eu só escuto música americana. Na verdade, o MP3 estava cheio de música européia (o que é igualmente errado), chinesa e árabe, mas os arquivos estavam em inglês, porque eles quase sempre vêm assim e eu não traduzo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 2 months later...
  • Members

Morreu às 20h20 desta terça-feira (1º) na cidade de Sorocaba (SP) aos 46 anos de idade o cantor Sidney Cipriano.

Ele ficou conhecido nos anos 90 como um dos integrantes do grupo Fat Family, inspirado no rhythm and blues americano e responsável por sucessos como Jeito Sexy (versão do sucessoShy Guy, da caribenha Diana King) e Eu Não Vou.

Ao sair do grupo, que integrava junto com os irmãos e irmãs, ele adotou um novo nome artístico, Sidney Sinay, e passou a se dedicar à música gospel.

No novo estilo, lançou em 2007 o CD Um Novo Homem, que inclui 13 faixas, entre as quais Pra AdorarDeus da ProvisãoCristo ViveSonda-me e Coração de Adorador.

Cipriano estava internado desde o dia 7 de janeiro no Hospital Regional de Sorocaba (SP), vítima de um acidente vascular cerebral. A causa da morte foi uma parada cardíaca.
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • 1 year later...
  • 3 months later...
  • Members

CD do Raimundos sai em junho com "músicas de roda", garante Canisso

Mário Barra

Do UOL, em São Paulo

22/03/201317h19
  • Divulgação

    os-integrantes-do-raimundos-em-show-de-g

    Os integrantes do Raimundos em show de gravação do disco e DVD "Roda Viva"

O baixista Canisso, do Raimundos, afirmou que o novo álbum de inéditas da banda será lançado em junho de 2013. "Em meados de junho, o CD vai estar pronto. Já tem dez músicas, a gente quer mais uma três", afirmou o músico ao UOL, por telefone, durante estadia em Recife.

Sem revelar quais serão os convidados, Canisso disse que o peso do álbum será similar ao que os fãs encontraram ao ouvir "Lapadas do Povo", disco gravado em Los Angeles em 1997. "Vai ser uma trilha sonora para rodinha, música de roda", garantiu o artista.

Trabalhando de forma independente desde o retorno de Canisso à banda, em 2007, o Raimundos poderá voltar a contar com parcerias para a distribuição e divulgação do novo trabalho.

"A gente sozinho dessa vez talvez não seja tão legal", disse. "Queremos usar esse CD como cartão de visitas, oferecer a parceiros que sejam interessantes."

Canisso também comentou sobre o conteúdo das letras do CD. "Tem uma faixa que é totalmente sobre esse nosso momento no Brasil, essa bandalheira que rola na política, a gente vai apresentar a nossa visão sobre o assunto", disse o baixista. "Sempre tem uma música maluca no CD que a gente começa a gravar com raiva e, depois, acaba virando a melhor do álbum."

A partir de julho, os shows da banda já serão vendidos como parte da turnê de divulgação do novo disco, ainda sem nome revelado.

Canisso comentou sobre o processo de reconstrução da banda, depois da saída de integrantes como Rodolfo Abrantes e o baterista Fred. "Quando voltamos com essa nova formação, o nosso objetivo era recolocar a banda na cena", afirmou. "Muita gente achava que a gente tinha acabado, mas a gente está reconquistando as coisas pelas beiradas."

O projeto mais recente da banda foi a gravação de um CD ao lado do Ultraje a Rigor em 2012, com cada banda tocando os sucessos da outra. "Esse trabalho teve uma boa repercussão pra gente, criou uma expectativa muito grande sobre o Raimundos", disse. "Agora é o momento de voltar com o pé na porta com esse novo álbum."

 

Tirado do UOL Música:

 

http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/22/cd-do-raimundos-sai-em-junho-com-musicas-de-roda-garante-canisso.htm

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Tenho ouvido Remove Silence, que tem um primeiro álbum sinistro, bom para aqueles momentos em que meu humor está igualmente sinistro.

 

Vandroya, banda de metal-alguma-coisa que eu devo chamar de too loud and too noisy (metal, né?), mas eu adoro.

 

E Syren, outra de heavy metal, que só pela música Devilroad já justifica sua existência (não que o resto do álbum seja ruim).

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...