Members -felipe- Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Eu acho condenável sim quem assiste "por assistir"...mas eu várias vezes já aluguei 5 ou 6 filmes de uma só vez (apenas pela questão do preço' date=' e para assistir durante uma semana) e não vejo problema nisso. Pra mim, se o filme realmente for bom, eu não vou esquecê-lo tão cedo, mesmo depois de assistir outros. [/quote']Tbm acho que a quantidade de filmes que vc assiste (ou o espaço de tempo entre eles) não diminue o quanto vc vai gostar de cada um deles. Quote Link to comment
Members Angelo Voorhees Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Na boa Forasteiro' date=' eu nem sei pq tu ainda perde teu tempo respondendo pra o BABACA do Angelo, é, BABACA, me irritei com o sujeito. Cara, tu tá tão incomodado com o tópico pq? pq ainda posta aqui? maldito complexo de inferioridade que te assola, hein? Ninguém aqui disse que tu não entende de cinema ou que entende, vcs tem a mania de se incomodar qndo um cara vem e escreve algo inteligente de forma inteligente e ficam na defensiva como se cada texto com conteúdo que o cara escreve fosse uma afronta a vcs. eu não vi ninguém te subestimar aqui no fórum, pelo contrário, só vejo tu adotar esta postura de "ah, vcs não são melhores q ninguém, seus arrogantes", o problema não é com os citados (alexei, Nacka e o próprio Forasteiro), o problema é ctg que fica pelos cantos do fórum vestindo a carapuça. ah, vão catar coquinho.[/quote'] Que nervosinha. Relaxa e goza. Eu também não disse que não entendo nada de cinema. Não vesti carapuça alguma, só não gostei do jeito que o cara aí escreveu, como se fosse o bom. Você é farinha do mesmo saco. Não gostei desse filme da sua assinatura e você sabe o que falou. Aprenda a respeitar as diferenças. Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Não adianta pegar Laranja Mecânica e se preparar durante horas pra ver. Isso sim é estupidez e querer forçar a natureza. Concordo... mas também não faço vistas favoráveis a alguém que só vê Michael Bay, de repente pular para Laranja Mecânica... A probabilidade de não gostar do filme e disparar asneiras é grande. É esse um dos pontos do Forasteiro. Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 É um lado de ver as coisas... Esse lado que vc expos eu concordo. Entretanto, vejo um outro lado da moeda, a de uma pessoa que não conseguiu apreciar uma obra cinematográfica simplesmente pq a viu sem 'maturidade', podemos dizer assim... Será que vc teria gostado de Laranja Mecânica se tivesse assistido ao filme com 13 anos de idade e, tendo como bagagem, somente filminhos do VanDamme e Steven Seagall? Quote Link to comment
Members Angelo Voorhees Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Aliás' date=' eu discordo frontalmente da idéia do forasteiro. Reclamar da popularização é querer ser elite em algo extremamente pessoal. É querer conseguir status por ver cinema e isso vai de encontro com a idéia em si. Apreciar cinema, no fim das contas, é algo extremamente pessoal. Não temos que ter vergonha do que gostamos e não temos que nos sentir melhor ou pior porque gostamos de alguma obra prima. No fim das contas as pessoas que não gostam de Casablanca (exemplo) não deveriam se sentir idiotas porque eu acho que elas são.[/quote'] É isso. Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Aliás' date=' eu discordo frontalmente da idéia do forasteiro. Reclamar da popularização é querer ser elite em algo extremamente pessoal. É querer conseguir status por ver cinema e isso vai de encontro com a idéia em si. Apreciar cinema, no fim das contas, é algo extremamente pessoal. Não temos que ter vergonha do que gostamos e não temos que nos sentir melhor ou pior porque gostamos de alguma obra prima. No fim das contas as pessoas que não gostam de Casablanca (exemplo) não deveriam se sentir idiotas porque eu acho que elas são.[/quote'] Mas ele não está reclamando da popularização... Ele se queixa dessa onda de 'preciso ver tais e tais filmes para ter status dentro de um grupo'... Não é essa a motivação para se ver um filme, ou é? E outra: por mais que vc diga que as pessoas não devem se sentir idiotas apesar de vc achá-las desta forma, a partir do momento que vc expressa essa sua posição, elas se sentirão idiotas, daí a necessidade delas de ver mais e mais filmes para 'serem aceitas' no grupo, promovendo aí o círculo vicioso que o Forasteiro critica... No fundo, o que ele quer é discutir a motivação com que se vê determinados filmes. É uma discussão pra lá de retórica, delicada (pq ninguém vai assumir que vê filmes para ganhar status), mas acho a problemática levantada válida... Quote Link to comment
Members Jorge Soto Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Aliás' date=' eu discordo frontalmente da idéia do forasteiro. Reclamar da popularização é querer ser elite em algo extremamente pessoal. É querer conseguir status por ver cinema e isso vai de encontro com a idéia em si. Apreciar cinema, no fim das contas, é algo extremamente pessoal. Não temos que ter vergonha do que gostamos e não temos que nos sentir melhor ou pior porque gostamos de alguma obra prima. No fim das contas as pessoas que não gostam de Casablanca (exemplo) não deveriam se sentir idiotas porque eu acho que elas são.[/quote'] É isso. Deveria ser assim, mas na pratica nao é assim e td mundo sabe disso. Uma coisa é achar, e outra e verbalizar diretamente esse achismo. Aí se incorre facilmente na falta de respeito, q é o q ocorre c/ bastante frequencia. Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Mas aí é que está Dook. Se a pessoa não consegue apreciar algo que você considera apreciável' date=' é problema dela. Esta maturidade é ela que vai ter que buscar, se quiser buscar. Pra MIM, LM vai ser sempre um filme genial, independente de quantas pessoas vierem aqui e falar mal dele. Isso não afeta a arte em si...[/quote'] Eu concordo contigo... é problema da pessoa. Por isso que o Forasteiro está discutindo a motivação que levou a pessoa a ver o filme. Ele não quer 'converter' os outros à opinião dele, como alguns retardados querem pensar. Ele quer discutir o seguinte: pq algumas pessoas acabam não gostando de determinados clássicos? Claro que vai entrar na subjetividade, tem inúmeros fatores influenciando aí, e o tópico quer versar sobre alguns desses fatores. Não vejo nada demais nisso, acho até válido discutir isso aqui pq percebo que TODOS nós, sem exceção, às vezes somos tão orgulhosos que não nos permitimos rever alguns de nossos paradigmas para que possamos apreciar melhor determinados filmes. Eu penso que 500 pessoas assistindo LM geram uma probabilidade maior de mais gente gostar' date=' consumir e gerar novos LM. Maior do que concentrá-lo em um nicho.[/quote'] Mas a proposta não é concentrar num nicho, mas tão somente dizer 'veja com moderação'... Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Dook' date=' não importa a motivação. Acho mais interessante que muitas pessoas vejam filmes que eu considero bons (não importa o motivo). E sabe porque? Não porque eu quero que mais gente pense como eu. Simplesmente porque quanto mais gente ver o que eu gosto, mais do que eu gosto vai ser produzido.[/quote'] Será? De que adianta mais gente vendo filmes que vc gosta se essas pessoas eventualmente não gostarem? Já parou pra pensar por que não se faz mais filmes como Laranja Mecânica atualmente? Veja o que faz sucesso e o que não faz... Quote Link to comment
Members Jorge Soto Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Deveria ser assim' date=' mas na pratica nao é assim e td mundo sabe disso. Uma coisa é achar, e outra e verbalizar diretamente esse achismo. Aí se incorre facilmente na falta de respeito, q é o q ocorre c/ bastante frequencia.[/quote']Nós fazemos a prática. Prefiro que me xinguem 100 vezes do que me tratem polida/babacamente só por medo de que eu me ofenda... Nas aqui nem todos sao como vc, q diz tolerar (sera?) achismos mais incisivos. Nem tds tem capacidade de guentar trancos maiores (deliberados ou nao) sendo q aqui se parte do pressuposto q é forum publico. E p/ gerenciar esse caldeirao existem regras, q geralmente nivelam por baixo. Logicamente q a ideia é agradar a todos, algo q nem sempre se consegue. Ate pq nao dá. Quote Link to comment
Members Rafal Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Assitir clássicos não é,necessariamente,para ganhar status. Quando cheguei nesse fórum ví que todos falavam muito de Kubric e de 2001. Aí arrumei o dvd,ví,achei um lixo e perdi completamente a vontade de rever ou ver algum outro Kubric. Ainda digo mais:Perdí a vontade,que ganhei quando entrei nesse fórum,de correr atráz para ver os clássicos que são tão falados aqui...... Quote Link to comment
Members Ana Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Eu acho essa coisa de se esforçarem para entrar num "grupinho" coisa de ginásio (ou faculdade) americana... Só falta aqueles logotipos em letras gregas: Omega Kapa Pi... Não faço a menor questão de ser "cult" aqui, mas se tem "adolescentes" que estão querendo ser considerados cinéfilos e serem aceitos no "Cineclube" se empanturrando de filmes clássicos, deixa eles, qual o problema? Concordo com o Amfibio, quando ele diz que isso tá parecendo uma elite que só quer membros altamente graduados... Relaxem, os que não tiverem "vocação" pro negócio vão desistir mais cedo ou mais tarde, porque gosto é gosto. Quem tem o hábito (e gosta) de assistir filmes comerciais não vão trocar por filmes do estilo Casablanca, Chaplin, etc etc etc... Em tempo, não gosto de Casablanca, filmes de Chaplin, etc etc etc... Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Dook' date=' TODAS as pessoas deixam de gostar de um clássico ao menos. Isso é normal. Filmes, como o Serge diz, são o que são mais o que somos. Não temos que alterar o que somos pra gostar de filmes. Isso tem que ser natural, na minha opinião. Essa "lapidação" do gosto é um processo individual, não existe regra pra isso...[/quote'] A "lapidação" é uma "alteração" de quem nós somos... Quando pirralho eu gostava de Van Damme... Hoje acho tosco, sendo bem eufemista... Eu alterei o que era... Não vejo nada demais nesse processo. A lapidação não deixa de ser uma "alteração" natural de quem nós somos... Nada' date=' o lance é veja. Se no futuro achar que deve rever, reve-ja. Prefiro Norbit mofando na prateleira, sempre![/quote'] A questão é que o que mofa na prateleira é LM e não Norbit... Quote Link to comment
Members Dan... Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Em tempo' date=' concordo com o post inicial. é modinha mesmo, a gente vê aqui diariamente caras que, matavam aula pra ir assistir Transformers, recentement, e que agora baixam filmes de: Kubricks, Scorsese's, Bergman's, Coen's e os a modinha "teen cult intelectulóide", S. Coppola, PTA... pra chegar num fórum de internet e fazer tops e mais tops com OP,OP,OP [dentões']. fato. Há há. E daí? Você se incomoda tanto assim com a modinha? gente, o problema levantado por ele não é esse. acho que nem 5% das pessoas que se manifestaram aqui conseguiram interpretar corretamente a idéia do Foras. o questionamento não é feito contra aqueles que buscam assistir filmes de cineastas famosos momentos após terem visto um filme menos "intelectualizado", ou sei lá o quê. o detalhe é que muitas dessas pessoas assistem ao filme com a necessidade quase sexual, carnal, de ter que considerar uma obra-prima, apenas para poder sair desfilando pretensiosamente pelo fórum gritando bem alto que viu o filme e considerou realmente uma OP (aliás, desde quando OP é nota para filme, alguém sabe me responder? alguém sabe o significado da expressão?), fazendo tops e mais tops, dizendo que o filme é um dos mais "fodões" da história, blablabla, sem nem mesmo se preocupar em analisar o filme, construir (pra si mesmo, não pesso justificativas algumas) os porquês de ter achado tudo aquilo, interpretar e absorver tudo que a obra pode oferecer. a "modinha cinéfila" a que o Foras se refere é essa, que parte da necessidade de se assistir tudo o que é considerado "cool", pura e simplesmente em virtude da pretensão de querer se dar por entendido, perdendo-se, assim, toda a grandiosidade e a beleza que essa arte possui. eu tenho pena de pessoas assim, não vão conseguir aproveitar 1% daquilo que o cinema tem a oferecer. ou melhor, nem sinto pena nada. é o preço que se paga por estarem compactuando com tamanha hipocrisia para consigo mesmo. Quote Link to comment
Members -THX-1341325107 Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Concordo com algumas observações, no entanto, considero a buscar obsessiva por resultados substanciais em modismos baseados em limitados elementos contextuais da cultura denominada sétima arte, um método equivocado de auto-afirmação subjetivada por discursos verbéticamente inconsistentes por qualquer obra. A concepção de telespectadores genericamente estimulados por embates existenciais, cuja imagem projetada por insistentes métodos generalizados atribuídos a diretores ou grandes roteiristas, não só prolongam essa sensação de inautenticidade como vulgarmente equivocada numa vasta infinidade de pseudos cinéfilos. Atingir o nível de grandes entenderes do assunto ou o Nirvana intelectual, está no sentimento profético de cada um, no entanto, apreciar a obra na forma mais pura e matricialmente singular ao contexto reverso do contra senso, não é a forma correta dessa auto-afirmação. Basta fazer a analogia cinematográfica projetada, para entender essa maneira peculiar na qual destaco essas influencias. Ao final de cada obra, um sentimento de profunda recompensarão incômoda ou não, tornasse fatalisticamente insatisfatória para determinadas pessoas menos sensíveis a obras consideradas clássicos, como Casablanca, por isso destaco a saturação inerentemente e prepotente de alguns comentários desse tópico. Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 'Buy now... buy... and... be happy' Quote Link to comment
Members Angelo Voorhees Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 (aliás' date=' desde quando OP é nota para filme, alguém sabe me responder? alguém sabe o significado da expressão?)[/quote'] Também não entendo como podem dar OP como nota. Nenhum filme pra mim é OP, dou sempre notas de 0 a 10. Isso aí de OP eu também acho que a pessoa quer aparecer. Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 OP = obra prima. Não é nota, mas sim uma expressão emocional em palavras de como a pessoa vê o filme. Algum problema nisso? Quote Link to comment
Members Ana Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Dan, eu entendi que foi isso que ele quis dizer e continuo achando uma bobagem. Afinal, esse é um fórum público frequentado por todo tipo de gente e não só por especialistas de cursos de cinema.Ana2007-09-12 12:57:14 Quote Link to comment
Members Dan... Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 OP = obra prima. Não é nota' date=' mas sim uma expressão emocional em palavras de como a pessoa vê o filme. Algum problema nisso? [/quote'] quando utilizado como componente de uma escala de notas, sim, eu vejo problema. Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Por que? Quote Link to comment
Members Dan... Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 porque a expressão "obra-prima" não é representande de um degrau de classe numérica. "ah, esse filme não é nota 10, é OP". não consigo compreender uma classificação dessas, mesmo. até porquê, obra-prima não necessariamente é uma denominação para a perfeição. em alguns casos, resguarda o significado de obra-máxima, podendo ser aplicada à filmografia de um referido diretor, ator, roteirista, etc. por exemplo, considero King Kong a obra-prima do P.J., mesmo não gostando do filme. é aqui que ele atinge o máximo de seu potencial, é o filme menos ruim dele. a obra é perfeita? não, mas é prima, em virtude de ser o trabalho máximo do autor, o exponencial em sua carreira. Dan...2007-09-12 13:08:54 Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 Dan, chamar um filme de OP é classificá-lo de forma diversa da classificação matemática. Quote Link to comment
Members Forasteiro Posted September 12, 2007 Author Members Report Share Posted September 12, 2007 É a minha opinião mesmo' date=' não viria aqui botar a opinião da minha avó, assim como o que você postou também é uma opinião sua. Ou você é um Deus onisciente? É claro que você não iria se citar, é arrogante mas não chega a tanto. Se não há nada de errado pra que abriu o tópico então? Para dar os parabéns a essas pessoas? Você não expressou nada no texto, mas deixou nas entrelinhas, só um burro não consegue ver. [/quote'] Angelo, releia o post. Você não o entendeu. Ao menos considerou esta possibilidade? Falo sério. Caso continue sem entender, sugiro que procure ajuda: Quote Link to comment
Members Dook Posted September 12, 2007 Members Report Share Posted September 12, 2007 gente' date=' o problema levantado por ele não é esse. acho que nem 5% das pessoas que se manifestaram aqui conseguiram interpretar corretamente a idéia do Foras. o questionamento não é feito contra aqueles que buscam assistir filmes de cineastas famosos momentos após terem visto um filme menos "intelectualizado", ou sei lá o quê. o detalhe é que muitas dessas pessoas assistem ao filme com a necessidade quase sexual, carnal, de ter que considerar uma obra-prima, apenas para poder sair desfilando pretensiosamente pelo fórum gritando bem alto que viu o filme e considerou realmente uma OP (aliás, desde quando OP é nota para filme, alguém sabe me responder? alguém sabe o significado da expressão?), fazendo tops e mais tops, dizendo que o filme é um dos mais "fodões" da história, blablabla, sem nem mesmo se preocupar em analisar o filme, construir (pra si mesmo, não pesso justificativas algumas) os porquês de ter achado tudo aquilo, interpretar e absorver tudo que a obra pode oferecer. a "modinha cinéfila" a que o Foras se refere é essa, que parte da necessidade de se assistir tudo o que é considerado "cool", pura e simplesmente em virtude da pretensão de querer se dar por entendido, perdendo-se, assim, toda a grandiosidade e a beleza que essa arte possui. eu tenho pena de pessoas assim, não vão conseguir aproveitar 1% daquilo que o cinema tem a oferecer. ou melhor, nem sinto pena nada. é o preço que se paga por estarem compactuando com tamanha hipocrisia para consigo mesmo. [/quote']Eu entendi e discordo do que o forasteiro falou. E acho uma puta pretenção achar que as pessoas não "captaram" o filme somente porque elas não conseguem ou não querem se expressar da forma que vc ou ele consideram adequadas. Ademais, não vejo como isso pode ser um incômodo. Parece que pra vcs certos filmes são intocáveis e não podem ser vistos por "mentes inferiores", sob risco de perderem sua aura imaculada...Gente, deixa a pivetada ver o que quiserem, falar as besteiras que quiserem e se enganarem à vontade. Uow, pera um pouco... a partir do momento que vc acha alguém idiota por não ter gostado de Casablanca, por exemplo, vc também está rotulando esse alguém de 'mente inferior'... Quote Link to comment
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