Jump to content
Forum Cinema em Cena

1408


bamby
 Share

Recommended Posts

  • Replies 81
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

1408

 

Baseado num conto de Stephen King homônimo, 1408

apresenta o estudioso em paranormalidade e cético, Mike Enslin, autor

de dois livros que desvendam os truques por trás de eventos

sobrenaturais. Como pesquisa para seu novo livro, Enslin está

determinado a investigar os mistérios existentes no quarto 1408

de um hotel de Nova Iorque. Sua intenção é mostrar que o quarto possui

mais mitos e lendas do que assombrações verdadeiras. Alertado pelo

gerente do hotel sobre as tragédias ocorridas no local, ainda assim o

insistente Enslin resolve passar a noite por lá, ignorando o fato de

que ninguém sobreviveu à experiência...

 

ANO DE LANÇAMENTO

2007 (EUA)

DIRETOR

Mikael Håfström

ELENCO

John Cusack

Samuel L. Jackson

Mary McCormack

Kim Thomson

Andrew Lee Potts

Jasmine Jessica Anthony

Drew Powell

 

ROTEIRO

Matt Greenberg

Scott Alexander

Larry Karaszewski

Stephen King (romance)

 

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Jake Myers

 

 

FOTOGRAFIA

Benoît Delhomme

 

MÚSICA

Gabriel Yared

 

 

SITE OFICIAL

clique aqui

TRAILER

clique aqui

 

ESTRÉIA NO BRASIL:

7 de Setembro

DISTRIBUIDORA:

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

Eu ganhei um par de convites pra ver a pré-estréia na última terça-feira, cheguei a ir no cinema em questão, mas o filme iria até às 23h40 e dependeria de 3 conduções pra chegar em casa, vou deixar pra a próxima semana ... 03

 

Mas o filme parece muito bom, embora tenha achado que o trailer revelou muito e é sempre bom ver o John Cusack em cena ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acredite se quiser' date=' mas teve uma pré-estréia por aqui hoje, eu cheguei a entrar na sala e ver mais ou menos os primeiros 10 minutos, tive uma emergência (nada de grave) e tive que sair da sala. Terminei sem voltar e não vi o filme.

 

Ai que ódio. Amanhã vou de novo.
[/quote']

 

Pois é, já tá garantido: amanhã às 18:50.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Fui comprar ingresso para Planeta Terror (que foi "cancelado")' date=' e já estavam exibindo o filme. Em sessões normais (16:10, 18:40, 21:15). [/quote']

Planeta Terror foi cancelado só na sua cidade ou no Brasil todo?

E, incrivelmente, o filme já estreou aqui tbm. Acho que verei durante a semana.01

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu já vi e foi um dos filmes que mais gostei do ano. Alguns falaram que era uma trama que misturava comédia com horror, mas na verdade não foi o que aconteceu...o filme é muito bom, confiram se puderem.[/quote']

 

    A Folha de SP discorda totalmente de vc, Scorrrrrrrrfa, em uma crítica de hoje no jornal disse que o filme provoca altas doses de bocejo 0606

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1408 (1408, EUA, 2007) Dir.: Mikael Hafström. Com: John Cusack, Samuel L. Jackson, Tony Shalhoub, Mary McCormack, Jasmine Jessica Anthony.

Retorno com classe de John Cusack, após o fiasco de Procura-se um Amor que Goste de Cachorros. Atuar com o nada sempre é um grande desafio, e ele o faz muito bem. Desenvolve seus personagens através de peculiaridades, como seu gravador, que indica sua solidão (pensem no Wilson do Tom Hanks em Náufrago) ou então sua vontade de desafiar as forças sobrenaturais como forma de vingar a morte da filha por Deus. Além disso, a transição de cara com mentalidade racional ao paranóico, maluco é bem trabalhada pelo ator, especialmente nas primeiras investidas do quarto.

 

E fico muito feliz pelos roteiristas não inventarem um motivo imbecil sobre o fato do quarto ser amaldiçoado e apenas focar-se no Mike (o personagem do Cusack), afinal o que conta é a passagem dele pelo quarto, não a origem dele. Apesar de uma certa encheção de lingüiça no começo do filme (em certas partes, deu para sentir que as informações estavam sendo simplesmente faladas diretamente), o roteiro e o diretor preparam o território para o começo da jornada de Mike, sendo esta algo que vale realmente o preço do ingresso.

 

A degradação psicológica é um atrativo a parte. O protagonista é sucumbido a seus maiores pontos fracos, revelando seu real interior, sem que o clima aterrorizante de Hafström seja destruído - não é à toa que o Scofa tenha gostado tanto do filme. Achei também, muito interessante o final. Longe de ser aquela coisa sombria típica de filmes baseados em obras de Stephen King (Janela Secreta, Louca Obsessão, entre outros), mas sim algo que complementa a ação vistano filme, escapando daquela clichezada irritante. E ainda por cima, o filme termina de maneira surpreendente, deixando uma têmpora de curiosidade para saber o que aconteceria a seguir entre Mike e...

 

O diretor Mikael Hafström (do bom Fora de Rumo), ciente do aspecto limitado e centrado nessa degradação, investe em uma dinâmica certeira com uma tensão gradativa à medida que os obstáculos vão aumentando. Além disso, o diretor começa a brincar com a "situação-atual" de Mike nos minutos finais com verdadeira classe, embaralhando totalmente a trama deixando o espectador na ponta da poltrona para saber o que virá em seguida. Sem tirar alguns segundos para tomar fôlego (ao menos no segundo terço), ele vai desconstruindo gradativamente o protagonista, até que a situação-limite tome toda a curiosidade de seu espectador.

 

E por fim, vale também dizer que existe um tom claustrofóbico e mistificado no quarto 1408 e seu filme, bom, é sem dúvidas um bom exemplar do gênero, digno de ser visto e revisto por inúmeras vezes. Bravo! 4/5
Link to comment
Share on other sites

  • Members

41112066.jpg

1408 (Idem - 2007 - Dir.: Mikael Hafström)

Uma das maiores frustrações de 1408 é o fato do filme tentar, desesperadamente, confundir o espectador. A manipulação narrativa pode até soar interessante a primeira estância. Entretanto, é excessiva, o que deve fazer com que o público passe a duvidar da veracidade de cada seqüência. Digamos que uma das reviravoltas é absolutamente desnecessária e não acrescenta em nada à experiência.

Ainda assim, é uma excelente produção. Interessantíssimo a ambientação claustrofóbica concebida e a direção ágil de Hafström contribui para a tensão. Outra decisão feliz é a de evitar os sustos fáceis, o que resulta em um ótimo tratamento psicológico do medo. E John Cusack... Como é bom vê-lo atuar!

Realmente, vale o ingresso.

Veredicto: ***
Link to comment
Share on other sites

  • Members

SPOILERS

Desculpe, Rike, mas não entendi quando vc diz sobre "manipulação narrativa"? Vc fala daquela reviravolta onde Mike vai ao correio e é surpreendido pelo quarto? Muita gente na minha sala riu (aliás, riu tb da performance de Cusack, especialmente na cena onde ele abraça a filha e ela vira pó), mas eu achei muito engenhoso e surpreendente, ajudando a incrementar aquele clima do "vá a qualquer lugar, mas nunca fugirá do quarto". E essa "dúvida" achei muito boa, já que deixa tudo mais surpreendente ainda. Por isso que disse no meu comentário que fiquei "na ponta da minha poltrona" à medida que a trama ia avanaçando.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

SPOILERS

 

 

A manipulação narrativa corresponde exatamente a estas revira-voltas. A primeira, a qual Cusack 'acorda' na praia é completamente desnecessária, não acrescentando em nada servindo de mero truque para confundir o espectador.

A dúvida, na minha opinião, só prejudica a experiência. Se torna até redundante, atrapalhando o desenrolar. Se houvesse só uma revira-volta, seria o suficiente. Aqui tudo se torna manjado e bastante grosseiro. Hafstrom investe no clímax, no ante-clímax, e tenta trabalhar os dois mais uma vez. Absolutamente repetitivo.
Rike2007-11-03 01:48:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Spoiler:

Pô, essa parte é uma das legais do filme, além de fazer o espectador que assitiu ao trailler pensar que adivinhou o final, ela também é uma metáfora da morte, é a ultima esperança de que tudo vai ficar bem quando tudo está perdido; o que é um tremendo golpe de mestre do quarto para enlouquecer ainda mais Eslin. Logo, se alguém engana alguém, é o quarto.

Mais legal ainda é ver a constante e necessária ambigüidade acabar no final do filme. 16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

SPOILERS

 

 

A manipulação narrativa corresponde exatamente a estas revira-voltas. A primeira' date=' a qual Cusack 'acorda' na praia é completamente desnecessária, não acrescentando em nada servindo de mero truque para confundir o espectador.

A dúvida, na minha opinião, só prejudica a experiência. Se torna até redundante, atrapalhando o desenrolar. Se houvesse só uma revira-volta, seria o suficiente. Aqui tudo se torna manjado e bastante grosseiro. Hafstrom investe no clímax, no ante-clímax, e tenta trabalhar os dois mais uma vez. Absolutamente repetitivo.
[/quote']

 

SPOILERS

 

Rike, eu só encontrei duas reviravoltas: Cusack na praia e Cusack no correio. E creio que ambas são necessárias para mostrar o aspecto totalmente ameaçador do quarto.

 

E creio que esse "jogo de gato-e-rato" engrandece muito mais o ambiente aterrorizante realizado pelo Hafström. Afinal, tudo fica imprevisível e o filme (ao menos para mim) não se torna aquelas bobagens monumentais sempre feitas por Hollywood.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ruim.

 

A qualidade vai decaindo ao longo da narrativa. Faz uso de acontecimentos super exagerados que não conferem nenhuma tensão, enquanto abandona as sutilezas mais intrigantes do início (como a cama e o papel arrumadinho de repente).

 

Não assusta.

Não é terror.

Não é drama.

Não é comédia.

Não é nada.

 

Muito parecido com aqueles episódios de Night Visions.

 

Na escala do terror? 2 caveirinhas... rs

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...