Jump to content
Forum Cinema em Cena

Os Melhores Filmes Épicos ou Históricos


Algeron
 Share

Quais os melhores filmes dos gêneros épico e histórico?  

  1. 1. Quais os melhores filmes dos gêneros épico e histórico?

    • 300 (filme de 2007)
      2
    • Dança com Lobos
      5
    • A Rainha Margot
      10
    • 0s 300 de Esparta (filme de 1961)
      1
    • Gladiador
      1
    • Coração Valente
      8
    • O Último Samurai
      0
    • Alexandre, o Grande
      1
    • Vidocq - O Mito
      0
    • Tróia
      2
    • Brava Gente Brasileira
      1
    • Outro(s) - qual(is)?
      6


Recommended Posts

  • Members

não é a simples questão de inserir um drama sentimental na história. eu me referia unica e exclusivamente àqueles elementos. o vestido vermelho não faz parte de drama algum, é uma coisa totalmente gratuita, não tem nenhum motivo para estar ali - afora a referida manipulação emotiva, que era o cerne do meu comentário.

e não vejo isso em nenhuma das obras de Chaplin citadas por você. em que momento Chaplin comete algo semelhante nesses filmes?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

não é a simples questão de inserir um drama sentimental na história. eu me referia unica e exclusivamente àqueles elementos. o vestido vermelho não faz parte de drama algum' date=' é uma coisa totalmente gratuita, não tem nenhum motivo para estar ali - afora a referida manipulação emotiva, que era o cerne do meu comentário.

e não vejo isso em nenhuma das obras de Chaplin citadas por você. em que momento Chaplin comete algo semelhante nesses filmes?
[/quote']

 

Foi o destaque que o diretor deu, para que todos pudessem identificar posteriormente a menina no carinho de corpos durante a exumação dos judeus mortos. E ao meu ver foi uma forma de chamar a atenção para isto, eu pessoalmente não vejo problema neste “maniqueísmo”.  Além disto, a criança com o vestido vermelho em destaque era como a vela no início do filme. Em meu ver, a menina representava a esperança de sobrevivência do povo judeu ou a própria esperança. E só depois de ver o cadáver da menininha que Schindler resolve salvar os judeus do holocausto. Você pode ter visto maniqueísmo forçado, mas eu vi um fio de esperança apesar dos horrores em torno da situação. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Chaplin utilizava um sentimentalismo tão forçado quando Spielberg. Ou vai me dizer que nestes filmes a temática ou a forma de expressar deixa de ser um dramalhão? Não tenho nada contra, mas achar que isto desfavorece a temática é chover no molhado. É comovente sim, qual o problema do criador sendo ele ator ou diretor buscar uma estória que te faz emocionar assim como o tema? É isto que não compreendo.

Plutão Orco2007-09-05 14:18:50
Link to comment
Share on other sites

  • Members

não é a simples questão de inserir um drama sentimental na história. eu me referia unica e exclusivamente àqueles elementos. o vestido vermelho não faz parte de drama algum' date=' é uma coisa totalmente gratuita, não tem nenhum motivo para estar ali - afora a referida manipulação emotiva, que era o cerne do meu comentário.

[/quote']

 

Achar o filme manipulador até vai, agora querer que tudo que aparece na tela tenha um motivo é ridículo. Ainda se estivessemos no Concretismo...

Pra mim A Lista de Schindler definitivamente tem umas partes "corny", mas pra mim funcionou. Se fosse algo tão fácil de se fazer, teríamos uma chuva de filmes com qualidade similar, e isso não é o que acontece.

Um exemplo parecido com o vestido vermelhor que me vem a mente e nunca ninguém reclamou é a cena do fellatio em O Iluminado. É gratuíta? Sim. Funciona? Sim (se alguém discorda por favor se manifeste). 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Só pra ficarem sabendo' date=' eu também não classificaria nem O Sétimo Selo nem qualquer outro filme de 'épico'. Podem até ver no meu post sobre o filme no tópico que eu coloquei Drama e tal. Só postei pra encher o saco mesmo, já que essa enquete ficou uma bosta. [/quote']

 

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Nunca disse aqui que o Sétimo Selo é um filme épico, longe de mim.  No início do tópico pode ver que critiquei a forma como foi aberto o tópico. E que o filme têm vários temas incluso a alma supersticiosa da idade média. Eu considerei um filme histórico apenas, feito na idade média, que mostra uma época de pobreza e miséria, peste negra, religiosidade apocalíptica e messianismo cruzado. Qual o problema de considerar tal filme um período da história uma vez que ele evoca justamente isto o tempo todo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não é a simples questão de inserir um drama sentimental na história. eu me referia unica e exclusivamente àqueles elementos. o vestido vermelho não faz parte de drama algum' date=' é uma coisa totalmente gratuita, não tem nenhum motivo para estar ali - afora a referida manipulação emotiva, que era o cerne do meu comentário.

[/quote']

 

Achar o filme manipulador até vai, agora querer que tudo que aparece na tela tenha um motivo é ridículo. Ainda se estivessemos no Concretismo...

Pra mim A Lista de Schindler definitivamente tem umas partes "corny", mas pra mim funcionou. Se fosse algo tão fácil de se fazer, teríamos uma chuva de filmes com qualidade similar, e isso não é o que acontece.

Um exemplo parecido com o vestido vermelhor que me vem a mente e nunca ninguém reclamou é a cena do fellatio em O Iluminado. É gratuíta? Sim. Funciona? Sim (se alguém discorda por favor se manifeste). 

 

 

não generalizei, referia-me exclusivamente àquela cena. o fato é que essa foi uma resposta, portanto, estava rebatendo um argumento que tratava a respeito da garota de vestido vermelho. acho realmente manipulador, maniqueísta, etc. quanto àquilo que o Plutão falou, a respeito do significado, entendo e respeito essa visão desenvolvida a partir da cena. ela até pode transmitir isso, de uma forma ou outra, agora, sinceramente, se a intenção do Spielberg foi destacar a garota para que percebessemos isso aí, sinto-me ofendido e interpreto isso como se Spielberg tivesse chamando-me de burro, a ponto de ter que utilizar um elemento desses para que compreendesse algo que está ali, escancarado, no contexto e na apresentação das imagens.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como eu já falei acho sim que A Lista de Schindler não é um filme impecável, mas é eficaz como poucos. Eu nunca cheguei a refletir sobre a menina de vermelho, mas pra mim o Plutão matou. Diferente daqueles filmecos em que as crianças e o cachorro sempre sobrevivem no final, depois de passarem por uma situação difícil, o Spielberg chega e "brinca" com esse clichê, destacando a garota de uma forma bem criativa e quando vemos ela morta há uma decepção, um desespero até. Basicamente uma das mensagens que ele quis passar, apesar de essa ser bem óbvia.

Mas a cena mais marcante do filme inteiro pra mim é o final no cemitério, onde uma long fila dos judeus que aparecem no filme e os atores que os interpretam deixam uma pedra no túmulo do Schindler...toda vez que vejo essa cena eu desabo.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

 

A Lista de Schindler, pra mim, é um dos melhores, retratando de forma delicada o que foi aquela Segunda Guerra, baseada em fatos verídicos. É o filme "adulto" de Spielberg.

 

Tem filmes aí dessa lista que estou pra ver. 01

 

E que enquete sem-vergonha essa hein? Era melhor ter aberto o tópico sem uma. 06

[/quote']

 

existe a opção "Outro(s) - qual(is)?", pra quem ñ concorda c/ nenhuma das alternativas acima. mas enfim, a discussão tá rolando solta, os comentários estão aí, p/ o q der e vier. destaquei os principais q assisti, ou os q me lembro de ter visto, mas o comentário é válido. mas já vi q, a enquete ñ agradou mto msm, da próxima vez, faço o tópico s/ enquete...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

Das opções da enquete , votei em Coração Valente .

Mas gosto muito de Elizabeth e Danton , O Processo da Revolução .

As listas do primeiro post são muito fraquinhas e o âmbito muito grande . As opções de IWW resumidas a um único filme ??

E a relação de IIWW magra daquele jeito ??
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gosto muito dos épicos do mestre David Lean: A Ponte do Rio Kwai, Lawrence da Arábia e Doutor Jivago. E o Vento Levou também é outro épico na minha lista de favoritos.

 

Filmes históricos eu acho um termo meio vago, mas dignos de nota tem Spartacus (o do Kubrick, lógico), Gladiador, Coração Valente, Shakespeare Apaixonado, A Missão, Amadeus, Dança com Lobos, Amistad, O Último Imperador, Nosferatu (Murnau), A Queda! - As Últimas Horas de Hitler, Império do Sol, A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan, O Barco - Inferno no Mar, O Pianista, O Último Rei da Escócia, A Caçada ao Outubro Vermelho, Dr. Fantástico, A Rainha, Mestre dos Mares e Casablanca, seguindo a lista do Plutão postada no início do tópico.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Os 10 maiores epicos segundo a AMERICAN FILM INSTITUTE

1 Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia), 1962
2 Ben-Hur, 1959
3 A Lista de Schindler (Schindler's List), 1993
4 ...E o Vento Levou (Gone with the Wind), 1939
5 Spartacus, 1960
6 Titanic, 1997
7 Sem Novidade no Front (All Quiet on the Western Front), 1930
8 O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998)
9 Reds, 1981
10 Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments), 1956

  FONTE:OMELETE
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 months later...
  • Members

Não lembro de alguém ter citado esse daqui:

 

Os dez mandamentos - Ótimo, apesar das quase quatro horas nem percebi e nem preocupei com a tempo, consegue te prender do início ao fim, o que só me incomodou um pouco foram que as vezes tudo parecia exagerado, cenas, atuações, dialogos...tudo parecia um pouco teatral... talvez essa era a essência...
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...