Jump to content
Forum Cinema em Cena

The Mist (O Nevoeiro)


bamby
 Share

Recommended Posts

  • Members

Conseguí ver.Ótimo filme,reações bem realistas(ninguém acreditava),mas não gostei daquela cena da invasão ao mercado,achei muito falsa e reveladora.

Quanto ao final,achei estranho....eles vêem aquela monstro gigante e logo depois vêm o exército,o que aconteceu com o mostro?Sumiu?Não veio nenhum monstro atacar o exército?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 115
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Conseguí ver.Ótimo filme' date='reações bem realistas(ninguém acreditava),mas não gostei daquela cena da invasão ao mercado,achei muito falsa e reveladora.

Quanto ao final,achei estranho....eles vêem aquela monstro gigante e logo depois vêm o exército,o que aconteceu com o mostro?Sumiu?Não veio nenhum monstro atacar o exército?

 
[/quote']

 

vc deve ter achado estranho pq mataram a fundamentalista..

Raziel, ai eu ja discordo.. as adaptacoes de Darabont do S. King sao muito boas sim, mas a meu ver a melhor de tds é do Cronenberg...

 

9.jpg 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quando os lesados vão parar de achar que é um filme de terror?06

Hmmmm...porque o filme não pode ser considerado como de horror? Aliás, pra mim É um filme de horror, será que sou lesado? Não responda. 06

[/quote']

Também não acredito que seja de Terror....não consigo ver nenhuma tensão sendo manipulada alí.

Vejo mais como um drama......acho que um exemplo bom é Resident Evil II(acho que é esse da cena da moto e a igreja),aquilo não é terror,é ação.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Quando os lesados vão parar de achar que é um filme de terror?Hmmmm...porque o filme não pode ser considerado como de horror? Aliás' date=' pra mim É um filme de horror, será que sou lesado? Não responda. [/quote']Também não acredito que seja de Terror....não consigo ver nenhuma tensão sendo manipulada alí.Vejo mais como um drama......acho que um exemplo bom é Resident Evil II(acho que é esse da cena da moto e a igreja),aquilo não é terror,é ação.

 

 

 

Então para você, filmes de terror são aqueles onde a "tensão é manipulada"? O que vêm a ser "tensão manipulada"? Você diz que vê o filme como um drama, mas então um filme de terror não pode ter elementos dramáticos? O Orfanato seria um drama, e não um terror, portanto? Eu acho que um drama pode ter elementos sobrenaturais, no entanto não é o caso de O Nevoeiro, onde o horror e as sensações de medo e paranóia predominam.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Quando os lesados vão parar de achar que é um filme de terror?Hmmmm...porque o filme não pode ser considerado como de horror? Aliás' date=' pra mim É um filme de horror, será que sou lesado? Não responda. [/quote']Também não acredito que seja de Terror....não consigo ver nenhuma tensão sendo manipulada alí.Vejo mais como um drama......acho que um exemplo bom é Resident Evil II(acho que é esse da cena da moto e a igreja),aquilo não é terror,é ação.

 

 

 

Então para você, filmes de terror são aqueles onde a "tensão é manipulada"? O que vêm a ser "tensão manipulada"? Você diz que vê o filme como um drama, mas então um filme de terror não pode ter elementos dramáticos? O Orfanato seria um drama, e não um terror, portanto? Eu acho que um drama pode ter elementos sobrenaturais, no entanto não é o caso de O Nevoeiro, onde o horror e as sensações de medo e paranóia predominam.

Para mim,existe um pequena diferença de um filme de drama com elementos sobrenaturais e um terror.

O primeiro,usa tais elementos para narrar o drama(O Nevoreiro), o segundo,usa o elemento como meio de colocar mendo no ESPECTADOR (O Grito,Bruxa de Blair,O Chamado,etc,etc,etc,etc....).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que sua definição sobre dramas com elementos sobrenaturais está correta, no entanto acho que ela não se aplica a O Nevoeiro. Se aplica a filmes como "A Casa dos Espíritos", por exemplo.

 

 

 

Eu acho que o elemento sobrenatural é marcante e forte demais em O Nevoeiro. Não é um mero detalhe, e sim algo que move e permeia toda a narrativa. Se o filme não te deixou com medo, das duas uma: ou falhou nesse sentido, ou então não era esse o objetivo do filme. Eu acho que O Nevoeiro é daqueles filmes construídos de forma a valorizar o terror em seu clímax... o filme vai jogando elementos que irão fazer sentido (ou desconstruir tudo que pensávamos que era correto) em seu desfecho, o que é comum (e até clichê) no gênero horror (embora mais marcante na literatura, admito). O filme nos deixa com um gosto amargo, uma sensação incômoda que é um dos objetivos do gênero, algo que poucos conseguem.

 

 

 

Um bom exemplo é O Bebê de Rosemary. O filme não causa medo em seu desenrolar, e sim no final (embora não tenha acontecido comigo, pessoalmente. Mesmo assim, a sensação incômoda e paranóica funcionou). O filme deixa de ser um terror por não ter causado medo? Não.RAZIEL2008-09-22 15:44:58

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tenho enorme dificuldade em classificar filmes, especialmente os bons. Meu comentário foi com o único intuito de esclarecer que causar medo não é o objetivo principal deste filme.  Acho que pensar assim é minimizar o que está contido ali. Ele é várias coisas, entre elas uma homenagem aos filmes B antigos de terror. Isso está longe de transforma-lo em um real filme de terror, mesmo porque o que assustava geralmente não assusta mais. A inocência foi perdida. É só ver que existe uma versão P&B dele.

 

E eu acho que Bebê de Rosemary não tem nada a ver com esse aqui.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exato,o que falei também se aplica "A Casa dos Espíritos".

Lendo seu post lembrei de outro filme que usa elementos sobrenaturais(e utiliza essas ferramentas que você falou,como ir jogando elementos explicativos aos poucos),que é A Vila.

Alí existe o elemento sobrenatural e também a lenta e progressiva exposição de tais elementos para o público.Porém,estes elementos são só um meio que foi usado para criar a situação-objetivo do criador da obra.

 

Sim,nos deixa com este gosto mesmo.Mas,pelo menos no meu caso,foi muito mais pelas reações das pessoas do que para com os monstros propriamente dito.

 

Concordo contigo,filme de terror não deve necessáriamente causar terror.Mas neste filme em questão,percebo que o criador usou dos monstros apenas para encurralar todo mundo numa sala e mostrar como reagimos ao medo e a inexistência de uma autoridade constituída.(O que neste filme,mostrou que sempre procuramos uma autoridade,já que não tinha nenhum alí,vamos para a autoridade que "está em todos os lugares").

Enfim,este filme têm todos os dados técnicos para ser considerado Terror.Mas se formos analisar a obra,percebemos que o "terror",é apenas um meio,não o fim.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tenho enorme dificuldade em classificar filmes' date=' especialmente os bons. Meu comentário foi com o único intuito de esclarecer que causar medo não é o objetivo principal deste filme.  Acho que pensar assim é minimizar o que está contido ali. Ele é várias coisas, entre elas uma homenagem aos filmes B antigos de terror. Isso está longe de transforma-lo em um real filme de terror, mesmo porque o que assustava geralmente não assusta mais. A inocência foi perdida. É só ver que existe uma versão P&B dele.E eu acho que Bebê de Rosemary não tem nada a ver com esse aqui.

 

[/quote']

 

 

 

Compreendo. Talvez, causar medo não seja mesmo o objetivo principal (dentre tantos), mas é um objetivo importante, IMO.

 

 

 

Enfim, creio que muitos grandes filmes de terror também possuem essa característica: eles não querem apenas assustar, eles apresentam outras questões interessantes o bastante para que a gente se interesse pela trama, para nos fazer refletir sobre aquilo. E talvez, justamente por isso, funcionem tão bem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exato' date='o que falei também se aplica "A Casa dos Espíritos".Lendo seu post lembrei de outro filme que usa elementos sobrenaturais(e utiliza essas ferramentas que você falou,como ir jogando elementos explicativos aos poucos),que é A Vila.Alí existe o elemento sobrenatural e também a lenta e progressiva exposição de tais elementos para o público.Porém,estes elementos são só um meio que foi usado para criar a situação-objetivo do criador da obra.Sim,nos deixa com este gosto mesmo.Mas,pelo menos no meu caso,foi muito mais pelas reações das pessoas do que para com os monstros propriamente dito.Concordo contigo,filme de terror não deve necessáriamente causar terror.Mas neste filme em questão,percebo que o criador usou dos monstros apenas para encurralar todo mundo numa sala e mostrar como reagimos ao medo e a inexistência de uma autoridade constituída.(O que neste filme,mostrou que sempre procuramos uma autoridade,já que não tinha nenhum alí,vamos para a autoridade que "está em todos os lugares").Enfim,este filme têm todos os dados técnicos para ser considerado Terror.Mas se formos analisar a obra,percebemos que o "terror",é apenas um meio,não o fim.

 

[/quote']

 

 

 

Ao meu ver, o horror é um dos "fins" de O Nevoeiro, se pudermos definir dessa forma. O filme não é "apenas" drama, "apenas" terror, "apenas" suspense. Histórias desse tipo, onde um grupo de pessoas ficam encurraladas e obrigadas a confrontar uma situação limite, não são incomuns no gênero terror. Falando de uma maneira mais objetiva (e simplória), o fato do filme ter elementos sobrenaturais tão explícitos impede que ele seja catalogado em outro gênero senão esse. Duvido que no futuro, vc o encontre na prateleira de dramas ou suspense...

 

 

 

Mas enfim, classificar (ou "tachar") o filme em um gênero não é assim tão importante. Se para você O Nevoeiro é um drama, beleza. Não concordo, mas entendo seu ponto de vista.

 

 

 

Talvez, esse conflito de opiniões sobre o gênero principal até seja um ponto positivo a favor do filme. Não é toda história que consegue se arriscar em tantos aspectos "diferenciados", e ainda assim funcionar.RAZIEL2008-09-22 18:38:59

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu realmente acho que ele ficara na prateleira de terror.Mas simplesmente não o vejo como terror.

 

 

 

 

Contanto que a opinião seja bem embasada como a sua, eu posso respeitar. O que eu não consigo suportar são aquelas pessoas que, por acharem que o terror é um "gênero menor", simplesmente não conseguem admitir que gostaram de um filme de horror (e quando acontece de gostarem, preferem dizer que o filme é de "suspense", ou "drama", "ficção científica", ou "clássico", etc).

 

 

 

Obs. uma vez criei um tópico que falava das diferenças entre os filmes de terror e os de suspense, porém a maioria dos membros do fórum achou a questão simplória (e dessa forma, vieram com argumentos simplórios, IMO). Eu acho que em alguns filmes, a classificação fica mais complicada mesmo. Ninguém me tira da cabeça que O Sexto Sentido é um filme de terror, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É que a galera costuma associar terror à filmes mais simplórios' date=' como Sexta Feira 13 e Halloween e cometem dois erros:1) Achar que esses filmes representam todo o gênero.2) Achar que o esquema simplório destes filmes os tornam automaticamente ruins.

 

[/quote']

 

 

 

Exatamente! Esses são alguns dos motivos para o terror sofrer tanto preconceito. E eu acho que ainda existem outros. Antes eu pensava que esse era o gênero onde havia maior proporção de filmes ruins sobre filmes bons, mas agora, acredito que a proporção não é tão diferente nos outros gêneros. Acontece apenas que no horror, com seus monstros de borracha (ou CGI tosco) e objetos suspensos por fios, os defeitos ficam mais evidentes (literalmente saltam aos olhos), além da confusão que se criou com o termo "trash".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

COM SPOILERS...

 

Se eu tivesse uma locadora, colocaria O Nevoeiro da seção de FICÇÃO CIENTÍFICA, pois as criaturas não eram do "além" e sim de "outra dimensão"... ou seja... aliens!

 

Mas entendo que o filme se encaixaria, sem causar espanto, nas seções de Terror ou Suspense, apesar que minha segunda opção seria DRAMA.

 

E realmente, só agora analisando, percebi que não senti medo e nem sequer levei um único susto durante todo o filme. Mas isso não diminui em nada o mérito do filme, pois seu objetivo não era esse (ao contrário dos filmes de Terror e Suspense).

 

E só explicando... nota-se uma elipse de tempo entre a aparição do monstro gigante e o surgimento do exército, sugerindo que o carro já estava longe do monstro. E pelo que foi mostrado, não dá pra afirmar que o exército fechou o portal.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ficção Científica, Alexander? Bom, eu já acho que O Nevoeiro é tão ficção científica quanto Star Wars. Em O Nevoeiro, não é a extrapolação científica que conduz a trama, e sim conceitos de histórias de horror. Há detalhes supostamente científicos, mas nesse caso, poderiamos argumentar que "Frankestein" é uma obra de ficção científica e não de terror, já que o monstro é criado por métodos "científicos".

 

 

 

Além disso, o tema "outras dimensões", da forma como foi mostrado, é uma constante nas histórias de terror, com especial destaque para a obra de H.P.Lovecraft (uma das fontes de inspiração para o Stephen King escrever essa história, inclusive).

 

 

 

A propósito, a utilização do termo "alien" me parece equivocada... creio que o termo se aplique apenas a "estrangeiros", ou seja, criaturas "de fora" (outros planetas, galáxias), mas ainda "dessa dimensão". Bom, nunca vi o termo "alien" ser utilizado em qualquer livro ou filme para definir seres de outra dimensão. Eu sei, são suposições puramente nerds, tão coerentes quanto discutir se o Superman é mais forte que o Hulk, mas enfim...

 

 

 

Por fim, acho que o fato do nevoeiro começar a se dissipar foi um sinal de que o exército fechou o portal. Mas de fato, não dá pra afirmar isso categoricamente.RAZIEL2008-09-24 03:30:28

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Contanto que a opinião seja bem embasada como a sua' date=' eu posso

respeitar. O que eu não consigo suportar são aquelas pessoas que, por

acharem que o terror é um "gênero menor", simplesmente não conseguem

admitir que gostaram de um filme de horror (e quando acontece de

gostarem, preferem dizer que o filme é de "suspense", ou "drama",

"ficção científica", ou "clássico", etc).

 

 

 

Obs. uma vez criei um tópico que falava das diferenças entre os

filmes de terror e os de suspense, porém a maioria dos membros do fórum

achou a questão simplória (e dessa forma, vieram com argumentos

simplórios, IMO). Eu acho que em alguns filmes, a classificação fica

mais complicada mesmo. Ninguém me tira da cabeça que O Sexto Sentido é

um filme de terror, por exemplo.

[/quote']

Costumo não gostar de filmes que querem apenas te deixar com medo (O exorcista),mas gosto de filmes que me deixe apreensivo.

Para mim,a diferença entre terror e suspense fica nesta questão medo X apreensão.

Quanto à Sexto Sentido,considero como um suspense.Têm algumas cenas que assustam,mas não vejo isso como o objetivo principal do filme.

E só explicando... nota-se uma elipse de tempo

entre a aparição do monstro gigante e o surgimento do exército' date='

sugerindo que o carro já estava longe do monstro. E pelo que foi

mostrado, não dá pra afirmar que o exército fechou o portal.

[/quote']

Mesmo estando longe do carro,não se vê nenhum monstro atacando o exército.Por isso achei estranho.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Costumo não gostar de filmes que querem apenas te deixar com medo (O exorcista)' date='mas gosto de filmes que me deixe apreensivo.Para mim,a diferença entre terror e suspense fica nesta questão medo X apreensão.Quanto à Sexto Sentido,considero como um suspense.Têm algumas cenas que assustam,mas não vejo isso como o objetivo principal do filme

 

[/quote']

 

 

 

Bem, se o meu critério fosse esse (medo x apreensão), atualmente eu acharia que todos os filmes são de suspense, pois já faz anos que não sinto medo assistindo um filme. Apreensão é uma forma moderada de medo, e é tão pessoal que preciso observar outros fatores para definir o gênero do filme (aspectos que são claros em alguns, porém mais subjetivos em outros).

 

 

 

O Sexto-Sentido me deixou apavorado com toda a situação do moleque... Sempre tive um certo receio de fantasmas 08.gif (não que eu acredite, mas que eles são mais assustadores do que alienígenas, monstros, vampiros, etc... isso são!). É uma inteligente história de fantasmas, comparável à obras primas do gênero literário... Pra mim, suspense é Psicose, Janela Indiscreta, Silêncio dos Inocentes, etc.

 

 

 

Importante lembrar que medo, assim como opinião, é uma coisa subjetiva. O que assusta uma pessoa pode não assustar outra (e é incrível como as pessoas nunca pensam sobre isso quando dizem "tal filme não assusta ninguém!") Minha mãe, por exemplo... não sente medo de ver um filme com fantasmas, mas quando aparecem ratos, insetos, escorpiões (totalmene inócuos para mim) ela só falta ter um ataque! Por isso que eu digo que são necessários outros critérios para julgar se o filme é de terror ou suspense, pois apenas a sensação que ele nos causa pode não ser suficiente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não vou perder muito tempo defendendo a minha teoria de "ficção científica", pois nem eu levo muita fé nela. rs! Mas o termo "alienígena" sifnifica tudo o que vem de fora. Um ser humano estrangeiro pode ser considerado alienígena em certas definições. E se algo vem de "outra dimensão"...então vem de fora. =p

 

Mas temos que nos concentrar no foco principal do filme, que é a relação (e reação) das pessoas dentro do Mercado e isso não tem nada de terror/suspense/ficção.. mas sim um drama com fortes temáticas psico-sociais. O resto é pano de fundo.

 

E realmente concordo que filmes de fantasmas são mais assustadores, pois você não imagina um Vampiro ou um Serial Killer no pé da sua cama à noite, mas a aparição de uma alma penada nos parece mais verossímel. 09

 

E tava lembrando de um excelente filme de terror que vi nos últimos tempos, que não deu tanto medo, mas achei bem bolado e me deixou 'apreensivo': Quarto 1408 com John Cusack e Samuel L. Jackson. 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem' date=' se o meu critério fosse esse (medo x apreensão), atualmente eu

acharia que todos os filmes são de suspense, pois já faz anos que não

sinto medo assistindo um filme. Apreensão é uma forma moderada de medo,

e é tão pessoal que preciso observar outros fatores para definir o

gênero do filme (aspectos que são claros em alguns, porém mais

subjetivos em outros).

 

 

O Sexto-Sentido me deixou apavorado com toda a situação do moleque... Sempre tive um certo receio de fantasmas 08.gif

(não que eu acredite, mas que eles são mais assustadores do que

alienígenas, monstros, vampiros, etc... isso são!). É uma inteligente

história de fantasmas, comparável à obras primas do gênero literário...

Pra mim, suspense é Psicose, Janela Indiscreta, Silêncio dos Inocentes,

etc.

 

 

 

Importante lembrar que medo, assim como opinião, é uma coisa

subjetiva. O que assusta uma pessoa pode não assustar outra (e é

incrível como as pessoas nunca pensam sobre isso quando dizem "tal

filme não assusta ninguém!") Minha mãe, por exemplo... não sente medo

de ver um filme com fantasmas, mas quando aparecem ratos, insetos,

escorpiões (totalmene inócuos para mim) ela só falta ter um ataque! Por

isso que eu digo que são necessários outros critérios para julgar se o

filme é de terror ou suspense, pois apenas a sensação que ele nos causa

pode não ser suficiente.

[/quote']

Sim,sim,concordo.

Mas quando falei em medo/apreensão,não falei na reação que você têm do filme,mas a reação que o filme TENTA de passar.

Mas concordo que é simplório definir apenas nisso,só que é o máximo que consigo distinguir06

Por exemplo,Jogos Mortais,não consigo definir aquilo nem como Terror e nem como suspense,porque não fiquei nem com medo e não apreensivo06

Não

vou perder muito tempo defendendo a minha teoria de "ficção

científica"' date=' pois nem eu levo muita fé nela. rs! Mas o termo

"alienígena" sifnifica tudo o que vem de fora. Um ser humano

estrangeiro pode ser considerado alienígena em certas definições. E se

algo vem de "outra dimensão"...então vem de fora. =p

 

Mas temos que nos concentrar no foco

principal do filme, que é a relação (e reação) das pessoas dentro do

Mercado e isso não tem nada de terror/suspense/ficção.. mas sim um

drama com fortes temáticas psico-sociais. O resto é pano de fundo.

 

E realmente concordo que filmes de fantasmas

são mais assustadores, pois você não imagina um Vampiro ou um Serial

Killer no pé da sua cama à noite, mas a aparição de uma alma penada nos

parece mais verossímel. 09

 

E tava lembrando de um excelente filme de

terror que vi nos últimos tempos, que não deu tanto medo, mas achei bem

bolado e me deixou 'apreensivo': Quarto 1408 com John Cusack e Samuel

L. Jackson. 03

[/quote']

Exato.Por isso que defino esse filme como drama....os monstro são apenas pano de fundo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...