Jump to content
Forum Cinema em Cena

Crash - No Limite


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eis' date=' a questão, meu caro Beckin ... Quem disse que clichês são sinônimos de ruim? Você disse algo sábio, amigo ...[/quote']

Sim, pena que o Paul Haggis pelo visto não sabe disso e utilizou-os de maneira errada e em excesso smiley2.gif

NÃO FAÇA DE SUA OPINIÃO UM DECRETO. VOCÊ VAI VIRAR O DOOKAN.

Mas ele quem escreveu Menina de Ouro, oras bolas ...

smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Não to fazendo de decreto' date=' é que não precisa eu ficar escrevendo " é apenas minha opinião,etc e tal" porque isso todo mundo já sabe, eu acho smiley17.gif[/quote']

Sim Beckin... todos sabemos... mas o Graxa parece que não...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pelo "plot" do filme' date=' não do roteiro em si, da maneira que foi escrito.

O tema do filme é interessante sim

[/quote']

[Maul mode ON]

Beckin está correto...

[Maul mode OFF]

O tema do filme é fantástico, mas executado com amadorismo escrachado... Voltamos ao clássico 'de boas intenções o inferno está cheio'.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A minha opinião final sobre o filme foi positiva, mas a idéia foi quase igual ao do Beckin, achei a direção de Haggis bem fraca, mas fui parcialmente positivo quanto ao roteiro, mais construções boas do que ruins.

Mas o que importa é que vocês vão continuar discutindo e que ninguém vai passar pro lado do outro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A idéia não é passar pro lado do outro, mas sim confrontar argumentações... Babar em cima de Crash só por causa do seu tema é atitude de pré-primário... Como ficam os filmes do Spike Lee nessa questão? E Manderlay, de Von Trier que não poupa ninguém, nem mesmo a sua protagonista?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A idéia não é passar pro lado do outro' date=' mas sim confrontar argumentações... Babar em cima de Crash só por causa do seu tema é atitude de pré-primário... Como ficam os filmes do Spike Lee nessa questão? E Manderlay, de Von Trier que não poupa ninguém, nem mesmo a sua protagonista?

 

[/quote']

Eu não babei, no tanto que dou 3.5/5, apenas o considero agradável. Não vi nenhum dos filmes citados. smiley18.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por acaso existem milhares de outros filmes sobre racismo melhores que Crash.

A outra faceta da moeda é Conduzindo Miss Daisy, quase que o avesso de Crash (e incrivelmente superior a este).

Itrhpsm, você que gosta de clássicos, assista O Sol é Para Todos também...

Para discernir Menina de Ouro de Crash: temos dois pontos que fazem a construção de um filme, a direção e o roteiro. Um bom diretor consegue transformar clichês e um roteiro furado em algo bom. É pertinente comparar Clint Eastwood e Paul Haggis se tratando de resultados no ofício da direção?

rubysun2006-5-4 14:35:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sorry Graxa... como eu disse antes, não vou desenhar, pois penso que não estou conversando com um refugiado da APAE... Releia os posts, reveja o filme se for o caso e repense nas colocações minhas sobre 'reforço de estereótipos'...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por que não há brancos americanos empunhando armas em Crash?

Pensei um pouco e percebi que o filme é realmente preconceituoso ... Afinal, quantos brancos americanos empunham armas em Crash? Aliás, vou além e digo que não apenas os brancos são "protegidos" no longa ... Quantos orientais empunham armas no filme? Quantos índios seguram revólveres? Quanto esquimós? Também não vi nenhum deficiente físico armado ... E A LISTA É LONGA !!!!

Link to comment
Share on other sites

Por que não há brancos americanos empunhando armas em Crash?

Pensei um pouco e percebi que o filme é realmente preconceituoso ... Afinal' date=' quantos brancos americanos empunham armas em Crash? Aliás, vou além e digo que não apenas os brancos são "protegidos" no longa ... Quantos orientais empunham armas no filme? Quantos índios seguram revólveres? Quanto esquimós? Também não vi nenhum deficiente físico armado ... E A LISTA É LONGA !!!!

[/quote']

Aqui caberia aquela citação de Einstein de algumas páginas atrás...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por que não há brancos americanos empunhando armas em Crash?

Pensei um pouco e percebi que o filme é realmente preconceituoso ... Afinal' date=' quantos brancos americanos empunham armas em Crash? Aliás, vou além e digo que não apenas os brancos são "protegidos" no longa ... Quantos orientais empunham armas no filme? Quantos índios seguram revólveres? Quanto esquimós? Também não vi nenhum deficiente físico armado ... E A LISTA É LONGA !!!!

[/quote']

Aqui caberia aquela citação de Einstein de algumas páginas atrás...

 

Pra não perder o costume, onde eu assino?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para discernir Menina de Ouro de Crash: temos dois pontos que fazem a construção de um filme' date=' a direção e o roteiro. Um bom diretor consegue transformar clichês e um roteiro furado em algo bom. Algo acha que Clint Eastwood e Paul Haggis tem os mesmos resultados no ofício da direção?

[/quote']

Concordo plenamente . Falta ao Paul Haggis a segurança na condução do filme que o Clint Eastwood demonstra em Menina de Ouro .O maior problema de Crash é que o Paul Haggis não consegue dar conta do universo que criou . Acerta com o casal Terrence Howard e Thandie Newton , e erra nos outros casos ( principalmente o da Sandra Bullock e da menininha latina , a da “capinha mágica”) .O simplismo das soluções do roteiro acaba ficando mais evidente com isso . <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Crash nem merece essa discussão toda. Eu já sublimei o fato de tê-lo visto, hoje considero algo apenas desimportante. Um projeto simplório feito por um diretor simplório, que alçou vôos mais altos por razões circunstanciais. Só.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

    Falem o q quiser, eu acho Crash sensacional, um filme muito bem feito, um roteiro criativo e bem elaborado, e com alguma atuações sensacionais, como a da aquele cara q faz chaveiro, e alguma horríveis, como o da Sandra Bullock, q sinceramente acho a única parte forçada do filme, o filme sobreviveria bem sem aquela cena dela no hospital smiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hum ... Qual é a conclusão que tiramos desta "SUPER-DISCUSSÃO"?

Much Ado About Nothing, essa é a minha conclusão.

Aliás, um filme ótimo esse, que aborda relações humanas com muito mais poesia que Crash. E sem câmera lenta, frise-se.

Seriam necessárias dezenas de Paul Haggis para compor um só diretor da categoria de Kenneth Branagh.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

    Falem o q quiser' date=' eu acho Crash sensacional, um filme muito bem feito, um roteiro criativo e bem elaborado, e com alguma atuações sensacionais, como a da aquele cara q faz chaveiro, e alguma horríveis, como o da Sandra Bullock, q sinceramente acho a única parte forçada do filme, o filme sobreviveria bem sem aquela cena dela no hospital smiley36.gif [/quote']

Risadinha; Palmeiras; floodador profissional... fãzóide de Crash... coerente...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Não' date=' não é possível visto que antes vc me chamou de mocinha... Agora aguenta o tranco, espertalhão...

2) Ahã... O árabe não foi preconceituoso com o chaveiro xicano; a negra gorda não foi preconceituosa com o Matt Dillon e com a japonesa no acidente; o Don Cheadle não foi preconceituoso com a sua parceira... Tem certeza que vc assistiu ao filme?

3) É... acho que estou lidando com uma anta... Graxa, vou explicar de novo, pela ÚLTIMA vez: Haggis reforça estereótipos que os americanos querem ver: a empregada imigrante; o árabe com obsessão por arma; etc. Para um filme que se propôs a ser 'real' e abordar a 'complexidade' das relações raciais, reforçar estereótipos é a coisa mais NOJENTA que Haggis poderia fazer... E acho que a crítica do KMF é brilhante nesse aspecto.

4) Prove. E o fato de vivermos num país de Terceiro Mundo não muda a questão... Ou vc vai dizer que essas exclusões étnico-sociais só ocorrem nos países de Primeiro Mundo?

[/quote']

2) O filme não poupa ninguém Dook. Ele mostra que tantos os que sofrem com preconceitos, também os praticam. Simples assim. 

O filme seria "preconceituoso", se eles mostrassem apenas o preconceito que os brancos praticam, isso sim seria hipocresia! Tanto negros, quanto judeus, quanto brancos quanto orientais são preconceituosos, e o filme mostra isso muito bem.

Vc citou os exemplos que lhe convem, então eu cito outros...  Então a personagem da Sandra Bullock não foi preconceituosa com o chaveiro? Então o Matt Dillan não foi preconceituoso com a atendente? Então o ex parceiro do Matt Dillon não foi preconceituoso com o cara que ele deu carona? Como eu falei Dook, são todos preconceituosos. O fato de só o árabe pegar uma arma (inverdade, já que o ex parceiro do Dillon também faz), não muda absolutamente nada.

Todos no filme, árabes, negros, orientais e etc... Reclamam de preconceito e injustiças quanto a suas raças, religõs e etc... Só que não se dão contam, que eles são tão preconceituosos quanto, ou em alguns casos até piores, que os "vilões" racistas, brancos. O filme, ao meu ver não é preconceituoso como vc diz, apenas trata desse tema.

3) Dook, sobre o que o filme quer tratar? Preconceito, não é mesmo? Então por que utilizar uma empregada branca e americana? Claro que não existem apenas imigrantes trabalhando de domesticas nos EUA, mas também existem! E o Haggis, para abordar mais um pouco o tema, resolveu colocar uma no filme, só isso, não sei por que o alarde em torno disso. Quanto ao Árabe com obsessão por armas. Acho que ele não a usava como divertimento, a loja do cara já tinha sido assaltada não sei quantas vezes, natural ele querer se defender (Apesar que esse personagem se mostra incrivelmente preconceituoso também).

Quanto aos estereótipos... Os personagens não são brilhantemente explorados, concordo, mas não acho que são esse lixo todo como 97, 12% do fórum fala. 

Ah, e quase esqueci da nota. Antes eu tinha dado 8/10, mas repensando, hoje eu dou 7,5/10.

Tensor2006-5-4 11:30:39
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...