Jump to content
Forum Cinema em Cena

Direção ou Roteiro?


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu diria que a direcao e' mais influente que o roteiro, mas nao necessariamente mais importante. Isso porque a direcao esta mais proxima do resultado final do filme... Da mesma forma, a edicao e' ainda mais proxima do resultado final que a direcao, e se for mal-feita pode arruinar o filme todo, mas nao quer dizer que seja o passo mais importante.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 381
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Sorry pal... o site do orkut é aqui ó:

 

 

03

 

Boa. 06<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A direção é à base de um filme, um roteiro não dá conta de maus atores (especialmente se for um Orlando Bloom da vida06), péssima direção de arte, cenografia, trilha sonora e porque não... até mesmo efeitos especiais. Em fim, é quem coordena tudo que é o maior responsável, pelo sucesso do filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pra desenterrar... pra quem diz que o roteiro é mais importante na realização de um grande filme' date=' cito aqui um exemplo:

O Iluminado "roteiro"de Stephen King, dirigido por Stanley Kubrick
O Iluminado "roteiro"de Stephen King, dirigido por Mick Garris


Alguém tem dúvida de qual o melhor?
[/quote']

 

Os fãs do escritor vão preferir o segundo por incrível que pareça.06

E isto já aconteceu por aqui, quando comentaram sobre O Iluminado. Postaram que Kubrick estragou a estória do livro. Esses tipos de comentários cabulosos.06
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

 

Qnd eu vi Tubarão pela segunda vez, enxerguei claramente a importância da direção. No final, qnd dá pra perceber q o tubarão        vai explodir, eu fiquei desconfiada, pq mentalmente eu transformei em imagens o q iria acontecer, e ficou ridículo. Mas o resultado foi diferente do q eu havia imaginado. Spielberg conseguiu dar dignidade a uma cena q tinha tudo pra ficar idiota.

 

Outro exemplo q indica como o diretor faz diferença, ao invés de ser uma coisa inútil, como muita gente pensa, são os filmes de Tim Burton. Eles têm um estilo em comum, mas os roteiros foram escritos por pessoas diferentes. Sendo assim, a única explicação para o fenômeno é a direção: Burton imprime seu estilo aos filmes q dirige.

Lucy in the Sky2008-01-13 15:33:25

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

 

 

A direção é mais importante' date=' logicamente. Até porque o diretor pode mudar o roteiro como bem entender.[/quote']Concordo, um bom exemplo é o Marlon Brando.

 

No começo ele era desacreditado pelos produtores, ninguém queria apostar nele porque ele sempre foi um fanfarrão.

 

O Coppola foi quem quis ele pro Poderoso Chefão, esse Don Corleone que ele fazia, com o modo de falar, as bochechas, ele que improvisou isso tudo, aí o Coppola veio, filmou o que pra ele era só um teste e mostrou pros produtores, senão ele nem teria sido contratado. O que ia ser triste porque o primeiro filme é ele em essência.

 

O cara é reverenciado assim porque veio de uma escola de interpretações que qualquer coisa que está ao alcance (como o gato que tava passando no estúdio e ele foi lá e botou no colo), pode ser um elemento de criação, era algo de encarnar o personagem que ele tava vivendo. O Al Pacino, Robert De Niro, Dustin Hoffman, também eram assim.

 

No filme Sindicato de Ladrões numa cena com ele e a Eva Marie Saint no parque ela deixa a luva cair no chão, ele pega, começa a brincar e usa como elemento dramático sem ninguém sugerir nada.

 

O Elia Kazan que foi o primeiro diretor dele, sabia que ele era assim, então toda vez que começava a filmar não tinha hora pra parar enquanto ele não parasse, todo diretor que soube tirar isso do cara fez ótimos filmes com ele, agora aqueles que queriam mandar, que ele seguisse o script/roteiro da maneira que fosse, não deram certo.Rayden2008-07-29 00:03:31

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Tem muito diretor de cinema que saiu do ostracismo por causa de ótimos roteiros.

 

Por isso que na minha opinião, mesmo sendo um diretor ruim ou mediano, se vc pegar um bom roteiro, com certeza vai ser um bom filme.

 

Existem "n" exemplos.

 

Paul Grengrass, Gore Verbinski, Peter Jackson e muitos outros.

 

 

Abcs

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Greengrass dirigiu Domingo Sangrento, BEM ANTES dos Bourne. Não fosse este filme (tido por muitos como o seu melhor e insuperável), ele jamais dirigiria Bourne.

 

Verbinski dirigiu O Chamado em 2002 e transformou a colcha de retalhos escrita por Ehren Kruger numa experiência fascinante, único remake de terror japa que deu certo (aliás, O Chamado é outro exemplo claro em que a direção salva o roteiro escrito de qualquer jeito). O sucesso artístico o projetou para fazer Piratas em 2003.

 

Tente de novo...

 

E ainda falta o Peter Jackson.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Certas pessoas tem de rever certos conceitos viu.


Só em dizer que O Chamado pode ser ser considerado uma experiencia fascinante' date=' já paro por aqui.

Só tenho a lamentar. Seria uma boa discussão e com bons argumentos.


[/quote']

 

Filho, esqueça então o Verbinski (já que vc é incapaz de mostrar outros argumentos sem partir para o ad hominem) e refute o Greengrass... 03

 

Ainda estou esperando o exemplo do Peter Jackson.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vale lembrar que Paul Greengrass dirigiu tb Vôo United 93....um brilhante filme principalmente por causa de seu trabalho de direção.

 

Qto a Gore Verbinski, admito que tenho alguma ressalva com ele por causa do Piratas 2 e 3, o primeiro é mto bem feito, mas os outros foram prejudicados demais pelos seus roteiros, então no fim das contas a culpa nem é (somente) dele, mas concordo que O Chamado foi um filme bem realizado que em outras mãos viraria uma bosta sem tamanho (vide O Grito, The Eye e trocentas outras refilmagens). Além disso, Verbinski fez um ótimo trabalho no modesto O Sol de Cada Manhã e um bom trabalho no infantil Um Ratinho Encrenqueiro. É um diretor por vezes irregular, mas competente...está apredendo.

 

Peter Jackson é um caso a parte...Almas Gêmeas, O Senhor dos Anéis, Fome Animal, King Kong são filmes extremamente bem dirigidos na minha opinião.

E há de se lembrar que o cara é 3 em 1...roteirista, produtor e diretor de seus filmes.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é Rob... mas daí aqueles que SABEM do que estão falando são orientados por aqueles que acham que sabem alguma coisa a "reverem seus conceitos". Ignorância e burrice deveriam ser crimes apenados com tortura e seviciação. Dr. Calvin2008-08-16 10:35:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Considerando o filme como um todo, acho que cada elemento dá a sua contribuição, mas se nos apegarmos exclusivamente a esses dois elementos em discussão considero a direção como sendo "mais" importante, o que não tira a relevância do roteiro é claro. Mas, sem generalizar, creio que é o diretor que confere personalidade ao filme. O roteiro pode ser o "ó do borogodó", mas sem alguém no "comando" pra fazer o filme engrenar, nada feito... o diretor dá vida ao filme...

 

Na trilogia Bourne mesmo vc pode ver como a direção do Greengrass faz a diferença se comparado ao primeiro. "Piratas do Caribe" na mão de um Michael Bay pararia no primeiro ... imagina se ele tivesse dirigido "King Kong", o que ia ter de macaquinho "tremendo" na tela ... "Kd o macaquinho gigante? Piscou, perdeu..."03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tá, eu tenho noção de que a minha opinião deve ser um tanto ingênua e radical, mas pensando só nesses dois aspectos da produção de um filme que tem como objetivo contar uma história, ou seja tirando filmes de arte da conversa: o mais importante é o roteiro. A história tem que ser boa o suficiente para merecer ser contada por imagens. Um bom roteiro não deixa tanto espaço para o diretor interferir. É claro que, como produto final, o filme é uma visão do diretor daquela história - roteiro - pois é ele que dá a palavra final na trilha, na foto, nas locações, nos atores (aqui tb deixando de lado as possiveis interferências da produtora e do orçamento) e é ele que puxa a melhor interpretação dos atores, e que o filme seria diferente com um outro diretor, mas o roteiro tem que ser bom porque ele é a base do filme.

O que existe e muito são roteiros mal escritos, e roteiristas ruins. O roterista tem que pensar em imagens, de forma que ao ler o roteiro as imagens apareçam fechadas na nossa cabeça.

 

Sim, eu vivo num mundo cor de rosa em que todo mundo, roteirstas e diretores, tem que ser geniais e apaixonados por cinema e saber tudo, bem como qualquer outro membro da equipe de um filme. Eu gosto do meu mundo cor-de-rosa, não me tirem dele.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Pessoalmente eu acho direção mais importante, pois afinal de contas, muitas vezes o diretor pode alterar o roteiro, mas o roteirista não pode interferir na direção.

 Sem falar, q o diretor tem q saber se o roteiro é bom, pois ele é o capitão do barco

 Mas tambem não chamo de ignorancia o fato de  alguem pensar o contrario,como tem feito alguns arrogantes por aqui , pois o cinema não é uma arte exata afinal de contas.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

 

Certas pessoas tem de rever certos conceitos viu.

 

 

Só em dizer que O Chamado pode ser ser considerado uma experiencia fascinante' date=' já paro por aqui.

 

Só tenho a lamentar. Seria uma boa discussão e com bons argumentos.

 

 

[/quote']

Agsts, gostaria de saber o que você vê de problemas na versão norte americana de O Chamado 01 (eu nunca vi o The Ring japonês, mas pessoalmente gosto muito do filme de Verbinski).

Fazendo um adendo, adoro o gênero terror e dos filmes que vi, na maior parte das vezes, tanto o roteiro quanto a direção costumam ser muito fracos (o terror é disparado para mim o campeão de títulos com os piores filmes de todos os tempos, muito embora seja fã).

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...