Jump to content
Forum Cinema em Cena

Péssimo Ensino Superior


Ana
 Share

Você abandonaria seu curso se fosse avaliado pelo MEC como ruim?  

10 members have voted

  1. 1. Você abandonaria seu curso se fosse avaliado pelo MEC como ruim?

    • Sim
      3
    • Não
      8


Recommended Posts

  • Members

Na enquete da Folha eu respondi que não, pois eu considero o ensino passado pelos professores da minha faculdade muito bom.

É claro que existem professores que, na minha opinião, deveriam ser demitidos.06 Mas no geral, eles entendem muito da área.

Apesar disso, a minha área teve média C (acho que no ENADE, não sei). Mas não acho que tenha sido culpa do ensino e sim, dos alunos. Tem muita gente que não se esforça na minha sala.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema muitas vezes não é o professor da faculdade e sim o que ele ensina, por exemplo ensinar coisas muito faceis, ensina a materia mais não põe dificuldade nela, ensina basico do basico do basico, sem contar o ritmo da faculdade em ser lento.

 

 

 

Eu me sinto até mal em falar mas eu acho minha faculdade fraca. Eu vou muito bem nas provas, e não sou muito nerd, enquanto amigos meus em outras faculdades com o mesmo curso eles vão muito mal, no caso engenharia, e olhando o que eu aprendo, vejo que é quase a mesma coisa mas na minha faculdade parece ser meio facilitado.

 

 

 

Assim com essa facilidade, passa gente mais facil, ai não sei como é feita essa avaliação.

 

 

 

Mas na minha faculdade passa um pessoal de semestre bem duvidoso, tipo pessoal que leva tudo nas "coxa"

 

 

 

 

 

Eu não mudaria de faculdade caso ela fosse avaliada como ruim.

 

 

 

Se eu ver que depois de formado estiver encontrando dificuldade para arrumar emprego, espero pelo menos arrumar um para ganhar uma grana, e bancar uma faculdade melhor. Ai faço em outra, e paciencia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz! É complicado, mas votei Sim.

Tem essa questão do pessoal do teu curso não se esforçar e tal, mas mesmo assim eu acho que pesa.

Eu por exemplo presto vestibular esse ano, e pesquisei bastante as avaliações do MEC e as notas no Enade. Mas tenho noção que isso não é tudo, depende muito de mim tambem.

Vou prestar direito e deus queira que eu passe na Facamp, que tem média alta no MEC, foi MUITO bem no Enade e tem 88,9% de aprovação na OAB.

 

facampenadekc3.png

 

Resumindo: Acho que conta sim, mesmo sendo um bom aluno e se esforçando, um ensino forte é indispensável.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é, isso acontece. A minha professora de química é uma prova disso. Ele dá aula como se tivesse dando aula pra cursinho, ensinando vários "truques" pra facilitar. Pra mim isso não tem lógica, na minha área entender química é essencial e ela age como se a gente precisasse resolver os problemas só pra passar de semestre.12

Muitos alunos nem ligam, até preferem assim. 11
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Putz! É complicado' date=' mas votei Sim.
Tem essa questão do pessoal do teu curso não se esforçar e tal, mas mesmo assim eu acho que pesa.

Resumindo: Acho que conta sim, mesmo sendo um bom aluno e se esforçando, um ensino forte é indispensável.[/quote']

 

Sei lá, acho que depende da área. Pra Direito eu acho que é fundamental mesmo procurar uma faculdade que preste, é só ver a lista de faculdades de Direito que foram avaliadas como ruim.

 

Eu conheci uma advogada que tentou entrar durante 5 anos na OAB e acabou desistindo.13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, eu já fiz duas faculdades, uma pública e uma particular. A matéria pode ser quase a mesma, mas a diferença está na forma como ela é assimilada pelo aluno. Na pública, o aluno é estimulado a pesquisar, correr atrás, rachar muito e as provas têm um nível absurdo de dificuldade, tanto que até mesmo os "melhores alunos" da época do colegial custam a tirar notas acima de 7,0, por exemplo. Na particular, aí a história muda. O professor não incentiva o aluno como deveria, as provas são tão ridículas que parecem feitas para um estudante de nível médio e eu tirava 10,0 sem esforço. O engraçado é que o meu curso nesta faculdade particular é considerado um dos melhores do País, inclusive com um A do MEC... e, na minha opinião, acho que merecia um C na avaliação do MEC, pelo que passei lá.

Jongua2007-10-16 13:38:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

afff... cada coisa q tem q ler...

 

mas sobre o tópico... não sairia de minha faculdade se ela fosse avaliada ruim, a minha de des. industrial teve uma ótima nota no ENADE, foi a melhor particular depois da puc...

 

Mas é claro, não concordo com essas avaliações q o governo faz, provão, enade... tudo incoerente, existem faculdades mto ruim, mto mal conseitualizada no mercado de trabalho q são discriminadas, e não é por isso q alguém deixa de fazer nelas...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Prefiro ser destroçado vivo' date=' ser queimado, castrado e rastejar sobre um campo de cacos de vidro do que ser moderador.
[/quote']

Conheço moderadores que falavam a mesma coisa......

 

Curisosidade:Qual seria a diferença se você fosse castrado?06

 

Seria a mesma se tirasse o seu cérebro. 03

Calma meu filho.

pitbull.jpg06

 

Para não fugir do assunto.

Não sei quanto está avaliada minha faculdade pelo MEC,mas também nem me importo em saber.

Experiência de trabalho têm mais peso do que a faculdade cursada pela pessoa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente isso que falaram sobre as provas nas faculdades particulares é verdade. As provas, no geral, são fáceis. E eles dão muitas chances. Mas mesmo assim no semestre passado muita gente ficou de DP. Pra ver o nível de alguns que entram na faculdade. Tem gente que não sabe nem escrever direito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
afff... cada coisa q tem q ler...

 

mas sobre o tópico... não sairia de minha faculdade se ela fosse avaliada ruim' date=' a minha de des. industrial teve uma ótima nota no ENADE, foi a melhor particular depois da puc...

 

Mas é claro, não concordo com essas avaliações q o governo faz, provão, enade... tudo incoerente, existem faculdades mto ruim, mto mal conseitualizada no mercado de trabalho q são discriminadas, e não é por isso q alguém deixa de fazer nelas...
[/quote']

 

O ponto é justamente este. E cada coisa que tenho que ler aqui que me manifesto, e aqui no fórum em geral como no cinema em geral já está bitolado de posts assim. Estão cheios de porcaria optativa sem muito fundamento e o meu saco está cheio desta porcariada optativa. Não me admira que o Enxak, O Jack B e outros aqui jogaram as boas maneiras no espaço.

O problema é que aqui virou rotina de falar mal do governo. Aqui é mais um portal comodista de falar mal do governo. Qual o próximo passo? Aderirem ao Cansei da classe média?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

afff... cada coisa q tem q ler...

 

mas sobre o tópico... não sairia de minha faculdade se ela fosse avaliada ruim' date=' a minha de des. industrial teve uma ótima nota no ENADE, foi a melhor particular depois da puc...

 

Mas é claro, não concordo com essas avaliações q o governo faz, provão, enade... tudo incoerente, existem faculdades mto ruim, mto mal conseitualizada no mercado de trabalho q são discriminadas, e não é por isso q alguém deixa de fazer nelas...
[/quote']

 
Certo o negrito.

Sobre o resto.. não deixa de ser uma verdade... mas não é exatamente um motivo forte.

 

Atendendo a pedidos 06, vou dar um exemplo da incoerência dos provões.

 

Um exemplo que posso dar sobre isso, é que existem faculdades por aqui, reconhecidamente ruins (aquelas particulares, derivadas de grandes colégios) e que se saem bem no Enade... Isso porque a coordenação dos cursos fazem campanha para o aluno ir fazer a prova feliz e saltitante e que todos devem defender a honra do seu curso.

 

Enquanto isso.. no lustre do castelo... ops.. Na Federal...

 

Nome da IES

Município

Curso

Ano

Média da Formação Geral

Média do Componente Específico

Média Geral

Enade

Conceito

(1 a 5)

IDD

Índice

(-3 a 3)

IDD Conceito

(1 a 5)

Conceito

Curso*

(1 a 5)

Ing

Conc

Ing

Conc

Ing

Conc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

 FORTALEZA

 DESIGN

 2006

 56.2

 54.6

 50.4

 52.6

 51.8

 53.1

 4

 -0.873

 2

 

 

 

 

Vocês estão vendo onde tem "Design". Pois é, não existe esse curso na UFC. Eles pegam tudo o que tem a vê com design (na cabeça deles, lógico) e colocam tudo no mesmo saco. (Arquitetura e Urbanismo, por exemplo... aquilo que não tem NADA A VÊ com design... pois é)

 

Sabe como é feita a avaliação? Através de uma prova escrita.

Agora me digam como que uma faculdade de 90% das disciplinas são de ateliê (ou seja, são aulas práticas) pode ser avaliada através de uma prova escrita?

 

Claro que, sob estas condições, quase ninguém faz a prova... Eles vão, assinam o nome e saem. E todos fazem isso com a pura e simples convicção de que isso não é jeito de se avaliar o curso.

 

Cada curso tem sua particularidade. Ninguém deve ser jogado no mesmo saco ou avaliado como todos os outros.

 

Se vocês procuram referências sobre as faculdades... vão até o curso, vejam a grade curricular, procurem saber se os professores que estão dando aulas são os efetivos, ou se há muitos professores substitutos (o que é indício de decadência do curso)... conversem com os alunos sobre o que eles acham da faculdade, etc. Vocês terão uma avaliação muito mais honesta e válida.

Veras2007-10-17 00:09:18

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...