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Fim dos Tempos (The Happening)


Nacka
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 Algumas observações:

 

 1º- Quem disse que o filme do Shyamalan é ruim foi você' date=' não eu. 03 Independente dele ser efetivamente ruim ou não, eu somente admiti meu interesse em conferi-lo já que, num primeiro momento, me senti fisgado pelo trailer, mas que as saraivadas de críticas ruins me desanimaram. Por hora...

 

 2º- Você viu "O Incrível Hulk"? Eu, não. Logo, não posso dizer que ele é ruim ou mesmo concordar em jogá-lo no mesmo balaio... Se não viu (e acredito que não é o caso... Seria muita idiotice de sua parte), como sabe que ele é ruim? Anyway, não é isso o que a maioria das críticas tem falado do filme do verdão... Mas, who cares, né? 06

 

 3º- Você acaba de ser reportado. 03    
[/quote']

 

1) Então você está se manifestando mais HIPÓCRITA do que de costume (outro acontecimento bizarro, mas enfim)... Primeiro que você se mostra extremamente volúvel em relação à opinião alheia, num rompante alienante de quem não consegue montar as próprias convicções sem precisar da opinião de outrem (direito seu que eu acho o fim da picada mas cada um sabe o que é melhor pra si). Depois você desperdiça o direito de postar que o fórum te dá para me cutucar sobre a minha afirmação sarcástica de que filmes ruins "precisam" ser vistos (e precisam mesmo... como você vai diferenciar filmes ruins dos bons se só vê o segundo grupo??). E agora vem apelar para a subjetividade dizendo que eu disse que o filme é ruim e não você e que você está com interesse em vê-lo? 09

 

2) Eu me referi apenas a The Happening... Será que além da hipocrisia você também foi atingido pela incapacidade de interpretação e exegese de texto?

 

3) Isso... faça isso com uma moderadora presente no tópico (e que está em plenas condições de aparar eventuais excessos)... Você aproveitou a deixa e reportou-se a si mesmo também? 03

 

 1) ???!!! 09 ... Sorry. Não estou com paciência pra desenhar pra você. Fica pra próxima. 03

 

 2) Exegese de texto?? Oi?? Vixe!!! 06

 

 3) Não. Se quiser e achar correto, faça isso você mesmo. 03
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Mas Os Pássaros é totalmente B (de bom inclusive)... Só um filme B dirigido por um diretor A' date=' para tornar a idéia de pássaros assassinos algo realmente assustador... [/quote']

 

Agora vc matou a charada meu amigo, nem sempre o conceito de filme B se refere a filme ruim, é aí que Shyamalan destoa em sua mais nova obra...Alfred Joseph Hitchcock deve ter se revirado no túmulo...
crazy2008-06-16 10:09:04
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 1) ???!!! 09 ... Sorry. Não estou com paciência pra desenhar pra você. Fica pra próxima. 03

 

 2) Exegese de texto?? Oi?? Vixe!!! 06

 

 3) Não. Se quiser e achar correto' date=' faça isso você mesmo. 03
[/quote']

 

1) Isso... me poupe de maiores explanações... o fórum agradece (e eu também)... 06

 

2) Tome nota... 06

 

3) É claro que não... pq será? 06

E não, não vou fazê-lo (aliás, nem precisa, temos DOIS moderadores agora frequentando o tópico)... a moderação tem coisas mais importantes para se preocupar do que com os seus chiliques...
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Agora vc matou a charada meu amigo' date=' nem sempre o conceito de filme B se refere a filme ruim, é aí que Shyamalan destoa em sua mais nova obra...Alfred Joseph Hitchcock deve ter se revirado no túmulo...
[/quote']

 

Exato... considere também que todo o conceito de Sinais é totalmente B e aí Shyamalan fez gol de placa.

 

Não, o Hitch deve estar rindo lá dos céus dos gênios... Ele olha para o Shyamalan e constata: "esse cara tem culhões... ele faz filmes para irritar deliberadamente todo mundo... quisera eu ter sido assim"

 

0606
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Agora vc matou a charada meu amigo' date=' nem sempre o conceito de filme B se refere a filme ruim, é aí que Shyamalan destoa em sua mais nova obra...Alfred Joseph Hitchcock deve ter se revirado no túmulo...
[/quote']

 

Exato... considere também que todo o conceito de Sinais é totalmente B e aí Shyamalan fez gol de placa.

 

Não, o Hitch deve estar rindo lá dos céus dos gênios... Ele olha para o Shyamalan e constata: "esse cara tem culhões... ele faz filmes para irritar deliberadamente todo mundo... quisera eu ter sido assim"

 

0606

 

Preciso rever Sinais.....

 

Hitch está no inferno....06

 

E diz..."essa cara tinha culhoes, perdeu eles em algum lugar há dois filmes atrás, espero que ele os recupere para o próximo filme".06

 
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Fim dos Tempos (The Happening, Dir.: M Night Shyamalan, 2008) 4/5

 

Talvez o filme pode "decepcionar" muita gente, não por ser ruim (até longe disso), mas por ser "só mais um filme do Shy", ou seja, quem o ama, não vai amá-lo mais por causa desse filme, e quem o odeia também não vai odiá-lo mais. Na verdade, acho que o próprio Shy deve estar cheio dessa discussão toda em cima dele (a eterna discusão dos que o acham gênio e os que o acham uma enganação - não estou nem um time nem no outro) e fez um filme de forma passivel, sem vontade de voar muito alto (isso foi até bom...), só fazendo uma espécie de releitura dos filmes anteriores dele: As cenas de suicído são chocantes como as aparições dos mortos no O Sexto Sentido; tem uma cena no trem à lá Corpo Fechado; tem desespero urbano por um perigo desconhecido como Sinais e floresta/natureza aparecendo como um elemento intimidador como A Vila. Então, basicamente é isso. A impressão que tive é de um Shy querendo rever o que fez até aqui para saber o que vai fazer daqui pra frente (já que está com uma carreira instável - pelo menos nas bilheterias). Pra mim, o filme perdeu um pouco do impacto que tinha mostrado no trailer porque 1) As cenas mais chocante já estava no trailer, restou pouca coisa a mais no filme; 2) Como disse, tudo é uma reedição/releitura do que o Shy já tinha feito antes, então pra quem já viu os outros filmes dele, não vai ter muitas supresas. Mas mesmo assim funcionou comigo. Não sou um fanático pela obra do Shy, mas aqui eu o vi mais sincero, sem essa necessidade de querer provar alguma coisa pra alguém (nem para os fãs, ou para os anti-fãs). Ele só quis fazer um filme e o fez. E um filme até eficiente. Ponto. Spoiler P.S.: O momento show do filme é a parte da cabana com a tal mulher louca. Essa cena vale o filme todo. Aquela mulher é mais assustadora que todo vírus/toxinas que vimos no resto do filme. Uau!

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Teve alguém aí que comentou que não sabe se as pessoas gostaram ou não.

 

Só pra deixar claro que eu tenha plena convicção de que não gostei. Estou mito resolvida acerca desse filme.

 

Só acho que não vejo porque perder tempo ou esquentar os neurônios pensando no porque de Shya ter feito (por querer ou não) algo assim. Se o filme é anunciado como B, eu não vou perder tempo criticando os pontos em que ele não consegue ser um filme A.

 

Esse é o segredo para a felicidade, vão por mim. 06
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O próximo do Shyamalan é Avatar' date=' baseado em um desenho animado de um menino buda de 13 anos que tem uma seta tatuada na cabeça e anda montando em um bisão voador. Ah, ele também manipula os 4 elementos... chances de ser uma nova bomba??[/quote']

 

Depois de ver a cena da mulher na cabana nesse Fim dos Tempos, o filme que eu queria ver o Shy fazendo é uma refilmagem do Sexta-feira 13 (a Parte 1, sem o Jason), mas já estão fazendo uma, então isso vai ficar só na imaginação mesmo...

 

Se resto, sei lá. Que ele filme o que ele quiser filmar (ele sempre tem feito assim mesmo, então que continue)...
Jailcante2008-06-16 13:32:37
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Até que enfim encontrei alguém que também gostou do filme. Já estava me sentindo burro por ter gostado de um filme (algo que nunca me ocorreu antes) que foi massacrado de forma unânime por crítica e público.

 

Estava até pensando em reconsiderar minha opinião sobre o filme.

 

PS: Sim, a vó do Leatherface é bem mais assustadora do que as toxinas suicidas.

 

 

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 Abaixo, crítica do jornal Estado de Minas. Para (quem sabe...) proporcionar uma releitura do filme àqueles que acharam o filme uma bosta (ou um cocôzinho), animar os desanimados com Shya (Eu? Magina...) ou arrumar argumentos que ajudem os que gostaram a entender o porquê.

 

---------------------------------------------

 

Horror invisível - 16/06/08

Novo filme de M. Nigth Shyamalan, Fim dos tempos recoloca o suspense em sua inspiração original, trocando os sustos e a violência por perguntas metafísicas sobre o sentido do medo

Marcello Castilho Avellar
EM Cultura

20TH Century Fox/Divulgação
cultura16-06-01.jpg
Em Fim dos tempos o terror, mesmo extremo, não se esconde no escuro nem depende de efeitos especiais para funcionar

O filme Fim dos tempos, de M. Night Shyamalan (O sexto sentido), como outras criações do diretor, rema contra a corrente. Basta olhar a programação de cinema para verificar que atualmente a palavra “suspense” é traduzida por “ação”, “pancadaria” ou “efeito visual”. Shyamalan traz o gênero de volta a sua essência, o jogo com expectativas, tanto das personagens quanto dos espectadores.

Claro que há ação, num sentido amplo, em Fim dos tempos. Mas no sentido estrito, de ação dramática, mudança de estado das personagens a história do homem que tenta fugir de uma catástrofe e, ao mesmo tempo, busca salvar a mulher e a filha de um amigo é incomum. Os protagonistas, basicamente, apenas contemplam os acontecimentos, tentam compreendê-los e reagem a eles. A postura ativa ficará sempre por conta dos coadjuvantes, e será sempre uma ação terminal: a catástrofe mencionada acima é uma toxina que leva as pessoas ao suicídio.

Lá vem o crítico chato contando o fim da história, alguém pode pensar. Engano. Shyamalan chega ao requinte de informar, bem antes da metade de sua narrativa, qual é a ameaça, e o que a está causando. Fim dos tempos não busca mistério barato, não há qualquer enigma a ser lançado ao espectador como desafio, traço que marcou alguns de seus filmes, como A vila. O que lhe importa é o drama das personagens, conhecendo o perigo e incapazes de vê-lo, é a impotência frente ao perigo, a perplexidade, o fato de que pode ser irrelevante alguém saber ou não saber alguma coisa. Se perguntas há em Fim dos tempos, são de ordem metafísica e metafórica, sobre a condição humana, sobre a fragilidade das linhas que separam vida e morte, razão e loucura, existência e vazio, sobre os limites da ciência.

O fato de não haver pancadaria em Fim dos tempos não significa que o filme não contenha extrema violência visual. Objetivamente, Shyamalan tenta até mesmo ser pudico nesse sentido. Nunca veremos a morte em si mesma, apenas os atos que levam a ela ou os cadáveres. É esse pudor que está no centro da violência subjetiva. Fim dos tempos é obra de imagens estranhas. Belas porque perturbadoras. Impossível não sentir desconforto diante de um plano que mostra pessoas saltando do alto de um edifício como se houvessem ensaiado um balé, ou outro em que escadas e corpos pendendo de forcas interrompem uma estrada, num bizarro arremedo de intervenção.

Hitchcock e Bradbury

Surpreende a competência com que Shyamalan conduz tudo isso à luz do dia, a céu aberto. Costumamos associar o medo e o terror à ausência de luz e à claustrofobia. Em Fim dos tempos, talvez não haja para onde correr, mas isso não ocorre pela presença de obstáculos, mas pela ausência de perspectivas. Da mesma maneira, associamos o perigo a uma parafernália visual ou dramatúrgica: o monstro gerado em efeitos visuais, o oponente produzido pela atuação de um intérprete. O inimigo, aqui, é invisível. Seu possível indício visual é apresentado em imagens que, em outros filmes, seriam vistas como banais, prosaicas – é Fim dos tempos que renova o sentido delas, faz o público imaginar que algo horrendo pode se esconder por trás de situações aparentemente comuns.

A referência mais forte para Fim dos tempos é Os pássaros, de Alfred Hitchcock, outro filme que ignora as perguntas banais para se concentrar no medo e na metafísica da condição humana. No clássico, contudo, o inimigo era, pelo menos, visível. Shyamalan também importa, do Hitchcock de Os pássaros ou Psicose, a já mencionada estratégia de apresentar o ato de violência sem mostrar jamais o instante da violência. Fim dos tempos remete, também, aos contos do “país de outubro”, de Ray Bradbury, em que o terror ou o bizarro, surgindo dos cantos mais insuspeitos, produzem a nítida impressão de que algo assustador pode até desaparecer quando o focalizamos diretamente, mas logo depois reaparece, escondido ou disfarçado, no extremo de nosso campo de visão.
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Bem, eu assisiti a este filme ontem a tarde e sinceramente Shy solapou sua carreira de vez. Foi a pá de cal que faltava. Atores pessimos, aquela Zooey que faz a esposa dele é uma múmia paralítica fazendo careta  a torto e a direito, a velha psicopata é de dar dó e o Mark com as maiores narinas do cinema mundial se esforça, mas coopera para Mr. Night desligar os aparelhos. Sinceramente, premissa boa, mas desperdiçada.

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Esse crítico morre de amores por Shyamalan....ao contrário do Pblto...que bateu sem dó...

 

A crítica é bem legal. E eu gostei do filme e não morro de amores pelo Shy. Essa pode ser a mesma coisa desse crítico. Ele gostou do filme, mas não quer dizer que morra de amores pelo Shy (e mesmo se morrer isso não desqualifica a crítica dele).

 

E o Pablo já desistiu do Shy à muito tempo. Não foi por causa desse filme especificamente...

 

 
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 Quem estaria "certo" ou o mais próximo disso? Uma bosta ou mais um filme subestimado pela crítica e público médio? 17

 Pelo menos' date=' por enquanto, não tá sendo também um fiasco de bilheteria. 01 

 
[/quote']

 

Quem está certo, independente de gostar ou não do filme, é quem se apóia na próprio opinião. Eu gostei então o que vale pra mim é isso. Se a crítica/público/whatever não gostou, fazer o quê? Cada um é cada um.
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 Algumas observações:

 

 1º- Quem disse que o filme do Shyamalan é ruim foi você' date=' não eu. 03 Independente dele ser efetivamente ruim ou não, eu somente admiti meu interesse em conferi-lo já que, num primeiro momento, me senti fisgado pelo trailer, mas que as saraivadas de críticas ruins me desanimaram. Por hora...

 

 2º- Você viu "O Incrível Hulk"? Eu, não. Logo, não posso dizer que ele é ruim ou mesmo concordar em jogá-lo no mesmo balaio... Se não viu (e acredito que não é o caso... Seria muita idiotice de sua parte), como sabe que ele é ruim? Anyway, não é isso o que a maioria das críticas tem falado do filme do verdão... Mas, who cares, né? 06

 

 3º- Você acaba de ser reportado. 03    
[/quote']

 

1) Então você está se manifestando mais HIPÓCRITA do que de costume (outro acontecimento bizarro, mas enfim)... Primeiro que você se mostra extremamente volúvel em relação à opinião alheia, num rompante alienante de quem não consegue montar as próprias convicções sem precisar da opinião de outrem (direito seu que eu acho o fim da picada mas cada um sabe o que é melhor pra si). Depois você desperdiça o direito de postar que o fórum te dá para me cutucar sobre a minha afirmação sarcástica de que filmes ruins "precisam" ser vistos (e precisam mesmo... como você vai diferenciar filmes ruins dos bons se só vê o segundo grupo??). E agora vem apelar para a subjetividade dizendo que eu disse que o filme é ruim e não você e que você está com interesse em vê-lo? 09

 

2) Eu me referi apenas a The Happening... Será que além da hipocrisia você também foi atingido pela incapacidade de interpretação e exegese de texto?

 

3) Isso... faça isso com uma moderadora presente no tópico (e que está em plenas condições de aparar eventuais excessos)... Você aproveitou a deixa e reportou-se a si mesmo também? 03

 

Calvin o fato de ter moderadores postando no tópico não significa que eventuais excessos não possam passar. Veja bem, chamar o Deadman de deadfag isso é uma coisa que o Sapo faz desde de quando era apenas...Sapo, mas pelo que me lembre ele nunca trocou o nick do cara por algo perjorativo em um quote como você fez e é a isso que o Deadman se refere quando te avisa do report.

 

Os "afagos" de vocês já vêm de longa data mas se o Deadman se sentiu ofendido agora é direito dele e esperamos que você respeite e pare por aqui.

 

Me lembro ainda da época que o Maul fazia a mesma coisa com meu nick nos quotes, trocava Nacka por Nada... 06 Só que cada um tem uma forma de encarar as coisas. Por favor, sigam com o enterro.

 

 

 

 
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