Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bolsa de Valores


Rafal
 Share

Recommended Posts

  • Members

Acabei de ler uma matéria de Veja falando sobre a Bolsa de Valores e o grande aumento de investidores que fazem seus ações via internet.

Percebí que as pessoas estão investindo mais porque,segundo dizem,o mercado está mais estável.

Qual a opinião de você sobre elas?

Ela é uma boa fonte de renda?É segura?Existem muitas armadilhas?Você possue ações?

E,se possue algum conhecimento,compartilhe conosco!

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 388
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Pode parecer conversa de bêbado em bar mas é verdade . Se você não for profissional e não tiver ascesso instantâneo às informações então atenha-se àquela velha máxima : Compre na baixa e venda na alta .

 

Não creio que esse seja o momento de pequenos investidores amadore entrarem . Nem mesmo de transferir recursos para fundos de renda variável administrados por bancos e corretoras .

 

O índice subiu demais em curto período . Espere um movimento de acomodação , realização de lucros , para entrar .

 

E tenha sempre em mente que para  investidor amador , o dinheiro aplicado em ações deve sempre visar o longo prazo . Aí sim diria a você que as chances de lucro são enormes . Nunca invista um dinheiro que pode vir a precisar em 6 meses ou um ano .

 

Existe uma formulazinha velha mas razoavelmente eficaz para investir seu dinheiro . Subtraia de 100 sua idade . Esse é o percentual que deve ser mantido em renda variável . EX: Se você tem 30 anos , 70% de sua poupança deve ir para renda variável e 30% para a renda fixa .

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nesses níveis sempre opero com bastante cautela e na maioria das vezes no day trade com stop.

O índice já rompeu os 61 mil pontos e está na máxima histórica, se quiser entrar recomendo papeis mais atrasados, embora a Vale continua uma rocha e num para de subir... De qualquer forma entrar agora é alto risco, mas para não ficar de fora recomendo entrar como uma parcela pequena do patrimônio. Embora a bolsa brasileira é a mais barata do mundo, já subiu mais de 35% no ano.

Conversei com alguns analistas e parece que até o final do ano, a tendência é alta, mas não podemos esquecer da crise do subprime que derrubou as Bolsas do Mundo todo e a Bovespa foi a que mais subiu desde então...

Ainda acho que tem muita euforia ai, e pode vir forte correção dependendo da reunião do Fed dias 30 e 31 sobre a redução os juros. Isso pode alterar os ânimos do mercado. Até lá, vou continuar comprando, mesmo pq o Dow Jones já rompeu 14 mil pontos, então por enquanto parece estar tudo muito lindo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Fonte de renda? Com certeza
Segura? hum...................... não

 

Tenho aula de finanças pessoais e se você investir numa empresa sólida você pode receber os dividendos deste, mas pra isso você precisa ter um bom capital inicial.

 

Fazendo clubes de investimentos você pode garantir uma aposentadoria gorda ou a compra de algo que você queira, se o investimento for a curto prazo! Tudo depende do seu perfil de investidor.

 

Se você for um investidor que se arrisca e fica especulando, você provavelmente perderá algum dinheiro e não terá um retorno muito bom ou ainda pode sair perdendo. mas se você comprar ações de empresas sólidas e distribuir seu capital e ficar de olho nas ocilações do mercado, pode ser uma ótima forma de fazer o dinheiro trabalhar pra você!
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Nesses níveis sempre opero com bastante cautela e na maioria das vezes no day trade com stop.

 
Pelo amor de Deus ' date=' você não me vá sugerir day trade aqui 06
Daqui a pouco vai ter neguinho aqui operando opções a  descoberto e dando tiro na cabeça 
[/quote']

Opções é complicado06 podem oscilar facilmente mais de 60%, mas também já vi opção de Petro subir mais de 1.000% num dia só (imagina a situação de um vendido). Operar opções é muito complexo e tem que saber operar tanto na compra quanto na venda, operar isso ai é igual andar de moto, você sabe que um dia pode cair e a queda pode ser muito feia...12 
-THX-2007-10-01 14:27:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tive conhecidos que cometeram suicídio por operar descoberto com opções .

Também já vi muitas séries explodirem em um único dia como também virarem pó .

 

E Fram , esse negócio de comprar ações pensando nos dividendos não funciona no mercado brasileiro . O percentual de dividendos que a maioria das empresas distribui por aqui não chega nem perto do que você receberia se estivesse ancorada em DI .

 

No mercado americano isso realmente funciona . Lá os dividendos são muito maiores . Existem aposentados no USA que realmente complementam suas aposentadorias com dividendos de ações que passaram a vida toda comprando ou , muito comum , pelo fato de terem trabalhado nessas empresas recebiam opções de compra de ações das mesmas a preço abaixo do mercado .

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Operar opção na venda a descoberto é um risco incalculável, pq se vc vende sem ter e der exercício vai ter que comprar o papel no mercado para entregar, por isso não tem limite para perder.

Por exemplo:

Vender uma opção J52 que vai vencer daqui a 1 mês, cujo papel está R$ 50,00. Se você vender 100 por R$ 0,50 (R$ 50,00) e no dia do vencimento (mas pode ser antes...) o papel estiver R$ 52,00 ou mais, vc vai ter que comprar obrigatótiamente a mesma quantidade por R$ 52,00 ou mais (+R$ 5.200,00) para entregar.

Agora imagina vender uma quantidade de 100.000 a R$ 0,50 (R$ 50.000,00), e ter que comprar 100.000 a R$ 52,00 ou mais!

Vendeu   100.000 por R$ 0,50:   R$ 50.000,00

Comprou 100.000 por R$ 52,00: R$ 5.200.000,00


 

Prejuízo de mais de 5 milhões de reais, numa venda de 50 mil reais..


É +/- assim...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Alguém poderia explicar como funciona o mercado de ações?

Tipo:

Eu recebo algum dinheiro por mês enquanto a ação é minha?

Quanto os bancos cobram para você investir na bolsa?

 

A primeira coisa que você tem que fazer é abrir uma conta numa corretora e depositar o valor que você pretende usar para comprar suas ações. Vamos supor que você abra uma conta com R$ 10.000,00. Dependendo da corretora você pode compra até 50% a mais do que tem, no caso, pode comprar R$ 15.000,00 em ações. Mas ações hein, não opções..

Se você for abrir um cadastro numa corretora, não deixe de pedir devolução de corretagem.

Você opera direto pela internet com o Home Broker de sua corretora, pela internet você pode comprar durante o pregão ou vender na hora que quiser. O lucro vai depender do papel que você está investindo, se você comprar hoje e o papel subir e você achar que o lucro já é satisfatório, pode vender.

Mas vai depender de você, se você é um investidor de longo, médio, ou curto prazo.

Vale lembrar que existem ações ON e PN.

ON – Ordinárias: dão direito a voto no estatuto da empresa, mas os dividendos chegam a ser 10% menores que a PN.

PN – preferenciais: Essas dão preferências na participação de dividendos, ou reembolso de capital, mas não dão direito a voto.

 

-THX-2007-10-01 17:11:50
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então funciona assim:

Você compra uma ação por R$1000,00.

Passa um mês,ela valorisa e essa sua ação vale R$2.000,00.

Aí tu vende ela?

Então o único lucro vindo das ações é a compra e a venda né?

Eu achei que você ganha um dinheiro por mês...tipo um rendimento.

E o que seria "devolução de corretagem".

 

Dividendos são os lucros da empresa?

Mas só têm direito a eles quem possue um bom número de ações da empresa né?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Então funciona assim:

Você compra uma ação por R$1000' date='00.

Passa um mês,ela valorisa e essa sua ação vale R$2.000,00.

Aí tu vende ela?

Então o único lucro vindo das ações é a compra e a venda né?

Eu achei que você ganha um dinheiro por mês...tipo um rendimento.

E o que seria "devolução de corretagem".

 

Dividendos são os lucros da empresa?

Mas só têm direito a eles quem possue um bom número de ações da empresa né?
[/quote']

 

Poseh rafal, é mais seguro você reinvestir o dinheiro ganho em uma empresa sólida, ainda estou apredendo isso ... a especulação, a compra e a venda nãop te garantem nada, a não ser o presente. Sem contar que você vai ter que passar horas analisando as ocilações do mercado, é como se você tivesse que trabalhar nisso! Existem profissionais que trabalham com isso, apenas especulando o mercado, e dá muito trabalho e não é uma analise 100%, nunca!

 

Se você reinvestir numa empresa sólida, você pode chegar a ter direito nos dividendos, alias, investir em várias, é preciso distribuir o capital, pra não correr riscos demais!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então você está falando que é melhor ir comprando cada vez mais ações de uma empresa até ter o direito de receber um parte dos lucros dela?

Mas,para fazer isso,ou eu uso meu dinheiro mesmo,ou uso o dinheiro vindo da compra e da venda de ações.

 

Digamos que pretendo começar investindo R$50,00.

Quais contas eu terei de pagar?O banco cobra para fazer o papel do corretor?Essa conta no banco que tenho que abrir,vou ter de pagar alguma mensalidade para manter ela?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Então você está falando que é melhor ir comprando cada vez mais ações de uma empresa até ter o direito de receber um parte dos lucros dela?

Mas' date='para fazer isso,ou eu uso meu dinheiro mesmo,ou uso o dinheiro vindo da compra e da venda de ações.

 

Digamos que pretendo começar investindo R$50,00.

Quais contas eu terei de pagar?O banco cobra para fazer o papel do corretor?Essa conta no banco que tenho que abrir,vou ter de pagar alguma mensalidade para manter ela?
[/quote']

 

Rafal, com 50,00 você consegue abrir uma carteira num clube de investimento. O banco fa o papel de corretor nesse caso e é bem fácil você destinar uma parte do seu dinheiro todo mês e os juros chegam a 12% ao ano. Voc~e retira o dinheiro no aniversário da abertura que é quando eles vão te cobrar menos impostos.

 

Mas em ações eu não sei exatamente quanto se precisa ter, um amigo comprou 2000,00 em ações e está distribuindo os lucros, agora nesse ultimo m~es deu uma baixa e ele perdeu um pouco do que tinha ganho, mas segundo ele vale a pena, você ganha e distribui mais e vai aumentando as cotas das mais sólidas!
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Então funciona assim:

Você compra uma ação por R$1000' date='00.

Passa um mês,ela valorisa e essa sua ação vale R$2.000,00.

Aí tu vende ela?

Então o único lucro vindo das ações é a compra e a venda né?

Eu achei que você ganha um dinheiro por mês...tipo um rendimento.

E o que seria "devolução de corretagem".

 

Dividendos são os lucros da empresa?

Mas só têm direito a eles quem possue um bom número de ações da empresa né?
[/quote']

Você não compra 1 ação, mas 1 lote de ações. Você até pode comprar no mercado fracionário uma quantidade pequena, mas o lucro será mínimo.

Por exemplo, uma ação da Vale R. Doce está R$ 55,80, mas você pode escolher a quantidade de ações que quer comprar. O lote mínimo são 100, e vc resolve comprar, então 1 lote de Vale R. Doce está R$ 5.580,00.

Vamos supor que a Vale R. Doce vá para R$ 56,50 e você resolva vender, nesse caso você teve um lucro de 1,25% num lote de 100 ações e ganha R$ 70,00.

Comprou 100 a R$ 55,80
Vendeu 100 a R$ 56,50

Vc ganharia R$ 0,70 por ação.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse lance de compra e venda de ações eu já entendi.

Como funciona esse clube de investimentos?

Eu deposito 50,00 no clube e esse dinheiro vai rendendo juros,tipo poupança e aí eu posso sacar o dinheiro?

 

Quando você diz distribuir os lucros você quer dizer comprar ações....vender e os lucros da venda comprar outras? e com os lucros disso vai comprando mais ações das sólidos...tipo Vale do R. Doce?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não Rafal , você precisa desassociar renda fixa ( ter um rendimento certo garantido ) de renda variável ( risco ) .

 

O mercado de capitais ( ações ) é uma aplicação de renda variável . Não existe garantia nenhuma de rendimento .

 

O mercado pode subir e você ver seu capital se valorizar  ou cair e você ver seu capital de desvalorizar .

 

Mesmo os dividendos , que são parte do lucro destinado por assembléia aos acionistas , não são garantidos . Afinal para distribuir lucro é necessário ter lucro . E ter lucro ou prejuízo é um risco do negócio .

 

E solucionando outra dúvida sua , você ao possuir ações da empresa , independente da quantidade , passa a ter direito aos dividendos proporcionalmente distribuídos . Afinal você é acionista ( dono ) da empesa na forma proporcional ao capital investido . Uma ação = a menor fração indivisível do capital de uma empresa .

 

Espero ter sido o mais didático possível

 

 
Marko Ramius2007-10-02 12:11:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Entendo.

Então existe a compra/venda de ações.

E,quando você têm uma ação você recebe os lucros dela proporcional a porcentagem de ações que você têm daquela empresa.

Interessante.....

 

Entendi certinho.

Só não entendi esse negócio que a THX falou sobre "clube de investimentos".
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Entendo.

Então existe a compra/venda de ações.

E' date='quando você têm uma ação você recebe os lucros dela proporcional a porcentagem de ações que você têm daquela empresa.

Interessante.....

 

Entendi certinho.

Só não entendi esse negócio que a THX falou sobre "clube de investimentos".
[/quote']

Rafal, quando você investe seu dinheiro num Clube Investimento, vc está comprando uma cota do Clube. O que faz a cota subir ou cair, vai depender do gestor do Clube ou quem administra a carteira do Clube. Um Clube de Investimentos pode tanto comprar ações, títulos do governo, cotas de outros fundos...

Mas de qualquer forma, por se tratar de renda variável também envolvem riscos, talvez menos do que você mesmo comprar suas ações já que os gestores dos Clubes entendem mais de mercado.

Mas para entrar no mercado de ações você tem que estar preparado para perder, por isso você tem que investir apenas uma parte de seu patrimônio.

Sempre ficar antenado nas notícias do mundo e investir num setor que você acredite que vá andar. Existem ações de empresas dos mais variados setores, como: Telefonia, Aviação, Bancário, Alimentos, Vestuário, Tecnologia.. Um incentivo do governo para determinado setor, ou uma grande possibilidade de crescimento já é motivo para puxar os preços dos papéis.

Em momentos de crise muitos investidores vendem suas ações, mesmo no prejuízo, já que nessas horas a lógica é perder o menos (já que os rumos do mercado tornam-se incertos e obscuros). No dia da crise (subprime) que o mercado desabou, foi um momento de pânico para diversos investidores estrangeiros que tinham ações na bolsa de mercados emergentes e tiveram que desfazer suas posições (vender) para honrar a dívida lá fora. Isso fez com que o mercado desabasse e chegou a mas de 8% de queda durante o pregão. Nessas horas quem tiver sangue frio pode comprar e esperar para lucrar um bom dinheiro depois, já que a crise não foi um agravante em determinados setores (hoje, praticamente todos os papeis voltaram para preço que estavam antes da crise, muitos até subiram mais). Mas como o pânico toma conta do mercado todo, muita gente sai vendendo tudo.

Também não adianta muito comprar e ficar esperando ao acaso, o caos aéreo por exemplo com atrasos nos vôos e ainda mais com a tragédia de congonhas, além de outros fatores, já foram motivo para derrubar as ações da GOL e da TAM. Lógico que não estou dizendo que nessas horas para vender tudo que tiver, mas vai depender de seu perfil. Tem gente que não vende, mas vai comprando cada vez mais por acreditar que a crise não será para sempre.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aprenda a aproveitar os momentos de pânico dos mercados e faça isso algo a seu favor .

Por exemplo , os atentados de 11/09 derrubaram mercados no mundo todo , mas por exemplo que teve sangue frio para ver quais setores não seriam prejudicados soube ganhar dinheiro . Vale , por exemplo . Onde , no longo prazo o setor de mineração seria afetado por um atentado em NY ?

Quem comprou e soube esperar a lógica voltar a reinar , lucrou .

Existe uma lenda que o próprio Osama teria lucrado quase US$ 100 milhões naquele momento .

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa do Osama foi boa06

Entendí esse negócio....bem legal.

Esse clube de investimento é na verdade um time de pessoas que injetam dinheiro e uma pessoa em nome delas administra o dinheiro,comprando ações,vendendo etc....E o dividendos que o clube ganha são divididos entre os membros do clube....entendí.

 

Os preços das ações aumentam ou diminuem de acordo com a espectativa de lucro de determinada empresa certo.

 

Vocês acham que dá para começar a investir na bolsa com R$50,00?

É o único dinheiro que não vai me fazer falta 06

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...