Jump to content
Forum Cinema em Cena

Gêneros Literários


Mr. Ibanez
 Share

Qual o seu preferido?  

9 members have voted

  1. 1. Qual o seu preferido?

    • Poesia
      6
    • Conto
      4
    • Crônica
      2
    • Romance
      29
    • Novela
      1
    • Ensaio
      3


Recommended Posts

  • Members

Vamos discutir os principais gêneros literários....

Eu sou muito preguiçoso,e acho que minha personalidade inconstante faz com que eu,por exemplo,me dedique a certos autores "mais fáceis"...não leio livros com 500 páginas...

Adoro Contos Romanos,do Alberto Moravia.

As poesias de Fernando Pessoa.

Mas dos poucos livros que tenho em casa,se destacam os ensaios de Hans Magnus Enzensberger.

Eu tinha vários romances e acabei vendendo alguns, e outros doando p'ras escolas públicas (eu tinha ganhado de uma professora)....

Adoro as crônicas do Luís Fernando Verissimo.Concordo que é difícil diferenciar novela de romance,e conto de crônica.

Meu voto vai para o conto (influenciado por Moravia ultimamente).

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

Na relaidade' date=' gosto de todos os mencionados no tópico. Leio de tudo um pouco. Mas pra ser sincero minha estante tem mais romances e crônicas. Várias biografias também...

Votei em romances.

[/quote']

Esqueci de falar sobre Biografias tb....

Tenho várias biografias dos Mestres da Pintura,  de vários escritores brasileiros, Nelson Mota, Roberto Marinho, Assis Chateaubriand, Elis Regina, Giovanni Agnelli, Anne Frank, Leonardo Da Vinci, Olga, Carlos Prestes e outras tantas que me foram emprestadas ao longo destes anos.

Só agora me ocorreu que não tenho nenhuma biografia do pessoal da sétima arte (diretores e atores). Preciso corrigir isso urgentemente! Pra quem ama cinema como eu, isto chega a ser um pecadosmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

A Biografia não seria bem um gênero literário' date='poderia ser escrita como um ensaio ou ainda ter um caráter mais didático...o que vocês acham?[/quote']

Acho que biografia pode ser considerado como gênero literário uma vez que cada escritor retrata de uma maneira diferente seus biografados. Cada um tem seu estilo literário para retratar a vida de uma pessoa.

Você pode ler a biografia de uma mesma pessoa por biógrafos diferentes e verá a diferença literária que cada um coloca na obra. Não é só uma questão de colocar em ordem cronológica as atividades de um ser humano. É preciso, acima de tudo, saber contar esta história de maneira a ser uma leitura agradável e prazeirosa. E é claro se o biógrafo for um escritor medíocre vai acaber prejudicando a narrativa.

O exemplo que me ocorre é a biografia de Roberto Marinho escrito pelo jornalista Pedro Bial. Simplesmente ridículo. Não a vida do biografado, mas a forma medíocre que foi narrado. Era uma puxasão de saco do ex patrão que acabava comprometendo a obra toda. Não terminei de ler o livro porque o estilo era repetitivo e uso exagerado de adjetivos. Roberto Marinho merece uma biografia escrita por alguém de melhor competência.

Pedro Bial é um excelente jornalista e escritor, mas como biógrafo é um desastre. Faltou-lhe distanciamento e imparcialidade.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

A Biografia não seria bem um gênero literário' date='poderia ser escrita como um ensaio ou ainda ter um caráter mais didático...o que vocês acham?[/quote']

Acho que biografia pode ser considerado como gênero literário uma vez que cada escritor retrata de uma maneira diferente seus biografados. Cada um tem seu estilo literário para retratar a vida de uma pessoa.

Você pode ler a biografia de uma mesma pessoa por biógrafos diferentes e verá a diferença literária que cada um coloca na obra. Não é só uma questão de colocar em ordem cronológica as atividades de um ser humano. É preciso, acima de tudo, saber contar esta história de maneira a ser uma leitura agradável e prazeirosa. E é claro se o biógrafo for um escritor medíocre vai acaber prejudicando a narrativa.

O exemplo que me ocorre é a biografia de Roberto Marinho escrito pelo jornalista Pedro Bial. Simplesmente ridículo. Não a vida do biografado, mas a forma medíocre que foi narrado. Era uma puxasão de saco do ex patrão que acabava comprometendo a obra toda. Não terminei de ler o livro porque o estilo era repetitivo e uso exagerado de adjetivos. Roberto Marinho merece uma biografia escrita por alguém de melhor competência.

Pedro Bial é um excelente jornalista e escritor, mas como biógrafo é um desastre. Faltou-lhe distanciamento e imparcialidade.

 

Não li este livro do Pedro Bial,mas a forma que ele apresenta o BBB já dá para se ter uma idéia do "puxasaquismo"...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Eu voltei a ler os ensaios do Enzensberger, o que mais me deixa fascinado no trabalho dele é a pesquisa que ele faz e a ruptura de conceitos.

Vcs poderiam comentar sobre sonetos,elegias,odes neste tópico,inclusive se fazem algum tipo de pesquisa sobre o que vcs lêem (tipo o autor preferido de vcs cita uma influência e aí vcs lêem este outro autor)...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Bom, eu gosto de tudo.

Mas leio com muitíssimo prazer qualquer coisa da dupla de ouro da literatura portuguesa: Fernando Pessoa e Florbela Espanca

A-d-o-r-o Biografias. Aliás, foram elas (junto com Mitologia Grega) as grandes incentivadoras da minha inserção no mundo literário smiley1.gif 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...