Jump to content
Forum Cinema em Cena

Fim dos Tempos (The Happening)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Replies 585
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Como eu chutei' date=' Pablo deu 1 estrela. Não percam, hilária. 06 Não vejo o Pablo com tanto humor desde que escreveu a crítica de "Uma Chamada Perdida".

 

[/quote']

 

 Quê isso! Pablo emitindo uma crítica tão pesada e com argumentos tão assertivos quanto o Marcelo Hessel da Omelete...

 

 Seria o Fim dos Tempos?? 06 06 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Hitchcock' date=' sempre fez, de certa forma, o mesmo filme...

 

Santo pablismo... 07
[/quote']  Q isso! isso foi uma observação deveras infeliz. Hitchcock pode ter contado a mesma historia varias vezes(a do homem acusado injustamente,por exemplo), mas das mais variadas formas.

 Isso faz com q cada filme seja diferente um do outro.

 E numa coisa Pablo esta certo, é uma blasfemia comparar Hitch a Shy.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É uma produção totalmente diferente das anteriores de Shyamalan já que este aqui é um filme “B” assumido. E como tal funciona de maneira satisfatória' date=' mesmo sem apresentar nada de muito especial, adotando uma postura de não se levar muito a sério, chegando até à comicidade em alguns momentos. [/quote']

 

Discordo, Thiago. Não vejo nada de muito diferente não. Todas as características estéticas autorais do Shy estão ali. A premissa parte de algo improvável, assim como os seus outros filmes.

 

E juro: Não vi nada de filme "B". Pelo contrário: achei-o bastante sério pelo que se propõe.

 

Aliás, eu acho que a linha narrativa do filme se assemelha, bastante, com a de "A Vila".

 

Eu acho que o tom adotado pelo diretor aqui é muito mais debochado, o humor é mais empregado do que se costuma ver em seus projetos anteriores. A intenção do Shyamalan é séria (pode-se até considerar politicamente correta já que defende a natureza e a agride a ação do homem), mas o meio pelo qual ele aborda a questão é com a cara de um filme "B". Pra mim, "A Vila" tb faz parte do mesmo cinema ideológico do Shyamalan presente em "Fim dos Tempos", mas que segue uma postura muito mais "séria" (esse não é o melhor dos termos pra ser usado, devo confessar). O diálogo do Mark Wahlberg com a planta ou de toda a passagem que ocorre dentro da casa daquela senhora são exemplos do que quero dizer. Reclamar da "falta de seriedade/propósito" dessas sequências é sem propósito e só reforçam esse tom. "A Vila" e "Fim dos Tempos" fazem parte do mesmo cinema do Shyamalan, mas são produções bem distintas.

 

Sinceramente eu senti falta do diretor Shyamalan de "A Vila" e "Sinais", todos aqueles planos bem trabalhados, toda aquela riqueza técnica e tal ... aqui vi o mesmo diretor de "A Dama na Água", aliás não só ele, mas como montagem e fotografia. Uma pena.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu acho que descobri o segredo do Shyamalan:

Ele é o único diretor que' date=' por mais que os críticos digam que o filme é horrososo, que vocês digam que o filme é a pior coisa já vista na história da humanidade, que todos meus amigos e conheçidos digam que o filme é um porre: eu ainda continuo morrendo de vontade de ver!

Esse é o segredo do Shyamalan: Ele é absolutamente imune à opinião alheia. 06
[/quote']

 

Eu acho isso extremamente positivo, mas até certo ponto. O que o artista, no caso o Shyamalan, não pode deixar de fazer é ser auto-crítico. Os críticos não estão tão errados assim e nem o Shyamalan tá com essa moral toda. Eu acho bacana ele continuar fazendo um cinema autoral, filmes que vem do coração dele, isso tudo é muito lindo, mas ele precisa retomar o equilíbrio apresentado no começo da carreira.

 

Postada por tne end

eu assiti o filme... acabei de sair do cinema.

ja faz tempo que não venho gostando dos filmes do Shyamalan. eu gostei do corpo fechado e sexto sentido. mas sinais, a dama e a vila.... que porcarias....

 

este fim dos tempos, é muito ruim. muitas cenas contrangedoras, ou sem sentido, o que é grave para alguem como Shyamalan. eu sei que é um cara genial, afinal o sexto sentido foi surpreendente.

 

mas o que aconteceu com ele neste filme? dizem que ele adotou uma postura de que este era um filme "B". ele falou isto ja assumindo pouca qualidade do filme, ou que não havia pretensão?

 

me perdoem os fas do Shyamalan, mas seus filmes estam cada vez piores e sem sentido. por que todos filmes tem que ter um final arrasador? por que ele não tenta outras formulas?

 

PTA é um  grande diretor. se arriscou em filmes diferentes: sangue negro, magnolia, boogie nights, embriagado de amor. todos filmes diferentes.

 

mas Shyamalan cada vez mais preguiçoso. ele deveria viajar, procurar musas, subir alguma montanha do nepal, pois esta cada vez menos inspirado....

 

Na minha opinião o diretor não precisava dizer que o filme é "B" para notá-lo como tal, mas como vc deve ter visto aqui no fórum nem todo mundo o viu dessa forma.

 

E dessa vez não temos reviravolta no final ... 03

 

Mas concordo que ele precise tirar um tempo pra descansar mesmo ... precisamos esquecer um pouco que ele existe ... 03

 

Postada por Tetsuo

O problema dele é falta de humildade. Ele acha que é o substituto do Hitchcock, mas está muito longe disso. Tem uma longa carreira pela frente, mas está se repetindo, sempre insistindo no "sobrenatural". Poderia seguir outros caminhos, com um drama, uma comédia, um musical, sei lá. E de preferência sem final surpresa. Seria bom ele descer desse "pedestal" enquanto é tempo, senão a carreira vai pro saco.

Só um detalhe: eu gosto dele como cineasta. Mas assistir sempre a mesma fórmula acaba cansando.

 

Então corra pro cinema ... pq o Shyamalan vai tentar fazer vc rir e pensar com "Fim dos Tempos" e o melhor, sem final surpresa ...03

 

Postada por Gusmão_Raimundo

Bilheteria de sexta:

2

THE HAPPENING
Fox

2,987

$12,800,000

-- / $4,285
$12,800,000 / 1


Sucesso!!!

 

Eu acho que o boca a boca não será tão positivo ... é bom o filme fazer bons números na primeira semana ... 09 

 

------

EVITE POSTS SEGUIDOS!
Veras2008-06-14 17:20:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu acho isso extremamente positivo, mas até certo ponto. O que o artista, no caso o Shyamalan, não pode deixar de fazer é ser auto-crítico. Os críticos não estão tão errados assim e nem o Shyamalan tá com essa moral toda. Eu acho bacana ele continuar fazendo um cinema autoral, filmes que vem do coração dele, isso tudo é muito lindo, mas ele precisa retomar o equilíbrio apresentado no começo da carreira.
[/quote']

 

Mas o cinema não é subjetivo? Não tem sempre aqueles que gostam dos filmes dele? Se o próprio acha que o resultado final de seus filmes é positivo então não há que se falar em "retomar o equilíbrio"... Isto é, se ele acha que todos os seus filmes tem um resultado positivo...

 

Postada por The Deadman

  De certa forma, Dr. Calvin, você já foi mais esperto... Santa "constatação", heim?! 06 

 

A minha esperteza não é objeto de discussão do tópico, Deadfag. No mais, o post seu é pra quê mesmo além da provocação barata, postura que não faz(ia) parte de seu repertório?

 

Depois é a Veras quem "caiu de nível"... 06


Editado por Dr. Calvin - Hoje as 17:20
Veras2008-06-14 17:21:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Q isso! isso foi uma observação deveras infeliz. Hitchcock pode ter contado a mesma historia varias vezes(a do homem acusado injustamente' date='por exemplo), mas das mais variadas formas.

 Isso faz com q cada filme seja diferente um do outro. [/quote']

 

Shyamalan também faz isso... a menos que você ache que fantasmas, homens inquebráveis, alienígenas e monstros vermelhos sejam tudo a mesma coisa...

 

17
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É, dook, eu cai o nível porque disse que não me importava em ver filmes que não fossem OP e submeti meus olhos a ver Sinais... rs

 

--

Em tempo, verei hoje às 19h. Ansiosa. 06

 

--

 

Assisti. 06 

É um Bzão.

Ele quis fazer um Bzão, foi lá e fez.

E é um grande Bzão, com direito a péssimas atuações, péssimos posicionamento de câmeras, péssima história, péssimas cenas, péssimos diálogos... tudo ao som daquela trilha sonora altamente trash.

 

É quase um "Malditas Aranhas", mas sem as aranhas rs.... o perigo está no vento (e a cena das pessoas fugindo do vento tem um poesia única 06)

 

O filme é um grande deboche. E se a intenção do Shyamalan foi realmente fazer um filme B, ele escolheu muito bem o seu "vilão" em cima das causas climáticas "salve the nature, salve the world", o maior assunto do momento.

 

Encarem como um grande deboche e então todos poderemos sair rindo da sala de cinema e seremos todos felizes para sempre. 

 

3d02
Veras2008-06-14 23:06:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gostei. É um filme B

 

Quem acha que vai ver algo estéticamente perfeito, e uma trama bombastica como "corpo fechado" nem vá ao cinema.

 

É um filme B com todas as caracteristicas de um filme B

 

- pessimas atuações

- roteiro as vezes desconexo

- algo improvavel ou sobrenatural

- pouca ou nenhuma explicação

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
É' date=' dook, eu cai o nível porque disse que não me importava em ver filmes que não fossem OP e submeti meus olhos a ver Sinais... rs

 

--

Em tempo, verei hoje às 19h. Ansiosa. 06

 

--

 

Assisti. 06 

É um Bzão.

Ele quis fazer um Bzão, foi lá e fez.

E é um grande Bzão, com direito a péssimas atuações, péssimos posicionamento de câmeras, péssima história, péssimas cenas, péssimos diálogos... tudo ao som daquela trilha sonora altamente trash.

 

É quase um "Malditas Aranhas", mas sem as aranhas rs.... o perigo está no vento (e a cena das pessoas fugindo do vento tem um poesia única 06)

 

O filme é um grande deboche. E se a intenção do Shyamalan foi realmente fazer um filme B, ele escolheu muito bem o seu "vilão" em cima das causas climáticas "salve the nature, salve the world", o maior assunto do momento.

 

Encarem como um grande deboche e então todos poderemos sair rindo da sala de cinema e seremos todos felizes para sempre. 

 

3d02
[/quote']

 

Eu não vou nem comentar os meus "poréns", mas 101010

 

Disse tudo, Veras 10

 

Quem achou que o Shyamalan dirigia o mesmo filme sempre, prepare-se, pois o indiano quer fazê-lo rir da desgraça alheia ou a nossa de cada dia mesmo .... sei lá ... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Shyamalan com intenção de fazer filme B? Desde Sinais que ele dava sinal de que seu cinema estava caindo, Shyamalan só sabe fazer um tipo de filme e ele recicla as mesmas idéias, mas pelo jeito ele está reciclando mal...difícil imaginar ele fazer um Bezão intencionalmente....falar que esse filme de Shyamalan é B é ofender a categoria.... crazy2008-06-15 00:21:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu acho isso extremamente positivo, mas até certo ponto. O que o artista, no caso o Shyamalan, não pode deixar de fazer é ser auto-crítico. Os críticos não estão tão errados assim e nem o Shyamalan tá com essa moral toda. Eu acho bacana ele continuar fazendo um cinema autoral, filmes que vem do coração dele, isso tudo é muito lindo, mas ele precisa retomar o equilíbrio apresentado no começo da carreira.
[/quote']

 

Mas o cinema não é subjetivo? Não tem sempre aqueles que gostam dos filmes dele? Se o próprio acha que o resultado final de seus filmes é positivo então não há que se falar em "retomar o equilíbrio"... Isto é, se ele acha que todos os seus filmes tem um resultado positivo...

 

 

Concordo com vc, Dook. Pode ser que daqui pra frente ele nunca volte a fazer filmes como "O Sexto Sentido" e "Corpo Fechado" - os meus preferidos dele -, talvez ele já nem tenha feito mais mesmo, e isso não quer dizer necessariamente que ele sejam melhores nem piores ... acaba sendo uma opinião bem minha mesmo.

 

É que eu vejo "A Vila" e "Fim dos Tempos" como dois filmes, digamos assim, ideológicos do Shyamalan, sendo que ele acaba usufruindo e/ou sacrificando certos conceitos cinematográficos a favor daquilo que ele acredita. Nada contra. Porém, o que mais me atraiu no cinema do indiano é o desenvolvimento dos seus personagens, por isso é que eu acabo gostando mais de "O Sexto Sentido" e "Corpo Fechado". Ele defende aqueles personagens, ele não defende uma causa, ele faz o bom uso do cinema para construir o drama e a redenção daqueles personagens. Estes são os aspectos que mais me atraem em "Sinais" e em "A Vila" tb. "Fim dos Tempos" é outra história.

 

Não sei se fui muito claro, mas resumidamente eu não quero saber o que o Shyamalan tem a me dizer, o que me interessa é o que ele tem a me mostrar.17 ... acho que é isso que eu quis dizer ... 09
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Shyamalan com intenção de fazer filme B? Desde Sinais que ele dava sinal de que seu cinema estava caindo' date=' Shyamalan só sabe fazer um tipo de filme e ele recicla as mesmas idéias, mas pelo jeito ele está reciclando mal...difícil imaginar ele fazer um Bezão intencionalmente....falar que esse filme de Shyamalan é B é ofender a categoria.... [/quote']

 

Ele mesmo falou que é.

 

E Sinais é "só" o melhor dele.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Shyamalan não está prestando nem pra fazer um Bezão decente isso sim....exemplo de Bezão dos bons? Descrevo

 

Cena: Rapaz encurralado, zumbis vindo pra cima dele
Padre: "Calma filho, isso pede um intervenção divina"
Cena: Padre luta kung fu com os zumbis.

 

Hahahahaha......esse é Peter Jackson com seu Fome Animal.....

 

Concluíndo...é bom Shya ir pra Nova Zelândia e ter umas aulas com titio Jackson...ou então alugar toda a filmografia de Ed Wood 06
crazy2008-06-15 00:40:43
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas quem está dizendo que "Fim dos Tempos" é Bzão não sou eu, é o Shyahoney:

Postada por Reuters

"A primeira coisa que quero dizer às pessoas é o seguinte: 'Este é de fato um filme B divertido'." afirmou Shyamalan à Reuters em uma recente entrevista sobre seu oitavo filme, que dirigiu e escreveu o roteiro.

 

baby

 

Agora a grande questão é:

 

Ele disse que ia fazer um Bzão, foi lá e fez ou ele fez um Bzão e foi lá e disse?

 

1706
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Veras, vc pode ter certeza que aqueles que não gostaram do filme nem um pouco acharão que esse argumento do "Bzão" é desculpinha esfarrapada... agora, convenhamos que não precisamos do aval do diretor para direcionar o que pensamos sobre o filme. Ele poderia muito bem dizer que o filme é uma crítica às atitudes anti-humanistas contra os monges tibetanos que pra mim "Fim dos Tempos" continuaria sendo um "Bzão".
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desenhando...

 

A questão é:

 

Você critica uma arte por ela ser aquilo que ela quer ser?

 

Dá para criticar o dadísmo como arte? Ou o desconstrutivismo? Ou tudo fica limitado ao "gostar" ou "não gostar?".

 

Como criticar uma coisa por ser o que ela quis ser? Com que argumentos?

 

"Poxa, ele conseguiu fazer o que ele queria, que droga!"  17

 

--

 

Em tempo:

 

Não gosto do dadaísmo.

Nem de Fim dos Tempos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desenhando...

 

A questão é:

 

Você critica uma arte por ela ser aquilo que ela quer ser?

 

Dá para criticar o dadísmo como arte? Ou o desconstrutivismo? Ou tudo fica limitado ao "gostar" ou "não gostar?".

 

Como criticar uma coisa por ser o que ela quis ser? Com que argumentos?

 

"Poxa' date=' ele conseguiu fazer o que ele queria, que droga!"  17

 

--

 

Em tempo:

 

Não gosto do dadaísmo.

Nem de Fim dos Tempos.
[/quote']

 

Eu tb não morri de amores por "Fim dos Tempos", mas não acho que é essa bosta toda que a crítica especializada está pintando. Não preciso nem dizer que aqueles que assistiram o filme na mesma sessão que eu saíram xingando, reclamando ... teve um cara que até que brincou ... dizendo que queria entrada livre para a continuação, enfim ...

 

Só sustentando isso que vc comentou ... tem uma passagem em "Era Uma Vez no Oeste" que mostra a chegada da personagem da Cardinale em uma cidade desconhecida pra ela ... e tem uma série de pessoas que comentam que o Leone filma aquela sequência mostrando toda a opressão da personagem chegando em uma região desconhecida e a posição da câmera reforça esse estranhamento, a opressão dos moradores e blá-blá ... pra mim essa sequência é maravilhosa, mas não exatamente por isso, sabe? Apenas pra reforçar que não é a intenção do diretor ou a intenção do movimento que conquista o espectador ... acho tb que nem tudo fica limitado ao gostar e não gostar ... existem filmes bons e existem os filmes que eu gosto ... os filmes bons são aqueles em que eu me convenci qto aos argumentos do diretor ao realizar a obra ... os que eu gosto são aquelas que não apenas isso é atendido, mas tb há uma identificação pessoal ...

 

O filme pode ser o que ele quiser, mas ele precisa me convencer disso e não necessariamente eu hei de gostar. Se eu conseguir me identificar com a proposta, melhor ainda ...

 

PS: Acho que divaguei demais ... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Agora a grande questão é:

 

Ele disse que ia fazer um Bzão' date=' foi lá e fez ou ele fez um Bzão e foi lá e disse?

 

1706
[/quote']

Eu ainda não vi o filme, mas pensei nessa mesma questão Tostines ou ovo e cu de galinha...06

 

Bom, se o Shyamalan disse que fez um "Bzão" e tem pessoas - críticos ou não - que não viram dessa forma, imagina se ele não tivesse dito ... bom, o que me parece é que o indiano não tem a mínima intenção de agradar ... o que é sempre muito bom ... só espero que ele não se torne um Manoel de Oliveira, pelo amor de Deus, Shy ... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas quem está dizendo que "Fim dos Tempos" é Bzão não sou eu' date=' é o Shyahoney:

Postada por Reuters

"A primeira coisa que quero dizer às pessoas é o seguinte: 'Este é de fato um filme B divertido'." afirmou Shyamalan à Reuters em uma recente entrevista sobre seu oitavo filme, que dirigiu e escreveu o roteiro.

 

baby

 

Agora a grande questão é:

 

Ele disse que ia fazer um Bzão, foi lá e fez ou ele fez um Bzão e foi lá e disse?

 

1706
[/quote']

 

05 Boa pergunta.

 

Quanto aos que não gostaram acho que o problema dos que não gostaram de Fim dos Tempos é que o levaram muito à sério, mesmo quando o filme rí de sí mesmo. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Veras, vc pode ter certeza que aqueles que não gostaram do filme nem um pouco acharão que esse argumento do "Bzão" é desculpinha esfarrapada...[/quote']

 

Foi justamente o que pensei ao ler todos esses posts de defesa contra a crítica especializada.

 

Mas tipo, se for para ser um Bzão, como vocês (e o próprio diretor) dizem, o filme não deveria se levar tão a sério. Posso não ser um bom entendedor de filmes B, mas acho que eles deveriam nos fazer rir, e nem isso The Happening consegue fazer (pelo menos comigo).

 

E me dá uma agonia ver pessoas comparando A vila com esse filme. Sei que têm o parâmetro, mas me dá agonia de qualquer jeito (A vila é muito melhor).

 

E, ah, vcs realemnte acham que James Newton Howard acertou aqui? Eu não...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ora, mas eu mesma acho a "desculpa" do filme "B" uma bobagem. Eu não gostei e ponto final. A questão é que ele quis fazer um filme ruim... o que eu posso dizer contra isso? Não vou ficar perdendo meu tempo procurando argumentos pra criticá-lo se ele mesmo se manteve a salvo de críticas quando se rotulou assim.

 

--

Em tempo, acho que o uso do B é muito mais categórico com Tarantino.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...