Jump to content
Forum Cinema em Cena

Crash - No Limite


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members


Primeiro' date=' novo aqui não sou.
Só não sou freak-post  :P


Outra, eu li seus argumentos, mas mesmo assim acho rasos demais.
É apenas má vontade com o filme.

Claro que um filme é diferente pra cada pessoa, e realmente muita gente não gostou de "Crash". Até aí, ponto.

Mas dizer que é o pior filme do ano, que é horrível, abominável...isso é ser do contra.
[/quote']

Não, não é. Isso é ter uma opinião muito diferente da sua, mas igualmente válida.

Não é o pior, mas pra mim está entre os, vamos dizer, 15 piores que vi ano passado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Primeiro' date=' novo aqui não sou.
Só não sou freak-post  :P[/quote']

Considerando seus tópicos na sessão de DVDs, acho que não, hein?

Em tempo: haverá um evento cultural aqui que fará uma retrospectiva do cinema de 2005. Crash será exibido e poderei conferir...




Como assim?!

Conde Dokan
Mensagens: 11487

Carlos Merigo
Mensagens: 375

:P


Crash reestréia no dia 17.
Outdoors espalhados por toda SP já avisa, com a inscrição: "6 indicações ao Oscar".


Deus nos proteja!!!smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Primeiro' date=' novo aqui não sou.
Só não sou freak-post  :P[/quote']

Considerando seus tópicos na sessão de DVDs, acho que não, hein?

Em tempo: haverá um evento cultural aqui que fará uma retrospectiva do cinema de 2005. Crash será exibido e poderei conferir...

Boa Sorte!smiley36.gif

Brigado, acho que vou precisar... smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

CRASH smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif ou 9/10

 

Tava estranhando não ter um tópico sobre esse filme, q achei maravilhoso, um dos melhores do ano e justamente indicado ao Oscar. Assisti 2 vezes e chorei nas 2....pode até parecer um novelão como muitos dizem, mesmo assim achei excelente, com ótimos atores e uma bela trilha sonora.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda não assisti Crash, espero que não seja tão decepcionante como a Queda, que tem uma direção horrível (já não tinha ido muito com a cara de seu filme anterior - A Experiência), atuações bizarras - apenas Bruno Ganz se salva.

Não sei como está tão bem cotado no top 250 do IMDb (assim como Crash, ai ai ai...)

Tive que concordar na íntegra com a crítica do REF sobre a Queda...

Só conferindo Crash mesmo para dar minha opinião a respeito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E não é que deveria ser mesmo Serge?

Que filme D-E-C-E-P-C-I-O-N-A-N-T-E. Paul Haggis quer que seu filme seja importante, que tenha relevância, que abra discussões. Mas a forma como ele conduz as coisas não poderia ser pior. O filme começa bem com a trilha de Mark Isham no lugar certo, mas daí começam os diálogos mais pretenciosos que já ouvi em um filme. Haggis martela mesmo a questão do preconceito com a sutileza da pata de um elefante. Só o momento em que a parceira de Don Cheadle discute com a asiática por causa do carro já rende risadas involuntárias... E o que dizer dos dois negros tendo um papo cabeça sobre preconceito na saída do restaurante para depois assaltarem Sandra Bullock e Brendan Fraser? Haggis mostra competência ao estabelecer a complexidade dos personagens mas a sua direção soa como as novelas do Manuel Carlos nos ensinando que temos que ceder nossos lugares no ônibus para os velhinhos. Ou seja, quando o filme começa a querer engatar e abrir discussões relevantes, logo em seguida o esquemão novela-das-8-vamos-estudar-Educação-Moral-e-Cívica destrói tudo...

A parte de Matt Dillon e Thandie Newton é ótima, um dos poucos momentos brilhantes do filme e a cena seguinte com ela e seu marido discutindo as consequências daquilo. Mas logo em seguida temos a cena do capotamento e lá vem momentos Glória Perez-Jayme Monjardim... Momentos como a cena do cara da fechadura e a sua filha... Teria sido muito mais cruel se Haggis não aumentasse a trilha de Mark Isham no último volume e insistisse num recurso tão batido quanto piegas para esses momentos: a camera lenta. Outro momento brilhante é a cena envolvendo Ryan Phillipe e o irmão do Don Cheadle: fantástica, sutil e cruel, como o filme inteiro deveria ser.

Mas a pá de cal mesmo vem no final: Haggis redime 80% de seus personagens pelos motivos mais estapafúrdios possíveis o que nos leva a pensar que porra ele queria com seu filme... Por alguns momentos pensei que tudo não passava apenas de entretenimento (o que me fez lembrar do horroroso Carandiru), mas depois pesei os (poucos) momentos brilhantes do filme com o restante piegas e cheguei a conclusão de que Haggis foi um tremendo COVARDE. Fez um filme com uma estrutura complexa, que quer ser importante, relevante, porém não teve saco roxo suficiente para levar seus personagens ao limite, como sugere o subtítulo em português. Não é um desastre completo, já que se observa um certo esforço ali para realmente tratar o assunto de forma bem mais séria e não tão inverossímil. Mas a estrutura novelesca e cheia de clichês desperdiçam o ótimo material e os ótimos atores à disposição... Nas mãos de um Lars Von Trier, o filme até não seria tão sutil, mas certamente Von Trier não pouparia ninguém... Mas Haggis faz questão de passar a mão na cabeça de seus personagens. Uma pena... Haggis deveria ter ficado como roteirista mesmo de Menina de Ouro...

Cotação - **

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ainda não vi' date=' mas o Álvaro P. Júnior viu 2 vezes e gostou, deu hoje no FolhaTeen...

Outro bom filme injustiçado

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR

"Crash - No Limite" é um grande filme e merece ser visto.
Assisti quando estreou nos EUA e revi agora, no Brasil. Continuo impressionado com a coesão do roteiro, as interpretações contidas e a direção que sabe para onde vai.
É engraçado que, quando assisti ao filme pela primeira vez, pensei: "É bem feito demais, o tipo de filme que crítico brasileiro não gosta". E não deu outra. Pelo que sei, quase nenhum comentarista de nossas terras gostou de "Crash".
Até pensei em fazer a coluna sobre isso: "Por que críticos brazucas detestam cinema feito no capricho". Mas seria perda de tempo. É melhor falar desse filmaço propriamente dito.
O primeiro grande feito de "Crash" é ser muito bom mesmo tendo Sandra Bullock no elenco. Felizmente, ela quase não aparece e, quando o faz, é sob as rédeas de um diretor que sabia o que queria dela (queria pouco).
"Crash" tem um acidente de trânsito, um policial negro que transa com sua parceira "branca" (na verdade, metade porto-riquenha e metade de El Salvador), um promotor cheio de ambição com uma mulher (Bullock) entediada, uma família de iranianos tomados pelo desespero e também um anjinho mexicano.
É impossível não se lembrar de "Amores Brutos" e de seu irmão gêmeo, "21 Gramas", filmes que, de início, também apresentam histórias aparentemente desconexas, mas que terminam mostrando-nos que o mundo, afinal, não é tão grande assim.
O mundo de "Crash" é uma Los Angeles realista. Ou seja, preconceituosa e desigual (parece certas cidades que nós, brasileiros, conhecemos tão bem). Se você não fizer mais nada nos próximos meses além de assistir a "Crash" e ao filme chinês "2046", pode ficar tranqüilo. Você não terá feito muita coisa, mas já estará com a vida ganha. Parabéns.


 


[/quote']

O Álvaro não manja nem de música, quanto mais de cinema.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas além de tudo isso' date=' "Crash" é magnificamente construído e dirigido. Claro que tem gente que acusa de serem cenas maniqueistas, piegas e que forçam a barra para derrubar lágrimas de quem assiste, mas eu discordo absolutamente.

Quem pensa assim, tá precisando sair de trás das barreiras de metal e vidro :P[/quote']

Quem me dera se os maiores problemas deste filme fosse o maniqueísmo e a pieguice... O buraco aqui é bem mais embaixo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

"Crash" não é apenas um dos melhores que vi no ano passado, mas um dos melhores que já vi nos últimos anos, e olha que nao foram poucos.

 

Não acho que as opiniões da crítica especializada devam servir de base pra alguma coisa (apesar de adorar lê-las e respeitar alguns críticos), mas se for pra falar nisso:

 

"Crash" tem 77% de críticas positivas no RottenTomatoes e 70% no MetaCritic.

 

Ou seja, nada mal para um filme que vcs apregoam como o pior de todos os tempos.

 

De novo, ainda falta assistir "Capote", então vou esperar. Mas no Oscar eu já tenho pra quem torcer por enquanto.

Carlos Merigo2006-2-14 11:26:36

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Crash" tem 77% de críticas positivas no RottenTomatoes e 70% no MetaCritic.

Isso apenas indica a avaliação da crítica' date=' não é um certificado de qualidade. Se é assim, então As Duas Torres é o melhor SDA, já que tem 98% de aprovação no RT e Lolita é o melhor Kubrick, já que está cotado em 100% (mais até do que 2001).

Ou seja, nada mal para um filme que vcs apregoam como o pior de todos os tempos.

Eu não o apregoo como o pior filme de todos os tempos. Crash, pra mim, é inócuo... Não fede, nem cheira. E por isso mesmo é que é tão decepcionante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

"Crash" tem 77% de críticas positivas no RottenTomatoes e 70% no MetaCritic.

Isso apenas indica a avaliação da crítica' date=' não é um certificado de qualidade. Se é assim, então As Duas Torres é o melhor SDA, já que tem 98% de aprovação no RT e Lolita é o melhor Kubrick, já que está cotado em 100% (mais até do que 2001).[/quote']

Mas foi exatamente o que eu disse. É um medidor, um termometro que indica a opinião geral da crítica especializada.

 

 

 

 

 

Eu não o apregoo como o pior filme de todos os tempos. Crash' date=' pra mim, é inócuo... Não fede, nem cheira. E por isso mesmo é que é tão decepcionante.

[/quote']

 

Vc não, mas a julgar por outros comentários aqui, "Crash" é irmão gemeo da novelinha Malhação.

Carlos Merigo2006-2-14 11:44:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas foi exatamente o que eu disse. É um medidor' date=' um termometro que indica a opinião geral da crítica especializada. [/quote']

E que significa o que, exatamente? NADA! Até pq muitos bons filmes na minha opinião estão pessimamente cotados no RT. O fato da crítica especializada ter ovacionado o filme não indica que ele seja realmente bom.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...