Jump to content
Forum Cinema em Cena

Jornada nas Estrelas (Star Trek) XI


Odo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 286
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

hris Pine dá detalhes sobre a sequência - 13/01/2009 15:49

Chris Pine, o capitão Kirk de Jornadas nas Estrelas 11, falou à The Associated Press sobre a nova sequência da franquia, que vai contar como os dois principais personagens se conheceram.

"O filme vai mostrar Kirk e Spock na juventude e o primeiro encontro deles. No começo, eles não se entendem muito. Este conflito dá a Zachary (Quinto) momentos em que Spock não é tão controlado e racional quanto era o personagem interpretado por Leonard Nimoy".

A estréia mundial está marcada para 8 de maio deste ano.

Da Frigideira: Star Trek

Assistimos a um preview do filme que reinicia a cultuada série

12/01/2009

 

1.jpg

 

2.jpg

 

5.jpg

 

 

Na última quinta-feira, o Omelete esteve entre os convidados da Paramount Pictures do Brasil para um evento especial: a exibição dos previews de Star Trek, novo filme de J.J. Abrams, e Watchmen, adaptação de Zack Snyder para a graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons.

Como já tínhamos assistido e falado em outubro passado (leia) tudo o que era necessário sobre a prévia de Watchmen, vamos nos ater ao que foi mostrado na grande novidade da noite: Star Trek.

Mas antes: Atenção! Se você não quer saber mais sobre a trama do que deveria, este não é o seu lugar. Que tal dar uma olhada no nosso Preview 2009, que lista mais de 140 filmes que vão estrear este ano - incluindo aí Watchmen e Star Trek, claro!

Quando as luzes se apagaram, o criador de Lost e Alias J.J. Abrams apareceu na telona para agradecer a presença de todos e explicar um pouco do que veríamos a seguir. Foram quatro cenas, com efeitos ainda inacabados (sinceramente, nem deu pra perceber) e que mostraram um pouco do que é o filme. Sem demagogia, Abrams disse que não era fã da série, mas que adorou o roteiro escrito por Roberto Orci e Alex Kurtzman - os mesmos de Transformers e Missão: Impossível III - então, não teve escolha, "teve" que dirigir o filme

Mas vamos ao que interessa, o que foi mostrado: Spoilers abaixos

Cena 1
: Uma linda mulher chega no balcão e pede uma bebida.
James T. Kirk
(Chris Pine) chega até ela, dando em cima sem o menor pudor - e como se não tivesse um ser de outro mundo (literalmente) entre os dois. Logo descobre que ela tem um nome:
Uhura
(Zoe Saldana). Não demora para os amigos da moça chegarem e Kirk engrossar, achando que daria conta de encarar todos eles. A cena se desenrola em uma pancadaria violenta, daquelas que espirra sangue na tela, e mostra bem o estilo e temperamento do jovem Kirk. Para acabar com o massacre chega o
Capitão Pike
(Bruce Greenwood), que conversa com o rapaz, diz que conheceu seu pai e que ele deveria se alistar na Frota Estelar, dizendo que em quatro anos ele seria um oficial. Na manhã seguinte o moleque aparece por lá e desafia: três anos no máximo.

Cena 2
: Três anos depois, Kirk, por mau comportamento, não deveria, mas está dentro da
Enterprise
. Quem o carrega até lá é seu amigo,
Dr. McCoy
(Karl Urban), que o infectou com um vírus para que ele pudesse ter acesso à ala médica. A estratégia aproveita uma brecha no regulamento da Frota que dá acesso às naves a qualquer pessoa que necessite de cuidados médicos. Na ponte de comando, Capitão Pike conversa com um cara de orelhas pontudas chamado
Spock
(Zachary Quinto) e dá ordens a um jovem russo de nome
Chekov
(Anton Yelchin), que transmite aos tripulantes a missão que eles estão prestes a iniciar, em Vulcano. Kirk, quando recobra a consciência, vê que determinados padrões estão se repetindo e que aquilo é uma armadilha dos romulanos, idêntica àquela que vitimou seu pai. A tentativa de explicar tudo isso é uma mistura de tensão com humor que dá bem o clima que devemos ter durante o filme.

Cena 3
: Chegou a vez de conhecermos dois novos personagens: um escocês de nome
Montgomery Scott
(Simon Pegg) e o Spock do futuro, interpretado por
Leonard Nimoy
. Essa é a única das quatro sequências que não tem momentos de ação, focando-se nos diálogos, que são cômicos quando envolvem Scott e serenos quando saem da voz do vulcano. Em pauta, viagem no tempo.
"Mas voltar no tempo e modificar o passado não é trapacear?"
, pergunta Kirk ao seu futuro melhor companheiro.
"É um truque que aprendi com um velho amigo"
, retruca, fazendo brotar um sorriso nos lábios dos
trekkers
presentes.

Cena 4
: A grande cena de ação que foi mostrada na noite. Com o ataque iminente ao planeta Vulcano por uma broca gigantesca, Kirk, Sulu e um dos famosos "caras de uniforme vermelho" (e aí Abrams encaixa uma piada clássica da série, os "red shirts") são destacados para ir até lá desligá-la. Depois de saltarem em queda-livre, num incrível skydiving sub-orbital, eles atingem a plataforma onde devem destruir o aparelho. Mas a tarefa não é simples: os jovens ainda têm de enfrentar romulanos brutamontes nada amistosos em brigas nada simples ou justas. E
Sulu
(John Cho) mostra que o treinamento de esgrima que comentou há poucos momentos na cena vem a calhar, dando um show de acrobacias com uma lâmina retrátil. A cena termina com um empolgante teletransporte para a Enterprise comandado por Chekov.

Parece tratar-se de um recomeço incontestável para a franquia: Ao usarem a viagem do tempo como pretexto para o filme, os produtores não invalidam nada do que foi feito antes e ganham liberdade para seguir adiante sem as amarras do cânone já que, na melhor tradição da ficção científica, esse
Star Trek
cria uma linha temporal alternativa, distinta da existente (o próprio Orci já
).

Mas
apesar do visual mais
sexy
, da ação e estruturas modernizadas, há uma bem-vinda nostalgia no filme, especialmente em relação às personagens e estética (uniformes, interiores, design...). Para o Kirk, por exemplo, aquela canastrice arrogante e sedutora de William Shatner é abraçada e levada às últimas consequências. Chekov e Scotty ganharam sotaques carregadíssimos e todos têm importância extrema na trama e seus momentos de brilho. Mais do que um filme sobre viagens espaciais e ação, o novo
Star Trek
tem todo o jeião de um longa-metragem sobre a formação de uma família.

Claro que quem é apaixonado pela mitologia da série deve se divertir muito mais procurando referências e encontrando - pela primeira vez - seus personagens preferidos. Quem não é fã, vai desfrutar das bem orquestradas cenas de humor e aventura. É um novo capítulo na combalida e apreciada série - e que este filme marque o recomeço que devolva
Star Trek
ao local de destaque da cultura pop contemporânea do qual nunca deveria ter saído.Fonte: Omelete

Adorei a descrição das cenas e os personagens que prometem não só revigorar a clássica série como o gênero de ficção cientifica confio no taco do J.J Abrams

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Eu curtia o seriado justamente pelo roteiro e dialogos afiados. A acao era verborragica e nada fisica. Vendo o trailler/teaser e lendo tds estas infos parece q este filme é + um caça-niquel em cima do q deu certo, so q no formato de qq blockbuster atual, isto é, acao inipterrupta e efeitos mirabolantes. Tomara q tenha algum conteúdo ou diferencial como MI3, Intocaveis e O Fugitivo, do contrario vou me desapontar tal qual Lost in Space, Thunderbirds, James West, etc..

Jorge Soto2009-02-03 09:26:11
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Paramount já gastou 150 milhões com publicidade de Star Trek

E divulgação está apenas começando...

09/03/2009

Em um artigo, o Hollywood Reporter chama atenção para os gastos da Paramount com a campanha publicitária que visa apresentar Jornada nas Estrelas a uma nova geração de espectadores. O estúdio já gastou cerca de 150 milhões de dólares na campanha para atrair público para Star Trek - filme que estreia em maio e ainda tem muita divulgação pela frente.

O objetivo de tanto empenho é fazer com Star Trek o mesmo que foi feito com Batman: reconstruir a franquia recomeçando do zero, ou seja, da formação da tripulação original da Enterprise. A medida do sucesso será a capacidade do filme de colocar na mesma sala os fãs mais ardorosos da série ao lado de gente que não sabe a diferença entre um Vulcano e um Cardassiano ou desconhece o efeito da frase: "Você será assimilado".

O plano de marketing inclui colocar o diretor J.J. Abrams, o produtor executivo Bryan Burk, o vice presidente da Paramount Rob Moore e parte do elenco numa turnê para exibir 20 minutos do filme. A viagem tem paradas em Roma, Colonia, Madri, Paris, Londres, Nova York e, mais recentemente, Seoul, onde Abrams apresentou-se ao lado de Chris Pine e Zoe Saldana.

O estúdio também fechou contrato para colocar nas lojas uma nova linha de brinquedos, a maior nos últimos dez anos, uma nova linha da boneca Barbie, e uma promoção com a rede de lanchonetes Burger King, que pode não acontecer aqui caso seja aprovada a lei que impede a distribuição de brinquedos como brindes nas redes de fast food.

A principal questão é se a campanha para atrair uma nova audiência vai afastar os cerca de 25 milhões de fãs de Star Trek espalhados pelo mundo, e que mantiveram a franquia viva até o momento. Em sua visita à Coréia, Abrams disse ter feito o filme para os futuros fãs de Star Trek, e os atores também confirmaram ter sido orientados a criar seus personagens sem preocupações com o que existiu antes. A Paramount aposta que os fãs comparecerão, no mínimo, para conferir o que fizeram com sua série favorita.

O filme chega aos cinemas em 8 de maio.

Leia mais sobre Star Trek

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A gde sacada do seriado e dos primeiros longas de StarTrek era q eles privilegiavam os dialogos nos roteiros em detrimento da acao, q era mais verborragica q fisica. Isso tornou a serie classica e cult ate hj e a deixou anos-luz de Star Wars, ate por razoes de orcamento mirrado, q obrigavam sacadas criativas! Vendo o trailler e td material de divulgacao ate agora, parece os milhoes a mais da producao a tornaram Star Trek totalmente em Star Wars.. e isso ja por si é pto negativo p/ um seriado q buscava justamente se diferenciar dos filmes de Lucas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que tornou a série clássica tão atraente era o estudo dos protagonistas que a série e os primeiros filmes faziam. Isso deu longevidade aos filmes e os manteve sob evidência por anos e anos...

Ver este universo se transformar num videogame turbinado é mesmo lastimável.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

>
 Nunca ouve semelhanca entre Wars e TREK, TREk tem um universo muiiiiito mais complexo.... 

isso é tanto verdade que o primeiro episódio piloto foi inicialmente rejeitado, sendo um dos pretextos por ser dificil de entender .....

 

Por mais que o cinema tenha mudado, se perdermos isso, pedermos a essência de Star Trek....

Gene Roddenberry deve estar se revirando no tumulo.....

rsrsrs

 

 

mas isso é tudo especulação... vai que por meio de toda essa ação desenfreada tem um mundo de dialogos complexos sobre dobras e assimilações.....

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Star wars ganha longe em bilheteira, mas isso não quer dizer grande coisa. Eu tenho esperanças q esse novo filme consiga equilibrar os bons diálogos e a relação entre os personagens como na série clássica, pontuando com ótimas sequencias de ação pra agradar a meninada. Se tiver o Bones ranzinza brigando com o Spock, já estou satisfeito.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...