Jump to content
Forum Cinema em Cena

Mensagem Subliminar


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

<bEstímulos subliminares</b> levam a Justiça a condenar a Souza Cruz</p><br>

                      a situação gerada pela propaganda é perigosa, abusiva e ilegal, associando idéias e imagens, atribuindo êxito ao personagem...” – assim se pronunciou o juiz Robson Barbosa de Azevedo, da 4ª Vara Cível de Brasília, na sentença que condena a Souza Cruz, fabricante do cigarro FREE, por uso de propaganda criminosa veiculada na TV, no ano 2000.<br />

Ainda segundo o juiz, a propaganda sugeria, de forma irresponsável, o uso de tabaco pelo público infanto-juvenil.<br />

<br />

A sentença se baseou em um laudo feito pelo Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal e publicado pela Folha de S.Paulo (08/set/02) em primeira mão, após perícia minuciosa efetuada nos textos do monólogo do personagem (um pintor) e nas imagens do comercial. O texto dizia:<br />

          <i> “Meu nome é Daniel Zanage. Eu trabalho com luz, computador, arte, filme, sombras, letras, imagens, pessoas. Vejo as coisas assim: certo ou errado, só vou saber depois que eu fiz. Eu não vou passar pela vida sem um arranhão. Eu vou deixar minha marca".Psicólogos que fizeram parte da equipe responsável pela perícia, na época, concluíram que as frases estimulam o comportamento inconseqüente por parte da criança e/ou adolescente.<br />

<br />

Quanto às imagens, analisadas em "slow motion", os peritos descobriram um ‘frame’ de uma mulher fumando, com duração de três décimos de segundo. Caracterizou-se, portanto, a inserção subliminar, uma vez que a imagem é imperceptível aos olhos humanos, mas é registrado no cérebro num nível subconsciente. Segundo o prof. Vicente, estas imagens não percebidas de forma consciente, podem levar uma criança e/ou adolescente a associar o ato de fumar com o sucesso e, conseqüentemente, ao consumo do cigarro, objeto da propaganda em questão.<br />

Em matéria assinada por Mariângela Galucci, do Estadão, ‘o Instituto de Criminalística do Distrito Federal constatou a existência de imagens que não podiam ser percebidas conscientemente por causa da velocidade na veiculação. Entre elas, a silhueta de uma pessoa com cigarro. Já o Instituto Médico Legal verificou a potencialidade lesiva das imagens e concluiu que as mensagens não captadas conscientemente eram <b>estímulos subliminares</b>.’<i>(grifo nosso)</i> <br />

( http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2004/nov/05/188. htm)

De acordo com a sentença proferida pelo juiz Robson Barbosa de Azevedo, a Souza Cruz, fabricante da droga, a agência Standart Ogilvy e a Conspiração Filmes Entretenimento, produtora do comercial, foram condenados ‘a patrocinarem a veiculação de uma contrapropaganda na qual o Ministério da Saúde divulgará os danos provocados pelo cigarro.’<br />

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 700 milhões de crianças estão expostas à fumaça cancerígena exalada por mais de 1,2 bilhões de fumantes em todo o planeta.<br />

As crianças são as mais atingidas pelo fumo, seja por conta da fumaça exalada por terceiros (fumo passivo) ou aspiradas por elas próprias, quando fumantes precoces. ‘Seus tubos bronquiais são menores e seu sistema imunológico é menos desenvolvido que os adultos, tornando-as mais susceptíveis de desenvolver doenças quando expostas à fumaça do cigarro.’ (http://fumopassivo.webcindario.com/).<br />

<br />

Se não bancarem a ‘contrapropaganda’, ou seja, se não cumprirem o determinado pela Justiça, os indiciados terão de pagar uma multa fixada na sentença de dois milhões de reais por dia.<br />

<br />

Quem sobreviver, verá...<br />

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi um artigo bem interessante no site: www.revelacaoonline.uniube.br/portfolio

O que você acha? Abaixo o artigo...

Existe uma reprodução de um certo quadro, muito popular na decoração de casas de classe média, que há anos envolve uma aura sinistra e até hoje provoca apreensão em muitas pessoas. Na verdade, tem gente que não gosta nem de chegar perto. Trata-se de uma figura de um garoto chorando, vestindo uma pesada manta escura. Dizem que, se o quadro for virado de cabeça para baixo, ou mesmo tombado de lado, é possível enxergar a verdadeira imagem que o pintor, num pacto com o demônio, quis representar.

subliminar_meninochorando.jpg

A fotógrafa Neuza das Graças conheceu o quadro ainda menina, nos anos 70, em uma visita a sua tia Mariinha. O quadro ficava bem na entrada da sala. Era grande, colorido, e viera de longe, contava a tia. A menina Neuza olhava intrigada: por que o menino está chorando, se ele é tão bonitinho? Então a tia contou o que sabia. "–Dizem que o autor era um pintor medíocre e mal sucedido. Ele procurava várias maneiras para ser um pintor respeitado, mas em todas as tentativas "do lado do bem", fracassava. Aí, resolveu procurar o dito-cujo, que lhe propôs um pacto em troca da alma. Aceitando o trato, o diabo, então, falou que era pra ele dormir, e o que ele sonhasse deveria pintar na tela. E o que o pintor viu, no sonho, foi justamente a criança sendo devorada pelo demônio". É por isso que a criança chora no quadro, conclui Neuza.

Maria José Ferreira de Moura, moradora do bairro Olinda, guarda uma reprodução desse quadro em casa. Ela disse que não conhecia a história, até que seus filhos comentaram com ela. Dona Maria afirma que nunca conseguiu ver nada de diferente no quadro, mas, por via das dúvidas, dependurou-o lá no quartinho dos fundos

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

puxa, pelo jeito esse topico existe a pacas, e eu q nunca vi...

Bem...... vou dar minha opiniao sobre isso ai.. sinceramente, eu nao acredito nessas coisas... Ja ouvi falar muito dessas historias de que Desenhos da Disney, capas de discos dos Beetles e mais um monte de outras coisas sao mensagens subliminares, ja ligadas com o termo "satanico"... Digo isso pq estudo em um colegio Adventista desde pequena e os caras sao muito bitolados sobre esses assuntos. Existiu um professor de Religiao meu, na minha 5, 6a serie, q so falava coisa de Demonios e essas mensagens subliminares. Me lembro ate o nome dele... Benedito . Passava videos, palestras, fitas cassetes, fazia a maior lavagem cerebral nas nossas cabecas. E eu que sempre fui impressionada com qualquer coisinha, ficava pensando naquilo em dias....... Heheheh.. Gente, eu ja assisti Rei Leao umas mil vezes quando crianca e nunca me passou pela cabeca o desejo de matar minha mae..... Essas coisas vem da cabeca das pessoas . Apesar de nao crer muito, tenho medo mesmo assim...... A boba aqui entrou no site do Squirtle e teve q durmir com a luz acesa... huahuahua sou bobinha mesmo.... smiley36.gif

Eis q fucando na internet, encontrei essa imagem (vide minha assinatura)... Me lembrei da Abelha... Sera q ela eh capaz de imaginar uma mensagem subliminar aqui????

famarotos3sm.gif smiley36.gif

PALMEIRAS38507.0453819444
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mensagem subliminar existe sim, e eu já estudei sobre isso. É claro que essas mensagens satânicas são bobagens ("Isso non ecziste!", diria Pe. Quevedo). Nada mais é do que enganar o cérebro, numa modalidade da publicidade.

Uma simples referência a um personagem infantil numa progaganda de bebida já é o suficienete para se considerar mensagem subliminar (e isso está proibido no Brasil desde 2003, se não me engano, por isso não vemos mais a tartaruguinha nem os siris).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

abelha, passei por aqui por acaso e acabei encontrando um argumento seu dizendo que a Xuxa é a mãe do anticristo e tal e que o (ex)namorado dela é um marajá xiita. Fui ver e acabei encontrando uma frase que dizia estar escrito no muro das lamentações de Israel a seguinte frase "bey guanaes lavva tora ju sasha", que significaria "deus nos proteja do satã", em hebraico antigo. Sou judeu(mas cético) e estudo num colégio judaico há 10 anos onde convivo com a língua hebraica o suficiente para me comunicar decentemente.

 

 

 

bey guanaes lavva tora ju sasha NÃO significa "deus nos proteja do satã"

 

 

 

a única palavra que reconheço na frase é "tora", que significa pentateuco, ou seja, os 5 primeiros livros do antigo testamento. A palavra "Deus" não pode ser proferida em vão pela religião judaica seria escrita por um tetragrama "iud, chei, vav, chei" que é lido como Adonai. Outros nomes possíveis são Elohenu, HaShem, Shaddai, etc...

 

 

 

"Nos", de nos proteja, no hebraico é caracterizado pela terminação ANU, ou NU e Eu estive no muro das lamentações e não lembro de nenhuma mensagem lá.

 

Como você consegue acreditar nisto e apresentar isto como prova da existência de uma mensagem subliminar? sério...

 

 

 

Consideração final: Abelha, o que você tem contra as fés não cristãs? eu por exemplo, acho o budismo muito bom.

 

Tá esse comentário tá deslocado, o tópico da Abelha foi na primeira página, mas foi muito ridículo, precisei comentar.

 

Não acredito que tu acredites nesse site http://www.protons.com.br/megazine/XYxuxa.htmlkyle38510.6468865741

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente isso::: nao existe nenhuma mensagem subliminar, eu tava so brincando.....smiley36.gif  eh q a abelha a algumas paginas atras disse q o bob esponja e o patrik estavam fazendo "trenzinho" na propaganda no seu ponto de vista , e pra mim isso nao tem nada de sobrenatural ou subliminar. Eh q as pessoas gostam de levar tudo na malicia.... smiley36.gif Por exemplo, se vc observar a minha imagem, vera q o rapaz de oculos esta colocando as maos por entre as pernas do homem q esta deitado , eu nao acho isso nada demais eh claro, mas sempre tem gente q avacalha...

e quem diabos são esse "marotos"???? smiley5.gif

Leia Harry Potter (Prisioneiro de Azkaban) .

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

O rótulo

Veja abaixo a imagem do rótulo do xampu Seda® Control:

fig01_seda_control_1.jpg
FIGURA 1: Repare na parte azulada. Já consegue ver alguma imagem?

 

 

fig02_seda_control_2.jpg
FIGURA 2: Repare na parte azulada novamente. Agora o rótulo está virado de cima para baixo e tem um outro rótulo colocado do lado dele, dando EXATAMENTE o efeito de colocar diante do espelho. Conseguiu perceber a figura de um rosto? Está como que meio deformado, mas é claramente um rosto. Alias, é mais que isso. Se olhar bem verá que é uma cabeça toda e ainda uma parte do ombro dessa coisa aí!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa do shampoo eu ainda não tinha visto.

Menino1.jpg

Koema, essaé a posição q dá pra ver melhor.  A Gola do casaco do garoto é a boca de um mostro, alguns dizem ser um peixe, engolindo a cabeça do guri. A parte mais clara acima da gola é um dos olhos do monstro. Se vc conseguir identificar até ai vai ver o resto.

E Palmeiras, o bob esponja agasalha!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os quadros amaldiçoados de crianças chorando
>> ATUALIZADO EM 16/05/2005.

 

Informações e quadros comentados

Infelizmente alguns artistas fazem pacto com o diabo para que seus quadros façam sucesso. Para isso inserem imagens malígnas ocultas em seus quadros; imagens estas que podem causar vários tipos de coisas ruins nas pessoas que os adquirem.

fig01_quadro01.jpg
Quadro 1.

Este quadro que você vê agora é uma verdadeira raridade. Ele faz parte de um total de 27 quadros, que em sua grande maioria, os personagens, geralmente crianças, curiosamente aparecem chorando [Nota do Tabernaculonet: 27 foi o número de quadros incluídos no pacto satânico]. Há muitos anos atrás, o autor destes quadros esteve no programa "Fantástico" (Rede Globo) confessando que como nunca havia vendido um quadro em sua carreira, havia feito um pacto com as 'forças do mal' para que ficasse famoso. Arrependido do mal que fizera, pediu no programa que queimassem ou destruíssem todos os quadros que encontrassem, pois eles traziam maus presságios, fluídos negativos, enfermidades e outros malefícios para quem os possuísse. Entendeu porque essa imagem é uma raridade? Desde então estudiosos começaram a checar os fatos, e para surpresa deles, todos quantos tinham o quadro sofriam algum tipo de influência negativa, e ao seguir o conselho do pintor, a situação voltava ao normal! Coincidência? Observe que ao virar o quadro de ponta cabeça, o que era o pescoço do menino, agora é uma mão que esta estrangulando-o! Agora o detalhe que tem chocado a muitos, trazendo um profundo mal-estar, é o fato de que a criança esta com a pupila, totalmente dilatada, apesar de haver luz no ambiente. Já estava portanto morta, ao ser retratada!

Obs.: Não há confirmações de que o autor dos quadros tenha ido ao programa Fantástico (Rede Globo). A Rede Globo não confirma este fato. Mas não importa se ele foi em algum programa de TV brasileiro ou não...

fig02_quadro02.jpg
Quadro 2.
Neste quadro a imagem que surge é de um monstro (demônio) engolindo o menino.

 

fig03_quadro03.jpg
Quadro 3.
No quadro acima (à esquerda) se observarmos com atenção, percebemos o motivo pelo qual a menina chora: ela tem o braço direito amputado. Nota-se também, a formação de algumas gotas de sangue que, num primeiro momento, aparentava ser sua manta se desfiando. Depois de um apurado estudo anatômico, concluímos que seu antebraço esquerdo também estava deslocado, ou simplesmente 'fora de lugar'. A mão e os dedos estão inchados e os cantos das unhas arroxeados, características comuns de membros necrosados. À direita, o quadro 'corrigido' depois de um estudo anatômico, mostrando a posição em que o antebraço deveria estar representado. Se não me engano, se olharmos essa figura de lado, como a Quadro 2, o manto vermelho da menina parece também como que um monstro a engolindo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sério mesmo galera, o único quadro que eu vi alguma coisa foi o da mão enforcando, no primeiro quadro.

 

O do menino sendo engolido por um Peixe/monstro/sei-la-o-que, tô até agora procurando.

 

O da menina com o braço quebrado, pode ser só um erro do desenhista, já que o braço tá errado também no que o cara tentou 'corrigir'.

 

 

 

O do Shampoo, não dá pra saber se é montagem. Procurei no Google e encontrei uma figura apenas do (provavel) mesmo lugar que o Lipe conseguiu a notícia.

No fim diz que a notícia é de 2002 e que o produto já foi trocado...

http://www.tabernaculonet.com.br/subliminar/noticias/23_06_2 002/seda_control/

Koenma38558.4944328704

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Claro, antes de estar no Brasil todo, era só aqui no RS. O símbolo era um papagaio, e também 3 cores, se me lembro eram verde, vermelho e amarelo (cores do RS).

Agora que atua no Brasil todo ela mudou o marketing e tem como símbolo um círculo vermelho-alaranjado, pra lembrar ao povo na parte de cima do país um SOL e CALOR, pra haver uma maior identificação.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O rótulo

Veja abaixo a imagem do rótulo do xampu Seda® Control:

fig01_seda_control_1.jpg
FIGURA 1: Repare na parte azulada. Já consegue ver alguma imagem?

 

 

fig02_seda_control_2.jpg
FIGURA 2: Repare na parte azulada novamente. Agora o rótulo está virado de cima para baixo e tem um outro rótulo colocado do lado dele' date=' dando EXATAMENTE o efeito de colocar diante do espelho. Conseguiu perceber a figura de um rosto? Está como que meio deformado, mas é claramente um rosto. Alias, é mais que isso. Se olhar bem verá que é uma cabeça toda e ainda uma parte do ombro dessa coisa aí!

 

[/quote']

só uma observação:
E DAÍ QUE TEM A IMAGEM DE UM ROSTO (SE É QUE TEM)???

no que isso induz o cérebro a coisas malévolas,ou sei lá o que...?

é o mesmo que voce fazer um monte de rabisco com tinta num papel,dobrar o papel depois,virar de cabeça pra baixo,e ver que a imagem se transforma numa borboleta ou num capeta chifrudo...isso quer dizer que quando o cara faz o rasbisco ele já esta premeditando que vai se formar uma figura "subliminar" depois?

pelo em ovo total essa...

enxak38561.2905439815
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

fig01_quadro01.jpg

Quadro 1

Realmente deu pra ver claramente que tem uma mão enforcando

a menina e os olhos dela virados para trás indicam que ja esta

morta' date='muito sinistro,se o cara pintou uma aberração dessas não duvido

que os outros quadros tenha algo Bizzaro.

[/quote']

 

 

 

Eu não vi nada.

 

 

 

fiquei até curiososmiley19.gif.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...