Jump to content
Forum Cinema em Cena

Direção ou Roteiro?


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Replies 381
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Se quer encarar como exigências' date=' be my guest... Porém entendo que um bom cinéfilo deveria desenvolver PLENAMENTE seu ponto de vista, coisa que vc não fez... Obviamente que, se vc acha que não deve desenvolver os pontos propostos em meu post, talvez o seu lugar seja mesmo as discussões "errantes e paralelas"...

03
[/quote']

E quem disse que eu sou cinéfilo? Principalmente dos bons?

 

Gustavo, o que o Dook falou não serve apenas para apreciar o cinema, mas para qualquer argumentação que você fizer. Sem o mínimo de embasamento, a sua argumentação não é válida...03
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

geralmente a minha noção de boa direção está atrelada ao que me atrai em um filme.

copiando o sujeito que resolveu equacionar:

 

1. roteiro bom direção boa: bom
2. roteiro ótimo direção péssima: muito ruim
3. roteiro péssimo direção ótima:  ótimo
4. roteiro ruim direção ruim: ruim

 

isso é o que geralmente acontece comigo. sem generalizar nem nada, please.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

well, os tipos 2 e 3 são os que suscitam curiosidade.

 

o que eu escrevi é uma radicalização, mas mesmo assim; o Brian De Palma é um diretor que pega roteiros simples e/ou banais (Carrie, Scarface), ou absurdos e/ou mirabolantes (Dália Negra, Dublê de Corpo), e ele imprime uma marca e um clima através de outras formas, artifícios. Os gêneros terror e suspense em geral apostam muito mais na construção de ritmos e climas do que em selecionar uma boa história e yada yada yada. Prelúdio Para Matar, do Dario Argento é outro exemplo de filme com roteiro piff mas que a atmosfera da direção rouba toda a cena. Esses são uns casos mais extremos, a história está toda nas imagens e nos sons específicos não-necessariamente diálogos, e uma das grandes sacadas desse filme do Argento é diferenciar essas duas maneiras de interpretar uma história (no caso, de assassinato). Welly well, não sei se eu me fiz entender.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Pra desenterrar... pra quem diz que o roteiro é mais importante na realização de um grande filme, cito aqui um exemplo:

 

O Iluminado "roteiro"de Stephen King, dirigido por Stanley Kubrick

O Iluminado "roteiro"de Stephen King, dirigido por Mick Garris

 

 

Alguém tem dúvida de qual o melhor?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A questão é qual... o roteiro de o Iluminado é o livro do King, se foi distorcido, adaptado... é outra história. que eu saiba só existe um livro "o iluminado".

 

outro tempero:

 

Psicose, roteiro de Joseph Stefano, baseado em livro de Robert Bloch - Direção Hitchcock

 

Psicos, Joseph Stefano, baseado em livro de Robert Bloch - Direção e Gus Van Sant.

batgody2007-09-22 14:43:07

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tudo depende e não só do roteiro e da direção como também dos atores, que as vezes salvam filmes.

 

Kubrick é um diretor um capaz de fazer qualquer roteiro se transformar em um bom filme. Al Pacino idém porém no ramo de ator.

 

Se eu consegui assistir os péssimos 88 Minutos e O Articulador inteiros, foi unicamente graças ao Al Pacino.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pacino estava em Gigli, considerado o pior filme do ano em que foi lançado.17

 

Ontem eu vi Ajuste Final e fiquei impressionada com a riqueza da dobradinha roteiro/direção dos Cohen. A história não tem nada de especial, mas a astúcia do roteiro torna tudo tão próprio, tão melodioso (villaceei aqui, certo?06). Por outro lado, o diretor tira uns planos incríveis das cenas mais banais...

Isso sim, é filme ótimo: combinação roteiro excelente + direção competente.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se depende, não tem como definir qual é mais importante.

 

O que dá para dizer é que a direção é que terá a responsabilidade de fazer o filme ficar bom ou ruim já que o roteiro é escrito primeiro e depois é que vem o trabalho do diretor, podendo fazer até um roteiro bom se tornar um filme ruim e um roteiro ruim se tornar um filme bom.

 

Dá para dizer também que o roteiro é o mais importante porque sem ele jamais existiria a direção.

 

Acho que não existe resposta para essa pergunta. Caso alguém diga com certeza que um é mais importante, virá alguém dizer que no filme A o diretor B estragou um roteiro bom e vice-versa.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


outro tempero:

Psicose, roteiro de Joseph Stefano, baseado em livro de Robert Bloch - Direção Hitchcock

Psicos,
Joseph Stefano, baseado em livro de Robert Bloch - Direção e Gus Van Sant.
[/quote']

 

Tá aí um EXCELENTE exemplo da importância da direção. Psicose teve o mesmo roteirista em suas duas versões. Pq a do Hitchcock é considerada melhor?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Dá para dizer também que o roteiro é o mais importante porque sem ele jamais existiria a direção.

 

 

E os filmes que foram dirigidos SEM roteiro?

 

Ninguém tira um filme do nada, alguma base eles tem.

 

De qualquer jeito, eu não quis dizer que um é mais importante que o outro. A minha opinião é de que isso é tão relativo que não merece discussão.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...