Jump to content
Forum Cinema em Cena

Crash - No Limite


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members

Ai' date=' ai, ai... acho que eu falo klingon, só pode ser... Por isso vou explicar como se vcs, fãzóides, fossem criancinhas de 6 anos:

O filme não poupa ninguém Dook. Ele mostra que tantos os que sofrem com preconceitos, também os praticam. Simples assim. 

Mostre-me onde eu disse que o filme não fala que aqueles que sofrem preconceitos tb os praticam...

 O filme seria "preconceituoso"' date=' se eles mostrassem apenas o preconceito que os brancos praticam, isso sim seria hipocresia! Tanto negros, quanto judeus, quanto brancos quanto orientais são preconceituosos, e o filme mostra isso muito bem. [/quote']

Vc não prestou atenção (ou não quis prestar) ao que eu disse... Crash é preconceituoso de uma forma muito mais ardilosa... De nada adianta eu colocar negro xingando mexicano, mexicano xingando japoneis, japoneis xingando branco, se eu reforço o estereótipo do árabe que é fanático por arma (como se só eles fossem); que o mexicano SEMPRE é a empregada doméstica ou serviçal (e de nada adianta colocar um outro xicano como chaveiro, sendo que este, pobre coitado, só foi vítima de preconceitos, mas não proferiu nenhum em nenhum momento); etc.

Haggis mostrou (mal) que todos praticam preconceito... até aí tudo bem... mas de carona ele reforça imagens preconceituosas que temos (principalmente os americanos) das coisas... Haggis deveria ser isento, se queria criticar a sociedade... isso significa criar um sub-plot onde um branco civil pegaria numa arma e confrontaria o árabe (boa idéia!); colocar uma empregada BRANCA, americana, sendo discriminada por sua patroa também BRANCA (outra boa idéia!!) - o que tornaria o filme ainda mais complexo, afinal, o que estaria em jogo é o preconceito puro e simples, manifestado de diversas formas, não só pela forma racial, mas uma outra ainda PIOR: a sócio-econômica...

E olhe que nem sou roteirista profissional... Em um parágrafo já resolvi 40% dos problemas MORAIS do roteiro do Haggis...

Vc citou os exemplos que lhe convem' date=' então eu cito outros...  Então a personagem da Sandra Bullock não foi preconceituosa com o chaveiro? Então o Matt Dillan não foi preconceituoso com a atendente? Então o ex parceiro do Matt Dillon não foi preconceituoso com o cara que ele deu carona? Como eu falei Dook, são todos preconceituosos. O fato de só o árabe pegar uma arma (inverdade, já que o ex parceiro do Dillon também faz), não muda absolutamente nada. [/quote']

Amigo, releia os posts pq, sinceramente, vcs me fazem crer que estou lidando com uma classe da APAE... Sim, Sandra foi preconceituosa com o chaveiro; Sim, Matt Dillon foi preconceituoso com a negra; Sim, Matt Dillon cometeu a pieguice de abaixar a sainha da Tandie Newton quando tirou ela do carro; Sim, o ex-parceiro do Matt foi preconceituoso e MATOU o negro burro pra quem ele deu carona (aliás, a ÚNICA e melhor cena do filme)...

Aí eu repito a pergunta lá de cima: de onde vcs tiraram que eu disse que o filme retrata apenas alguns como preconceituosos? Sim, muda o fato do árabe pegar na arma, pq parece que vc cochilou na hora (ou então sua namorada estava te fazendo um boquete que nem a Tandie no marido, na cena do carro) e não sacou que o árabe é um CIVIL e o ex-parceiro de Dillon era um POLICIAL... Acho que tem uma diferença aí não? Substancial até, eu diria...

Dook' date=' sobre o que o filme quer tratar? Preconceito, não é mesmo? Então por que utilizar uma empregada branca e americana? Claro que não existem apenas imigrantes trabalhando de domesticas nos EUA, mas também existem! E o Haggis, para abordar mais um pouco o tema, resolveu colocar uma no filme, só isso, não sei por que o alarde em torno disso. Quanto ao Árabe com obsessão por armas. Acho que ele não a usava como divertimento, a loja do cara já tinha sido assaltada não sei quantas vezes, natural ele querer se defender (Apesar que esse personagem se mostra incrivelmente preconceituoso também).[/quote']

Desculpa esfarrapada Tensor... Bem típica de fãzóide que tenta justificar todos os furos de seus filmes idolatrados... Ou o filme é complexo ou ele é vazio... Preconceito racial é um assunto complexo, com diversas variantes e fatores... Haggis pincelou o assunto com timidez incrível, como se tivesse medo das repercussões... Ninguém o criticaria por fazer um filme de 3 horas com diversos sub-plots melhor desenvolvidos e mostrando as diversas facetas do assunto... Vamos imaginar que o preconceito racial tenha 1000 variantes... Haggis mostrou apenas 50 variantes e isso é uma vergonha para um filme que quer ser tão importante... Aliás, cada vez que penso em Crash, me ocorrem 2 pensamentos: a) o filme cai ainda mais no meu conceito (e não sou só eu, vc mesmo diminuiu 0,5 na sua última avaliação) e; B) lembro-me do desastre que foi Carandiru... um filme que se prestava a retratar fielmente toda a complexidade de mentalidade do bandido e do sistema que o acolhe e tenta socializá-lo mas, como Crash, resume tudo a uma continha insípida de 2+2=4...

O árabe não via a arma como diversão, mas em tempos de crise mundial, com o terrorismo islâmico colocando as garras de fora, é extremamente conveniente para o sr. Haggis colocar em seu filmeco um CIVIL portando arma e, ainda por cima, ele ser árabe... Se queria mostrar como o árabe é preconceituoso, bastava colocar a cena em que ele discrimina o chaveiro na loja...

Não querendo ser chato, mas já sendo. Ele não é árabe e sim persa. Hahahah!smiley36.gif O próprio filme trata desta questão, embora seja de forma superficial como o resto do filme.

Acho que o motivo de confundir sua etnia está no fato que a maioria dos povos do oriente médio serem taxados de praticantes da religião islã. Sendo que temos outras religiões além do Islamismo na região.

Logo, partimos do princípio que persas ou indo-iranianos, turcos, semitas ou sarracenos ou árabes, curdos e tártaros ou turcomanos são todos a mesma coisa sendo que não são. Afinal, muitos têm religiões diferentes, línguas diferentes, fisionomias diferentes e valores diferentes.

Seria a mesma coisa que chamar um brasileiro de argentino. Hahahah!smiley36.gif

A propósito do filme é querer ser grande, mas se torna medíocre. Um vez que aborda tantos tipos de preconceitos, que não consegue desenvolver nenhum satisfatoriamente ou deixam como estão ou mostram um estereotipo o que reforça ainda mais o preconceito. Sem contar as centenas de pontas soltas do filme.

Em muitas das cenas o filme acovarda do resultado de mostra algo chocante para o telespctador, se reduzindo ao algo melindroso.

Um exemplo de estereotipo da sociedade norte americana. Achar que quando o negro é rico ele sente vergonha de sua origem. Uma coisa comum de alguns seriados.smiley11.gif

Plutão Orco2006-7-28 11:58:2
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

 

Existe uma grande diferença entre comicidade e pateticidade...

 

Aliás' date=' esse filme depõe muito contra os "niggers", justamente quando tenta defende-los.

 

Analizemos os negros deste filme.

 

- Uma dupla de assaltantes imbecis.
- Um policial que se corrompe.
- Um sujeito destemperado que resolve rodar a baiana exatamente na hora mais imprópria.
- Uma stupid bitch que briga com seu marido por este tela defendido da melhor forma possível, ou seja, ficando quieto.
- Uma velha debilóide.

 

 

A sorte dos negros do filme é que os brancos e os asiáticos são igualmente estúpidos...

 

Só se salvam os chicanos. Hasta la vista, muchacho...

[/quote']

 

 

 

Uma perfeita amostra da lógica furada das idéias de Haggis. smiley32.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendo a implicância com Crash... vou rever quando passar no telecine...smiley36.gif

Ok... vc tb não entende a implicância de alguns com o novo filme do Super... smiley36.gif

Data venia, mas pela ordem Dr. Dook, o Sr. está me imputando uma conduta que não condiz com a realidade dos fatos. E fazendo isto, tentando associar o caso em tela com tema controverso de outra natureza, o Dr. mesmo está incorrendo em atitute típica prevista em nossa legislação penal, difamação.

Pelo exposto, venho pedir que explique de forma ética apenas a implicância com Crash.

Vai pagar a sucumbência?smiley2.gif

Rrocha2006-7-29 2:15:9
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendo a implicância com Crash... vou rever quando passar no telecine...smiley36.gif

Ok... vc tb não entende a implicância de alguns com o novo filme do Super... smiley36.gif

Data venia' date=' mas pela ordem Dr. Dook, o Sr. está me imputando uma conduta que não condiz com a realidade dos fatos. E fazendo isto, tentando associar o caso em tela com tema controverso de outra natureza, o Dr. mesmo está incorrendo em atitute típica prevista em nossa legislação penal, difamação.

Pelo exposto, venho pedir que explique de forma ética a implicância apenas com Crash.

Vai pagar a sucumbência?smiley2.gif

[/quote']

Pediu pro Pasquali escrever a resposta?? smiley5.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não só usaria mais recursos, como jamais colocaria a palavra 'difamação' no contexto que vc colocou...

smiley2.gif

Com relação aos fatos da implicância referente ao filme do Super, tem uma página inteira de um tópico, mais a advertência do dono do site e as suas MPs choronas pedindo pra ser 'desadvertido'...

Não se esqueça que pra recorrer precisa recolher o preparo... it's very expensive.

smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não só usaria mais recursos' date=' como jamais colocaria a palavra 'difamação' no contexto que vc colocou...

smiley2.gif

Com relação aos fatos da implicância referente ao filme do Super, tem uma página inteira de um tópico, mais a advertência do dono do site e as suas MPs choronas pedindo pra ser 'desadvertido'...

Não se esqueça que pra recorrer precisa recolher o preparo... it's very expensive.

smiley2.gif

[/quote']

Vacilo, explanou a parada....smiley36.gif

Mas insisto. O que tem a ver com Crash?

OBS: OK, difamação foi meio forçado, mas daria pra passar né?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso, outra coisa...crimes contra a honra... muito bem... vai passar na prova da OAB...smiley36.gif

Quanto a Crash, faz tempo que vi, mas me lembo de ter saído satisfeito do cinema. Gostei das atuações... e o roteiro, mesmo estando repleto de clichês, conforme já mencionado por aqui, funciona. Não entendo a razão de condenar os clichês... não há como fugir deles.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Falo por mim: não condeno os clichês... condeno a FORMA como eles foram utilizados... Queda da escada redimindo uma personagem caricata e irritante? Música melosa e câmera lenta na infame cena da 'capinha invisível'? Música melosa na cena do incêndio no carro envolvendo a Thandie e o Matt Dillon, com direito a ajustar a saia da mulher?

Só para efeito de comparação: assista Menina de Ouro (roteirizado por Haggis) e em seguida emende uma sessão de Crash pra vc ver a diferença na FORMA como os clichês são abordados...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem um detalhe interessante aí: o roteiro de Menina é uma adaptação. Quanto a Crash, toda aquela pregação horrorosa e subliminarmente conformista (brancos e negros podem se dar bem, contanto que cada um saiba o seu lugar) é culpa exclusiva do Haggis.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Falo por mim: não condeno os clichês... condeno a FORMA como eles foram utilizados... Queda da escada redimindo uma personagem caricata e irritante? Música melosa e câmera lenta na infame cena da 'capinha invisível'? Música melosa na cena do incêndio no carro envolvendo a Thandie e o Matt Dillon' date=' com direito a ajustar a saia da mulher?

Só para efeito de comparação: assista Menina de Ouro (roteirizado por Haggis) e em seguida emende uma sessão de Crash pra vc ver a diferença na FORMA como os clichês são abordados...

[/quote']

Se bem que eu acho Menina de ouro beeeem clichezento. Não morro de amores por seu roteiro também...

Com certeza... a diferença aí é que Clint trabalha melhor os clichês, evitando que eles naufraguem o filme... Imagine Menina de Ouro dirigido por Haggis...

smiley11.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ok. De acordo com a maioria dos argumentos postados aqui Cidade de Deus é um lixo tambem porque la os negros são bandidos e traficantes malvadões.
É engraçado como as pessoas conseguem ver racismo em tudo..

Vamos lá:
- A Sandra Bullock é retratada como uma idiota durante todo o filme, e no fim se redime, assim como acontece com os negros bandidos. Então o filme é racista contra os brancos?
- O marido da Bullock é um promotor oportunista que faz de tudo para manter seu nome. Racista contra brancos?
- O policial interpretado por Matt Dillon é um cara racista que abusa de uma negra quando a aborda, o que nos mostra a extrema hipocrisia do mesmo. Racismo contra brancos?

Como podem ver, não são apenas os negros que são retratados como racistas e nojentos no filme.
Se no filme os negros aparecem com armas na mão é justamente por que essa é a realidade e consequencia dos problemas socioeconomicos, como citei la em cima no exemplo de Cidade de Deus.

Na verdade o que fode o filme é o extremo didatismo por parte do Haggis, e a melosa redenção de seus personagens no fim.

Crash - 6.5/10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Cidade de Deus" mostra várias facetas de muitos personagens' date=' e negros "do bem" e "do mal". Só que ao contrário de "Crash", nenhum personagem é forçado (ao extremo, diga-se de passagem).[/quote']

A questão em discussão não é se o personagem é forçado ou não, é a questão do filme ser racista, como alguns proporam.
A proposito, pra cada negro bom do Cidade de Deus existiam 3298329832983 negros maus. No Crash também havia o negro bom. smiley2.gif 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Cidade de Deus" mostra várias facetas de muitos personagens' date=' e negros "do bem" e "do mal". Só que ao contrário de "Crash", nenhum personagem é forçado (ao extremo, diga-se de passagem).[/quote']

A questão em discussão não é se o personagem é forçado ou não, é a questão do filme ser racista, como alguns proporam.
A proposito, pra cada negro bom do Cidade de Deus existiam 3298329832983 negros maus. No Crash também havia o negro bom. smiley2.gif 

Eu não acho Cidade de Deus uma obra-prima. Mas a questão é a forma como os 43534254325 negros maus de Cidade de Deus foram abordados; como os 3 negros bons de Cidade de Deus foram abordados e como os negros de Crash foram abordados.

(Pelo menos pra mim) tem uma diferença ENORME entre os dois casos. Os negros bons de Crash são quem? Terrence Howard, Thandie Newton e Don Cheadle? Terrence Howard leva o filme nas costas. Don Cheadle fica com a mesma cara o filme todo, e é dono da pérola "estou trepando com minha parceira branca, não posso falar ao telefone agora". E a Thandie Newton faz um dos personagens mais antipáticos (não estou falando da caracterização e sim da atuação; não é apática, é antipática mesmo) que eu já vi em um filme.

Os negros bons de Cidade de Deus são quem? Buscapé e Bené. Bené é um cara boa-praça, fácil de simpatizar; Buscapé é um personagem fácil de se identificar, mesmo eu da "burguesia branca".

Os negros maus de Crash são quem? Dois ladrões estúpidos que batem um papo pseudo-intelectual sobre a "janela transparente do ônibus é parte do preconceito" (sic) antes de assaltar um casal. WTF?!?

Quem são os negros "maus" de Cidade de Deus? Um monte de gente querendo se dar bem; o que existe aos montes por todos os lugares...

rubysun2006-8-1 19:51:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

(Pelo menos pra mim) tem uma diferença ENORME entre os dois casos. Os negros bons de Crash são quem? Terrence Howard' date=' Thandie Newton e Don Cheadle? Terrence Howard leva o filme nas costas. Don Cheadle fica com a mesma cara o filme todo, e é dono da pérola "estou trepando com minha parceira branca, não posso falar ao telefone agora". E a Thandie Newton faz um dos personagens mais antipáticos (não estou falando da caracterização e sim da atuação; não é apática, é antipática mesmo) que eu já vi em um filme.

[/quote']

Como voce disse, isso é sua opinião.

Os negros bons de Cidade de Deus são quem? Buscapé e Bené. Bené é um cara boa-praça' date=' fácil de simpatizar; Buscapé é um personagem fácil de se identificar, mesmo eu da "burguesia branca".

[/quote']

Novamente, sua opinião.

Os negros maus de Crash são quem? Dois ladrões estúpidos que batem um papo pseudo-intelectual sobre a "janela transparente do ônibus é parte do preconceito" (sic) antes de assaltar um casal. WTF?!?

Oportunismo. Mas não são apenas os negros os caras idiotas' date=' os brancos tambem o são, vide a personagem de Sandra Bullock, logo o filme nao é racista.

Quem são os negros "maus" de Cidade de Deus? Um monte de gente querendo se dar bem; o que existe aos montes por todos os lugares...

Sim, os negros de Crash tambem querem se dar bem, assim como eu quero me dar bem, mas nem por isso saio por aí assaltando, traficando e matando. Por isso posso considerar Cidade de Deus racista? Não. O mesmo ocorre com Crash.

Rubysun, só para deixar claro: eu nao gostei do filme, não quero provar que o filme é bom. O que quero dizer é que é babaquice dizer que o filme é racista, já que o roteiro trata todos os personagens como babacas racistas que se redimem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

(Pelo menos pra mim) tem uma diferença ENORME entre os dois casos. Os negros bons de Crash são quem? Terrence Howard' date=' Thandie Newton e Don Cheadle? Terrence Howard leva o filme nas costas. Don Cheadle fica com a mesma cara o filme todo, e é dono da pérola "estou trepando com minha parceira branca, não posso falar ao telefone agora". E a Thandie Newton faz um dos personagens mais antipáticos (não estou falando da caracterização e sim da atuação; não é apática, é antipática mesmo) que eu já vi em um filme.

[/quote']

Como voce disse, isso é sua opinião.

Os negros bons de Cidade de Deus são quem? Buscapé e Bené. Bené é um cara boa-praça' date=' fácil de simpatizar; Buscapé é um personagem fácil de se identificar, mesmo eu da "burguesia branca".

[/quote']

Novamente, sua opinião.

Os negros maus de Crash são quem? Dois ladrões estúpidos que batem um papo pseudo-intelectual sobre a "janela transparente do ônibus é parte do preconceito" (sic) antes de assaltar um casal. WTF?!?

Oportunismo. Mas não são apenas os negros os caras idiotas' date=' os brancos tambem o são, vide a personagem de Sandra Bullock, logo o filme nao é racista.

Quem são os negros "maus" de Cidade de Deus? Um monte de gente querendo se dar bem; o que existe aos montes por todos os lugares...

Sim, os negros de Crash tambem querem se dar bem, assim como eu quero me dar bem, mas nem por isso saio por aí assaltando, traficando e matando. Por isso posso considerar Cidade de Deus racista? Não. O mesmo ocorre com Crash.

Rubysun, só para deixar claro: eu nao gostei do filme, não quero provar que o filme é bom. O que quero dizer é que é babaquice dizer que o filme é racista, já que o roteiro trata todos os personagens como babacas racistas que se redimem.

Precisava dizer que era tudo opinião? smiley36.gif

O que eu acho é que Crash é racista por exaltar os estereótipos; coisa que Cidade de Deus, pra mim não faz. Os personagens de Crash não descem redondo, descem como um polígono que eu tenho medo de descobrir qual é.

Eu acho que Cidade de Deus não exalta os estereótipos como Crash faz. Não acho que Crash é propriamente racista, mas acho que contribue para a propagação do preconceito, o que pra mim, Cidade de Deus não faz. Só acho que comparar Cidade de Deus com Crash é exagero da sua parte, a não ser que vc não tenha gostado do filme smiley1.gif.

rubysun2006-8-2 16:20:2
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Queridos fãs do filme Crash seu filme está sendo julgado no Tópico Tribunal de Pequenas Causas Cinematográficas no onde é acusado de ter ursupado a estatueta do Oscar de... de... bem, de qualquer um dos outros filmes que concorriam, além de ser considerado piegas, racista e blá, blá... o Júri do Tribunal convoca-os a defenderem com argumentos consistentes as supostas falácias das quais o filme é acusado.

 

Sem mais, nos vemos lá...

 

O Júri do Pequenas Causas
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Eu assisti esse filme ontem... Não posso comentar se ele mereceu ou não o Oscar porque não vi nenhum dos outros ainda... Mas achei ele meio açucarado demais para uma questão tão forte como racismo... Achei que teria mais violência... E outra, tinha lido não sei onde que se passava no 11 de setembro e não vi menção nenhuma a isso no filme todo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...