Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Paixão de Cristo


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Replies 86
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Aí é que tá Renato... o sofrimento de Cristo está ligado à salvação. E nesse ponto Gibson falha no que eu coloquei sobre o lance da divisão do plano da salvação em um filme de 3 atos, e Gibson filmou o último ato somente...

 

Não creio que ele queria falar apenas de sofrimento, mas sim de como o sofrimento Jesus foi grande e foi por mim, por você e yada, yada, yada...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Aí é que tá Renato... o sofrimento de Cristo está ligado à salvação. E nesse ponto Gibson falha no que eu coloquei sobre o lance da divisão do plano da salvação em um filme de 3 atos' date=' e Gibson filmou o último ato somente...

 

Não creio que ele queria falar apenas de sofrimento, mas sim de como o sofrimento Jesus foi grande e foi por mim, por você e yada, yada, yada...
[/quote']

 

Sim, o sofrimento está ligado à salvação. Mas Gibson não mostra isso... ele parte do princípio que todo mundo já sabe a história e ao mostrar apenas o sofrimento ele espera que o espectador entenda a salvação como uma experiência pessoal somente. Ou seja, se você entende aquilo como salvação, parabéns, é uam interpretação. Se você entende aquilo como um abuso, uma ignorância descabida contra qualquer um, também não está errado.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O vídeo de Jesus sofrendo.

Angelo' date=' se alguém te parasse na rua para perguntar se você tem gravado em  vídeo o momento da crucificação Jesus, vc levaria essa pessoa a sério?

[/quote']

 

Eu não levaria a sério alguém que falasse com certeza que Jesus sofreu mais do que no filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E daí que ele sofreu? 

Vc está perguntando sobre o Jesus do filme ou o da Bíblia que eu falei?

 

 

Qualquer um. Sofrimento por sofrimento não me diz nada, independente de quem seja...

 

 

O sofrimento foi uma das maiores mensagens do filme, portanto o filme não te diz quase nada, mas eu não estou te contestando.

 

 

O vídeo de Jesus sofrendo.

Angelo, se alguém te parasse na rua para perguntar se você tem gravado em  vídeo o momento da crucificação Jesus, vc levaria essa pessoa a sério?

 

 

Eu não levaria a sério alguém que falasse com certeza que Jesus sofreu mais do que no filme.

 

Antes de falar em sofrimento, é bom que fique claro que não me refiro apenas ao físico, lógico que no filme vemos muitas imagens do flagelo de Jesus. Mas Jesus sofreu muito mais do que na ocasião de sua morte e mais espiritualmente que fisicamente. Embora Gibson tenha dado mais ênfase a açoites físicos o maior sofrimento foi a agonia de uma ação positiva de Deus, ou seja, sofrer pelas mãos do próprio Pai e não apenas nas mãos dos homens. E isso é expressado em menor grau no filme.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Uma vez eu vi um padre no canal E! dizendo que o filme exagera na violência da via crucis e que não há' date=' historicamente falando, registros de que a violência fosse dantesca como o Gibson coloca. Afinal, Jesus foi MAIS UM crucificado e se o processo foi cruel, não o foi só neste caso.[/quote']

 

Realmente, registros históricos de que a via crucis de Cristo tenha sido tão violenta como a retratada no filme, não há... Contudo, não podemos deixar de levar em consideração que Cristo era um elemento desestabilizador de todo a estrutura política e religiosa de um império, o que leva a ser possível de que a punição para o mesmo tenha sido mais violenta do que para os demais...

 

Porém, o que eu acho que deva ser levada em principal consideração é o fato de que toda obra cinematográfica, em sua essência é uma obra de ficção, que tem por medida principal usar e abusar de situações que venham a trazer algum apelo dramático para o espectador...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Gente' date=' será que os Cristãos realmente acha que a Bíblia é totalmente desprovida de ficção? 

[/quote']

 

Então...

 

A ficção está presente em vários momentos da Bíblia... Seja nas parábolas de Jesus Cristo, seja na forma como alguns milagres de Cristo são relatados, e por aí vai... Uma corrente historiográfia defende, e eu estou inserido nela, que os milagres e até a crucificação de Cristo nada mais são do que uma alegoria religiosa com o intuito de justificar e embasar uma religião que estava a se formar... Mas, bom... Discussões loooooonnnngaaaaaaaaaaas...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho a bíblia meio confusa. Eu acredito em Deus, mas tenho minhas dúvidas se a Bíblia realmente representa a palavra dele. Sei lá...há coisas muito aproveitáveis e outras simplesmente ridículas.

É bom não ir fundo demais pra não ficar alienado. Aliás, por que todo crente tem mania de falar "em nome de Jesus"? É endêmico isso..."não sei quê em nome de Jesus", "tal coisa vai acontecer em nome de Jesus".

Jesus ficaria rico com tantos royalties.06

 

 

 

P.S: O Daniel vai me matar.1206
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Antes de falar em sofrimento' date=' é bom que fique claro que não me refiro apenas ao físico, lógico que no filme vemos muitas imagens do flagelo de Jesus. Mas Jesus sofreu muito mais do que na ocasião de sua morte e mais espiritualmente que fisicamente. Embora Gibson tenha dado mais ênfase a açoites físicos o maior sofrimento foi a agonia de uma ação positiva de Deus, ou seja, sofrer pelas mãos do próprio Pai e não apenas nas mãos dos homens. E isso é expressado em menor grau no filme.

[/quote']

 

Essa é uma opinião de quem, me parece, crê em dEUS.

Não tô nem aí se ele morreu achando que fosse pra salvar a humanidade e achando que tinha alguém no céu olhando por ele. Maconheiro. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nem me importo se ele sofreu ou não, na verdade nem me importo se ele ao menos fez tudo que falam (pra mim se ele existiu mesmo ele é um enganador, mas não quero discutir religião aqui), o filme é horrível, e se a "mensagem" era sofrimento conseguiu, nunca sofri tanto no cinema06, é um filme para quem é cristão e se orgulha vendo na tela seu "salvador" levando chibatada atras de chibatada, odiei... E olha que gosto do Mel Gibson dirigindo...

 

Vi gente chorando no cinema... C'mon!!14
EdTheTrooper2007-09-22 20:54:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nem me importo se ele sofreu ou não' date=' na verdade nem me importo se ele ao menos fez tudo que falam (pra mim se ele existiu mesmo ele é um enganador, mas não quero discutir religião aqui), o filme é horrível, e se a "mensagem" era sofrimento conseguiu, nunca sofri tanto no cinema06, é um filme para quem é cristão e se orgulha vendo na tela seu "salvador" levando chibatada atras de chibatada, odiei... E olha que gosto do Mel Gibson dirigindo...

 

Vi gente chorando no cinema... C'mon!!14
[/quote']

 

Se tinha gente chorando a rodo no E.T, pq não pode chorar nesse??

06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma coisa é a idéia que o filme expõe e outra bem diferente é a  idéia central da coisa...Jesus, no filme do Gibson, é uma vítima (e quê vítima) e na real, eram seus detratores que estavam, inconscientemente, se condenando. O Jesus em que eu creio é racional, é um Jesus que conhece as fraquezas do ser humano e que morreu na cruz por todos aqueles que "não sabem o que fazem". Se o Gibson prefere a carnificina, a visão superficial de algo infinitamente maior, daí é um julgamento que deve recair apenas sobre ele, não sobre o cristianismo ou mesmo o proprio Jesus. Eu leio o Novo Testamento e o que ele me mostra é o retrato de um homem sensato que tentou ensinar o amor e a compaixão e que teve, de certa forma, que sacrificar sua própria vida para afirmar esses ideais. Se o Gibson, como muitos outros fanáticos, preferem falar do sofrimento físico dele a admirar a superioridade espiritual que lhe permitiu superar tal sofrimento, só posso lamentar e pedir que os demais não julguem o todo pela maioria. Há muita razão na crença e quem quiser procurar essa razão, certamente a encontrará. É só exercitá-la um pouco dentro de si.03Scarlet Rose2007-09-22 23:52:09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Uai...e quem fez o casório? Juíz de paz?06

 

Anyway' date=' eu gostei do filme na hora. Hoje gosto bem menos e já caminho para achá-lo ruim.
[/quote']

 

Minha esposa é uma pseudo-evangélica. Logo, foi o pastor dela que fez, mas não foi na igreja.

 

Aliás, ontem eu fui com minha esposa na igreja dela e cheguei à duas conclusões:

 

- Deus é realmente o Tamagoshi dos ignorantes.

- Crentes adoram jogar RPG com os demônios como inimigo.

 

 Por que, tipo, como assim, meu?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu acho a bíblia meio confusa. Eu acredito em Deus' date=' mas tenho minhas dúvidas se a Bíblia realmente representa a palavra dele. Sei lá...há coisas muito aproveitáveis e outras simplesmente ridículas.[/quote']

 

 Eu concordo. Tipo, eu sou cristão, mas simplesmente não consigo aceitar que a mulher deva ser submissa ao seu marido, por exemplo. Fora esse negócio de assistir a certos filmes, praticas certas cosias (sexo, porra), a parada da homosexualidade... enfim, acho que o cristianismo está é meio atrasado nos tempos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu acho a bíblia meio confusa. Eu acredito em Deus' date=' mas tenho minhas dúvidas se a Bíblia realmente representa a palavra dele. Sei lá...há coisas muito aproveitáveis e outras simplesmente ridículas.[/quote']

 Eu concordo. Tipo, eu sou cristão, mas simplesmente não consigo aceitar que a mulher deva ser submissa ao seu marido, por exemplo. Fora esse negócio de assistir a certos filmes, praticas certas cosias (sexo, porra), a parada da homosexualidade... enfim, acho que o cristianismo está é meio atrasado nos tempos.

 

Já eu considero essa uma das partes boas de seguir a bíblia .

 

ps* Não adiantou nada alertar . A discussão do filme já foi para o espaço e virou outro tópico sobre religião .

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...