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Direção ou Roteiro?


Dook
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e não acho também que conteúdo e roteiro sejam sinônimos' date=' como tem gente bradando por aí.

[/quote']

 

Sim, já comentei isso anteriormente. A discussão, a meu ver, agora envereda (ou pelo menos deveria) pelo caminho do forma X conteúdo, que apesar de parecido, não é o mesmo que direção x roteiro.

 

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Hmmm... just a moment... "constrangimento geral" entende-se que vc está se referindo ao público... Se sim' date=' então o constrangimento geral por parte dos viewers, muitos deles extremamente insensíveis (quando não ignorantes) ao processo criativo cinematográfico determina a (in)capacidade de um diretor para qualquer coisa?

 

Só pra efeito de comparação, Sinais tem alguns momentos sutis bem cômicos. Não que se comparem com o que foi visto em The Happening, mas só para mostrar que Shyamalan tem sim veia cômica. Mas enfim... 
[/quote']

 

 

 

WTF Dook, constrangimento geral por parte de todos. Aquela cena é imbecil. Não é engraçada. É apenas de imbecil para imbecil. E a veia comica dele é altamente questionável. "Altamente" servindo como eufemismo.

 

 

 

 

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Como assim?

 

criação de atmosfera' date=' por exemplo, é conteúdo, e vem da "forma".

[/quote']

 

Hmmm. Bom, mas não era disso que eu me referia. Mas ok.

 

É que existem coisas que a direção não tira, como o caso de A Dama na Água (crítico devorado por não sei o que e etc). E olha que essa cena é muito bem filmada.

 

eu nem sabia que táva respondendo algo pra ti, já que não li a maioria do que foi dito nas últimas páginas (ultrapassaram 5 linhas 06), mas é que a confusão é constantemente feita em dizer que roteiro = conteúdo.

 

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Eu já acho WTF determinar que, já que todo mundo se constrangeu com a cena da planta, então isso demonstra que o cara não tem veia cômica...

 

E sim, a cena é imbecil mesmo. A questão é: imbecilidade involuntária ou não? Se positivo, pau na cena; se não, aí é outro papo...

 

E detalhe: não sou fã de The Happening, só pra constar...
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e não acho também que conteúdo e roteiro sejam sinônimos' date=' como tem gente bradando por aí.

[/quote']

 

Sim, já comentei isso anteriormente. A discussão, a meu ver, agora envereda (ou pelo menos deveria) pelo caminho do forma X conteúdo, que apesar de parecido, não é o mesmo que direção x roteiro.

 

pois é... tá ficando cada vez pior. 06

 

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Eu já acho WTF determinar que' date=' já que todo mundo se constrangeu com a cena da planta, então isso demonstra que o cara não tem veia cômica...

 

 

 

E sim, a cena é imbecil mesmo. A questão é: imbecilidade involuntária ou não? Se positivo, pau na cena; se não, aí é outro papo...

 

 

 

E detalhe: não sou fã de The Happening, só pra constar...
[/quote']

 

 

 

Quer dizer que ser imbecil de propósito é bom e, mais estranho ainda, constrangimento = humor sempre?

 

 

 

Bem...

 

 

 

 

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Além do crítico' date=' há o personagem interpretado por ele próprio, que é alguém que salvará o mundo com seus escritos. Mais egocêntrico que isto é impossível. Eu particularmente desconfio existir uma ligação ultrajantemente provocativa nisso tudo, sim, embora não tenha muita certeza. No entando, independentemente da intenção, são atitudes no mínimo infantis, bobas mesmo. [/quote']

 

Curioso isso... há um ano atrás vc afirmou exatamente o oposto...

 

Estou vendo que, no próximo filme do diretor, vc tb vai citar a "fuga do vento" como uma cena constrangedora...
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Quer dizer que ser imbecil de propósito é bom e' date=' mais estranho ainda, constrangimento = humor sempre?

Bem...

[/quote']

 

Não, isto não é regra... Cada caso é um caso. Estou trabalhando com possibilidades (e isso pq desgosto do filme tanto quanto você)...
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Além do crítico' date=' há o personagem interpretado por ele próprio, que é alguém que salvará o mundo com seus escritos. Mais egocêntrico que isto é impossível. Eu particularmente desconfio existir uma ligação ultrajantemente provocativa nisso tudo, sim, embora não tenha muita certeza. No entando, independentemente da intenção, são atitudes no mínimo infantis, bobas mesmo. [/quote']

 

Curioso isso... há um ano atrás vc afirmou exatamente o oposto...

 

Estou vendo que' date=' no próximo filme do diretor, vc tb vai citar a "fuga do vento" como uma cena constrangedora...[/quote']

 

Não, você nunca me viu afirmar o oposto. Pode ter visto outra pessoa fazendo isso e ter pensado que fui eu, porque continuo gostando do filme pelos mesmos motivos de quando saí do cinema. Exatamente os mesmos, sem acrescentar nem retirar nada.

 

Trechos do texto que escrevi para o MP!, há aproximadamente um ano:

 

"o tolo personagem referente ao crítico é a alegoria ultrajantemente

ingênua (fator que parece intrínseco ao caráter do autor, e que vem

maculando severamente seus últimos trabalhos)"

 

"uma declaração de amor ao fantástico, mesmo que alicerçada em bases ligeiramente frágeis e inconsistentes"

 

 

 

Gago2009-03-16 14:25:39
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The happening é o melhor filme do Shy, a cena da planta pode parecer imbecil ou deslocada, mas serve pra mostrar que em tempos difíceis as pessoas acabam acreditando em qualquer merda que ouvem por aí. Eu não acho engraçada, mas eu não vejo um filme do Shyalaman pra rir, também. O mais interessante nessa cena da planta é que alguns segundos antes, tem o melhor diálogo do filme e uma das lines mais fortes que eu lembro de ter visto num filme, mas isso pouca gente costuma comentar...

 

E Dook, pois é, sobre a decupagem, foi isso mesmo que eu quis dizer, apenas resumi. Não sou perito no conceito, mas lembro até hoje quando fiz a decupagem de uma cena de Blow Up, pro O cinéfilo. Mas repito, uma decupagem mantém a história original do roteiro, não tem relação nenhuma com uma reestruturação deste.

 

 

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The happening é o melhor filme do Shy' date=' a cena da planta pode parecer imbecil ou deslocada, mas serve pra mostrar que em tempos difíceis as pessoas acabam acreditando em qualquer merda que ouvem por aí.

 

[/quote']

 

 

 

Todas as defesas que leio sobre esse filme me soam insuficientes. Existem formas não imbecis de mostrar que pessoas acreditam em qualquer merda em tempos difíceis.

 

 

 

Mas enfim, este não é o lugar pra falar disso.

 

 

 

 

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ninguém vai usar psicose como exemplo? ou 12 homens e uma sentença? 06

 

Psicose é utilizado com extrema propriedade naquela discussão "qual é o mais importante: roteiro ou direção?"

 

Mas é assombroso mesmo o exemplo, pq ele versa sobre um mesmo roteiro (que é bom!) e com dois diretores excepcionais, ou seja, não tinha como o remake dar errado.
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mas não podemos esquecer, Dook, que o Van Sant teve duas fases bem distintas, o Sant de Psicose é o mesmo de Gênio Indomável, e não o mesmo que saiu sai lá de onde e fez Elefante, Last Days, Paranoid etc. o caso do 12 homens é a mesma coisa, dois puta diretores e o do Lumet é OP, o do Friedkin é ruim, sendo que o filme é a mesma coisa, dentro da sala, diálogos etc.

 

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Mas o roteiro de Psicose e 12 Homens e Uma Sentençã são ruins? Eu pelo menos acho MUITO longe disso. Na verdade considero ótimos.

 

E também não discordo que um diretor ruim consiga estragar um roteiro médio ou bom.

 

exatamente por não serem ruins, mostra que o roteiro fica muito a mercê de quem dirige. e não do roteiro em si, que em ambos casos são os mesmos. o mais interessante disso, é que os remakes ruins nesses casos, foram feitos por grandes diretores, bem como os originais.

 

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