Jump to content
Forum Cinema em Cena

Framboesa de Ouro 2008: Indicados.


Recommended Posts

  • 4 weeks later...
  • Members

No Fim da Inteligência foi ótimo. 06

 

O avesso do Oscar

Criador do Framboesa de Ouro, dedicado aos piores filmes do ano, fala sobre a invenção do prêmio e lembra o dia em que Halle Berry apareceu para receber sua "estatueta"

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Hollywood respira aliviada: o fim da greve dos roteiristas, confirmado ontem, é a senha para voltar a estender os tapetes vermelhos, apertar-se em modelitos desenhados pela elite da moda e exibir os sorrisos amarelos de "perdedor fair play". Mas, mesmo em tempos de racionamento de estatuetas -o Globo de Ouro, o WGA Awards e o People's Choice Awards deste ano foram cancelados-, há uma festa para a qual ninguém em Los Angeles faz questão de ser convidado: a da entrega dos Golden Razzies (ou Framboesas de Ouro), que acontece no próximo dia 23.
É que a fruta dourada é entregue anualmente, na véspera do Oscar, aos piores trabalhos em 11 categorias: filme, diretor, roteiro, atriz, ator, ator e atriz coadjuvantes, casal, remake ou cópia descarada, desculpa para um filme de terror e "prequel" (espécie de prólogo para uma história desenvolvida em outro filme) ou seqüência.
A gaiatice chega neste ano à 28ª edição, tendo "Eu Sei Quem me Matou", estrelado por Lindsay Lohan, como franco favorito (com nove indicações).
O criador e mestre-de-cerimônias do Framboesa, John Wilson, conta à Folha, por telefone, que teve a idéia de laurear os desempenhos mais pífios do showbiz no fim do verão de 1980, depois de se aventurar -para seu eterno arrependimento- numa sessão dupla de "Xanadu" (com Olivia Newton-John, de "Grease - Nos Tempos da Brilhantina") e "Can't Stop the Music" (com a trupe do Village People). "Mesmo só tendo pago US$ 0,99 pelo ingresso, quis meu dinheiro de volta. O dono do cinema não topou devolver, então pensei: "Esses filmes são tão ruins que merecem um prêmio"."
E levaram: em 31 de março de 1981, na sala de estar da casa de Wilson, "Can't Stop..." faturou os primeiros Framboesas de pior filme e roteiro, e "Xanadu" inaugurou a categoria de pior diretor. Votaram os cerca de 40 convidados da festa que o anfitrião organizara para assistir à transmissão do Oscar.
"Se você vai fazer sátira ou paródia, precisa partir de algo com que as pessoas estejam familiarizadas. O Oscar é pomposo, autocentrado e irrelevante. Com milhões de americanos atualmente sem saber se conseguirão pagar por suas casas, não acho que estejamos preocupados com um homenzinho de ouro que uma estrela de cinema que ganha US$ 20 milhões possa vir a receber", avalia Wilson, que se gaba de ter 44 Estados americanos e 18 países representados pelos 750 membros de sua "academia".

Halle Berry
Cinéfilos, montadores, compositores e jornalistas constituem o grosso do eleitorado, segundo o criador dos Razzies. John Waters (diretor do primeiro "Hairspray" e da fita B "Pink Flamingos") é o membro mais célebre. Para entrar para o grupo, é preciso pagar uma taxa de US$ 25 (R$ 43,6).
Os "vencedores", obviamente, não costumam aparecer para receber seus troféus. Mas, três anos depois de receber o Oscar por "A Última Ceia", a atriz Halle Berry topou ir à festa de 2005, quando foi reconhecida por seus remelexos em "Mulher-Gato".
"Com o Razzie numa mão e o Oscar na outra, ela deu uma bronca "de mentirinha" em seu empresário por não ter lido o script, admitiu que não entendia o que o diretor [o francês Pitof] falava e agradeceu à sua preparadora", lembra Wilson.
"Gera tanta boa vontade quando alguém da estatura de uma Halle diz: "Errei neste filme, tentarei melhorar"... É cativante e brilhante em termos de estratégia de carreira."
Wilson acha que Lindsay Lohan, a jovem atriz que anda rendendo mais manchetes por seus porres e suas internações em clínicas de reabilitação do que por seu trabalho (e tem duas indicações ao Framboesa 2008), poderia se valer do expediente. "Se ela aparecesse - sóbria, obviamente 06- e fizesse um discurso engraçado, poderia reconquistar boa parte da simpatia que despertava antes das besteiras que fez."

Framboesa no eBay
Quem dificilmente mudará a má impressão deixada na "academia" do Framboesa é o ator Ben Affleck. Em 2004, ao ser indicado por "Contato de Risco", ele disse a uma publicação européia que iria à cerimônia. Com o resultado em mãos, Wilson ligou para o assessor do ator e oficializou o convite. Ele não apareceu e, dias depois, numa entrevista coletiva, disse que não fora chamado.
Wilson decidiu então levar o prêmio até o seu dono, que daria uma entrevista no talk-show de Larry King. "Quando ele recebeu o Framboesa, a estatueta simplesmente quebrou em sua mão. Ele reclamou que era vagabunda, que não estava no nível dele. Recuperei-a, coloquei-a à venda no [site de leilões] eBay e, com o dinheiro, paguei o aluguel do salão para a cerimônia do ano seguinte."

skellington2008-02-14 13:14:43
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

meu palpite:

 

Pior filme: Norbit

Pior diretor: Chris Siverston

Pior ator: Eddie Murphy

Pior atriz: Lindsay Lohan

 

Pior

ator coadjuvante: Orlando Bloom (finalmente Orlando Bloom foi indicado

ao Framboesa de ouro e pode ser a grande zebra vencendo os grandes favoritos Rob Schneider e Eddie Murphy, pois Orlando Bloom realmente estava muito ruim no Piratas do

Caribe: No fim do mundo)

 

Pior atriz coadjuvante: Carmen Electra (ela venceu nessa categoria em 2005)

Pior casal: Lindsay Lohan & Lindsay Lohan

Pior Remake ou Rip-Off: Deu a Louca em Hollywood

Pior Pre ou Seqüência: Acampamento do Papai (no chute)

Pior Roteiro: Deu a Louca em Hollywood

Pior Desculpa para Filme de Terror: Eu sei quem me matou

 

cinéfilo2008-02-18 15:52:18

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Resultado do Framboesa 2008:

 

Worst Picture:

I Know Who Killed Me

(Sony/Tri-Star)

Worst Actor:

Eddie Murphy (as Norbit)

NORBIT

Worst Actress (TIE) :

Lindsay Lohan (as Aubrey) and

Lindsay Lohan (as Dakota)

I KNOW WHO KILLED ME

Worst Supporting Actress:

Eddie Murphy (as Rasputia)

NORBIT

Worst Supporting Actor:

Eddie Murphy (as Mr. Wong)

NORBIT

Worst Screen Couple:

Lindsay Lohan
and
Lindsay Lohan
(as The Yang to Her Own Yin)

I Know Who Killed Me

Worst Remake Or Rip-off:

I Know Who Killed Me

Rip-Off of HOSTEL, SAW and THE PATTY DUKE SHOW

Worst Prequel or Sequel:

Daddy Day Camp

(Sony/Tri-Star/Revolution)

Worst Director:

Chris Siverston

I Know Who Killed Me

Worst Screenplay:

I Know Who Killed Me

Written by Jeffrey Hammond

Worst Excuse for a Horror Movie:
(New Category!)

I Know Who Killed Me

(Sony/Columbia)

"Wins" Per Picture:

I KNOW WHO KILLED ME = 8 Awards:
(A New RAZZIE® Record!)
Worst Screen Couple, Horror Movie,
Screenplay, Director, Remake or Rip-Off,
Actress (2x), Picture


NORBIT = 3 Awards: (All "Won" by Eddie Murphy)
Worst Supporting Actor, Supporting Actress, Actor


DADDY DAY CAMP = 1 Award:
Worst Prequel or Sequel

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na minha opinião o resultado foi bem previsível, até pq "eu sei quem me matou" e "norbit" dominaram a lista completamente, mal dando espaço pros outros filmes ruins! Ainda assim os prêmios foram merecidíssimos!

Seria legal se tivessem algumas surpresas, tipo o garotinho dos "anos incríveis" ganhando de pior diretor, "bratz" ganhando pior roteiro, ou orlando bloom como pior ator coadjuvante.. Mas os prêmios estão em boas mãos!

 

Além de tudo, "Eu sei quem me matou" conseguiu quebrar o record de filme mais premiado! Foi meio forçado, nem a pau é pior que "A Reconquista", "Gigli" e outras merdas completamente trash, mas não deve ficar muito atrás.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

pelo menos acertei em algumas categorias no meu palpite

 

Não tinha como tirarem as framboesas de ouro do Eddie Murphy e Lindsay Lohan esse ano...

 

com certeza que no Framboesa de ouro do ano que vem Meet the Spartans (aqui no Brasil traduzido como Espartalhões) vai ser o campeão de indicações

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...