Jump to content
Forum Cinema em Cena

Fim dos Tempos (The Happening)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Achei o filme muito fraco, mas não necessariamente ruim. O problema é que a premissa dele é tola. Antes os suicídios tivessem origem sobrenatural. E se a toxina anula o instinto de auto-preservação, vá lá... mas isso não levaria a pessoa necessariamente a um suicídio instantaneamente.

 

Mas deixando o mérito do filme de lado, eu queria debater um assunto que não sei se já foi abordado:

 

É impressão minha ou a toxina só surte efeito em pessoas estressadas? Acho que o 'anel do humor' não foi inserido no filme a toa. Tanto na primeira leva de mortes em NY, como em Paris, teve uma pessoa que não foi 'infectada' pela toxina.

 

Acredito que a velha louca que vivia isolada foi infectada porque estava estressada e que o trio de protagonistas não foi infectado justamente porque estavam tomados por um sentimento de amor.

 

O que torna essa teoria fraca é o casal "gente fina" que dá carona e faz os hot-dogs. Eles pareciam estar de bem com a vida. Se bem que não vimos explicitamente a morte deles.
Alexander_Bell2008-07-20 02:32:36
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Replies 585
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Assisti o filme ontem (morar no interior é foda), e posso dizer o seguinte (SPOILERS, caso outro coitado - ou felizardo - não tenha assistido ainda, não leia): não acho que a idéia do filme seja tão ruim (plantas desenvolvem uma toxina para enfrentar a ameaça dos humanos), só acho que a execução foi ruim... o Shyamalan parece estar desenvolvendo uma tara por atuações apáticas ou incoerentes, onde ficamos na dúvida se os personagens já estavam sofrendo algum efeito das toxinas (a Zoey e o Leguizamo, principalmente, que são bons atores, portanto a culpa é do Shyamalan mesmo). Os diálgos são um capítulo à parte, todos resultam forçados, ensaiados... não estou reclamando de serem pausados (é uma característica do diretor, mas parece que ele perdeu a mão). Não ligo para um casal discutindo a relação durante o fim do mundo, contando que a discussão deles pareça real. As situações também parecem forçadas (com o mesmo roteiro, creio que outro diretor poderia fazer melhor). O clímax, com o casal andando um em direção ao outro no meio das plantas... afffff, ganha o troféu de cena mais forçada da história (que sorte, saíram um minuto depois do final do evento. É, faz sentido. Fora a crueldade da mulher, que estava levando a garotinha junto para uma suposta morte).

 

 

 

Há algumas pérolas do humor involuntário: a cena do ataque dos leões me pareceu um quadro do Monthy Phyton (o que não deixa de ser um elogio), enquanto o personagem principal correndo em câmera lenta e gritando "noooo" pareceu... uma cena de Todo Mundo em Pânico, sei lá.

 

 

 

Uma ou outra cena boa, como os pedreiros caindo, o cortador de grama (cena clássica já), o carinha falando com a planta (mas é triste notar que essa cena podia ser mais engraçada, se ele tivesse sido surpreendido por um dos moleques que entraria falando "hãã, dude, notou que tudo nessa casa é de plástico? 06.gif )

 

 

 

Enfim, uma idéia razoável, mas muito mal executada. O que salva é o clima de suspense e uma passagem ou outra.

 

 

 

4/10

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Eu não gostei do filme, mas o assisti há 30 horas atrás e ainda estou cachoalhando meu cérebro tentando conceber uma teoria que explique o filme... aff!

 

As cenas de suicídios são estupendamente bem filmadas contrastando com a pobreza de interpretação dos atores... salvo a menina e a Sra. Jones... esta me deu calafrios mesmo antes de ser acometida pela "coisa"...  seja lá o que era aquilo giggle.gif

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

CURIOSIDADE: foi publicada uma pequena matéria sobre o lançamento do DVD no jornal Estado de São Paulo, com a informação de que além dos 163 milhões que o longa arrecadou nos cinemas mundialmente, há a expectativa de que faça mais uns 150 milhões em home video (totalizando mais de 300 milhões).

 

Assim, incorre em erro quem pensar que Fim dos Tempos foi um fracasso financeira, ainda mais ao custo de 48 milhões (sem contar os gastos com marketing).

 

Shyamalan diz que seu filme necessita de tempo para ser digerido e que é uma pressão insana a exigência dos lançamentos estourarem já no fim de semana de estréia.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Acabei de assistir Fim dos Tempos... E, bom... Q posso dizer?

 

 

 

Primeiro, que não considerei o filme ruim... Também não é uma

obra-prima como são "A Vila" e "Corpo Fechado"... Mas, considero-o bem

superior a "Sinais" ou "Sexto Sentido"...

 

 

 

A mensagem passada pelo filme... Um evento aleatório, que afeta as

pessoas causando um senso de desordem e de fim do sentido básico da

auto-preservação... Como se fosse uma punição da natureza ou até divina

aos seres humanos... A cena mais incrível pra mim é aquela que mostra o

homem no zoológico se deixando atacar por leões... Assustadora e que

mostra, pelo menos no meu entender, qual a intenção de Shymalan ao

fazer tal filme...

 

 

 

Lógico que o filme não é perfeito... Tem o Leguziano, completamente

dispensável e ridículo no papel do professor de matemática (poderiam

ter colocado um ator melhorzinho, né?)... E tem as cenas de suspense

que já cansaram na forma como são feitas por Shymalan, e que não causam

lá grande suspense mais...

 

 

 

Minha nota pra esse filme seria 4/5

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gostei bastante do filme também, não confio mais no consenso negativo gerado em torno de Shyamalan.

Fora uma ou outra fraqueza que o deixa aquém de suas outras obras, o resto é 100% Shyamalan. A diferença, ao meno aos meus olhos, não é gritante.

 

Ah, e podem até discordar, mas a trilha é das melhores da dupla Shyamalan/Howard. Isso é ridículo dizer, as trilhas shyamalanianas dele são sempre boas - só não ligo muito para a de A Dama na Água.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

 

 

não é um grande filme, mas anos luz de ser o pior, sequer do ano de 2008. esse resultado da enquete se deu mais pelo "hype" negativo do filme do que por seus deméritos. meia dúzia diz que é ruim, e outra meia dúzia (sem opinião) abraça e concorda. eu sou um dos que não gostou muito, mas tem elementos cinematográficos a serem ressaltados ali no meio, do tipo que, de cara, o colocam muito a frente de dezenas e dezenas de filmes lançados nesse período aí.

batgody2009-06-10 16:11:51

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eleito pior filme da década (e do século 21) em enquete cujo resultado foi publicado na nova SET. 02


 

Pior filme da década? Fala sério... Tem filmes muito piores que foram lançados nessa década... A refilmagem de "A morte pede carona"... Crepúsculo e etc... A década nem acabou e já elegem o pior da década, sendo q esse eleito, no meu entender, seria facilmente colocado entre os 20 melhores filmes que vi de 2000 pra cá...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desenterraram o tópico dessa bomba?! Credo! 06

Sobre a tal enquete, me parece óbvio que levaram em consideração a relevancia da carreira do diretor (ou tudo que ele fez antes de Lady in the Water, pelo menos). Ninguém acha "o" pior filme da década. Pra mim esse tipo de coisa só expressa a vontade das pessoas de ver um cara talentoso como ele fazendo filmes respeitáveis de novo.

 

(Minhas opiniões, claro)
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...