Jump to content
Forum Cinema em Cena

Crash - No Limite


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members

    Falem o q quiser' date=' eu acho Crash sensacional, um filme muito bem feito, um roteiro criativo e bem elaborado, e com alguma atuações sensacionais, como a da aquele cara q faz chaveiro, e alguma horríveis, como o da Sandra Bullock, q sinceramente acho a única parte forçada do filme, o filme sobreviveria bem sem aquela cena dela no hospital smiley36.gif [/quote']

Risadinha; Palmeiras; floodador profissional... fãzóide de Crash... coerente...

Não é preciso ser cozinheiro para avaliar uma comida.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Ai, ai, ai... acho que eu falo klingon, só pode ser... Por isso vou explicar como se vcs, fãzóides, fossem criancinhas de 6 anos:

O filme não poupa ninguém Dook. Ele mostra que tantos os que sofrem com preconceitos' date=' também os praticam. Simples assim. [/quote']

Mostre-me onde eu disse que o filme não fala que aqueles que sofrem preconceitos tb os praticam...

 O filme seria "preconceituoso"' date=' se eles mostrassem apenas o preconceito que os brancos praticam, isso sim seria hipocresia! Tanto negros, quanto judeus, quanto brancos quanto orientais são preconceituosos, e o filme mostra isso muito bem. [/quote']

Vc não prestou atenção (ou não quis prestar) ao que eu disse... Crash é preconceituoso de uma forma muito mais ardilosa... De nada adianta eu colocar negro xingando mexicano, mexicano xingando japoneis, japoneis xingando branco, se eu reforço o estereótipo do árabe que é fanático por arma (como se só eles fossem); que o mexicano SEMPRE é a empregada doméstica ou serviçal (e de nada adianta colocar um outro xicano como chaveiro, sendo que este, pobre coitado, só foi vítima de preconceitos, mas não proferiu nenhum em nenhum momento); etc.

Haggis mostrou (mal) que todos praticam preconceito... até aí tudo bem... mas de carona ele reforça imagens preconceituosas que temos (principalmente os americanos) das coisas... Haggis deveria ser isento, se queria criticar a sociedade... isso significa criar um sub-plot onde um branco civil pegaria numa arma e confrontaria o árabe (boa idéia!); colocar uma empregada BRANCA, americana, sendo discriminada por sua patroa também BRANCA (outra boa idéia!!) - o que tornaria o filme ainda mais complexo, afinal, o que estaria em jogo é o preconceito puro e simples, manifestado de diversas formas, não só pela forma racial, mas uma outra ainda PIOR: a sócio-econômica...

E olhe que nem sou roteirista profissional... Em um parágrafo já resolvi 40% dos problemas MORAIS do roteiro do Haggis...

Vc citou os exemplos que lhe convem' date=' então eu cito outros...  Então a personagem da Sandra Bullock não foi preconceituosa com o chaveiro? Então o Matt Dillan não foi preconceituoso com a atendente? Então o ex parceiro do Matt Dillon não foi preconceituoso com o cara que ele deu carona? Como eu falei Dook, são todos preconceituosos. O fato de só o árabe pegar uma arma (inverdade, já que o ex parceiro do Dillon também faz), não muda absolutamente nada. [/quote']

Amigo, releia os posts pq, sinceramente, vcs me fazem crer que estou lidando com uma classe da APAE... Sim, Sandra foi preconceituosa com o chaveiro; Sim, Matt Dillon foi preconceituoso com a negra; Sim, Matt Dillon cometeu a pieguice de abaixar a sainha da Tandie Newton quando tirou ela do carro; Sim, o ex-parceiro do Matt foi preconceituoso e MATOU o negro burro pra quem ele deu carona (aliás, a ÚNICA e melhor cena do filme)...

Aí eu repito a pergunta lá de cima: de onde vcs tiraram que eu disse que o filme retrata apenas alguns como preconceituosos? Sim, muda o fato do árabe pegar na arma, pq parece que vc cochilou na hora (ou então sua namorada estava te fazendo um boquete que nem a Tandie no marido, na cena do carro) e não sacou que o árabe é um CIVIL e o ex-parceiro de Dillon era um POLICIAL... Acho que tem uma diferença aí não? Substancial até, eu diria...

Dook' date=' sobre o que o filme quer tratar? Preconceito, não é mesmo? Então por que utilizar uma empregada branca e americana? Claro que não existem apenas imigrantes trabalhando de domesticas nos EUA, mas também existem! E o Haggis, para abordar mais um pouco o tema, resolveu colocar uma no filme, só isso, não sei por que o alarde em torno disso. Quanto ao Árabe com obsessão por armas. Acho que ele não a usava como divertimento, a loja do cara já tinha sido assaltada não sei quantas vezes, natural ele querer se defender (Apesar que esse personagem se mostra incrivelmente preconceituoso também).[/quote']

Desculpa esfarrapada Tensor... Bem típica de fãzóide que tenta justificar todos os furos de seus filmes idolatrados... Ou o filme é complexo ou ele é vazio... Preconceito racial é um assunto complexo, com diversas variantes e fatores... Haggis pincelou o assunto com timidez incrível, como se tivesse medo das repercussões... Ninguém o criticaria por fazer um filme de 3 horas com diversos sub-plots melhor desenvolvidos e mostrando as diversas facetas do assunto... Vamos imaginar que o preconceito racial tenha 1000 variantes... Haggis mostrou apenas 50 variantes e isso é uma vergonha para um filme que quer ser tão importante... Aliás, cada vez que penso em Crash, me ocorrem 2 pensamentos: a) o filme cai ainda mais no meu conceito (e não sou só eu, vc mesmo diminuiu 0,5 na sua última avaliação) e; B) lembro-me do desastre que foi Carandiru... um filme que se prestava a retratar fielmente toda a complexidade de mentalidade do bandido e do sistema que o acolhe e tenta socializá-lo mas, como Crash, resume tudo a uma continha insípida de 2+2=4...

O árabe não via a arma como diversão, mas em tempos de crise mundial, com o terrorismo islâmico colocando as garras de fora, é extremamente conveniente para o sr. Haggis colocar em seu filmeco um CIVIL portando arma e, ainda por cima, ele ser árabe... Se queria mostrar como o árabe é preconceituoso, bastava colocar a cena em que ele discrimina o chaveiro na loja...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

    Falem o q quiser' date=' eu acho Crash sensacional, um filme muito bem feito, um roteiro criativo e bem elaborado, e com alguma atuações sensacionais, como a da aquele cara q faz chaveiro, e alguma horríveis, como o da Sandra Bullock, q sinceramente acho a única parte forçada do filme, o filme sobreviveria bem sem aquela cena dela no hospital smiley36.gif [/quote']

Risadinha; Palmeiras; floodador profissional... fãzóide de Crash... coerente...

 

    Opa, peraí, Risadinha e Palmeiras sim, com muito orgulho smiley4.gifsmiley36.gif...agora floodador eu não sou mais, eu fiz um tratamento intensivo e me recuperei, já não floodo mais como antes smiley36.gif....agora Crash é bom, é um filme q trabalha com um assunto clichê p caramba de maneira criativa e bem bolada, o q não é algo fácil de se fazer

PS: Conde, acabei de ler na sua entrevista na CMJ q vc gosta de Água Negra, então vc não gostar de Crash parece ser algo bem coerente tb smiley2.gifsmiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mostre-me onde eu disse que o filme não fala que aqueles que sofrem preconceitos tb os praticam...

Não me culpe por não ter lido tudo o que escreveu sobre Crash' date=' olha quantas páginas tem esse tópico! smiley36.gif Por alguns pedaços que li, etendi isso, sorry...

Vc não prestou atenção (ou não quis prestar) ao que eu disse... Crash é preconceituoso de uma forma muito mais ardilosa... De nada adianta eu colocar negro xingando mexicano, mexicano xingando japoneis, japoneis xingando branco, se eu reforço o estereótipo do árabe que é fanático por arma (como se só eles fossem); que o mexicano SEMPRE é a empregada doméstica ou serviçal (e de nada adianta colocar um outro xicano como chaveiro, sendo que este, pobre coitado, só foi vítima de preconceitos, mas não proferiu nenhum em nenhum momento); etc.

É, o lance do árabe a da empregada realmente incomodaram vc. Tudo bem, eu também não dou 10 para o filme, muito pelo contrário, estou defendendo Crash, apenas no sentido de não achá-lo uma bomba, acho que está acima da média, apenas isso. E repito, existem empregadas mexicanas, e existem árabes fanáticos por armas, não vou crucificar o cara por ter posto em seu filme (E alias, pense só, se não tivesse o árabe fanático por armas, não teria a "maravilhosa" cena da capinha invisivelsmiley36.gif)

Haggis mostrou (mal) que todos praticam preconceito... até aí tudo bem... mas de carona ele reforça imagens preconceituosas que temos (principalmente os americanos) das coisas... Haggis deveria ser isento' date=' se queria criticar a sociedade... isso significa criar um sub-plot onde um branco civil pegaria numa arma e confrontaria o árabe (boa idéia!); colocar uma empregada BRANCA, americana, sendo discriminada por sua patroa também BRANCA (outra boa idéia!!) - o que tornaria o filme ainda mais complexo, afinal, o que estaria em jogo é o preconceito puro e simples, manifestado de diversas formas, não só pela forma racial, mas uma outra ainda PIOR: a sócio-econômica...

[/quote']

Haggis mostrou (mal, pra vc) que todos praticam preconceitos... Pra mim, ele o que mostrou, mostrou bem. Poderia ter sido mais ousado? Sim (Não dou 10 para o filme). Considero Crash um filme incompleto, apenas isso. Vc pode reclamar por faltar isso, aquilo, ou aquilo outro... Mas não do que está na tela. Como falei antes, o que Haggis nos mostrou, mostrou bem (pra mim).

E olhe que nem sou roteirista profissional... Em um parágrafo já resolvi 40% dos problemas MORAIS do roteiro do Haggis...

Seu roteiro realmente teria ficado melhor Dook' date=' parabéns... Daria 8,5/10. smiley1.gif

Amigo, releia os posts pq, sinceramente, vcs me fazem crer que estou lidando com uma classe da APAE...

Acho que não preciso me desculpar pelo meu equivoco de novo, já o fiz no primeiro paragrafo. 

Sim' date=' muda o fato do árabe pegar na arma, pq parece que vc cochilou na hora (ou então sua namorada estava te fazendo um boquete que nem a Tandie no marido, na cena do carro)

[/quote']

Deus sabe o quanto eu queria que isso fosse verdade, mas infelizmente não é. smiley18.gif Ela não é tão liberal assim, mas eu acho que com um pouco mais de insistência, um dia eu chego lá!

 

e não sacou que o árabe é um CIVIL e o ex-parceiro de Dillon era um POLICIAL... Acho que tem uma diferença aí não? Substancial até' date=' eu diria...

[/quote']

Tudo bem, agora veja um pouquinho na minha visão... Qual a diferença entre: A) Um ser humano (árabe) atirar em um outro ser humano por preconceito? e B) Um ser humano (policial) atirar em outro ser humano por preconceito?

Desculpa esfarrapada Tensor... Bem típica de fãzóide que tenta justificar todos os furos de seus filmes idolatrados...

Oh Yeah! Realmente sou fãzoide e idolatro Crash. E isso dando uma nota de 7' date='5 pra ele. Imagina então o que eu não sou de: Pulp Fiction, Oldboy, Dogville, Laranjada, Closer, Match Point, Encontros e Desencontros e etc... Que eu dou nota máxima!

 

Ou o filme é complexo ou ele é vazio... Preconceito racial é um assunto complexo, com diversas variantes e fatores... Haggis pincelou o assunto com timidez incrível, como se tivesse medo das repercussões... Ninguém o criticaria por fazer um filme de 3 horas com diversos sub-plots melhor desenvolvidos e mostrando as diversas facetas do assunto... Vamos imaginar que o preconceito racial tenha 1000 variantes... Haggis mostrou apenas 50 variantes e isso é uma vergonha para um filme que quer ser tão importante... Aliás, cada vez que penso em Crash, me ocorrem 2 pensamentos: a) o filme cai ainda mais no meu conceito (e não sou só eu, vc mesmo diminuiu 0,5 na sua última avaliação) e; B) lembro-me do desastre que foi Carandiru... um filme que se prestava a retratar fielmente toda a complexidade de mentalidade do bandido e do sistema que o acolhe e tenta socializá-lo mas, como Crash, resume tudo a uma continha insípida de 2+2=4...

Concordo em algumas partes, como no caso em que faltou muita coisa a ser explorada... Mas dai entro no que eu falei antes, não acho necessário explorar tudo, o que Haggis mostrou, está no minimo, razoável. Não é motivo para esse chilique todo do fórum. E Crash passa lonje dos piores filmes do ano.

E outra... Dook, por favor, não compare Carandiru (lixo total), com Crash (filme bom). Eu sei que vc não botou eles lado a lado, apenas comparou erros que (pra vc) estam presentes nos dois filmes, mas esquece essa porcaria, é melhor nem mencionar isso. 

O árabe não via a arma como diversão' date=' mas em tempos de crise mundial, com o terrorismo islâmico colocando as garras de fora, é extremamente conveniente para o sr. Haggis colocar em seu filmeco um CIVIL portando arma e, ainda por cima, ele ser árabe... Se queria mostrar como o árabe é preconceituoso, bastava colocar a cena em que ele discrimina o chaveiro na loja...

[/quote']

Bastava né? Também acho, apesar de entrar no mesmo quesito que vc citou, branco xingando negro, negro xingando japones, japones xingando árabe e etc...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

    Falem o q quiser' date=' eu acho Crash sensacional, um filme muito bem feito, um roteiro criativo e bem elaborado, e com alguma atuações sensacionais, como a da aquele cara q faz chaveiro, e alguma horríveis, como o da Sandra Bullock, q sinceramente acho a única parte forçada do filme, o filme sobreviveria bem sem aquela cena dela no hospital smiley36.gif [/quote']

Risadinha; Palmeiras; floodador profissional... fãzóide de Crash... coerente...



    Opa, peraí, Risadinha e Palmeiras sim, com muito orgulho smiley4.gifsmiley36.gif...agora floodador eu não sou mais, eu fiz um tratamento intensivo e me recuperei, já não floodo mais como antes smiley36.gif....agora Crash é bom, é um filme q trabalha com um assunto clichê p caramba de maneira criativa e bem bolada, o q não é algo fácil de se fazer

PS: Conde, acabei de ler na sua entrevista na CMJ q vc gosta de Água Negra, então vc não gostar de Crash parece ser algo bem coerente tb smiley2.gifsmiley36.gif

Pô Bauer, assim tu me quebra a cara. smiley36.gif Água negra é tão bom, ou até um pouquinho melhor que Crash. smiley4.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É' date=' o lance do árabe a da empregada realmente incomodaram vc. Tudo bem, eu também não dou 10 para o filme, muito pelo contrário, estou defendendo Crash, apenas no sentido de não achá-lo uma bomba, acho que está acima da média, apenas isso. E repito, existem empregadas mexicanas, e existem árabes fanáticos por armas, não vou crucificar o cara por ter posto em seu filme (E alias, pense só, se não tivesse o árabe fanático por armas, não teria a "maravilhosa" cena da capinha invisivelsmiley36.gif)[/quote']

Bomba é aquele filme que falha em todos os aspectos e ainda insulta o expectador... Como já disse na minha crítica lááááá atrás, o personagem de Ryan Phillipe é o ÚNICO extremamente complexo e bem desenvolvido, não à toa, protagonizando a melhor (e única) cena do filme (minha opinião, claro)... Acho pouco, em se tratando de um filme que tem mais de 20 personagens, todos eles supostamente importantes dentro do contexto que Haggis quer colocar...

Haggis mostrou (mal' date=' pra vc) que todos praticam preconceitos... Pra mim, ele o que mostrou, mostrou bem. Poderia ter sido mais ousado? Sim (Não dou 10 para o filme). Considero Crash um filme incompleto, apenas isso. Vc pode reclamar por faltar isso, aquilo, ou aquilo outro... Mas não do que está na tela. Como falei antes, o que Haggis nos mostrou, mostrou bem (pra mim).[/quote']

Mas eu estou reclamando do que está no filme... Haggis de predispôs a colocar o dedo na ferida... tem que ir até o fim. Fiquei com uma sensação de gozo interrompido durante a maior parte do filme... quando ele ensaia uma entrada visceral e polêmica no asssunto, ele puxa o freio de mão!!! Sem mencionar na redenção ridícula de muitos personagens ao final, como se o ser humano reavaliasse sua postura preconceituosa tão fácil assim... Alguém que é preconceituoso JAMAIS assume para si mesmo - quanto mais p/ outros - que é preconceituoso... acreditamos piamente que nossas atitudes são as mais íntegras e certas possíveis... E tombos na escada não mudam isso.

Ou seja: Haggis quis mostrar um painel real da situação ou apenas contar uma história da carochinha fictícia, com base em um painel real? Fico com a segunda opção...

Tudo bem' date=' agora veja um pouquinho na minha visão... Qual a diferença entre: A) Um ser humano (árabe) atirar em um outro ser humano por preconceito? e B) Um ser humano (policial) atirar em outro ser humano por preconceito? [/quote']

Nenhuma... mas considere que avaliar a questão só por esse lado é algo simplista... Há uma série de fatores aí e vc está considerando apenas um deles. Existe um estereótipo de que árabes pegam em armas por qq motivo, resultando nos desastres que vemos quase todos os dias nos jornais e quando um filme supostamente sério e verossímil como Crash coloca EXATAMENTE isto, está reforçando esse estereótipo, aumentando o preconceito que temos sobre os árabes e dando contribuição ZERO para os questionamentos que advém da questão do preconceito racial.

Seria como se fizessem um filme sobre a situação política brasileira atual e colocasse macacos e onças andando nas praias do Rio, o que daria a entender que a a zona tá instalada aqui pq temos animais andando entre os cidadãos... ok, a comparação é tosca se analisada literalmente, mas acho que deu pra vc entender o raciocínio... Aliás, a crítica do Pablo sobre Brasília 18% fala exatamente disso...

Bastava né? Também acho' date=' apesar de entrar no mesmo quesito que vc citou, branco xingando negro, negro xingando japones, japones xingando árabe e etc... [/quote']

Se tivesse entrado só nesse quesito tava ótimo... às vezes, menos é mais... Clintão sabe disso... mas Haggis parece que ainda precisa tomar muito Leite Ninho pra sacar...

Link to comment
Share on other sites

    Falem o q quiser' date=' eu acho Crash sensacional, um filme muito bem feito, um roteiro criativo e bem elaborado, e com alguma atuações sensacionais, como a da aquele cara q faz chaveiro, e alguma horríveis, como o da Sandra Bullock, q sinceramente acho a única parte forçada do filme, o filme sobreviveria bem sem aquela cena dela no hospital smiley36.gif [/quote']

Risadinha; Palmeiras; floodador profissional... fãzóide de Crash... coerente...



    Opa, peraí, Risadinha e Palmeiras sim, com muito orgulho smiley4.gifsmiley36.gif...agora floodador eu não sou mais, eu fiz um tratamento intensivo e me recuperei, já não floodo mais como antes smiley36.gif....agora Crash é bom, é um filme q trabalha com um assunto clichê p caramba de maneira criativa e bem bolada, o q não é algo fácil de se fazer

PS: Conde, acabei de ler na sua entrevista na CMJ q vc gosta de Água Negra, então vc não gostar de Crash parece ser algo bem coerente tb smiley2.gifsmiley36.gif

Pô Bauer, assim tu me quebra a cara. smiley36.gif Água negra é tão bom, ou até um pouquinho melhor que Crash. smiley4.gif

Água negra é bem melhor que crash, minha opinião, claro.

Walter Salles + Jennifer Connely = smiley4.gif

Paul Haggis + Sandra Bullock = smiley36.gif

Não que eu tenha odiado crash, mas enfim, os méritos do Água negra são bem mais valiosos pra mim smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

    Falem o q quiser' date=' eu acho Crash sensacional, um filme muito bem feito, um roteiro criativo e bem elaborado, e com alguma atuações sensacionais, como a da aquele cara q faz chaveiro, e alguma horríveis, como o da Sandra Bullock, q sinceramente acho a única parte forçada do filme, o filme sobreviveria bem sem aquela cena dela no hospital smiley36.gif [/quote']

Risadinha; Palmeiras; floodador profissional... fãzóide de Crash... coerente...

 

    Opa, peraí, Risadinha e Palmeiras sim, com muito orgulho smiley4.gifsmiley36.gif...agora floodador eu não sou mais, eu fiz um tratamento intensivo e me recuperei, já não floodo mais como antes smiley36.gif....agora Crash é bom, é um filme q trabalha com um assunto clichê p caramba de maneira criativa e bem bolada, o q não é algo fácil de se fazer

PS: Conde, acabei de ler na sua entrevista na CMJ q vc gosta de Água Negra, então vc não gostar de Crash parece ser algo bem coerente tb smiley2.gifsmiley36.gif

Pô Bauer, assim tu me quebra a cara. smiley36.gif Água negra é tão bom, ou até um pouquinho melhor que Crash. smiley4.gif


    Água Negra é horrível, a única coisa q salva no filme é a Connelly smiley4.gifsmiley36.gif...totalmente tosco, fiquei o tempo todo esperando o filme começar..aliás, tô esperando até hoje, será q um dia começa? smiley36.gifsmiley36.gif

Jack_Bauer2006-5-5 16:42:12

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Itrhpsm' date=' você que gosta de clássicos, assista O Sol é Para Todos também...

Para discernir Menina de Ouro de Crash: temos dois pontos que fazem a construção de um filme, a direção e o roteiro. Um bom diretor consegue transformar clichês e um roteiro furado em algo bom. É pertinente comparar Clint Eastwood e Paul Haggis se tratando de resultados no ofício da direção?

[/quote']

1) Ontem, li a sua dica e por acaso encontrei numa locadora que não ia há tempos. Gostei muito do filme, lá o racismo americano é tratado de forma sensível e a surpresa de não só o personagem principal perder a disputa, como também morrer me deixou tocado.

2) Creio que nunca será pertinente. smiley18.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É a grana que ele recebeu pelo contrabando ilegal dos coreanos/tailandeses/sei lá o que... Descontar o cheque apaga qq traço da transação ilegal...

Aliás' date=' esse filme depõe muito contra os "niggers", justamente quando tenta defende-los.

Analizemos os negros deste filme.

- Uma dupla de assaltantes imbecis.
- Um policial que se corrompe.
- Um sujeito destemperado que resolve rodar a baiana exatamente na hora mais imprópria.
- Uma stupid bitch que briga com seu marido por este tela defendido da melhor forma possível, ou seja, ficando quieto.
- Uma velha debilóide.[/quote']

Putz, brilhante... e olha que até os chicanos tão mals na parada... um chaveiro bocó, uma empregada passiva e por aí vai...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...