Jump to content
Forum Cinema em Cena

Woody Allen


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members

Nossa, eu gostei pra caramba. Até entendo que um dos pontos que mais contou a favor foi eu ter achado bem engraçado, e isso é muito pessoal, mas tb vi várias outras vantagens, como os bons diálogos, a sensibilidade pra tratar do assunto relacionamentos, e a boa atuação da Keaton. Alias, mais que boa até.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu as vezes acho que pode ser por eu, à época, não estar acostumado com o estilo do allen. mas do que me recordo, foi a única vez que os diálogos não me soaram naturais naquele contexto todo, não achei graça em nada.

 

e sobre a sensibilidade para tratar de relacionamentos, bem, depois vi Manhattan, que, na minha humilde opinião, esmaga Annie Hall nesse, e em todos os outros sentidos, hehe.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

eu as vezes acho que pode ser por eu' date=' à época, não estar acostumado com o estilo do allen. mas do que me recordo, foi a única vez que os diálogos não me soaram naturais naquele contexto todo, não achei graça em nada.

 

e sobre a sensibilidade para tratar de relacionamentos, bem, depois vi Manhattan, que, na minha humilde opinião, esmaga Annie Hall nesse, e em todos os outros sentidos, hehe.

 

[/quote']

 

Bom, terei que dar uma conferida nesse, então, hehehe.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu sinceramente não tenho o menor saco pra ficar descobrindo uma ordem de preferência em mais de 20 filmes' date=' até porque nem ligo muito pra uma parte deles. Então vou no clichê dos dez melhores:

01. Crimes e pecados
02. Noivo neurótico, noiva nervosa
03. A última noite de boris gruskenko
04. A outra
05. A rosa púrpura do cairo
06. Manhattan
07. Interiores
08. Match point
09. Hannah e suas irmãs
10. Zelig

Ainda não pude assistir: Maridos e esposas, Desconstruindo harry e Memórias.

O primeiro é soberano demais, ainda que os cinco primeiros também sejam maravilhosos. Dos outros cinco eu gosto muito mesmo, embora conforme a escadinha vai descendo (principalmente no pós-lista) mais ele vai saindo do Olimpo.

Dos meus 3 preferidos, dois são dessa década, e falam que o allen não é mais o mesmo...


Se ele é ou não é mais o mesmo eu juro que não sei. Mas tenho plena certeza de que considero o pedaço antigo da carreira do Allen muito, mas muito mesmo, melhor que a atual.

 

até acho que ele se modificou um pouco nessa fase inglesa, referente a estilo ou sei lá o que, mas quando digo que continua o mesmo, me refiro na qualidade, acho que ele consegue hoje ainda fazer filmes tão bons quanto antes (vide esses dois exemplos que citei, mas sei que tu não gosta de vicky cristina), e os que não são desse nível, também se comparam aos não medalhões dele de outras épocas.

 

ah, e assista mesmo maridos e esposas e desconstruindo harry, dois filmes pós década de 80 que são fantásticos, pra mim do nível dos melhores dele. E Memórias por muito tempo eu achei o melhor
Tensor2009-09-30 18:22:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

até acho que ele se modificou um pouco nessa fase inglesa' date=' referente a estilo ou sei lá o que, mas quando digo que continua o mesmo, me refiro na qualidade, acho que ele consegue hoje ainda fazer filmes tão bons quanto antes (vide esses dois exemplos que citei, mas sei que tu não gosta de vicky cristina), e os que não são desse nível, também se comparam aos não medalhões dele de outras épocas.

 

ah, e assista mesmo maridos e esposas e desconstruindo harry, dois filmes pós década de 80 que são fantásticos, pra mim do nível dos melhores dele. E Memórias por muito tempo eu achei o melhor[/quote']

 

Uns dois meses atrás, estava conversando com um amigão meu sobre filmes. Daí a gente conversou um pouco Vicky cristina barcelona, Celebridades (que ele tinha assistido recentemente) e Annie hall. Inevitavelmente começamos a conversar sobre o próprio Woody Allen. Esse meu amigo gosta mais dessa fase atual do que eu. Em algum momento eu disse "tudo bem que você ache bons esses filmes de agora (nota: eu particularmente não consigo enxergar nada acima da média em Scoop, Dirigindo no escuro, O escorpião de jade, Trapaceiros etc. ), mas esse é o cara que fez Crimes e pecados! Annie hall! A rosa púrpura do cairo! Manhattan!". Ele deu uma risada e falou "é, apelação mesmo essa comparação".

 

É óbvio que vai do entendimento de cada um do quão bom são todos os filmes envolvidos. Não há o que discutir mesmo. Mas pra mim há uma brutalidade nessa comparação que eu chego a achar covarde. Sei lá, por mais que me esforce e olhe com carinho pra essa fase atual, eu fico meio reticente pensar que a inventividade de Annie hall e A rosa e a visão de mundo de Crimes e pecados viraram algo perdido no tempo. Eu acho meio triste, de verdade.

 

Mas talvez eu esteja sendo meio injusto nisso, não sei. Ele cavou o lugarzinho dele na história do cinema e agora está se divertindo, talvez um pouco mais livre, essas coisas. Não dá pra culpar.

 

Esses dois eu tenho aqui em casa, guardados em algum lugar, mas não faço a menor idéia de onde (4 mudanças no período de um ano podem fazer loucuras na vida de uma pessoa). Já Memórias eu teria de buscar por aí, mas não deve ser nada difícil.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

mas tu notou que citou filmes de décadas diferentes? Na comparação de toda a carreira dele com apenas esses últimos 10 anos, aí concordo, é apelação... Mas eu consigo fazer um versus tranquilo entre, por exemplo, Match Point (00) x Manhattan (70), ou Maridos e Esposas (90) x Crimes e Pecados (80), ou até Todos Dizem Eu Te Amo (90) x Annie Hall (70)...

 

claro, se for colocar todos os filmes dessa década contra o que ele construiu durante toda uma carreira, daí não tem como, a diferença é muito grande (e falo de quantidade até), mas o que quero dizer é que, mesmo em quantidade inferior, eu consigo ver em match point, vicky cristina, maridos e esposas, descontruindo harry, etc... filmes dessa década ou passada, os mais recentes dele, uma qualidade comparável aos melhores do inicio de sua carreira.

 

E claro, nem espero que isso seja tão constante quanto era antes, pq penso exatamento como tu, ele já consolidou o nome, marcou na história dessa arte, e agora ta soltinho aí se divertindo com o que faz (o cara conquistou esse direito). Mas, vez ou outra aparece um filme desses que dei como exemplo, o que faz eu sempre ficar bem atento pra tudo de novo que envolva o nome dele.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim. Eu não estou comparando blocos. O negócio da conversa era no que o Allen se tornou, com o passar do tempo. Eu acho que aos pouquinhos ele perdeu a constância, e vem decaindo. Claro que a filmografia dele é extensa o suficiente para encontrarmos coisas não muito interessantes em qualquer época. Mas o meu problema com ele é que há tempos não surge algo do nível do que ele já fez um dia. O único de dez anos pra cá que eu gostei mesmo foi Match Point. Um só. É muito pouco, principalmente se levar em consideração que sequer chega a ameaçar os melhores dele. E nesse mesmo período saíram os filmes que, pra mim, representam os piores momentos da carreira dele.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

hummm' date=' entendo. É que eu vejo esses filmes com bem mais carinho mesmo.[/quote']

 

É. Esse meu amigo ainda me dava razão, mesmo gostando mais dos atuais do que eu. E quanto mais valor é dado para esses filmes mais difícil fica de concordar. É o seu caso. Não tem jeito mesmo. Acontece.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho Match Point maravilhoso, em todo e qualquer aspecto - pra mim, de longe o melhor filme dele nessas duas últimas décadas.

E concordo que comparar o trabalho dele nas décadas de 70/80 com as posteriores é covardia.

 

Quanto a indicar pro PT, por que não Annie Hall ? Pra mim é uma OP incontestável, o Bat devia estar de tpm quando assistiu den

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho Match Point maravilhoso' date=' em todo e qualquer aspecto - pra mim, de longe o melhor filme dele nessas duas últimas décadas.
E concordo que comparar o trabalho dele nas décadas de 70/80 com as posteriores é covardia.


[/quote']

 

a questão não é comparar, e sim se ele desaprendeu.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

ah, e concordo com o Tensor. apesar de as maiores obras do Allen estarem da década de 80 pra cima, eu gosto demais da fase mais moderna. aliás ADORO Scoop (acho bem acima da média das comédias modernas, sim senhor. muito por conta do personagem do Allen, que, ao meu ver, é um dos seus melhores dentre todos) . pra não falar de Match Point.

batgody2009-09-30 21:45:20

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...