Jump to content
Forum Cinema em Cena

Crash - No Limite


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members

Isto aqui é pra Cúpula do Trovão do CeC' date=' aquele pessoalzinho que pensa que sabe alguma coisa mas não entende porra nenhuma de Cinema: Engulam Crash como melhor filme no Oscar!!!!!

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Meu intuito aqui nunca foi passar que sou um profundo conhecedor da sétima arte, apenas exponho minha opinião não importando as conseqüências. E coincidentemente ela bateu com a do Oscar deste ano, pra mim uma decisão das mais justas que há tempos vi na premiação.

BBM é um bom filme, mas apenas isso. Todo o trabalho visto neste filme (a sensibilidade e sutileza) estão melhores nos trabalhos anteriores de Lee (menos o péssimo Hulk). A única coisa que fez BBM se destacar é o fator da polêmica em cima do casal de bibas. (o mesmo que ocorreu com Peter Jackson: faz um bom trabalho apenas, mas chamou atenção graças a JRR Tolkien).

Agora Crash... dispensa comentários. Não precisa de polêmicas rasas para se garantir como filme de conteúdo. Superior e muito cinematograficamente a BBM.

De modo geral este Oscar foi o melhor que vi em anos. Os velhinhos da academia tiveram a coragem necessária para premiar realmente o melhor e não apenas fazer uma ‘politicagem’. (embora achava que George Cloney merecesse ganhar como diretor, e John Willians tinha que ter ganho por uma de suas trilhas sonoras. Há, e como foi bom sequer ver a cara de tacho Peter Jackson nesta premiação!).

Parabéns ao Oscar deste ano, acho que ele ainda tem salvação e pode voltar a se tornar um prêmio respeitado como outrora já foi.

[/quote']

Querido, deleite-nos com a sua robusta argumentação a favor de Crash... Estamos aguardando...

smiley36.gif

Dook eu iria postar o mesmo questionamento, mas pensando bem , fiquei com medo dos vomitos multiplos que surgiriam sem parar, o que me fez repensar melhor.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Engraçado como a opinião do Darth Not So Maul muda facilmente. De detrator do Oscar ele passa a dizer que a AMPAS está recuperando o respeito. Seria interessante recolocar os post deste ser pseudo-intelectualizado' date=' que me lembra mais o célebre Garotinho, por sua postura e ética impecáveis, aloprando o Oscar na época do Senhor dos Anéis. E quanto aos prêmios de Kong Maul, o que tem a dizer? E quantos as suas teorias de conspiração contra RdR?

O mais engraçado é que agora ditos usuários, igualam suas opinião com especialistas, por que estes votaram em Crash, que alusão brilhantemente bem construída!!!

Esse tópico deveria entrar para posteridade por guardar tamanhas pérolas!!!

[/quote']

Tava demorando pro integrante samambaia e mais patético da 'Cúpula' aparecer pra chorar as pitangas... filho, relaxai, sentai, gosai e aceitai:

Crash: The Best Movie at 2006's Oscar

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Engraçado como a opinião do Darth Not So Maul muda facilmente. De detrator do Oscar ele passa a dizer que a AMPAS está recuperando o respeito. Seria interessante recolocar os post deste ser pseudo-intelectualizado' date=' que me lembra mais o célebre Garotinho, por sua postura e ética impecáveis, aloprando o Oscar na época do Senhor dos Anéis. E quanto aos prêmios de Kong Maul, o que tem a dizer? E quantos as suas teorias de conspiração contra RdR?

O mais engraçado é que agora ditos usuários, igualam suas opinião com especialistas, por que estes votaram em Crash, que alusão brilhantemente bem construída!!!

Esse tópico deveria entrar para posteridade por guardar tamanhas pérolas!!!

[/quote']

Conseguiu dormir, Fe?smiley36.gif Vc foi a primeira pessoa em quem pensei ontem, depois de jogar o controle remoto na parede...smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Engraçado como a opinião do Darth Not So Maul muda facilmente. De detrator do Oscar ele passa a dizer que a AMPAS está recuperando o respeito. Seria interessante recolocar os post deste ser pseudo-intelectualizado' date=' que me lembra mais o célebre Garotinho, por sua postura e ética impecáveis, aloprando o Oscar na época do Senhor dos Anéis. E quanto aos prêmios de Kong Maul, o que tem a dizer? E quantos as suas teorias de conspiração contra RdR?

O mais engraçado é que agora ditos usuários, igualam suas opinião com especialistas, por que estes votaram em Crash, que alusão brilhantemente bem construída!!!

Esse tópico deveria entrar para posteridade por guardar tamanhas pérolas!!!

[/quote']

Conseguiu dormir, Fe?smiley36.gif Vc foi a primeira pessoa em quem pensei ontem, depois de jogar o controle remoto na parede...smiley36.gif

Tive pesadelos com a velha catavérica, mas foi um sono tranquilo!smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

CCCCCCCCCCCCCCCCRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH HHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! smiley32.gif

E a Academia a premiar quem devia e não o que as pessoas queriam só por ser um filme de cowboys gays...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

...And the Oscar goes to...

CRASH smiley32.gifsmiley32.gifsmiley32.gif

Nunca uma premiação foi tão divertida. Parecia que tudo ia seguir a previsibilidade, mas, de repente, ao anunciarem o melhor filme. SURPRESA. Fico MUITO, MUITO contente com a vitória de Crash. Gostei mais de Brokeback Mountain, todavia, no fundo torcia para Crash (Talvez ofusquei isso devido ao preconceito deste fórum). Sinceramente, não gosto de favoritismo. Paul Haggis merece, seu filme é estrondoso e quase tão bom quanto o de Ang Lee. Mas como disse o Pablo, BBM é mais importante. Enfim, isto não importa. O que importa é que a academia nos surpreendeu e premiou um filme E-X-C-E-L-E-N-T-E.

 

Aliás, quem é o Brundlemosca agora? HAHAHAHA. Chorem, meus queridinhos. Chore Camargo, Dookan e cia. Aliás, finalmente o jogo virou de lado. Para vocês, com muito amor:

 

bebe_chorao2.jpg

 

Abraços à todos,

_Hen_Ri_Que_2006-3-6 16:49:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que teremos um grande hiato agora...smiley36.gif

Não acho que vale a pena discutir com um rasculho de usuário como vc. O que vc pensa sobre ambos os filmes considero esterco.

Ademais vc pegou o bonde andando e já quer sentar na janelinha.

Vai terminar de chorar a derrota do seu filminho.

baby.gif

Darth, não se irrite, apenas respondas as perguntas!!! Argumentos kid!!! E pare de ter ataques histéricos!!! E quanto a janelinha, eu leio antes de postar asneiras.!!

O hiato continua, argumentos Maul, discuta como adulta, não como autista mentecapto!

Link to comment
Share on other sites

  • Members
[

Darth' date= não se irrite, apenas respondas as perguntas!!! Argumentos kid!!! E pare de ter ataques histéricos!!! E quanto a janelinha, eu leio antes de postar asneiras.!!

O hiato continua, argumentos Maul, discuta como adulta, não como autista mentecapto!

[/quote]

baby.gif 

...And the Oscar goes to...

CRASH

smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

...And the Oscar goes to...

CRASH smiley32.gifsmiley32.gifsmiley32.gif

Nunca uma premiação foi tão divertida. Parecia que tudo ia seguir a previsibilidade' date=' mas, de repente, ao anunciarem o melhor filme. SURPRESA. Fico MUITO, MUITO contente com a vitória de Crash. Gostei mais de Brokeback Mountain, todavia, no fundo torcia para Crash (Talvez ofusquei isso devido ao preconceito deste fórum). Sinceramente, não gosto de favoritismo. Paul Haggis merece, seu filme é estrondoso e quase tão bom quanto o de Ang Lee. Mas como disse o Pablo, BBM é mais importante. Enfim, isto não importa. O que importa é que a academia nos surpreendeu e premiou um filme E-X-C-E-L-E-N-T-E.

 

Aliás, quem é o Brundlemosca agora? HAHAHAHA. Chorem, meus queridinhos. Chore Camargo, Dookan e cia. Aliás, finalmente o jogo virou de lado. Para vocês, com muito amor:

 

bebe_chorao2.jpg

 

Abraços à todos,

[/quote']

Não se esqueça de que vc não está atingindo só essas pessoas, Henrique. E que papo é este de ser contra favoritismos? Acaso a política de que o melhor deve ganhar foi jogada no lixo?

Quando o mundo ficar assim, ficarei feliz em não mais pertencer a ele.

Pra quem reclamou tanto de agressão, me desculpe, mas vc agora está quite com todos os que citou.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não vou mais perder meu tempo com moscas mortas.

Bom, tô de saída, e só queria dar as minhas saudações aos integrantes da ''Cúpula do Trovão CeC'' - Docu, Rosinha, ZéBuscaPênis, etc... (o FeMerdado é tão inócuo que nem vou mais considerá-lo): chorem kids.

Repito: palmas para a academia pela coragem em não ceder as pressões e premiar um filme pelo que é, e não pelas polêmicas contidas nele. Estava tudo encaminhado para que BBM leva-se o prêmio para assim supostamente derrubarem um ''pseudo tabú'' (criado pelas próprias bibas). Se BBM leva-se o prêmio seria apenas um ato politico, e não prêmio merecido.

BBM é um bom filme, mas Ang Lee já esteve melhor nos filmes anteriores (tirando Hulk, claro). Ele já havia usado de toda sua sutileza e sencibilidade melhores que neste filme. O que destacou BBM foi a polêmica em torno do homossexualismo, e acharia injusto o filme vencer só por causa disso ou por pressão política.

Palmas para a academia, teve culhões de premiar realmente o melhor cinematograficamente, indo contra a maré. Os membros da academia podiam ter feito o mais fácil (premiar BBM) mas não, tomaram uma decisão dificil e optaram por fazer justiça, algo que a tempos não vejo nesta premiação. Por isso digo: foi o melhor Oscar que já vi até hoje.

Para a meia duzia de pseudo-cinéfilos deste fórum acha que entende de cinema (mas no fundo não entendem porra nenhuma), denegrindo Crash sem saber no que estavam pisando...

...And the Oscar goes to...

CRASH

Darth Maul2006-3-6 17:25:5
Link to comment
Share on other sites

  • Members

...And the Oscar goes to...

CRASH smiley32.gifsmiley32.gifsmiley32.gif

Nunca uma premiação foi tão divertida. Parecia que tudo ia seguir a previsibilidade' date=' mas, de repente, ao anunciarem o melhor filme. SURPRESA. Fico MUITO, MUITO contente com a vitória de Crash. Gostei mais de Brokeback Mountain, todavia, no fundo torcia para Crash (Talvez ofusquei isso devido ao preconceito deste fórum). Sinceramente, não gosto de favoritismo. Paul Haggis merece, seu filme é estrondoso e quase tão bom quanto o de Ang Lee. Mas como disse o Pablo, BBM é mais importante. Enfim, isto não importa. O que importa é que a academia nos surpreendeu e premiou um filme E-X-C-E-L-E-N-T-E.

 

Aliás, quem é o Brundlemosca agora? HAHAHAHA. Chorem, meus queridinhos. Chore Camargo, Dookan e cia. Aliás, finalmente o jogo virou de lado. Para vocês, com muito amor:

 

bebe_chorao2.jpg

 

Abraços à todos,

[/quote']

Não se esqueça de que vc não está atingindo só essas pessoas, Henrique. E que papo é este de ser contra favoritismos? Acaso a política de que o melhor deve ganhar foi jogada no lixo?

Quando o mundo ficar assim, ficarei feliz em não mais pertencer a ele.

Pra quem reclamou tanto de agressão, me desculpe, mas vc agora está quite com todos os que citou.

Oras. Não sou contra... Apenas não gosto de coisas previsíveis e os favoritos nem sempre são os melhores. Reconheço que Brokeback Mountain é importante e miseramente melhor que Crash, mas, foi muito legal um filme que nem era para estar na disputa levar. E olha que eu o acho muito bom. Aliás, era contra a vitória do Clooney em Syriana e Whiterspoon em Johnny & June. Para mim, Jake Gyllenhaal e Keira Knightley realizam um trabalho superior. E me diga, qual é a graça de ver uma premiação sem nenhuma surpresa?

Correlação à agressão, é engraçado. Pedi para pararem. Não conseguiram evitar? Me perdoe, mas tenho todo o direito de "brincar" (Em nenhum momento ofendi alguém). E lembre-se que fui chamado de kid, bebê e etc. Enfim, nada como ter o gostinho da vitória.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A alusão de qualidadeXOscar é hilária...

Run Forrest' date=' Run!!!!!!!!

Argumentos Darth, começo a achar que vc não sabe o significado da palavra...

[/quote']

Sinceramente, Oscar x Qualidade tem tudo a ver. Afinal, os votantes são entendidos de cinema e bem melhores que nós, de fato. Aliás, não é à toa que têm 5000 votantes.

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sinceramente' date=' Oscar x Qualidade tem tudo a ver. Afinal, os votantes são entendidos de cinema e bem melhores que nós, de fato. Aliás, não é à toa que têm 5000 votantes.

Abraços,

[/quote']

Hum....smiley36.gifsmiley36.gif

Não queria comentar. Os que taxam que Oscar não tem nada a ver com qualidade são hipócritas e normalmente os irritados que não aprovam a derrota de seu favorito. Pode conferir no Rotten Tomatoes. NENHUM dos indicados tem menos de 70%. Creio que isso seja o suficiente para definir se um filme é bom ou ruim.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sinceramente' date=' Oscar x Qualidade tem tudo a ver. Afinal, os votantes são entendidos de cinema e bem melhores que nós, de fato. Aliás, não é à toa que têm 5000 votantes.

Abraços,

[/quote']

Hum....smiley36.gifsmiley36.gif

Comentou sobre RT também...piorou...smiley36.gif

Comentei sobre a crítica ESPECIALIZADA (Coisa que você não é), meu querido.

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Jogando Lenha na fogueira: matéria publicada no jornal "Estado de Minas" sobre Crash. O que acham?

  Cidade na tela - 03/03/2006

Com elenco afiado, linguagem ágil e olhar político, “Crash” tem tudo para se tornar um clássico

Marcello Castilho Avellar
EM Cultura

Divulgação

crash180.jpg

Cena de "Crash - No limite"
sp.gifO Screen Actors Guild (SAG), sindicato que reúne os intérpretes de cinema e televisão nos Estados Unidos, tem um prêmio bastante incomum, o de melhor elenco. No fim da janeiro, quando foram anunciadas as estatuetas para os filmes que estrearam em 2005, ele foi entregue a Crash – No limite, de Paul Haggis. É raro um prêmio ser tão adequado: Crash é daqueles raros filmes cujos elencos funcionam como uma orquestra. Há papéis maiores e menores, há astros e gente menos conhecida. Não importa. Crash produz a impressão de que os interpretes ficam o tempo todo passando a bola uns para os outros, sem tentar brilhar mais do que os colegas, apenas jogando com eles – e o jogo é o que há de essencial no ato de interpretar.

O SAG homenageou em particular dois dos intérpretes indicando-os ao prêmio de ator coadjuvante. São Don Cheadle e Matt Dillon. A Academia de Hollywood incluiu o último em sua lista de indicados ao Oscar. Não era sem tempo. Matt Dillon já passou dos 40. Está no cinema há quase 30 anos. Neste período, participou de alguns dos maiores filmes do cinema contemporâneo, como Vidas sem rumo e O selvagem da motocicleta, de Francis Coppola, ou Drugstore cowboy, de Gus van Sant. Faz muita bobagem enquanto isso, às vezes com bons resultados de bilheteria. Em geral, é um canastrão – mas um canastrão que conquistou o público e seu lugar ao sol, que ajuda comédias tolas a darem dinheiro e que rende interpretações sensíveis quando algum cineasta sério se dá ao trabalho de dirigi-lo. É o que ocorreu em Crash.

Crash, contudo, é bem mais que apenas elenco. Como diretor, Paul Haggis trabalhou principalmente na TV. Como roteirista, seu trabalho no cinema inclui uma obra-prima, Menina de ouro, dirigido por Clint Eastwood. Crash é, visivelmente, a experiência na tela grande de um artista que se formou na televisão. O corte ágil é típico dos seriados policiais ou de suspense, irmão do clipe. A respiração do filme, a maneira como alterna momentos de tensão e relaxamento, também é estratégia da telinha.
Só que Crash não caberia na televisão. Sua proposta não é a de retratar cenas da vida urbana (receita comum na TV), mas de retratar a própria cidade. Há algo de grandioso na simplicidade de Crash. Suas personagens, por mais naturalistas que sejam, não representam apenas a si mesmas, mas a grupos sociais inteiros. E nesse sentido, o filme acabou sendo uma das obras mais sutilmente políticas da temporada. A metrópole é um espaço político, parece nos dizer Haggis. Ela confronta classes sociais, raças, visões de mundo. Mistura hierarquias oficiais ou simbólicas. Põe lado a lado, o policial e o criminoso, o rico e o pobre, o idealista e o cínico.

A própria complexidade do espaço urbano se encarrega de realizar aquela mistura. Nada é tão igualitário quanto o caos. Ninguém – a não ser um roteirista de cinema – precisaria planejar os encontros e desencontros das personagens de Crash, nem a maneira como suas trajetórias produzem interferência umas nas outras. Encontros e interferências ocorreriam necessariamente, espontaneamente, numa cidade grande, e se não fossem aqueles, seriam outros com significados semelhantes. O artifício do diretor roteirista é apenas produzir, de maneira verossímil, a coincidência temporal entre eles. E eliminar as partes chatas, para produzir a impressão de que estamos vendo continuidades. Num momento em que o cinema americano investiga formas não lineares de contar histórias, Crash, fundindo a eficiência da forma e a seriedade do conteúdo, promete tornar-se um clássico.

Algumas observações:

1- Não vi o filme e, prá ser sincero, nem tô afim... 

2- Apesar da transmissão da Globo ter sido um fiasco completo, ouvi um comentário do Wilker antes de Crash ganhar o Oscar de Melhor Filme que achei interessante. Ele disse algo mais ou menos assim: "Não é um filme com um roteiro brilhante. Eu, prá ser sincero, não gostei do roteiro. Cheio de clichês, fraco eu diria. Também não gostei da forma como Paul Haggis dirigiu o filme. Mas, é indiscutível que ele aborda temas fundamentais, realmente relevantes. Acho que valeu pela iniciativa. Antes fazer, talvez não da melhor maneira, mas fazer. E ele fez! Mérito dele."

       

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah. E parece que o vento mudou de direção para certos usuários também.

Comentei que Crash podia ser considerado o filme de estréia do Haggis. E olha o que saiu na Internet:

06/03/2006 - 15h48

"Crash" marcou estréia de Paul Haggis como cineasta

 

 

x.gif
HOLLYWOOD, EUA, 6 mar (AFP) - O canadense Paul Haggis, que levou neste domingo o Oscar de melhor filme, certa vez brincou ao dizer que o medo de que seu epitáfio mostrasse algum crédito por um programa de TV foi o que o convenceu a se transferir para o cinema.

Em 2004, obteve reconhecimento pelo roteiro do premiado "Menina de Ouro", e um ano depois dirigiu a história sobre a tensão racial em Los Angeles "Crash - No Limite", que impressionou os quase 6 mil membros da Academia e superou o favorito "Brokeback Mountain", do taiwanês Ang Lee, que ganhou o Oscar de diretor.

Referindo-se a uma de suas séries de TV mais populares, Haggis disse certa vez: "Escrevi o piloto porque achei que não fosse mais longe, mas ela se tornou um enorme sucesso, e eu me levantava às 3 ou 4 horas da manhã empapado de suor. Imaginei minha lápide, que dizia: 'Paul Haggis, criador de 'Walker, Texas Ranger'".

Em 2000, Haggis entrou de cabeça no cinema e começou a escrever a história de uma pugilista - Menina de Ouro - protagonizada por Hilary Swank.

Em meados dos anos 70, Haggis começou a produzir, dirigir e escrever para várias e populares séries de TV, entre elas "LA Law", "The Love Boat" e "The Facts of Life". Ele também ganhou uma série de prêmios por seu trabalho na TV, entre eles dois Emmy.

Haggis, de 52 anos, dedicou-se tanto ao filme Crash que não quis delegar a direção do filme, mesmo após ter sofrido um ataque cardíaco durante as filmagens, que retomou duas semanas depois.

"As pessoas amam ou odeiam Crash", disse em entrevista recente à revista "Newsweek". O filme explora o preconceito racial entre um grupo de personagens que nem sempre são o que parecem, e que, de uma forma ou de outra, estão surpreendentemente relacionados.

Haggis contou que, quando Crash foi visto pelos primeiros espectadores, pensou: "Como pude ter feito esse filme para o público americano?" Na mesma entrevista, o diretor de "Munique", Steven Spielberg, elogiou Haggis e o filme: "Entre todos os filmes lançados neste ano, Paul fez a divisão mais eclética, cada um o oposto do outro, e ainda assim todas as histórias confluem inexoravelmente".

Segundo o crítico de cinema Roger Ebert, Haggis "escreve com tanta franqueza e tem um ouvido tão bom para as conversas do dia-a-dia que seus personagens parecem reais assim que pronunciam as primeiras palavras. Sua divisão é uniformemente forte, e os atores evitam os estereótipos".

Nascido no dia 10 de março de 1953, em Ontario, Canadá, Haggis cita Alfred Hitchcock, Jean-Luc Godard e Costa-Gavras entre os diretores que inspiraram sua paixão pelo cinema. Ele tem um filho com a atual mulher, a atriz Deborah Rennard, e três de um casamento anterior.

Em 2003, Haggis foi nomeado um dos "25 dissidentes da nossa era" pela "Razor Magazine", por ser um dos "inconformistas que desafiam ordens". Em abril do ano passado, a revista "Rolling Stone" o classificou de cineasta mais inovador do ano. E a Academia também achou assim.

 

COF COF COF...

 

Abraços,

<>makeFooter();

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Reações interessantissimas...

NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! God help us all. The sky has opened' date=' Beezlebub has dumped his infernal payload of obvious evil on an unsuspecting Earth. Life as we know it is over. Drive to the desert and start a new civilization, hoping that our horrible, horrible mistakes will not be repeated. This is the end, friends. See you in Hell.

WORST. OSCARS. EVER.[/quote']

Latent homophobia? L.A. geocentricism? Academy boredom with a front-runner? Tune in tomorrow and we will discuss' date=' or better yet, see the vigorous debate already under way. There were some tiny signs early on. “Brokeback” got blanked on cinematography, but then its score won. And it’s not like “Crash” was running over everything in its path.[/quote']

Breaking no ground

Why 'Crash' won' date=' why 'Brokeback' lost and how the academy chose to play it safe.

By Kenneth Turan, Times Staff Writer

March 5, 2006 Sometimes you win by losing, and nothing has proved what a powerful, taboo-breaking, necessary film "Brokeback Mountain" was more than its loss Sunday night to "Crash" in the Oscar best picture category.

Despite all the magazine covers it graced, despite all the red-state theaters it made good money in, despite (or maybe because of) all the jokes late-night talk show hosts made about it, you could not take the pulse of the industry without realizing that this film made a number of people distinctly uncomfortable.

More than any other of the nominated films, "Brokeback Mountain" was the one people told me they really didn't feel like seeing, didn't really get, didn't understand the fuss over. Did I really like it, they wanted to know. Yes, I really did.

In the privacy of the voting booth, as many political candidates who've led in polls only to lose elections have found out, people are free to act out the unspoken fears and unconscious prejudices that they would never breathe to another soul, or, likely, acknowledge to themselves. And at least this year, that acting out doomed "Brokeback Mountain."

For Hollywood, as a whole laundry list of people announced from the podium Sunday night and a lengthy montage of clips tried to emphasize, is a liberal place, a place that prides itself on its progressive agenda. If this were a year when voters had no other palatable options, they might have taken a deep breath and voted for "Brokeback." This year, however, "Crash" was poised to be the spoiler.

I do not for one minute question the sincerity and integrity of the people who made "Crash," and I do not question their commitment to wanting a more equal society. But I do question the film they've made.
It may be true, as producer Cathy Schulman said in accepting the Oscar for best picture, that this was "one of the most breathtaking and stunning maverick years in American history," but "Crash" is not an example of that.

Hollywood, of course, is under no obligation to be a progressive force in the world. It is in the business of entertainment, in the business of making the most dollars it can. Yes, on Oscar night, it likes to pat itself on the back for the good it does in the world, but as Sunday night's ceremony proved, it is easier to congratulate yourself for a job well done in the past than actually do that job in the present.

[/quote']

And it's Another Year for Rocky

paul0306.jpg

Funnily enough' date=' for all the talk about it being the '70s all over again and it was, to a degree. In the '70s, for instance, Midnight Cowboy won. But so did Rocky. Crash, like Rocky, was more of a teajerker than it was a great film - at the time, America was nuts for it. It may not have been the best but it was "it." It was the "little movie that could" and it was up against:

All the President's Men

Network

Taxi Driver

Bound for Glory

Unlike Crash, Rocky won the DGA. Unlike Crash, Rocky was a box office smash (though Crash, in its own little way, was a box office smash). Rocky was nominated for a whopping 10 Oscars, though. But it did win the Eddie and editing for Best Pic (make a note, Oscarwatchers, never count out the editors from here on out). And you know it would have been popular with the actors if SAG had been around. Rocky also won the Golden Globe for Best Pic, drama.

Though it hasn't been the case in many years, this year the race for best pic had much more to do with the talk the on the street (and in the Academy) than it did for precursers, the critics or the guilds. And it does seem likely that 2005 will go down as one of the biggest upsets in Oscar history. Fans of Crash may feel like winners today but be prepared to be trashed as history moves forward. Movies like Dances with Wolves, Ordinary People and Rocky are rarely remembered for being artful, groundbreaking or memorable. When you get too close the Oscar race and see what's behind the black curtain, it's often not a pretty sight. When upsets like this happen, it does a disservice to the film that wins - so, as one of the commenters said (Miz Lib), poor Crash; it won't be remembered well.

Homophobia? More after the jump.

The charges on this site have been that the only conclusion people can draw is that the Academy is homophobic. Let's look at what homophobia really is. It's not hatred of gay people; it's fear of gay people. That same fear is what makes people make gay jokes constantly. When I ask my straight male friends if some guy is cute they always answer with the same response: "I don't know, why would I know, I can't judge that." Like they wouldn't know Brad Pitt or George Clooney was cute?

It is perhaps the nervousness around the subject that prevented many male Academy voters from even watching Brokeback in the first place. There is no requirement that they do watch it, unlike the doc and foreign film categories. And remember, as we've always said, they are a macho, macho group of folks - they like macho guys like Clint Eastwood and George Clooney - they like male icons of cinema, and are often prejudiced against all sorts of men - be they from New York or Taiwan.

Many people said early on that there was no way a gay movie could win at the Oscars. They shut out Far From Heaven; Ian McKellen lost for Gods and Monsters to Roberto Benigni (puttin' the ass in AMPAS example #415) and now, Brokeback losing to Crash. And many said the men wouldn't even watch Brokeback and since the Academy is dominated by men of course the movie had no chance. And it would have been a believable, acceptable scenario - except - the film became too big to ignore. When a movie wins all of those awards, more than any other in recent years, you expect the Academy will "hold their nose" and mark it down as a winner, like they did with Return of the King, like they did with Titanic (at the time, Jim Cameron was an outsider).

The fact is, the Academy aren't made up of film scholars or critics and they HATE being told what they "should" vote for. And again, they like to stick it to the critics whenever possible, as we've noted again and again. Critics pan the movies they pour their heart and soul into - especially this year, when all of the big studio movies were shut out.

So, I don't really buy the homophobia argument if it's defined as "hatred of gay people." It is much more along the lines of the Academy perhaps being afraid of new things, as they've proved over and over and over again, decade after decade.

It's like that great line from Manhattan when Woody Allen's character has given everything up for Diane Keaton and when she screws him over again he throws up his hands and says, "Why do we always think we're the ones who are gonna make 'em act different." Why indeed.

In fact, many thought Jack Nicholson was about to turn around and say "just kidding."
smiley36.gif

[/quote']

Acho que todo mundo concorda sobre a reação do Jack Nicholson!

Meu Deus! Que fiasco!
smiley5.gif
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...