Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sexta-feira 13 (Fevereiro de 2009)

Jailcante

Recommended Posts

• Members

Que estranho' date=' pois se o Tommy na parte 4 tinha 12 anos, então na parte 6 ele tinha....16 ?!?09[/quote']

Sobre a Linha do Tempo da série Sexta-feira 13. Tem muitas na internet, mas eu não concordo muito (parte 1 em 1979, blergh...), então fiz a minha própria, que é a que eu considero. Em resumo, é isso:

Sexta-feira 13 Linha do Tempo

Parte 1 (prólogo): 1958;

Parte 1 (o resto do filme): 1980 - Depois do prólogo em 1958, se diz "Friday, June 13 The Present", ou seja, Sexta-feira 13 de Junho, Presente que é 1980, ano de lançamento do filme;

Parte 2 (prólogo): Agosto de 1980 - O Paul diz que a Alice morreu 2 meses depois da Parte 1 que foi em Junho de 1980;

Parte 2 (o resto do filme), Parte 3 e Parte 4: 1984 - Na Parte 2 se fala em "5 anos depois", que seria 1985, mas na Parte 4 consta na lápide da Pâmela que ela morreu em 1979. Com isso muitos falam que a Parte 1 teria acontecido em 1979, mas 13 de Junho de 1979 foi uma quarta, e não sexta. Eu prefiro acreditar que a Parte 1 aconteceu mesmo em 1980, e que a data da lápide de Pâmela foi uma mentira das autoridades locais para confundir curiosos e intrusos sobre os eventos que envolveram a Parte 1 (não se diz isso nos filmes, isso é um conclusão minha...);

Parte 5: 1989 - Tommy tinha 12 anos em 1984, e na parte 5, eu imagino que ele está no fim da adolescencia ou seja, 17 anos. Se passaram então 5 anos de um para o outro;

Parte 6: 1990 - Aqui eu já colocaria o Tommy com 18. 1 ano depois da Parte 5, e 10 anos depois da Parte 1.

Parte 7 (prólogo): 1990 - No ano de 1990, teve duas Sexta-feira 13, então numa aconteceu a Parte 6 e na outra esse começo da Parte 7 com a Tina criança (reparem que nesse começo da Parte 7, o Jason ainda está com o visual da Parte 6, indicando que teriam acontecido em Sexta-feira 13 próximas). E eu imagino a Tina com uns 9 anos aqui;

Parte 7 (o resto do filme): 1998 - Tina "adulta". Imaginei ela também no fim da adolescencia, então 17 anos;

Parte 8 e 9: 1999 - 1 ano depois da Parte 7. Coloquei os dois filmes no mesmo ano. Faria mais sentido já que logo depois que ocorreu os fatos da Parte 8 em NY, a polícia foi atrás do Jason, e o achou em Crystal Lake, que é aquele começo da Parte 9, em que eles armam aquela armadilha para ele;

Freddy vs Jason: 2003 - Um policial fala que se passou 4 anos em relação aos eventos do Pesadelo Final - A Morte de Freddy, que se passa em 1999, por isso considero 1999 também para a Parte 9 (Jason vai Para o Inferno). Jason e Freddy foram destruídos no mesmo ano (1999), e voltariam 4 anos depois (2003) para o "duelo";

Parte 10 (prólogo): 2010 (ou depois);

Parte 10 (o resto do filme): 2455.

• Members

Impressão. Halloween fez tanto sucesso quanto Sexta-Feira 13. Mas enquanto a série de Carpenter trilhou um caminho mais alternativo' date=' a série 'concorrente' ficou no mesmo 'arroz com feijão' que era exatamente o que o público queria.
[/quote']

Eu confesso que conheço pouco de Halloween. Me lembro vagamente do primeiro, onde um inspetor ou detetive dá uns tiros em Myers dentro de um quarto, mas parece que nada acontece com o bicho.

Mas depois vi o Halloween H2o (06) e teve aquele outro depois, meio Big Brother...

Quais foram os caminhos alternativos?

Tirando a Parte 3 que resolveu contar outra história, não vi caminhos alternativos dentro na série do Myers. Mas se ela já foi "alternativa" algum dia, e a do série do Jason foi "popular", hoje em dia isso inverteu totalmente. É só comparar os últimos episódios das 2 séries: H20 e o Haloween BBB com o Jason vai para o Inferno e o Jason X. Qual desses tem cara de “alternativos” e qual tem cara de “populares”? O H20 e HBBB seguiram a regra da série para agradar fãs, já o Jason IX e X, fazem justamente o contrário. Mudam conceitos, cenários, criam coisas que nitidamente não poderia agradar mesmo aos fãs. Mesmo não tendo qualidade, foram filmes que tentaram mudar o rumo das coisas dentro da série.

Mas analisando melhor: No Halloween, o maior problema é que o Carpenter matou a história logo no 1º filme (na verdade, isso é um mérito dele), e assim, o que as continuações acrescentaram a ele? O que elas poderiam acrescentar? A meu ver, quase nada. Só o 2º filme, seguiu a história. Tentou falar algo que o 1º filme não chegou a falar (Laurie Strode irmã do Michael), mas mesmo assim o Carpenter fechou com um final. Não queria continuar depois dele, já que depois dali não tinha nada mais a ser dito (e não tinha mesmo). E ele solidificou essa vontade dele no 3º filme, quando este segue outra história, que nada tem a ver com os anteriores. Da Parte 4 para cima (já sem o Carpenter), todos não dizem muito a que veio: O 4º filme é muito bom, mas é praticamente uma refilmagem do 1º Halloween (serviu basicamente para reiniciar a série que quase foi para o limbo com o fracasso da Parte 3); A Parte 5 é uma refilmagem ruim da Parte 4; O 6º filme até tenta acrescentar algo ao que já foi dito, mas devido problemas na produção, o filme virou uma salada mista: quer falar muita coisa, mas não diz nada (só complica tudo com aquela história de seita e etc); O 7 (H20) é outra refilmagem do 1º (só que menos pretensiosa que o 4º filme, mais popular) misturado com o clima de terror teen da década de 90 (Pânico e afins); e o 8º filme (HBBB) covardia falar dele (melhor esquecer...). E agora temos a refilmagem “oficial” do 1º filme (“oficial” já que o Halloween 1 já foi refilmado antes no Halloween 4 e 7).

Sem falar que outro problema gravíssimo nas continuações do Halloween, é que o 1º filme tem aquela “áurea” em volta: Filme do Carpenter, clássico do horror e etc e etc e etc. É um filme “intocável” que as continuações infelizmente tentam tocar. Quase todas as elas (só excluiria justamente as Partes 2 e 3) tentam alcançar esse topo, que o 1º filme criou, sem conseguir, claro. Faz a série ficar meio “pesada”. Ou seja, um filme ruim do Jason pode-se perdoar, já do Myers é quase um sacrilégio ver, devido a qualidade do filme original.

Infelizmente, a série do Myers sofre isso tudo. Em contraponto, a série do Jason: 1) As continuações por mais inúteis que possam parecer, acrescentaram algo. Tanto que o vilão “oficial” da série acabou sendo o Jason, ele só surgiu nas continuações. E se não fosse essas continuações, o 1º filme talvez nem fosse tão lembrado atualmente, ao contrário do Halloween que sobreviveu e sobrevive muito bem sozinho. 2) O 1º Sexta não tem essa áurea que o 1º Hallowen tem. Na época e hoje ainda é considerado um filme "ruim", então as continuações não tinham que alcançar nada, só era feitos para agradar os fãs mesmo. Ou seja, foi uma série mais “relax”, mais livre já que as continuações não sofriam o peso que as continuações do Halloween sofriam (e ainda sofrem).

Não estou desmerecendo a série do Myers (cujo único filme que realmente não gosto é a horrenda Parte 8 - HBBB), mas é que no geral, as continuações não puderam ir muito além que o primeiro filme fez (até porque seria impossível).

• Members
Ela demonstrou ser fraca na ÚLTIMA luta com Alice depois de levar uma panelada na cabeça... Vc já teria morrido no lugar dela...

Claro' date=' pois é a única luta que aparece dela. E não foi só depois da panelada não que ela demonstrou ser fraca.

A cena do celeiro é no final do filme, com a última sobrevivente. Tente de novo...

Estou falando da cena do celeiro com os motoqueiros.
  • Members

Claro' date=' pois é a única luta que aparece dela. E não foi só depois da panelada não que ela demonstrou ser fraca.

[/quote']

Nope... ela tem 4 lutas com Alice... Uma na cabana principal, outra no barracão-almoxarifado, outra na despensa da cabana principal e a última na beira do lago.

Estou falando da cena do celeiro com os motoqueiros.

Ele apanha de quem ali? A fulana é derrubada sem nem perceber; o outro zé mané é perfurado de ponta a ponta por um ancinho e o chefe negão tenta acertá-lo, ele desvia a desce o porrete no cara...

Repito: apanhou de quem ali?
  • Members
Nope... ela tem 4 lutas com Alice... Uma na cabana principal' date=' outra no barracão-almoxarifado, outra na despensa da cabana principal e a última na beira do lago. [/quote']

Er, eu sei. Se ela fosse boa mesmo teria matado na primeira luta.

Mas não estou aqui pra desmerecer a Pamela Voorhees, só acho que ela perto do Jason não é nada. E que se fosse importante para a continuidade da série, teriam trazido ela de volta, mesmo sabendo que a mesma estava decapitada. Poderiam torná-la em um ser sem cabeça sim, mas não quiseram. Quiseram criar um serial killer demente que quando criança não vivia sem sua mãe, mas que incrivelmente sobreviveu anos sem ela. Ela realmente não era tão importante assim. 06

Ele apanha de quem ali? A fulana é derrubada sem nem perceber; o outro zé mané é perfurado de ponta a ponta por um ancinho e o chefe negão tenta acertá-lo' date=' ele desvia a desce o porrete no cara...

Repito: apanhou de quem ali?
[/quote']

Do "negão". 06 Ele nem morre depois daquele monte de facada que o Jason dá nele.

Seu DVD tá com problema, só pode. Ou é você.
Angelo Voorhees2007-10-20 00:24:20
  • Members

Er' date=' eu sei. Se ela fosse boa mesmo teria matado na primeira luta.[/quote']

Assim como o Jason, se ele fosse bom, não sobrava um adolescente nos filmes... bãããã

Do "negão". 06 Ele nem morre depois daquele monte de facada que o Jason dá nele.

Seu DVD tá com problema' date=' só pode. Ou é você.
[/quote']

Nope... acho que vc tá com problema. Perdeu o debate aqui, tá na lona e ainda insiste achando que ganhou por pontos quando na verdade não fez nenhum... Patético...
  • Members
Assim como o Jason' date=' se ele fosse bom, não sobrava um adolescente nos filmes... bãããã[/quote']

Pelo menos ele mata a que decapitou sua mãe sem perder a cabeça. 16

Seu DVD tá com problema' date=' só pode. Ou é você.
[/quote']

Nope... acho que vc tá com problema. Perdeu o debate aqui, tá na lona e ainda insiste achando que ganhou por pontos quando na verdade não fez nenhum... Patético...

Putz, você tem quantos anos? Eu não estou disputando nada, mas se pra você isso é tão importante, troféu joinha pro "vencedor" do "debate". 06

Mas lembre-se: Disputa de internet é o mesmo que Paraolimpíadas, não importa quem vença, vai continuar sendo um retardado.
  • Members
Com exceção de Jason X gostei de todos os filmes do Jason' date=' mas sempre achei meio forçado ele alcançar suas vítimas andando tão devagar. [/quote']

O Jason pode tudo!

Oque importa mesmo é de que maneira ele vai matar a sua vítima fugitiva!

A platéia ficava sempre na expectativa, apostando como e que tipo de ferramentas Jason usaria! E por isso a série foi um grande sucesso.

Pena que JASON VAI PARA O INFERNO e JASON X são horríveis... acho que detonaram com a maior série de horror dos anos 80.

Vamos ver se o erro será corrigido com o novo capítulo, filme novo que os fãs aguardam ansiosamente.

• Members

Putz' date=' você tem quantos anos? Eu não estou disputando nada, mas se pra você isso é tão importante, troféu joinha pro "vencedor" do "debate". 06

Mas lembre-se: Disputa de internet é o mesmo que Paraolimpíadas, não importa quem vença, vai continuar sendo um retardado. [/quote']

Então pq vc responde todos os meus posts, já que vc tem consciência da retardadice que é discutir na net?

07
  • Members

Putz' date=' você tem quantos anos? Eu não estou disputando nada, mas se pra você isso é tão importante, troféu joinha pro "vencedor" do "debate". 06

Mas lembre-se: Disputa de internet é o mesmo que Paraolimpíadas, não importa quem vença, vai continuar sendo um retardado. [/quote']

Então pq vc responde todos os meus posts, já que vc tem consciência da retardadice que é discutir na net?

07

Porque eu não estou discutindo do mesmo modo que você está, para "ganhar".
  • Members

Respondendo todos os meus posts tenho a concluir que sim, que vc está discutindo 'para ganhar'. Prova disso foi que demonstrei que o Jason NÃO APANHA dos motoqueiros no celeiro e vc respondeu 'seu DVD tá com problema'...

Se isso não é uma apelação desesperada para ganhar a discussão no grito o que poderia ser então? Retórica é que não é...

14

• Members

Respondendo todos os meus posts tenho a concluir que sim' date=' que vc está discutindo 'para ganhar'. Prova disso foi que demonstrei que o Jason NÃO APANHA dos motoqueiros no celeiro e vc respondeu 'seu DVD tá com problema'...

Se isso não é uma apelação desesperada para ganhar a discussão no grito o que poderia ser então? Retórica é que não é...

14

[/quote']

Pois está tirando uma conclusão errada.

Eu apenas respondi para discutir os filmes normalmente, e não para falar que sei mais da série do que você ou vice-versa.

E se você não vê o Jason apanhando o azar já é seu. 06
  • Members

Respondendo todos os meus posts tenho a concluir que sim' date=' que vc está discutindo 'para ganhar'. Prova disso foi que demonstrei que o Jason NÃO APANHA dos motoqueiros no celeiro e vc respondeu 'seu DVD tá com problema'...

14

[/quote']

vai ver ele só pegou o final do filme quando o Jason realmente apanha da Chris (é enforcado e depois toma uma machadada na cabeça)

• Members
Não me lembro aonde foi postado isso aqui no Fórum, mas as perguntas que não querem calar: Porque será que em Sexta-Feira 13 - Parte 2, o Jason está com cabelo, barbudo e de macacão ?!? Porque no dia seguinte, na parte 3 ele aparece careca, sem barba, com outra roupa e sem o ferimento que havia recebido no final da parte 2 ?!? Teria ele passado no cabeleireiro e num clínico geral ?!?06060606
  • Members

Não me lembro aonde foi postado isso aqui no Fórum' date=' mas as perguntas que não querem calar: Porque será que em Sexta-Feira 13 - Parte 2, o Jason está com cabelo, barbudo e de macacão ?!? Porque no dia seguinte, na parte 3 ele aparece careca, sem barba, com outra roupa e sem o ferimento que havia recebido no final da parte 2 ?!? Teria ele passado no cabeleireiro e num clínico geral [/quote']

Enfim... Tem coisas que não tem explicação mesmo. 06.gifE nem acho que deva ter, a graça é essa. Os filmes da série não tem essa obrigação de serem "reais".

Mas a título de curiosidade: O começo da Parte 3 fica claro que o Jason fugiu da cena do crime da Parte 2. Abandonou aquele lugar já que ficou claro para ele que a polícia ia dar as caras por ali (o lugar não ia ficar mais abandonado como era antes). Então, ele escondeu alguns corpos que o ligaram aos assassinatos (no notíciário da TV, não citam o corpo da Alice e a cabeça da mãe dele que estava na sua cabana), e claro cortou o cabelo e mudou de roupa. Lembre que até aqui, o Jason não era "um monstro"(isso, ao meu ver, só aconteceria do meio para o final na Parte 3). Era "meio-humano", ele tinha atitudes de uma pessoa "normal", tanto que no começo da Parte 2, ele conseguiu achar a Alice e chegou a telefonar para ela. Se for ver ele pelos últimos filmes, é meio difícil imaginar ele cortanto o cabelo e fazendo a barba, mas até ali isso era possível (ao meu ver).

Sobre a facada que levou da Ginny, como disse antes, no "Jason X" se fala que ele consegue "repor tecidos mortos" então deve ter se curado naturalmente (à lá Wolverine). E não só isso, ele levou uma facada na perna na Parte 3 que também sumiu na Parte 4.

Essas são as melhores explicações que posso dar para isso, mas não dá para racionalizar muito emcima mesmo.

• Members

Com exceção de Jason X gostei de todos os filmes do Jason' date=' mas sempre achei meio forçado ele alcançar suas vítimas andando tão devagar.

[/quote']

Isso acontece a partir da Parte 6. Antes (da Parte 2 até a 4) ele corre normalmente atrás das vítimas. Considerando que só a partir da Parte 6, ele se torna um morto-vivo "oficialmente", então não chego a ver isso como um problema. Faz até sentido.

• Members

Teoricamente, o cara que fez o Jason IX e o outro que fez o Jason X, também eram fãs, e pelo jeito não adiantou muito. 06.gif

Mas esses que escreveram o Freddy vs Jason conseguiram lidar bem antes com a mitologia da série e espero que nesse novo eles consigam também. Agora, falta rezar para que contratem um diretor decente...