Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Troca (Changeling), do Eastwood


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Replies 80
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

PARECE QUE O LONGA DO EASTWOOD JÁ GANHOU O TÍTULO EM PORTUGUÊS.

 

Divulgadas mais fotos do filme de Angelina Jolie
(21/09/2008 - 11h43)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_21092008a.jpg

Angelina Jolie em A Troca
Saíram mais imagens do drama A Troca, com Angelina Jolie (O Procurado), de Clint Eastwood (Menina de Ouro).

O longa trará Jolie como a protagonista Christine Collins, uma mãe desesperada que sai em busca de seu filho desaparecido. Suas preces são atendidas quando o pequeno retorna para casa. Porém, não demora muito para que Christine desconfie que aquele menino não é seu filho.

O roteiro é escrito por J. Michael Straczynski, com um currículo repleto de trabalhos para televisão, sendo que este será seu ponta-pé inicial no mundo do cinema. Além da bela Angelina, o elenco ainda terá Michael Kelly (A Madrugada dos Mortos), Jeffrey Donovan (A Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras), Jason Butler Harner e John Malkovich (A Lenda de Beowulf).

A Troca tem estréia prevista para 7 de novembro, nos EUA.






 
img_news2_21092008a1.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Angelina Jolie no novo cartaz do drama A Troca
(25/09/2008 - 11h38)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_25092008changeling1_large.jpg

Cartaz de A Troca
A atriz Angelina Jolie (O Procurado) está no novo cartaz do filme A Troca, dirigido por Clint Eastwood (Menina de Ouro).

O longa traz Angelina como a protagonista Christine Collins, uma mãe desesperada que sai em busca de seu filho seqüestrado. Suas preces são atendidas quando o pequeno retorna para casa. Porém, não demora muito para que Christine desconfie que aquele menino não é seu filho.

O roteiro é escrito por J. Michael Straczynski, com um currículo repleto de trabalhos para televisão, sendo que este é seu pontapé inicial no mundo do cinema.

Além da bela Angelina, o elenco ainda tem Michael Kelly (A Madrugada dos Mortos), Jeffrey Donovan (A Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras), Jason Butler Harner e John Malkovich (A Lenda de Beowulf).

A Troca tem estréia prevista para 7 de novembro, nos EUA, e foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes, realizado este ano na França.

changeling_01.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Angelina Jolie participará do Festival de Nova York

AngelinaJolie_Changeling-726504.jpg

 

Angelina Jolie irá participar do 46º New York Film Festival, que acontece de 26 setembro à 12 de outubro próximo. A atriz irá participar da premeière do drama Changeling, no próximo dia 4 de outubro.

 

OUTRAS IMAGENS

 

AngelinaJolie3-723847.jpg

 

AngelinaJolie9-701203.jpg

 

AngelinaJolie10-761565.jpg

 

Fonte: angelinajolie.com.br

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Algumas críticas de A Troca (Changeling). O filme estréia no Brasil em 06 de fevereiro.

 


Pete Hammond

Recommend (0)

|

Comments (0)


Hollywood.com Says
Changeling is another Oscar-worthy masterpiece from director Clint Eastwood -- a harrowing, emotionally gripping movie you won’t be able to get out of your head for days.

Story
Not to be confused with the 1979 ghost story The Changeling, this Changeling is a horror story of a very different stripe. Based on a long forgotten case buried deep in the L.A. crime files, this true tale revolves around the mysterious 1928 disappearance of 9-year-old Walter Collins. Set in an election year and with heavy political pressure on city officials and a corrupt LAPD, they find a child five months later, who they claim is Walter, and arrange to reunite him with his mother, Christine (Angelina Jolie). Only problem is she says this is not her kid. When she asks the police to continue trying to find her son, she finds herself victimized and accused of being insane and unfit for not going along with the PR campaign informing the public that the police have solved the case. With the help of a community activist Reverend Briegleb (John Malkovich), she begins to fight the city and the police who try in every way to silence her, even committing her to a mental institution. The film details not only her valiant quest to right a wrong and find her real son but serves as a probing indictment of the police state 1920’s Los Angeles had become.

dot.gif

Acting
As in her searing portrayal of the pregnant Marianne Pearl in last year’s A Mighty Heart, Angelina Jolie once again connects with her maternal side. In another challenging role, she must exhibit a wide emotional range, going from fear to anguish to anger to pure resolve in an effort to uncover the mystery of her son’s abduction. Splendidly outfitted in ‘20s garb, Jolie delves deep into the soul of a woman who dared to go against the grain and challenge a corrupt police department in Prohibition-era L.A. She’s simply remarkable in the most intense, determined and heartbreaking role of her career. As the man who helps out in her cause, Malkovich is perfectly matched to Jolie. As the merciless Captain Jones, who heads the investigation to find Walter, Jeffrey Donovan (TV’s Burn Notice) is properly frustrating and imposing, while Colm Feore gets the evil side of his LAPD police chief down pat. Nailing her few scenes, Amy Ryan (Gone Baby Gone) plays a fellow psycho-ward inmate, who helps Christine when she is institutionalized. Particularly impressive is Eddie Alderson as the 15-year-old nephew of the serial killer, who leads police to a grisly crime scene and his uncle, played a bit over the top by Jason Butler Harner. And filling out their juvenile roles nicely are Gattlin Griffith as Walter and eerie Devon Conti as the young man impersonating him.

dot.gif

Direction
Clint Eastwood knows his way around ominous, foreboding material, so it’s no wonder he was instantly attracted to J. Michael Stracynski’s immaculately researched script. After Million Dollar Baby and Mystic River, Eastwood exhibits a strong understanding of the dark side of human nature. Changeling fits right in with his oeuvre, and he delivers yet another superbly crafted and acted film -- one that exists on two separate levels as a look at the corruption that crept into the LAPD of the era and as an impassioned journey of a woman trying to find a happy ending for herself and her son. Shot with the director’s usual ease, Eastwood seems comfortable letting the almost unbelievable facts of the story speak for themselves and remarkably didn’t change a word of Stracynski’s fascinating screenplay. He doesn’t have to. The fact that it’s a true story, that all really happened, is simply incredible by itself. This is an unforgettable triumph for everyone involved.

 

 

MOM AND SWAP STORY


\

Rating: stars

Last updated: 11:01 am
October 24, 2008
Posted: 1:53 am
October 24, 2008

ANGELINA Jolie is in Oscar-caliber form - and looks great in flapper-style clothes - as a woman who takes on corrupt cops in 1928 Los Angeles in Clint Eastwood's very dark, fact-based and beautifully crafted "Changeling."

This melodrama would have made a great movie for Bette Davis or Joan Crawford - if the Hollywood studios weren't in bed with the LAPD and the story wasn't too disturbing for the 1930s women's movie crowd.

Jolie is Christine Collins, a single mom whose 9-year-old son, Walter, disappears one Saturday while she's working an extra shift as a telephone company supervisor.

Five months later, the scandal-ridden LAPD stages a photo op reuniting Christine with Walter at a train station. Only it isn't Walter, but a young imposter the cops pressure her to take home.

Christine protests the scam repeatedly to Captain Jones (Jeffrey Donovan), the head of the juvenile investigations unit. When she takes her complaint to the press, Jones finally has Christine thrown in the psychiatric ward.

Fortunately she's found an ally in the Rev. Briegleb (John Malkovich, effectively cast against type), a radio evangelist who has been protesting the LAPD's policy of executing and incarcerating criminals and others it considers embarrassing without such niceties as trials.

At the same time, Captain Jones is trying to quash an investigation at a chicken ranch, where a 15-year-old illegal immigrant from Canada is telling a chilling tale.

The teenager (Eddie Alderson, very good) says he was forced to help his adult cousin murder around 20 kidnapped youngsters - and identifies Walter as one of the possible victims.

The excellent script by J. Michael Straczynski comes hurtling down twin tracks - Jones and his superiors face hearings by the Los Angeles City Council just as the apprehended serial killer, Gordon Northcott (scary standout Jason Butler Harner) stands trial across the street.

Northcott taunts Christine about Walter's fate, and she physically confronts him on the eve of his hanging in a scene that's as credulity-straining as it is dramatically satisfying.

Sort of a companion piece to "Chinatown" and "L.A. Confidential," as well as Eastwood's underrated "A Perfect World," this gripping film takes great pains to re-create the City of Angels during the early part of the 20th century.

Eastwood has peopled it with a terrific cast, including Amy Ryan ("Gone Baby Gone") as a prostitute Christine meets while incarcerated, Michael Kelly as an honest detective who defies Jones to investigate the serial killings, and a trio of remarkable juvenile performances.

There's Gattlin Griffith as Walter Collins; Devon Conti as his defiant impersonator, Arthur Hutchins; and Asher Axe, who relates a hard-to-watch flashback in a twisty epilogue set in 1935.

Jolie's attention-grabbing work here will inevitably be compared with "A Mighty Heart," in which she disappeared into the role of Mariane Pearl, widow of Wall Street Journal reporter Daniel Pearl.

Neither woman is a victim, but Christine more openly suffers than the stoic Mariane. And Jolie gives a big, movie star performance that rivets your attention for nearly 2½ hours.

"Changeling" is another remarkable addition to Eastwood's directorial canon.

CHANGELING

Haunting real-life horror.

Fonte: http://www.nypost.com

 

 

RT: 50 %

 

Reviews Counted: 78

Fresh: 39

Rotten:39

Average Rating: 5.9/10

Deckard2008-11-15 15:27:26
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Angelina Jolie lança drama em Londres ao lado de Pitt

Atriz levou o marido à pré-estréia britânica de 'A troca'.
Dirigido por Clint Eastwood, filme só chega ao Brasil em fevereiro.

Foto:%20Reuters/Reuters

Angelina Jolie e Brad Pitt chegam ao lançamento do filme "A troca" (Changeling), protagonizado por ela, nesta segunda-feira (17), em Londres

 

Foto:%20Reuters/Reuters

No drama "A troca", dirigido por Clint Eastwood, Jolie interpreta uma mãe que luta para ter de volta seu filho seqüestrado. O longa só estréia no Brasil no dia 6 de fevereiro 

  

 

Foto:%20Reuters/Reuters

No evento, Brad Pitt exibiu seu novo visual, com um bigode, que faz parte da composição de seu personagem em "Inglorious bastards", de Quentin Tarantino 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Clint Eastwood explicita corrupção em Los Angeles dos anos 20
(27/12/2008 - 15h50)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_27122008MFINALrosto.jpg

Clint Eastwood
Em entrevista ao programa The Daily Show, o diretor Clint Eastwood (Gran Torino) revelou detalhes da produção do filme A Troca e como se aproximou da história, apresentada a ele pelos produtores Brian Grazer e Ron Howard.

"Eles me mostraram e li no avião, em uma viagem de volta da Europa. Fiquei chocado, perguntei a eles onde esse baita drama esteve escondido durante esses anos". O longa, protagonizado por Angelina Jolie (O Procurado), se passa na década de 20, em Los Angeles, e acompanha o drama de uma mãe solteira que tem o filho seqüestrado.

"Naquela época repleta de corrupção era muito fácil intimidar uma mulher solteira", analisa. Na trama, Christine Collin (Jolie) é auxiliada pelo reverendo Briegleb (John Malkovich) a encontrar o garoto. "O que me encanta no filme é o drama que não descamba para um melodrama óbvio. O espectador tem de mergulhar no filme e ir descobrindo qual é o mistério real", explica o diretor.

Em relação à reconstituição de época, Eastwood revelou que várias casas estavam "prontas" para serem usadas. "Não é tão difícil andar por regiões e encontrar habitações que se pareçam com a dos anos 20. Pedimos para alguns moradores, que liberaram para uma semana de filmagem".

Durante o Festival de Cannes, no qual A Troca foi exibido, o diretor já declarara sua admiração por Angelina Jolie, estrela do longa. "Para mim, ela nos remete às mulheres do cinema da década de 40. cho que ela poderia ter sido na época uma atriz tão grande quanto Katharine Hepburn [Sonata de Amor], Bette Davis [Jezebel] e Ingrid Bergman [Casablanca]".

O filme estreou em 7 de dezembro nos EUA e chega aos cinemas brasileiros em 9 de janeiro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mente aberta

AngelinaJolie_ATroca-747089.jpg

Angelina Jolie estrela o filme de Clint Eastwood, baseado num caso real ocorrido em 1928 em Los Angeles


Crítica por Luís Antônio Giron
Revista Época


Vestida dos pés à cabeça, com um chapéu dos anos 20 que lhe oculta os cabelos, Angelina Jolie ainda assim chama a atenção pelos olhos. As duas esferas verdes adquirem o tamanho do sofrimento do mundo na interpretação que ela faz de uma mulher que perde o filho, mas não a esperança.

A Troca encena as obsessões do diretor Clint Eastwood: a perpétua luta do indivíduo pela verdade, a crítica às instituições, a crença absoluta na América como terra da liberdade e da salvação ? e no cinema como veículo de emoções e enredos eletrizantes. "Escolhi Angelina porque ela é parecida comigo", diz Eastwood. Aos 78 anos, Eastwood tem um olho para atores. Afinal, é um dos mais ativos cineastas de Hollywood. Chamar Angelina para papel da mãe coragem Christine Collins foi uma ideia eficaz, pois a atriz encarna como nenhuma outra a estrela hollywoodiana com instintos maternais. Ela interpretou o papel de modo visceral, conforme declarou a ÉPOCA quando o filme estreou nos Estados Unidos, em 24 de outubro. Sua atuação ? emocionante e contida ? coloca-a entre as mais fortes concorrentes ao Oscar de melhor atriz de 2008.

Angelina interpreta Christine, telefonista que vive em Los Angeles. Separada do marido, deixa o filho Walter sozinho na sua casa no subúrbio. Num final de tarde de meados de 1928, ao voltar para casa, descobre que o menino desapareceu e dá queixa na delegacia. Tudo parece correr bem. O capitão Jones (Jeffrey Donovan) trata Christine com atenção e promete encontrar o menino o mais brevemente possível. O problema é que a polícia é corrupta e incompetente, a começar por suas instâncias superiores. Semanas se passam, e, depois de muita insistência da parte de Christine, finalmente o capitão anuncia que Walter foi encontrado ? e que chegará de trem em determinado horário. Aflita, Christine corre para a estação, onde é surpreendida por um batalhão de repórteres e fotógrafos, e o staff da polícia de Los Angeles a postos, à espera do trem. Quando o menino desembarca, sofre o choque: é outro menino. Os policiais a obrigam a participar da farsa, fingindo que se trata de Walter. Em troca, o capitão promete que vai encontrá-lo em breve. Ela aceita posar para as fotos e levar a criança para casa. Só então se dá conta de que foi vítima de uma arapuca ainda maior: os policiais que tramaram a substituição agora querem provar que Christine é louca, pois não reconhece o próprio filho. Desesperada por encontrar o menino, ela recorre a um influente pastor presbiteriano, o reverendo Gustav Brigleb (John Malkovich), que apresenta um programa de rádio, dedica-se a causas humanitárias e acusa a violência e os desmandos da polícia. O caso vai aos jornais, Christine denuncia a troca. Os policiais alegam que a mulher está com problemas psicológicos e conseguem que ela seja enviada a um hospital psiquiátrico. Ali, é tratada com eletrochoques e todo tipo de humilhação. Enquanto isso, um garoto de 12 anos conta à polícia da fronteira do Canadá que foi obrigado a participar do assassinato de dezenas de meninos numa fazenda do interior. O assassino atraía os garotos e os executava a machadadas no galinheiro de sua granja, em Wineville. Alguns conseguiram escapar e, segundo o garoto, Walter fugiu no meio da noite. Mas não tem certeza de que não morreu. Ninguém tem. Christine e Brigleb iniciam uma cruzada para julgar o criminoso e levar os oficiais da polícia de Los Angeles aos tribunais. Nada, porém, que a impeça de seguir buscando o filho para sempre.

O longa-metragem se baseou num fato real, o caso dos assassinatos do galinheiro de Wineville, que provocou a queda da polícia da cidade de Los Angeles no começo dos anos 30. Com um orçamento baixo (US$ 55 milhões, já cobertos pela bilheteria), o diretor restaura a Los Angeles do início da era do rádio e do ápice do cinema, com seus subúrbios repletos de bangalôs de madeira, a agitação do Hollywood Boulevard repleto de teatros e celebridades ? e a corrupção que já carcomia a cidade, tema recorrente de filmes e romances policiais. A fotografia, a cargo de James J. Murakami (o mesmo de Cartas de Iwo Jima, de Eastwood), é preciosista e dramática. A fluência da direção convence, apesar de algumas falhas e anacronismos, como a casa de Christine e do microfone usado pelo reverendo, ambos modelos típicos dos anos 50.

O caráter patético de algumas sequências e a pieguice dos diálogos cheios de frases feitas sobre superação e heroísmo irritaram boa parte da crítica. Mesmo assim A troca é um drama que empolga como Hollywood nos velhos tempos. Seu diretor é o último dos representantes do cinema como veículo da ética e dos valores americanos, tão abalados ultimamente.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

bd_roxa_esq_sup.gif

bd_roxa_dir_sup.gif

15250ctz_aol.jpg

 

 

bd_roxa_esq_inf.gif

bd_roxa_dir_inf.gifA TROCA
Por Heitor Augusto
[email protected]

Com 30 filmes no currículo de diretor, não há dúvidas de que Clint Eastwood domina, com tranqüilidade, o ofício cinematográfico. Nos últimos 20 anos, raramente dirigiu um longa cujo resultado apresente sérios problemas. Porém, para o padrão Eastwood de qualidade, A Troca está aquém de filmes irretocáveis, como o intrincado Sobre Meninos e Lobos ou o apaixonado Menina de Ouro.

Ambientado nos anos 20 e baseado em uma história real, não é um filme cujo roteiro guarde alguma surpresa que mude radicalmente o significado da trama. Cada situação agrega ao que já sabemos no início do longa. Christine Collins (Angelina Jolie) trabalha no serviço de telefonia. Após um dia de trabalho, volta a casa e não encontra seu filho. Reporta o desaparecimento ao Departamento de Polícia de Los Angeles. Cinco meses se passam e os policiais dizem ter encontrado seu filho. O garoto que eles apresentam, porém, não guarda semelhança alguma com o menino de Christine. Diante da situação, ela decide lutar para provar manipulação da polícia.

O desenvolvimento do drama dessa mãe é a espinha dorsal de A Troca. O roteiro de J. Michael Straczynski (criador da série sci-fi Babylon) expõe os conflitos atravessados por Christine e leva o espectador a questionar se tais absurdos aconteceram, de fato. O rol de situações bizarras começa pela troca das crianças, orquestrada por uma polícia que buscava limpar sua imagem de corrupta e ineficiente e aceita por uma imprensa fraca. Com a relutância da mãe em engolir a tramóia, os policiais contratam especialistas para atestar que o garoto é seu filho, acusam Christine de desequilibrada e inapta a reconhecer a quem deu à luz e chegam até mesmo a prendê-la em um hospital psiquiátrico.

A opção de Eastwood e Straczynski em mostrar, uma a uma, as situações as quais Christine foi submetida intensifica a crítica na polícia e, para o espectador, reitera o questionamento frente ao absurdo. Se Christine tinha a força, e a dor, para lutar, a participação do reverendo Gustav Briegleb (John Malkovich) lhe deu contatos políticos e peso com a imprensa. A cada apuro que a mãe passou, Briegleb fez-se presente para que ela mantivesse a determinação.

Da corrupção da polícia a outras mães cujos filhos também desapareceram, o que importa, de fato, é o drama de Christine Collins. Todas as situações, de maneira direta ou indireta, afetam a moça no filme. É do drama dela que o espectador é convidado a se aproximar. O que justifica perfeitamente a comparação que Eastwood fez de Angelina Jolie com divas do cinema dos anos 40.

Com o olhar lânguido de Ingmar Bergman e a firmeza de Katharine Hepburn, Jolie aproveita o espaço dado a sua personagem e nos presenteia com uma interpretação de alto nível. Um rosto que transcende a beleza ao dar significado dramático a Christine Collins. Um trabalho digno de uma indicação ao Oscar.

Sua interpretação é auxiliada pela iluminação do filme, com cenários que fazem uso do excesso ou da falta de luz. Nos momentos em que Christine é varrida de solidão, eles adquirem ares sombrios. Até mesmo os olhos da moça são cobertos pela sombra de seu chapéu. Há de se ressaltar também o eficiente trabalho da direção de arte, que reconstituiu a Los Angeles dos anos 20.

Todos esses elementos, aliados à história, teriam de compor um conjunto hábil a manter os olhos atentos nos 140 minutos de filme. Porém, o roteiro carece de pontos de virada que mantenham a história quente, transpirando, com mistério. Exatamente esse detalhe enfraquece a vivacidade do filme.

À moda de uma cinebiografia tradicional, Eastwood sobrevoa a vida de Christina e sua luta por justiça. Talvez a própria natureza da história não permita grandes mistérios ou viradas. Porém, como drama, talvez alguns altos e baixos deixassem o filme menos linear. Para um diretor do quilate de Eastwood, algo como as pequenas tensões do velho Kowalski em Gran Torino dessem mais vida para A Troca.

 

A Troca ovo_nota.gifovo_nota.gifovo_nota.gifovo_nota.gif

Clint Eastwood volta ao tema da abdução de menores em seu filme recente mais classicista

08/01/2009

Imagino que seja um júbilo para um cineasta classicista poder dirigir um filme ambientado decadas atrás. Mais exatamente, ambientado na época em que Clint Eastwood nasceu.

A Troca (Changeling, 2008) se baseia em um caso real ocorrido entre 1928 e 1930. Certo sábado, em Los Angeles, Christine Collins (Angelina Jolie) saiu para trabalhar e deixou seu filho Walter em casa. Na volta não o encontrou. Os dois travellings que antes mostravam o menino de longe, um na porta da escola e outro na janela de casa, enquanto a câmera se afastava sob o ponto de vista dos olhos da mãe, já prenunciavam o pior. A imagem de Walter desaparecia aos poucos para não mais voltar.

O caso ficou famoso na realidade porque o departamento de polícia de L.A. encontrou, diz, um menino homônimo ao desaparecido e presumiu que era o filho de Christine. Daí a troca do título: para ficar bem diante da imprensa, a criticada polícia da cidade se apressou em jogar o "filho" no colo da mãe. Christine, evidentemente, desde o primeiro momento apontou que aquele não era o verdadeiro Walter.

No filme, quando o oficial responde para ela "take him home on a trial basis" (algo como "leva pra casa pra experimentar"), você vê que a coisa começa a degringolar.

O parentesco imediato é com Sobre Meninos e Lobos. Ambos pegam um drama de rapto infantil para discutir transmissão de culpa. E ambos têm criação classicista à moda Eastwood - poucas tomadas, instruções práticas e econômicas aos atores, filmagens que acabam sempre antes do combinado, o que acaba rendendo momentos desiguais de performance do elenco. Em A Troca, porém, pelo próprio momento histórico, Eastwood parece realizar seu filme mais clássico em termos formais - com direito a som quebrado entre planos para dinamizar a exposição.

E eu nunca tinha atinado para o fato de que a obsessão de Eastwood pelo chiaroscuro é um resquício do filme noir dos anos 40 (que por sua vez é uma adaptação do expressionismo alemão dos anos 20). Pegue, por exemplo, a cena anti-naturalista do interrogatório do menino, com meio rosto iluminado pela tempestade, ou o ângulo com que Eastwood filma Jolie de chapéu para encobrir seus olhos. Aquela forma de esconder semblantes (no caso de Jolie, restam-lhe só os lábios para contar história) é noir puro!

Que se faça um parênteses para comentar a construção da personagem. É uma atuação cheia de cacoetes, a de Jolie, como sempre, mas são tiques propositais. Estamos falando de uma personagem bem feminina - sempre educada ao telefone e de modos leves, pela forma como toca o rosto no choro ou mesmo como pede debilmente para um bonde na rua parar - que de repente se descobre num mundo de homens. O vermelho do batom dela, contrastando com a falta de cor dos paletós masculinos, é de uma agressividade febril, como se fossem alienígenas uns aos outros - o que acentua a essência kafkiana da premissa.

Advogando por princípios

Como naquela época não havia Guerra do Iraque, hoje sempre que lhe perguntam se A Troca critica o bushismo Eastwood diz que sempre houve e ainda há corrupção. Mas é um filme nos anos 20, diz ele, e ponto final. Para quem olha de fora, porém, é legítimo enxergar ressonância com a intransigência do governo Bush. A maneira falsamente idiota como a polícia de Los Angeles acredita na sua própria mentira equivale à de quem botou tanques no deserto atrás de armas de destruição em massa.

Mas não tomemos esse caminho - mesmo porque filmes são produtos de seu tempo, há política em tudo e, afinal, essa leitura é apenas a mais imediata. Talvez seja mais caro a Eastwood vermos A Troca como uma reafirmação de valores que hoje estão em desuso na sua América. É sintomático, por exemplo, que a única personagem do filme disposta a socar alguém para vingar Christine seja a prostituta (que já está à margem da lei mesmo). Na sua busca, Christine se atém às vias legais até o final porque crê nas fundações do sistema.

E se ela, como Eastwood, acredita que a corrupção não está nas instituições, mas naqueles que as compõem, nada mais natural que dedicar todo o terço final do filme a expurgar essa corrupção. O texto do roteirista J. Michael Straczynski (conhecido dos fãs de quadrinhos pela sua passagem conturbada pelo Homem-Aranha) é implacável nesse sentido. Não há recompensa fácil, não há milagres à Frank Capra. A certa altura um personagem de má índole confessa ser um fã de Christine porque ela ousou desafiar o sistema. Mas, como Christine repete à exaustão, ela não quis desafiar nada, quis apenas o filho de volta.

Falando assim, parece um moto simplório, mas é uma questão profunda de princípio. E o cinema clássico é isso aí, em essência: motos simplórios, questões de princípio.

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...