Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Moda Agora é Ser Cinéfilo


Forasteiro
 Share

Recommended Posts

  • Replies 390
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Concordo com o vicking, a visão mais crítica chega com a maturidade. Eu vejo filmes só por causa do diretor, com certeza, e não vejo nada demais nisso. Agora não é só porque o filme é do Kubrick que eu vou amar, como é o caso de "The Killing"; enfim.

Pra mim toda opinião sobre cinema deve ser explicada e fundamentada; pra tudo, na verdade. O comentário clichê de "nao gostei e por isso é uma bosta" pra mim soa como algo superficial na certa. Pra quem gosta de cinema de verdade a compreensão de que aquilo a ser visto é algo a mais que uma simples diversão já facilita nessa questão da crítica, de ver um filme com outros olhos. Cinéfilo de verdade não é só aquele que vê a maior quantidade de filmes. Mas está relacionado; se a pessoa é cinéfila e ama o cinema e o considera veículo de transformação e arte essa pessoa verá muitos filmes, consequentemente. A premissa de ver muitos filmes já leva a crer que a pessoa os analise e os veja de modo sério; mas nem sempre isso acontece, claro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

9 posts' date=' novo no fórum e entendeu direitinho o que o tópico quer discutir... Tem usuário que planeja ganhar o status de 'veterano' que deveria tomar nota com o inspirado comentário acima...

 

10
[/quote']

'Status de veterano'? O que é isso? Isso existe? Se para você existe, sinto muito. Ninguém é melhor que ninguém aqui, muito menos por tempo de vivência no fórum.

 

Só pontuei porque há certa banalização do verbete cinéfilo. Compreendi o propósito do tópico... Mas, não creio que a palavra cinéfilo seja a mais ideal. Talvez seria mais cabível A Moda agora é ser Intelectual. Como disse, fulano pode assistir muitos filmes ruins, e ser cinéfilo. Cinefilia não é sinônimo de bom cinema. É bastante subjetivo. Um indivíduo não precisa assistir Kubrick, Antonioni, Bergman, Eisenstein para ser cinéfilo. Temos que ter cuidado ao empregar a palavra. 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rike' date=' mais uma vez vc veste a carapuça... Vc implora por isso: procure ajuda, URGENTE, por favor...

03
[/quote']

Poxa Dook... Não é questão de vestir a carapuça... Se não foi para mim, realmente devo estar com síndrome de perseguição. Mas é difícil não imaginar que foi para mim.

 

E não acredito nesta questão de status. Acho puro mito, sabe? Bem.. Acho que ando escrevendo demais por aí. Melhor dar uma trégua.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho que não é bem essa a idéia. O cara pode até gostar de ver filmes. Mas aí ele quer ver tudo o que é cult de uma vez pra se enturmar.

Novamente' date=' não vejo problema nisso (ver de uma vez).
[/quote']

Mas Amfíbio...

 

Você não concorda que apreciar é diferente de ver? Acho que o discurso de alguém que apreciou e absorveu é muito diferente de alguém que apenas assistiu a.. Não acha? 17
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois é' date=' se eu abrir mais um tópico e ver o Rike reclamando que todo mundo aqui se acha superior e blablabla, vou acabar surtando. Já tá ficando irritante.[/quote']

Não é essa a questão Noonan...

 

É que em toda a discussão, há alfinetadas! Acho tão desnecessário. Parece que a argumentação acaba e aí se iniciam as provocações. Para quê isso? Vamos viver em paz. 05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Poxa Dook... Não é questão de vestir a carapuça... Se não foi para mim' date=' realmente devo estar com síndrome de perseguição. Mas é difícil não imaginar que foi para mim.

 

E não acredito nesta questão de status. Acho puro mito, sabe? Bem.. Acho que ando escrevendo demais por aí. Melhor dar uma trégua.
[/quote']

 

Vc ainda tem dúvidas disso? 09

 

Releia as 19 páginas de tópico e vc verá colocações de outros novatos bem mais incisivas que as suas... Aliás, quando falei do 'status de veterano', nem lembrei que VOCÊ tinha postado nesse tópico.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Poxa Dook... Não é questão de vestir a carapuça... Se não foi para mim' date=' realmente devo estar com síndrome de perseguição. Mas é difícil não imaginar que foi para mim.

 

E não acredito nesta questão de status. Acho puro mito, sabe? Bem.. Acho que ando escrevendo demais por aí. Melhor dar uma trégua.
[/quote']

 

Vc ainda tem dúvidas disso? 09

 

Releia as 19 páginas de tópico e vc verá colocações de outros novatos bem mais incisivas que as suas... Aliás, quando falei do 'status de veterano', nem lembrei que VOCÊ tinha postado nesse tópico.

Sei lá. Se sofro disso, não é à toa. 12

 

Sim, sim. De fato temos várias colocações plausíveis e muito mais válidas que as minhas. Por isso que, na minha opinião, essa história de ser veterano não é algo a se considerar. Sou novo ainda, tento incrementar minha argumentação cada vez mais. Nem sempre sou bem sucedido.. Mas é assim.. De degrau em degrau se chega lá, mesmo com tropeços (e vários). Tenho muito a aprender e conto com este fórum para isso. 03

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não gosta de Laranja Mecânica por ser violento? Putz! 07

 

Imagino' date=' que todo o seu repertorio cinematográfico seja bem limitado. Afinal, violência existe em muitos filmes. Sejam eles em menor ou maior grau de violência. Para se ter uma idéia eu poderia achar The Fly um lixo, por ser nojento e violento. Acho que você ainda não entendeu o ponto a ser debatido ao desqualificar um filme aqui, não acho pessoas idiotas por não gostarem de filmes x. No entanto acho suas justificativas idiotas. 14
[/quote']

 

É quando leio um comentario desses eu me preocupo e releio o meu, porque meu português é ruim mesmo. Então li e reli e acho que consegui expressar certo minha opinião, ai li o comentario do Forasteiro se não me engano e vi que eu escrevi certo.

 

Eu amo Laranja Mecânica o filme é fantastico, mas ele virou modinha por ser violento, etc. E tem gente que enxerga só isso no filme, não consegue ver tudo o que ele representa.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Plutão' date=' vc precisa ser menos sanguíneo... Quando vc é colérico as coisas são mais interessantes...

 

06
[/quote']

 

Não quando estou completamente errado, que vergonha. Acho que vou cometer o seppuku ou harakiri.06

 

Agora eu pisei na bola legal, acho que até poderia abrir um tópico dos vacilos de interpretação textual aqui no fórum.  06

 

 

hehehhehe blz...eu também as vezes leio as coisas muito automaticamente e entendo errado..blz acontece hehehe

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não gosta de Laranja Mecânica por ser violento? Putz! 07

 

Imagino' date=' que todo o seu repertorio cinematográfico seja bem limitado. Afinal, violência existe em muitos filmes. Sejam eles em menor ou maior grau de violência. Para se ter uma idéia eu poderia achar The Fly um lixo, por ser nojento e violento. Acho que você ainda não entendeu o ponto a ser debatido ao desqualificar um filme aqui, não acho pessoas idiotas por não gostarem de filmes x. No entanto acho suas justificativas idiotas. 14
[/quote']

É quando leio um comentario desses eu me preocupo e releio o meu, porque meu português é ruim mesmo. Então li e reli e acho que consegui expressar certo minha opinião, ai li o comentario do Forasteiro se não me engano e vi que eu escrevi certo.

Eu amo Laranja Mecânica o filme é fantastico, mas ele virou modinha por ser violento, etc. E tem gente que enxerga só isso no filme, não consegue ver tudo o que ele representa.


 

Eu não vejo nada de violento e sim repulsivo. Repulsiva a forma com que Kubrick retrata a loucura de Alex, repulsivo o tratamento dele, repulsivo seu prazer em matar pessoas (ou simplesmente cometer atos graves). Violência é apenas uma das armas utilizadas pelo diretor para chegar ao seu objetivo.
Bernardo2007-09-19 23:20:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Queria pontuar algo que pode deturpar tudo o que disse anteriormente.

 

Cinéfilo' date=' desde já, é quem aprecia e admira assistir filmes. Logo.. Qualquer um que ama ver filmes e faz isso em boa parte do seu tempo livre já pode ser considerado um. Se ele aprecia um bom cinema... Aí é outra história.

 

 
[/quote']

 

Consultas ao Aurélio são irrelevantes aqui.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Pois é' date=' se eu abrir mais um tópico e ver o Rike reclamando que todo mundo aqui se acha superior e blablabla, vou acabar surtando. Já tá ficando irritante.

[/quote']

 

Não é essa a questão Noonan...

 

É que em toda a discussão, há alfinetadas! Acho tão desnecessário. Parece que a argumentação acaba e aí se iniciam as provocações. Para quê isso? Vamos viver em paz. 05

 

As alfinetadas mexem com os brios de quem está discutindo, fazem o sujeito se esforçar mais, argumentar melhor, etc.
Noonan2007-09-20 10:47:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Engraçado como fica irônico ler o título do tópico e em sequência' date=' o nick do criador.06

[/quote']

Muito.

Logo vindo de um cara que passou num concurso para ser um cinéfilo06

 

Errado. Se você tivesse lido uma página daquele tópico, saberia que ele foi um condutor, não um catequizador. Já que eu "despertei" para o cinema exatamente no momento em que escrevia sobre Taxi Driver.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Queria pontuar algo que pode deturpar tudo o que disse anteriormente.

 

Cinéfilo' date=' desde já, é quem aprecia e admira assistir filmes. Logo.. Qualquer um que ama ver filmes e faz isso em boa parte do seu tempo livre já pode ser considerado um. Se ele aprecia um bom cinema... Aí é outra história.

 

 
[/quote']

 

Consultas ao Aurélio são irrelevantes aqui.

Mas Foras... Veja bem..

 

Pela minha interpretação, você está afirmando que muitos usuários assistem certos filmes só para sustentar uma intelectualidade aparente. Concordo plenamente, entretanto... Não creio que a palavra cinéfilo seja cabível, sabe? Minha mãe, por exemplo... Cinéfila de carteirinha, assiste filmes sempre, e nem sabe quem é Antonioni, Visconti, etc.

 

Acredito que estes usuários os quais se portam da forma apresentada por você não querem comprovar sua cinefilia, mas sim apresentar um certo nível de intelectualidade (e muitos não conseguem). Há uma frase muito interessante em Fahrenheit 451 do Truffaut, quando o chefe dos 'bombeiros' afirma: "Veja só. Aristóteles. Para quê esta porcaria? A maioria das pessoas lêem, não absorvem e saem por aí revelando que são intelectuais e que lêem este tipo de livro". É mais ou menos por aí, creio eu. 0302
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Queria pontuar algo que pode deturpar tudo o que disse anteriormente.

 

Cinéfilo' date=' desde já, é quem aprecia e admira assistir filmes. Logo.. Qualquer um que ama ver filmes e faz isso em boa parte do seu tempo livre já pode ser considerado um. Se ele aprecia um bom cinema... Aí é outra história.

 

 
[/quote']

 

Consultas ao Aurélio são irrelevantes aqui.

Mas Foras... Veja bem..

 

Pela minha interpretação, você está afirmando que muitos usuários assistem certos filmes só para sustentar uma intelectualidade aparente. Concordo plenamente, entretanto... Não creio que a palavra cinéfilo seja cabível, sabe? Minha mãe, por exemplo... Cinéfila de carteirinha, assiste filmes sempre, e nem sabe quem é Antonioni, Visconti, etc.

 

Acredito que estes usuários os quais se portam da forma apresentada por você não querem comprovar sua cinefilia, mas sim apresentar um certo nível de intelectualidade (e muitos não conseguem). Há uma frase muito interessante em Fahrenheit 451 do Truffaut, quando o chefe dos 'bombeiros' afirma: "Veja só. Aristóteles. Para quê esta porcaria? A maioria das pessoas lêem, não absorvem e saem por aí revelando que são intelectuais e que lêem este tipo de livro". É mais ou menos por aí, creio eu. 0302


Hahahahahahahahaha, o próprio se contradiz, vai assistir a 3 horas de porra nenhuma do Dogville, intelectual.

 

Porra nenhuma de Dogville?

 

Maki 2 o Retorno.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...