Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2009: Previsões


Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Desculpem me intrometer, mas já viram e comentaram isso por aqui??

 

Hollywood promete um Oscar mais popular em 2009

Estúdios fazem campanha para sucessos de bilheteria serem indicados.
'Wall-E' e 'Batman - O cavaleiro das trevas' estão entre apostas.

Nos últimos anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vem se distanciando do público, ao concentrar as indicações ao Oscar em filmes mais "cabeça" ou produções independentes, que na maioria dos casos têm bilheterias insignificantes ou ficam restritos ao circuito de arte e nem chegam ao grande público. 

Mas, ao que tudo indica, essa dinâmica está com os dias contados. No Oscar 2009, Hollywood pretende aproximar o Oscar da platéia, priorizando sucessos de bilheteria para disputar as estatuetas. Este mês, os estúdios iniciaram suas campanhas para tentar emplacar filmes na premiação, investindo em candidatos que já tiveram aprovação plena do público.

A Warner Bros, por exemplo, planeja promover a candidatura de "Batman - O cavaleiro das trevas", que alcançou a segunda maior bilheteria da história nos EUA, mais de US$ 500 milhões em arrecadação. Na disputa, o estúdio pretende emplacar na categoria melhor filme e melhor ator coadjuvante, para Heath Ledger, morto em janeiro.

Para se ter idéia, a bilheteria de "Cavaleiro das trevas" supera de longe os números somados dos quatro últimos vencedores do Oscar de melhor filme - "Onde os fracos não têm vez", "Os infiltrados", "Crash - No limite" e "Menina de ouro", que juntos atingiram uma bilheteria de não mais que US$ 360 milhões. 

Fazendo uso da mesma estratégia, a Paramount aposta suas fichas na adaptação "Homem de Ferro" - que arrecadou mais de US$ 318 milhões nos EUA - para melhor filme e ator, com Robert Downey Jr., que também pode ser indicado como ator coadjuvante por conta da comédia "Trovão tropical", outro sucesso de bilheteria. 

Já a Disney foi ainda mais ousada e optou por investir na animação "Wall-E" para competir à estatueta de melhor filme. Apesar de trazer poucos diálogos e girar em torno de uma temática séria, o longa de Andrew Stanton teve ampla aprovação da crítica internacional e uma bilheteira gorda, de mais de US$ 223 milhões nos EUA.

Se a história do robozinho ganhar, será a primeira vez que uma animação conquista o título. Em 1991, o estúdio conseguiu emplacar a animação "A bela e a fera" como indicado na categoria.

Lançamentos

E não pára por aí. Os estúdios ainda têm outros "blockbusters" para lançar antes do anúncio dos indicados ao Oscar, em 22 de janeiro.

A Paramount guarda a fantasia "The curious case of Benjamin Button", estrelada por Brad Pitt, para o lançamento no Natal. O filme, dirigido por David Fincher (de "Clube da luta"), conta a história de um homem que nasce velho e fica mais jovem a cada ano.

O mesmo estúdio também aposta no romance "Revolutionary road", que traz de volta os protagonistas de "Titanic", Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, novamente juntos. Desta vez, a dupla vem dirigida por Sam Mendes, que abocanhou cinco estatuetas, incluindo a de melhor filme, em 1999, com "Beleza americana".

Há ainda o épico "Austrália", com Nicole Kidman e Hugh Jackman, que leva o título do longa-metragem mais caro da história do cinema autraliano. Assinada pelo diretor de "Moulin Rouge", Baz Luhrmann, a superprodução da Fox também é um forte concorrente à premiação da Academia com perfil arrasa-quarteirão.

Pelo aumento da audiência

Essa aproximação do público pode ser motivada por uma necessidade de aumentar a audiência da entrega do Oscar, transmitida pelo canal americano ABC.

A 80ª edição do Oscar, a mais recente da premiação, exibida em fevereiro, foi a menos assistida da história do Oscar, com audiência de 32 milhões de espectadores nos EUA, de acordo com a empresa Nielsen Edi. O grande vencedor da noite, "Onde os fracos não têm vez", dos irmãos Ethan e Joel Coen, teve uma bilheteria pouco expressiva naquele país, de US$ 64 milhões.

A maior audiência da história do Oscar foi alcançada em 1998, com uma média de 55 milhões de espectadores. Foi nessa edição do prêmio que o recordista de bilheteria "Titanic" (que faturou mais de US$ 600 milhões nos cinemas) conquistou 11 estatuetas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não entendo nada de Oscar, mas acho bacana popularizar sim e ter mais filmes conhecidos do grande público concorrendo... Afinal são filmes igual os outros e tem muita coisa boa, como TDK e HDF que foram citados, vale concorrer ao menos...

E o Heath mandou muito bem, é preconceito com o filme se nem indicado for... Desde BKM ele já merecia!!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Billy Cristal apresentou uma das cerimonias mais sensacionais dos ultimos tempos em 98... Por ser 70º Oscar eles capricharam. Ao entrar no palco Billy disse: "Are u ready to o to a real party?" (citação do Titanic) e foi uma festa incrivel, principalmente as satiras do Billy com todos os indicados a Melhor Filme...

Inesquecivel. Nem de longe lembra essas cerimonias mornas com apresentadores sem graças de hoje em dia.

Fora que teve Madonna sendo ironica rs.
Bart Scary2008-11-23 02:49:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

‘Button’ drops (UPDATED with audio)

Posted by Kristopher Tapley · 3:04 pm · November 22nd, 2008

Taraji%20P.%20Henson%20in%20The%20Curious%20Case%20of%20Benjamin%20ButtonUPDATED (5:30 p.m.): Alright, now that I’m home and away from the shuffle, I can unfold some further thoughts on this.  Judging by the mood of the room — mostly guild members and industry types, a lot of press folks have decided on the 6:00 screening — the verdict is a big thumbs upLots of positive thoughts dished about all around.

I spoke briefly with Kathleen Kennedy, who has seen this project go up and down, back and forth for 18 years.  We talked about the visual effects in the film and how refreshing it is that this innovative work came within such a cerebral and affecting story.  “Jurassic Park” (which she also produced) has held the industry effects crown for 15 years, and now, a new leap forward.  Though director David Fincher has said from the start that he and his crew weren’t particularly sure whether they could pull it off, Kennedy took solace in her filmmaker’s professionalism.

“When you bring in a director like Steven [spielberg] or David [Fincher], you trust their instincts when it comes to that stuff,” she said.  “They come along with this giant tool box and they know which tool to use for this or that.”

I also chatted with Eric Roth for a good while, screenwriter-to-screenwriter type stuff.  He really did work wonders with this story, and picking his brain for the reasons behind this decision or that can be a lot of fun.  One of the odd reactions I took away from the film, however, was that the work felt strangely cold.  I wasn’t sure whether I meant that in a good way or a bad way, and surely, people were crying their eyes out over this thing, so I might be in a minority.  Perhaps it’s my youthful cynicism, who knows, but I thought Fincher brought an arm’s length approach to the emotions in the film and I wanted Roth’s reaction to that.

Of course, Roth doesn’t particularly agree with my take.  Indeed, he was right in the middle of telling me how the bathroom was filled with sobbers after the screening when a beautiful young lady walked up to us and told him how much the movie had affected her.  But he took my comment in stride.

“Fincher is the kind of director that brings you right up to the point of sentiment and then brings it back,” he said.  “There’s something to be said for that I think.”

(More, plus audio of tonight’s Q&A, after the jump.)

I don’t want to dig too much into my own feelings on the film yet, which are quite complicated at the moment.  I didn’t fall in love like so many in the crowd did.  However, I couldn’t help but sense the innovation on display, not just below the line, but in the way we tell stories.  This is a brilliant yarn, probably Roth’s finest screenplay to date, in a career that has seen some fine work.

Awards wise, as I said below, I think there is no argument against Cate Blanchett being nominated for Best Actress, and again, I think she takes this award in a cake walkThere is no actress in that category standing up and demanding this award like her work is here. 13  Nominations for Picture, Director, Actress, Adapted Screenplay, Art Direction, Cinematography, Film Editing, Makeup, Original Score and Visual Effects are virtually assured.  That’s 10 you can take to the bank.

Meanwhile, Jacqueline West’s costumes are certainly good enough (and varied enough) to demand a spot, while Taraji P. Henson really is the heart of the piece in many ways and could find herself in the running for Best Supporting Actress — no news there.  And the sound design, from interesting voice manipulation to a riveting wartime sequence, could easily slip in.

So if you’re keeping count, that’s 13.  Brad Pitt does not blow the role of Benjamin Button out of the water and perhaps he underplays it a bit too much. noidea But it is great to see him happy to get out from underneath his star persona, and with the right level of support, he could make it 14.  We’re talking the year’s tech giant here. 16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não dou muita bola para esse negócio de "Esse ano o Oscar vai ser popular....".

 

 

 

Esqueçam isso. Se TDK entrar vai ser por mérito e não por audiência. Não existe esse história de Oscar popular. Cada ano eles tão indicando filmes menos assistidos, mais difícieis e menos populares.

 

 

 

Fora que, da onde diabos sairia uma informação dessa? De que ESSE ANO o Oscar será popular? Qual a fonte? Qual o crítério? Qual a razão?

 

 

 

Isso aí tá me parecendo é campanha da Warner...   06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não dou muita bola para esse negócio de "Esse ano o Oscar vai ser popular....".

 

 

 

Isso aí tá me parecendo é campanha da Warner...   06.gif

 

 

 

Então a Warner estaria dando um tiro no pé, porque essa possibilidade levaria como forte concorrente um filme da Disney/Pixa (Wall-E) e poderia ocorrer uma grande surpresa na principal categoria do OSCAR...

 

 

 

Porque como melhor diretor e ator coadjuvante, TDK vai concorrer sem duvida...

 

 

 

Acredito que é uma campanha da Warner/Disney e Cia...06.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

Excelentes notícias sobre Benjamin Button! Definitivamente o filme que mais espero esse ano. O trailer novo é excelente.

 

Sobre os atores, só espero que dessa vez a Blanchett mereça. Achei a nomeação dela por The Golden Age injusta ano passado. E uma pena sobre o Pitt, continua sendo bem subestimado.

 

E nem tenho do que reclamar do oscar nesses últimos dois anos, premiaram meus favoritos dos seus respectivos anos (the departed e no country...). Mas acho bobagem isso de querer ser popular.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Blanchett, a melhor atriz da atualidade, nunca deve ser subestimada. Porque além de ser a verdadeira "queridinha" da Academia, é uma atriz que surpreende a cada trabalho. Mas foi indicada como coadjuvante por Notas sobre um Escândalo, quando era protagonista ao lado de Judi Dench, será que isso não se repetirá?!

 

Quem deve rodar para uma possível indicação de Blanchett na categoria principal deve ser Anne Hathaway. Meryl Streep, Kate Winslet, Angelina Jolie e Kristin Scott-Thomas estão fechadas e devem chegar ao Oscar. Vale lembrar que as três primeiras estão sendo citadas desde o início das previsões.

 

A campanha da Universal para promover Jolie por A Troca está muito lenta, não vi nenhum FYC do filme ainda. Espero que ela não seja prejudicada, novamente, como no ano passado com a divulgação escassa da Paramount Vantage para O Preço da Coragem.
Deckard2008-11-23 11:08:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parece q Cate vem mesmo pra briga!

E ao contrário do que estão dizendo aki no forum... ela não vem pra brigar pela 5ª vaga não!

Segundo os críticos ela vem forte, so...

Por ordem de possibilidades:

 

1. Kate Winslet, Revolutionary Road

2. Meryl Streep, Doubt

3. Kristin Scott Thomas, I've Loved You So Long

4. Cate Blanchett, The Curious Case Of Benjamin Button

5. Sally Hawkins, Happy-Go-Lucky

 

Junto de Sally estão Anne Hathaway e Angelina Jolie.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Blachett não deve brigar pelas últimas vagas. Nesse ponto, to com o Fe Camargo: ela mais parece fechar o triunvirato do Oscar (Winslet, Streep e Blanchet).

Quanto a Sally Hawkings, ressuscitará com a lista dos críticos e não cairá fora por conta do poder "cute so cute" do filme dela.

Na última vaga, aí sim, brigam Jolie e Kristin Scott Thomas.

 

MELHOR FILME:

 

Tô achando que Benjamim Button sagrar-se-á GRANDE VENCEDOR.

 

E esqueçam isso de Oscar se popularizar! Aff. É uma mudança do perfil dos acadêmicos, já disse.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim é mais fácil a Hathaway ser indicada do que a Hawkins e, como a Blanchett já foi indicada umas 15 vezes, pra mim a estrela de Rachel Getting Married leva certa vantagem, a Academia adora dar um incentivo a jovens estrelas. Por isso coloco a Anne na 4ª vaga.

 

E depois de tantas críticas empolgantes que saíram na última semana, a briga vai ser entre RR e BB mesmo.
BrnoSoares2008-11-23 11:57:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Blanchett pode até ser indicada, mas não vai estar na briga não. Por N motivos e o principal ela ganhou um recente (Aviador). A Streep não ganha um a decadas e a Kate (Melhor atriz da atualidade) ainda não tem nenhum (com provavel 7 indicações na carreira até o dia do Oscar). Ta facil pra Kate esse ano, só espero que a Hilary Swank não apareça aos 45 do segundo, hehehe... Ela é uma total estraga festa, Annete Benning que o diga.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema da Hawkins com a crítica: ela vai ganhar os prêmios de atriz revelação, e não de atriz principal, como a Ellen Page ano passado. Mas Page tinha toda uma popularidade recém conquistada ao seu favor, já Hawkins não.

 

Uma pena, eu gosto de Happy-Go-Lucky, mas não tô otimista.

 

 

Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...