Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ótimo Livro , Péssimo Filme


Marko Ramius
 Share

Recommended Posts

  • Replies 105
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 Tem um tópico parecido já.

 Embora não sei se o que tu quer se enquadraria nele:

 

 

 

 Anyway, eu bato palmas p/  "2001 - Uma Odisséia no Espaço"  (Arthur  Clarke) 

  A cena do osso sendo atirada p/ alto...aff!10

 

 

 
Maria shy2007-10-07 09:23:07
Link to comment
Share on other sites

Infelizmente a grande parte das adaptações não consegue ser bem sucedida, seja pela complexidade dos livros nos quais se baseiam ou pela incapacidade do diretor de captar as nuances do que os autores literários querem passar. Kubrick chegou a dizer que péssimos livros dão ótimos filmes. Bem, ele deve saber o dizia, apesar de não achar nem de longe que O Iluminado seja um livro ruim...

 

 

 

Me lembro de alguns casos. Duna do Frank Herbert gerou o filme homônimo de Lynch que apesar de não ser um filme ruim, jogou um balde de água fria nos fãs do livro que esperavam um verdadeiro tratado da obra que na verdade compreende 5 livros.

 

 

 

O Senhor dos Anéis é outro exemplo, olhando de uma forma mais distanciada eu diria que Peter Jackson fez o que pôde e quase chegou lá... mas hoje, eu ficaria somente com o primeiro filme e descartaria os demais.

 

 

 

Tem A Reconquista baseado no livro de Ron Hubbard, Campo de Batalha, Terra. O livro é bom, mas gerou um dos piores filmes que se tem notícia.

 

 

 

Livros às vezes podem ser herméticos não permitindo releituras (o que não quer dizer que haja tentativas), queria ver alguém filmar O Apanhador no Campo de Centeio de Sallinger.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Infelizmente a grande parte das adaptações não consegue ser bem sucedida' date=' seja pela complexidade dos livros nos quais se baseiam ou pela incapacidade do diretor de captar as nuances do que os autores literários querem passar. Kubrick chegou a dizer que péssimos livros dão ótimos filmes. Bem, ele deve saber o dizia, apesar de não achar nem de longe que O Iluminado seja um livro ruim...


O Senhor dos Anéis é outro exemplo, olhando de uma forma mais distanciada eu diria que Peter Jackson fez o que pôde e quase chegou lá... mas hoje, eu ficaria somente com o primeiro filme e descartaria os demais.
[/quote']

 

Para mim O Senhor Dos Anéis é a prova definitiva que a teoria de Kubrick estava errada. Um livro fenomenal que virou um filme do mesmo nível. Fora que não é o único exemplo possível. Todo mundo paga pau para os Hamlets (seja de Olivier ou Branagh) e algumas pessoas chegam a dizer que são tão bons quanto o livro.

Acho que o que atrapalha a adaptação de clássicos é o fato de que raramente grandes diretores querem os fazer, ficando com medo de se queimarem caso façam filmes ruins baseados nessas obras-primas literárias. A difícil tarefa acaba indo para diretores menos talentosos que acabam não dando conta e fazendo filmes que, ainda que bons, não são do mesmo nível do livro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu concordo com o Nacka: O Senhor dos Anéis filme é horrível com uma narrativa frouza e tremendamente cansativa e enfadonha. O Jackson com tendências megalomaníacas e pretensiosas.

 

Um livro excelente que virou um péssimo filme foi As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Agora um filme que faz jus ao livro é Pecados Íntimos do Todd Field. Ambos brilhantes.

 

Sobre A Soma de Todos os Medos, eu achei um filme excelente, com personagens complexos em situações extremamente perigosas, críticas fervorosas e muito bem tecidas, etc.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

livros nos dao muito mais liberdade para interpretaçoes pessoais (talvez nao seja essa a expressao correta) do que filmes

 

 

 

pode-se concluir a respeito do tema do tópico "ótimo livro, péssimo filme" que a visao interpretativa do livro apresentada pelo diretor do filme nao seja do agrado do publico maior

 

 

 

mas na grande maioria das vezes é mesmo incompetência do cara que quis filmar a estória contada por um livro!

 

 

 

exemplos contrários disso sao clube da luta e contato

Link to comment
Share on other sites

Acho que o que atrapalha a adaptação de clássicos é o fato de que raramente grandes diretores querem os fazer' date=' ficando com medo de se queimarem caso façam filmes ruins baseados nessas obras-primas literárias. A difícil tarefa acaba indo para diretores menos talentosos que acabam não dando conta e fazendo filmes que, ainda que bons, não são do mesmo nível do livro. [/quote']

 

 

 

Grandes diretores têm medo de grandes livros? Sei. Spielberg fez uma caca inominável com Hook não creio que ele tenha se intimidado com o projeto. Agora temos que agradecer se um diretor meia boca pega nosso livro favorito para dar "sua visão pessoal" sobre ele? Acho que não.

 

 

 

Eu concordo com o Nacka: O Senhor dos Anéis filme é horrível com uma narrativa frouza e tremendamente cansativa e enfadonha. O Jackson com tendências megalomaníacas e pretensiosas.

 

 

 

Um livro excelente que virou um péssimo filme foi As Crônicas de Nárnia: O Leão' date=' A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Agora um filme que faz jus ao livro é Pecados Íntimos do Todd Field. Ambos brilhantes.

 

 

 

Sobre A Soma de Todos os Medos, eu achei um filme excelente, com personagens complexos em situações extremamente perigosas, críticas fervorosas e muito bem tecidas, etc.[/quote']

 

 

 

Isso é estranho porque não concordo com você, não acho que SDA tenha problemas com o ritmo, disse apenas que passado o boom inicial, hoje eu prefiro o primeiro filme e há que se reconhecer os méritos de PJ que ousou mais do que muitos. Já esse Crônicas é pavorosamente ruim, infantilizado, constrangedor mesmo...e A Soma é o que Marko já falou ao abrir o tópico, sem contar que Ben Afleck está lá.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Isso é estranho porque não concordo com você' date=' não acho que SDA tenha problemas com o ritmo, disse apenas que passado o boom inicial, hoje eu prefiro o primeiro filme e há que se reconhecer os méritos de PJ que ousou mais do que muitos. Já esse Crônicas é pavorosamente ruim, infantilizado, constrangedor mesmo...e A Soma é o que Marko já falou ao abrir o tópico, sem contar que Ben Afleck está [/quote']

 

Eu gosto do filme, mas toda vez que vejo é incrível: durmo. As lutas do filme são excelentes, nisso o Jackson fez e MUITO bem, mas comparar o livro com o filme é covardia, a meu ver: vitória ao Tolkien sem pestanejar.

 

As Crônicas de Nárnia originou livros brilhantes, chego a dizer melhores do que o de SDA. Só falta um diretor competente para dar origem a filmes que façam jus ao Lewis.

 

Eu gosto de A Somo de Todos os Medos. Não li o livro (e não tenho a menor pretensão de fazê-lo), no entanto, o filme não se entrega ao panfletário como os Iñarritus da vida e possui personagens complexos com o Jackson fodão (gosto dele, admito).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

   Em filmes tu conta com o recursos da imagem,  sons, vozes, lugares fantásticos...aff!

 São tantos os recursos que uma boaobra nas mãos de um competente diretor pode valer a pena.

 

 Não é sandice o que digo, exemplo "Blade Runner". 

 Qd li não imaginei a Rachel daquele jeito (Sean Young).

 

 Tá, tem o problema de se mutilar o livro, sacrificar partes ( as vezes fundamentais) dele, p/ fazê-lo caber em 2, 3 horas de projeção... aff! 18

 

  Anyway, é uma grande responsabilidade retratar um livro, ainda mais qd este foi um sucesso. A comparação é inevitável!

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sobre A Soma de Todos os Medos' date=' eu achei um filme excelente, com personagens complexos em situações extremamente perigosas, críticas fervorosas e muito bem tecidas, etc.
[/quote']

 

Você leu o livro ?

O filme ficou completamente sem pé nem cabeça .

Os outros livros de Tom Clancy deram bons filmes , mas A Soma , pelamordedeus.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Infelizmente a grande parte das adaptações não consegue ser bem sucedida' date=' seja pela complexidade dos livros nos quais se baseiam ou pela incapacidade do diretor de captar as nuances do que os autores literários querem passar. Kubrick chegou a dizer que péssimos livros dão ótimos filmes. Bem, ele deve saber o dizia, apesar de não achar nem de longe que O Iluminado seja um livro ruim...


O Senhor dos Anéis é outro exemplo, olhando de uma forma mais distanciada eu diria que Peter Jackson fez o que pôde e quase chegou lá... mas hoje, eu ficaria somente com o primeiro filme e descartaria os demais.
[/quote']

 

Para mim O Senhor Dos Anéis é a prova definitiva que a teoria de Kubrick estava errada. Um livro fenomenal que virou um filme do mesmo nível. Fora que não é o único exemplo possível. Todo mundo paga pau para os Hamlets (seja de Olivier ou Branagh) e algumas pessoas chegam a dizer que são tão bons quanto o livro.

Acho que o que atrapalha a adaptação de clássicos é o fato de que raramente grandes diretores querem os fazer, ficando com medo de se queimarem caso façam filmes ruins baseados nessas obras-primas literárias. A difícil tarefa acaba indo para diretores menos talentosos que acabam não dando conta e fazendo filmes que, ainda que bons, não são do mesmo nível do livro.

 

Sempre achei que Hamlet fosse uma peça de teatro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Então nesse caso vem aquela esperança de algo no mesmo nível do livro. E isso nem sempre se concretiza. Tento ser imparcial algumas vezes (como fui com SDA)' date=' mas tem vezes que dá um ódio tremendo ver baboseiras se auto nomearem reprodução de um livro tão brilhante como As Crônicas de Narnia.[/quote']

 

Sim , por isso fiz questão de esclarecer que isso foi o caso particular de A Soma , pois os outros filmes baseados nos livros de TC são mais ou menos o que se esperaria de uma adaptção  : Caçada ao Outubro Vermelho , Jogos Patrióticos e Perigo Real e Imediato.

OP Center também é bem fraquinho mas é compatível com o livro que também é fraquinho .

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com uma pontinha de medo de estar sendo herége, vou concordar com o Nacka. Gosto bastante de ADT e RdR, mas não chego a ter por eles a devoção absoluta que dedico a "A Sociedade". O primeiro tem aquele jeitinho de clássico da sessão da tarde, além de manter uma narrativa mais concisa e focada. Vi 22 vezes e tenciono ver pelo menos mais umas 100 até o fim da minha vida.06 Já os outros, vi 14 o segundo e 9 o terceiro e já cansou.0506 Mas creio ser um problema (ou não) da própria história, não da adaptação do PJ. À medida que os personagens vão se separando, a história fica tripartida e são muitos núcleos para acompanhar. É como se perdessemos a "intimidade" com o enredo. Difícil explicar...nao sei se é essa também a impressão do Nacka, mas é o que sinto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Carandiru

Ótimo livro, aliás, excelente livro. Mas era uma verdadeira armadilha pra quem resolvesse adaptá-lo pro cinema... até pela estrutura que o Dráuzio Varela utilizou no "Estação Carandiru", com uma narrativa da vida no presídio, alternada com histórias particulares de cada preso. Ótimo pra ler, mas pra assistir...

Lembro que tava louco pra ver o filme, e saí do cinema decepcionado... Primeiro pq inexplicavelmente o autor mudou coisas que eram chave na história, e não meros detalhes. No filme a turma da limpeza que era a "autoridade", a cozinha tinha sido extinta e os presos recebiam quentinhas, as quais eram refeitas por presos, uma profissão importante dentro da casa de detenção.

Achei o filme bem fraco. E como sempre, com cara de seriado da Globo...
Vince Vega2007-10-07 17:39:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Infelizmente a grande parte das adaptações não consegue ser bem sucedida' date=' seja pela complexidade dos livros nos quais se baseiam ou pela incapacidade do diretor de captar as nuances do que os autores literários querem passar. Kubrick chegou a dizer que péssimos livros dão ótimos filmes. Bem, ele deve saber o dizia, apesar de não achar nem de longe que O Iluminado seja um livro ruim...

 

 

O Senhor dos Anéis é outro exemplo, olhando de uma forma mais distanciada eu diria que Peter Jackson fez o que pôde e quase chegou lá... mas hoje, eu ficaria somente com o primeiro filme e descartaria os demais.

[/quote']

 

Para mim O Senhor Dos Anéis é a prova definitiva que a teoria de Kubrick estava errada. Um livro fenomenal que virou um filme do mesmo nível. Fora que não é o único exemplo possível. Todo mundo paga pau para os Hamlets (seja de Olivier ou Branagh) e algumas pessoas chegam a dizer que são tão bons quanto o livro.

Acho que o que atrapalha a adaptação de clássicos é o fato de que raramente grandes diretores querem os fazer, ficando com medo de se queimarem caso façam filmes ruins baseados nessas obras-primas literárias. A difícil tarefa acaba indo para diretores menos talentosos que acabam não dando conta e fazendo filmes que, ainda que bons, não são do mesmo nível do livro.

 

Sempre achei que Hamlet fosse uma peça de teatro.

 

Erro meu... 12

O que quis dizer era... "tão bons quanto o texto de Shakespeare". Acabou vindo a palavra na minha cabeça... 08

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Acho que o que atrapalha a adaptação de clássicos é o fato de que raramente grandes diretores querem os fazer' date=' ficando com medo de se queimarem caso façam filmes ruins baseados nessas obras-primas literárias. A difícil tarefa acaba indo para diretores menos talentosos que acabam não dando conta e fazendo filmes que, ainda que bons, não são do mesmo nível do livro. [/quote']

 

 

 

Grandes diretores têm medo de grandes livros? Sei. Spielberg fez uma caca inominável com Hook não creio que ele tenha se intimidado com o projeto. Agora temos que agradecer se um diretor meia boca pega nosso livro favorito para dar "sua visão pessoal" sobre ele? Acho que não.

 

 

 

Só que Peter Pan não é um dos grandes clássicos da literatura como Dom Quixote ou Dom Casmuro, ou algum texto clássico. É um livro querido por muitos, mas não chamaria de clássico.

E o fato de Hook existir é só mais uma prova de que grandes gênios tb erram.

E onde foi que eu disse a parte em negrito?

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------

 

Chega! Modinha contra o Senhor dos Anéis não. A modinha anti-Titanic

até vai, mas modinha contra-Senhor Dos Anéis é o fim da picada! Se

querem fazer modinha contra filmes ganhadores de 11 Oscars, façam logo

uma anti Ben-Hur, mas deixem O Senhor Dos Anéis em paz!

Yoh2007-10-07 19:18:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members

os filmes de SDA sao até melhores que os livros, pois nos ultimos há muita baboseira inútil, vide o personagem tom bombadil

 

 

 

Gosto bastante de ADT e RdR' date=' mas não chego a ter por eles a devoção absoluta que dedico a "A Sociedade". O primeiro tem aquele jeitinho de clássico da sessão da tarde, além de manter uma narrativa mais concisa e focada. Vi 22 vezes e tenciono ver pelo menos mais umas 100 até o fim da minha vida[/quote']

 

 

 

pelo jeito assistir SDA é sua principal ocupaçao, e ainda assim vai precisar de uma vida muito longa pra chegar na marca das 100 sessoes!

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...