Jump to content
Forum Cinema em Cena

Furos e Incoerências


fe_bing
 Share

Recommended Posts

  • Members

Mas uma das maiores incoerências nos livros é a questão dos quadros.

Por que diabos os quadros conseguem conversar com as pessoas e as fotos

não???

 

 

 

Isso já foi explicado em algum lugar. Talvez no

site da Jo. Os quadros são encantados depois de pintados. As fotos só

são passadas por uma poção para repetirem os movimentos das pessoas. Os

quadros são um pouco como fantasma, uma impressão de sua personalidade

no mundo real, mas apenas isso.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 176
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Outra coisa, é com relação a idade dos gêmeos. Em o cálice de fogo,
eles tinham que ter 16 anos para colocar o nome no cálice. E eles
colocam. Mas no quinto livro, lá estão eles, no sexto ano de novo. E a
Katie Bell também. Se eu não me engano, ela é dois anos mais velha que
o Harry. E não termina a escola nunca!!!





Eles conseguem atravessar a linha etária porque
tinham tomada a poção de envelhecer, mas o cálice não aceitou o nome
deles. Eles tinham 16 anos, estavam no sexto ano e para participar do
Torneio, você tinha que ser maior de idade, ou seja, ter 17. A Katie
Bell nem tentou colocar o nome dela. Ela tinha 15 anos durante o
Torneio.




Link to comment
Share on other sites

  • Members

o 6º livro, dumbledore diz a harry que, depois que voldemort foi

recusado ao cargo de defesa contra a arte das trevas, nenhum professor

conseguiu ficar mais de um ano no cargo...

 

bem, harry só esteve em

hogwarts a partir do prof. quirrell, e não teria como saber que os

professores anteriores tbm não permaneceram mais de um ano... mas como

é que alunos com fred e jorge, que estudaram em hogwarts a mais tempo,

falam coisas como "os últimos 5 professores não aguentaram no cargo: o

quirrell morreu, o gilderoy teve a memória apagada, etc etc"... os dois

milagrosamente se esqueceram dos professores anteriores a estes?? não

faz sentido!

 

 

 

Esse é o único furo real. Dumbledore nos diz que todos

os professores de DADA depois que Voldemort foi lá só duraram 1 ano.

Harry pôde notar isso. Quando ele recapitula os que passaram em

Hogwarts enquanto ele esteve lá, Fred e George não se manifestam. Se

eles tivessem falado alguma coisa, eles falariam que outros professores

eles conheceram. Eles são 2 anos mais velhos que Harry.

 

 

 

Mas acontece que Hagrid diz a Harry no primeiro livro que Quirrel

viajou durante as férias e voltou perturbado pelas coisas que vira (e o

Percy também comenta algo sobre ele), ou seja, ele já era professor em

Hogwarts and de PF. Uma solução sugerida pelo HP Lexicon é que Quirrel

não foi afetado pela maldição de Voldemort porque o trazia grudado na

cabeça, mas isso ficaria muuuuuuito suspeito, pois seria a primeira

exceção em quase 50 anos e com certeza Dumbledore notaria. A outra

solução sugerida pelo Lexicon é que Quirrel fora professor de outra

disciplina antes de PF e que somente no primeiro livro ele foi dar aula

de DADA.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

sobre o caso do quirrell: é possível que quirrel dasse outra matéria nos anos anteriores, mas nesse caso o dumbledore teria anunciado isso, assim como anunciou q snape mudou para o cargo de defesa contra a arte das trevas.

o caso das corujas: é uma explicação interessante, mas merecia ser explicado com mais carinho nos próprios livros, ja que nos so podemos especular...

o negocio do rúbeo: nunca li a versaum original de 'a pedra filosofal', mas tenho certeza que (dessa vez smiley17.gif) não é culpa da lia, já que o proprio hagrid diz algo como 'meu nome é rúbeo hagrid, mas pode me chamar de rúbeo, todo mundo me chama assm", e é o que acontece, todos os conhecidos do hagrid chamam ele de rúbeo... é preciso a versão original do livro pra se ter certeza absoluta, mas acredito que isso é um furo mesmo (perdoável, inclusive smiley2.gif)

o caso do dumbledore pirado: acho que não tem a ver com a visão subjetiva do harry, já que o diretor fala por conta propria coisas absurdas, como aquele primeiro discurso dele (algo como "antes do jantar vou dizer umas palavrinhas: beliscão! pateta! chorão! obrigado..."). é aceitável a visão do harry distorcer os atos supostamente malucos do diretor, mas não tem como ele ter ouvido errado o que o dumbledore falou neh... fora que o percy e outros personagens concordam que dumbledore é meio maluco e talz...
imagino que isso acontece pq os primeiros livros da série são mais infantis, e o dumbledore faz papel de alivio comico, e só mais pra frente ele se transforma num personagem sério. mas naum deixa de ser uma incoerencia na construção do personagem ;)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa, eu não quis dizer que o Harry estava escutando

errado as coisas que o Dumbledore estava dizendo. O que eu estava

querendo dizer é que naquele momento da vida dele e aos olhos dele,

Dumbledore era uma pessoa tão excêntrica que era quase louco. Como

fazer para NÓS, os leitores, acharmos a mesma coisa que o Harry se nós

não somos um menino órfão de onze anos que morava em Surrey e está indo

pra Hogwarts pela primeira vez? Afinal, nós estamos vendo a história de

fora, analisamos tudo com racionalidade. O que eu quis dizer é que a

bizarrice aparente do Dumbledore nos primeiros livros é a um recurso da

autora para que nós compartilhemos da visão que o Harry tem das coisas.

Por que você acha que os livros eram mais infantis no início? Era um

recurso para que a gente se sentisse como o Harry, que era um pivete

que estava ainda saindo da infância e pra quem tudo era mágico e

divertido. Sacou? 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que o Percy naquela época já era Head Boy' date=' vai ver eles podem retirar pontos.

 

 

 

Seria tudo perfeito, se a Rowling não tivesse inventado aquela idéia de "Você acha que se Voldemort tivesse ignorado a profecia, ela aconteceria? Claro que não!"

 

Tipo, perdeu totalmente o sentido tudo o que ela falou até aí.

 

 

 

A Rowling não disse nada, porque ela nunca

 

aparece falando nos livros. Quem nos fala sobre a profecia é o Dumbledore e ele é humano, pode se contradizer ou querer fazer o Harry entender de propósito aos 15 anos que a profecia era uma coisa quando na verdade era outra. Não seria a primeira vez que ele deu uma informação parcialmente incorreta pro Harry por considerá-lo muito jovem pra entender.

 

 

 

Furo novo: como é que as corujas conseguem encontrar o destinatário das

 

cartas, mesmo o remetenete não contando onde eles estão??

 

Se as corujas tiver algum dom de farejar os destinatários, ou sei lá, por que o MInistério não manda um monte de corujas procurar o Sirius Black e outros foragidos, por exemplo??

 

 

 

Vai ver as corujas só encontram as pessoas que querem ser encontradas e somente por QUEM elas querem ser encontradas.[/quote']

 

 

 

Eu sei que a Jo nunca apareceu nos livros. smiley4.gif

 

Então quer dizer que isso que o Dumbledore falou pode ter sido um erro?

 

Não me pareceu ser um erro. Me pareceu ser uma confusão, isso sim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No primeiro livro' date=' o Harry só chama o Hagrid de Rúbeo. Por que cargas d'água ele resolveu chamá-lo de Hagrid, depois de 1 ano?

 

 

 

Acho que isso foi erro de tradução da Lia.

 

 

 

Outra coisa nada a ver: no primeiro livro o Dumbledore é meio pirado, fica falando umas coisas nada a ver...

 

 

 

Vocês esquecem que a história é contada de um

 

ponto de vista subjetivo (o do Harry) e não de um ponto de vista objetivo e imparcial. O que vemos são as impressões do Harry e não as coisas como elas realmente são. No primeiro livro, Dumbledore era a pessoa mais excêntrica que Harry já vira e, porque ele não entendia o velhote, ele parecia louquinho pro Harry. Quando os anos passam, Harry se acostuma com a "bruxidade exagerada" de Dumbledore e também entende suas motivações e pensamentos e, assim, o diretor aparenta (pro Harry e pra nós também) ser mais normal e coerente. O mesmo vale para o funcionamento do Ministério da Magia, que no primeiro livro parece ser muuuuuito doido, já que eles sabiam até em que cômodo da casa o Harry dormia. É só porque para o

 

Harry o Ministério era inexplicável, então ele tem que parecer assim pra nós também. Quando Harry começa a entender o funcionamento do Ministério, a gente entende também e as coisas ficam mais racionais.[/quote']

 

 

 

Então o que significa aquilo que o Dumbledore disse no banquete de entrada no primeiro ano do Harry? Já era pra termos entendido, pela sua teoria.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

dark_angel' date=' eu particularmente adorei q o dumbledore menosprezou a profecia dizendo que se voldemort não tivesse a ouvido, ela não teria se concretizado! deve ser pq eu naum acredito nessas coisas de destino e talz, e pelo jeito a tia jo também não! smiley4.gif

[/quote']

 

 

 

Eu também nunca acreditei em destino!

 

Mas ela falou 2 coisas que se contradizem...

 

Não sei, talvez eu não tenha entendido direito essa parte da profecia, mas "a profecia só se concretizará se você acreditar no que ela disse"... Isso depois de 6 livros? smiley5.gif

 

Então é só alguém falar pro Voldemort que destino não existe e pronto? Tá tudo resolvido? smiley5.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

dark_angel' date=' eu particularmente adorei q o dumbledore menosprezou a profecia dizendo que se voldemort não tivesse a ouvido, ela não teria se concretizado! deve ser pq eu naum acredito nessas coisas de destino e talz, e pelo jeito a tia jo também não! smiley4.gif

[/quote']

Eu também nunca acreditei em destino!
Mas ela falou 2 coisas que se contradizem...
Não sei, talvez eu não tenha entendido direito essa parte da profecia, mas "a profecia só se concretizará se você acreditar no que ela disse"... Isso depois de 6 livros? smiley5.gif
Então é só alguém falar pro Voldemort que destino não existe e pronto? Tá tudo resolvido? smiley5.gif

o que dumbledore quis dizer eh que a profecia se concretizou pq voldemort, com medo de perder o poder, seguiu todos os passos para que ela se concretizasse! se ele tivesse ficado na mesma, levando a vida normalmente, a profecia não teria se concretizado.
assim, se voldemort nunca tivesse ouvido falar dessa profecia, não teria ido matar harry e tudo continuaria como antes. dumbledore parecia saber do que estava falando, pq parecia conhecer algumas profecias da Sala dos Mistérios (sei la como se chama) que nunca se concretizaram smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

dark_angel' date=' eu particularmente adorei q o dumbledore menosprezou a profecia dizendo que se voldemort não tivesse a ouvido, ela não teria se concretizado! deve ser pq eu naum acredito nessas coisas de destino e talz, e pelo jeito a tia jo também não! smiley4.gif

 

[/quote'] Eu também nunca acreditei em destino! Mas ela falou 2 coisas que se contradizem... Não sei, talvez eu não tenha entendido direito essa parte da profecia, mas "a profecia só se concretizará se você acreditar no que ela disse"... Isso depois de 6 livros? smiley5.gif Então é só alguém falar pro Voldemort que destino não existe e pronto? Tá tudo resolvido? smiley5.gif

 

o que dumbledore quis dizer eh que a profecia se concretizou pq voldemort, com medo de perder o poder, seguiu todos os passos para que ela se concretizasse! se ele tivesse ficado na mesma, levando a vida normalmente, a profecia não teria se concretizado.assim, se voldemort nunca tivesse ouvido falar dessa profecia, não teria ido matar harry e tudo continuaria como antes. dumbledore parecia saber do que estava falando, pq parecia conhecer algumas profecias da Sala dos Mistérios (sei la como se chama) que nunca se concretizaram smiley2.gif

 

mas tb naum foi so uma profecia dita ao ar livre...era como se alguem tivesse encarnado na professora lá, pq ela depois naum lembrou d nd q tinha falado e se a j.k se inspira msm na mitologia grega ela tah sujeita a acreditar em destino, pq nas peças gregas o homem naum tinha o poder de mudar o destino,era submisso a ele...veja ''Edipo Rei'' de Sófocles,qd nasceu foi feito uma profecia de q ele iria matar o pai e se casar com a mae...no futuro ele fez isso, sem saber q estava fazendo pois desconhecia os pais...mas concretizou a profecia dita em seu nascimento

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

dark_angel' date=' eu particularmente adorei q o dumbledore menosprezou a profecia dizendo que se voldemort não tivesse a ouvido, ela não teria se concretizado! deve ser pq eu naum acredito nessas coisas de destino e talz, e pelo jeito a tia jo também não! smiley4.gif

 

[/quote'] Eu também nunca acreditei em destino! Mas ela falou 2 coisas que se contradizem... Não sei, talvez eu não tenha entendido direito essa parte da profecia, mas "a profecia só se concretizará se você acreditar no que ela disse"... Isso depois de 6 livros? smiley5.gif Então é só alguém falar pro Voldemort que destino não existe e pronto? Tá tudo resolvido? smiley5.gif

 

o que dumbledore quis dizer eh que a profecia se concretizou pq voldemort, com medo de perder o poder, seguiu todos os passos para que ela se concretizasse! se ele tivesse ficado na mesma, levando a vida normalmente, a profecia não teria se concretizado.assim, se voldemort nunca tivesse ouvido falar dessa profecia, não teria ido matar harry e tudo continuaria como antes. dumbledore parecia saber do que estava falando, pq parecia conhecer algumas profecias da Sala dos Mistérios (sei la como se chama) que nunca se concretizaram smiley2.gif

 

Ou seja: As profecias não servem pra nada.

 

É a mesma coisa que eu chegar pra você e dizer "Você morrerá amanhã". Você tem 2 escolhas: Ou acredita nisso, tenta se salvar e acaba morrendo, ou não acredita e vive feliz pra sempre. Logo, a profecia só estava lá pra CASO VOCÊ ACREDITASSE. Mas como você não acreditou, dane-se a profecia.

 

 

 

Meio tosco. Achei tosco porque ela começou considerando a idéia de "destino". OK, eu nunca acreditei, mas se no livro é uma coisa que existe, então existe e pronto. Mas depois de 6 livros ela resolve ir contra tudo que tinha escrito até o momento.

 

Não gostei.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não foi bem assim. Somente no 5º livro que a profecia

foi inserida. E ela não foi contra tudo que ela tinha escrito. O que

sabíamos da profecia tinha vindo do Dumbledore. As profecias não

necessariamente traçam seu destino, mas dão um set-up nas coisas. O

Dumbledore sabia disso, mas não achou que Harry teria a capacidade de

entender isso com 15 anos. Por isso disse pra ele que a profecia era

quase um "registro do futuro". Prevendo que grandes merdas

aconteceriam, ele nem esperou que Harry ficasse maduro o suficiente

para entender - explicou realmente o que era a profecia e, não

surpreendemente, Harry não entendeu nada mesmo. Só foi entender no

final do sexto livro, depois da morte trágica e de amadurecer mais um

pouco. Preste atenção nos livros e não diga que a JK se contradisse. Se

duvidar, ela ama mais esse livro do que os filhos, ela não criaria um

elemento tão falho sem pensar nele como vc está mostrando.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não foi bem assim. Somente no 5º livro que a profecia foi inserida. E ela não foi contra tudo que ela tinha escrito. O que sabíamos da profecia tinha vindo do Dumbledore. As profecias não necessariamente traçam seu destino' date=' mas dão um set-up nas coisas. O Dumbledore sabia disso, mas não achou que Harry teria a capacidade de entender isso com 15 anos. Por isso disse pra ele que a profecia era quase um "registro do futuro". Prevendo que grandes merdas aconteceriam, ele nem esperou que Harry ficasse maduro o suficiente para entender - explicou realmente o que era a profecia e, não surpreendemente, Harry não entendeu nada mesmo. Só foi entender no final do sexto livro, depois da morte trágica e de amadurecer mais um pouco. Preste atenção nos livros e não diga que a JK se contradisse. Se

 

duvidar, ela ama mais esse livro do que os filhos, ela não criaria um elemento tão falho sem pensar nele como vc está mostrando.

 

[/quote']

 

Ei, Tom, isso é questão de opinião. smiley2.gif

 

E é justamente essa frase em negrito que EU acho tosco.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ora, as profecias no universo da JK é que são desse

jeito. E não todas. O mundo que ela criou tem elementos presentes em

outras histórias que são um pouco diferenciados. Eu acho muito

interessante as profecias do mundo dela serem mais abertas que as

outras, pois ISSO sim quebraria a história que ela está construindo,

que diz que se você for bom, esperto e corajoso, escolhendo sempre o

caminho certo e não o fácil, é muito provável que as coisas dão certo.

Seria uma incoerência na trama moral que ela criou se o destino fosse

tão longe insondável assim, depois de dizer trocentas vezes que são

nossas escolhas que importam.

 

 

 

E você pode achar que isso tudo é questão de opinião, mas eu acho muito

mais coerente que Dumbledore tenha mudado de idéia depois e por isso

que suas 2 descrições da profecia sejam diferentes do que a JK ter

simplesmente decidido mudar o que criou. Personagens são falhos, eles

nem sempre falam a verdade.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

pelo o que eu entendi, no 5º livro a profecia teve papel de ser 'o motivo pelo qual lord voldemort tentou matar harry potter ainda bebê'. já no 6º foi esclarecido que as profecias não são para serem levadas tãão a sério, que ela só se concretizou graças ao medo de voldemort, e que podem sim ser quebradas. smiley2.gif

tom ripley, acho que o que a dark angel disse que é questão de opinião é o fato de achar ou não tosco o lance das profecias serem quebráveis.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah' date=' lembrei de uma coisa: Eu achei nada a ver a parte da profecia. smiley5.gif
Seria tudo perfeito, se a Rowling não tivesse inventado aquela idéia de "Você acha que se Voldemort tivesse ignorado a profecia, ela aconteceria? Claro que não!"
Tipo, perdeu totalmente o sentido tudo o que ela falou até aí. smiley5.gifsmiley5.gifsmiley5.gif[/quote']

pois eu axei que soh fez embelezar ainda mais... cara (eu sei q tu eh mulher ;P), eh uma coisa taum complexa.. naum eh obrigado tudo o que esta na profecia acontecer entendeu.. naum eh por que EXISTE a profecia que tudo akilo vai acontecer.. mesmo que naum existisse a profecia, akilo iria acontecer se o voldie tivesse tentado matar o harry.. a profecia soh ta la pra "avisar" o que vai acontecer, mas naum eh por causa dela que acontece.. se o voldemort naum tivesse dado ouvidos à profecia, obviamente naum tentaria matar o harry, e obviamente naum daria mais poderes a ele.. entaum, a profecia naum se concluiria.. mas ai naum existiria profecia.. eh a mesma coisa do vira tempo.. taum complexo quanto.. ;D

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah' date=' lembrei de uma coisa: Eu achei nada a ver a parte da profecia. smiley5.gif Seria tudo perfeito, se a Rowling não tivesse inventado aquela idéia de "Você acha que se Voldemort tivesse ignorado a profecia, ela aconteceria? Claro que não!" Tipo, perdeu totalmente o sentido tudo o que ela falou até aí. smiley5.gifsmiley5.gifsmiley5.gif[/quote']

 

pois eu axei que soh fez embelezar ainda mais... cara (eu sei q tu eh mulher ;P), eh uma coisa taum complexa.. naum eh obrigado tudo o que esta na profecia acontecer entendeu.. naum eh por que EXISTE a profecia que tudo akilo vai acontecer.. mesmo que naum existisse a profecia, akilo iria acontecer se o voldie tivesse tentado matar o harry.. a profecia soh ta la pra "avisar" o que vai acontecer, mas naum eh por causa dela que acontece.. se o voldemort naum tivesse dado ouvidos à profecia, obviamente naum tentaria matar o harry, e obviamente naum daria mais poderes a ele.. entaum, a profecia naum se concluiria.. mas ai naum existiria profecia.. eh a mesma coisa do vira tempo.. taum complexo quanto.. ;D

 

Foi o primeiro esclarecimento que eu li que me fez pensar sobre esse assunto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

essa eu vi em outro forum(n sei se h bem uma incoerencia):

como pode hagrid fazer feitiços se sua varinha foi quebrada...pois qd rony quebrou a varinha dele, qualquer feitiço q ele tentava fazer dava errado, enqunto q hagrid acende lareiras, faz feitiços simples???

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...