Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Passado


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

passado-poster01.jpg

 

Rimini (Gael Garcia Bernal) é um jovem tradutor que termina o casamento de 12 anos com Sofia (Analia Couceyro), sua primeira namorada. O acontecimento faz com que ele se envolva com outras mulheres, mas sua vida amorosa sempre acaba sendo conduzida pela presença de Sofia.

 

Não achei tópico já aberto para este filme aqui na busca do fórum, por isso abri um.

 

Vi o trailer hoje, e parece ser um filme bem triste... mas o Gael já vale o ingresso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É do horroroso do Hector Babenco. Desde Carandiru morro de medo dele.09

Horroroso Hector Babenco?12 Eu gosto dele Bernardo. Carandiru é uma bomba mesmo (mas qualquer diretor tem a sua), mas ele já fez alguns filmes ótimos. Eu gosto muito de Pixote, um dos melhores filmes nacionais já feitos, e o cara ainda fez Ironweed e O beijo da mulher aranha. Pelo menos até agora o saldo dele tá positivo comigo.

 

 

E quanto a O Passado, quero ver tbm, me pareceu interessante. A propósito, vcs repararam que em alguns posters tamparam o peitinho da atriz?06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É do horroroso do Hector Babenco. Desde Carandiru morro de medo dele.09


Horroroso Hector Babenco?12 Eu gosto dele Bernardo. Carandiru é uma bomba mesmo (mas qualquer diretor tem a sua)' date=' mas ele já fez alguns filmes ótimos. Eu gosto muito de Pixote, um dos melhores filmes nacionais já feitos, e o cara ainda fez Ironweed e O beijo da mulher aranha. Pelo menos até agora o saldo dele tá positivo comigo.


E quanto a O Passado, quero ver tbm, me pareceu interessante. A propósito, vcs repararam que em alguns posters tamparam o peitinho da atriz?06
[/quote']

 

Não vi Pixote e O Beijo da Mulher Aranha, mas detesto Carandiru, acho Coração Iluminado muito fraco e Ironweed mediano.

 

Sobre o cartaz, a mulher já é uma baranga com narigão. Tem mais que esconder mesmo.06
Bernardo2007-10-24 12:45:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu fiquei intrigado em ver o filme pelo trailer ... mas o nome do Babenco só me afasta de querer conferí-lo ... talvez com a namorada' date=' provavelmente em DVD ... 03

[/quote']
Pq? Não gosta dos filmes dele ou por causa de Carandiru?

 

Por causa de Carandiru e, pelo filme, não é pouca bosta, digo, coisa não ...07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Carandiru é ruim, realmente. Mas o Babenco é um cineasta, no mínimo, interessante. Já fez muitos filmes bons.

 

Vi esse O Passado hoje e o filme é muito mais bizarro do que eu imaginava que fosse. E, apesar de alguns momentos um pouco Supercine demais, é um bom filme. Tem clima, e tem opções estéticas interessantes.

 

Enfim, gostei mais do que achava que iria gostar. E o Gael é foda, pronto falei.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

O PASSADO - 4/10 - Sem explicar o porquê do protagonista se interessar por mulheres tão vazias ao longo do filme e se autoboicotar no seu único momento lúcido, “O Passado” é um filme raso e de moral discutível. O diretor Hector Babenco não é o melhor contador de histórias (sem falso moralismo, ele faz questão de mostrar pelo menos uma transa de Rímini com cada uma dessas mulheres), mas consegue dar ritmo à narrativa mesmo com as passagens abruptas de tempo, porém a sua disposição em criar bons planos (como a que mostra o distanciamento do casal do lado de fora de uma lanchonete ou aquela em que acompanha o protagonista em uma varanda) contrasta com outros momentos vazios quando mostra Rímini se drogando em cima do retrato da esposa (ela é a sua droga?) ou na própria passagem que ocorre no banheiro da boate. Aliás, outro péssimo aspecto do roteiro é criar um personagem com tantos vícios e só usar esse artifício quando lhe convém. Em suma, é um filme que não sabe aproveitar o potencial da premissa que acaba só servindo para realçar o competente e melancólico trabalho de Ivan Wyszogrod na trilha sonora e de Ricardo Della Rosa na fotografia.

 

PS: Gael Garcia Bernal tem um trabalho sofrível em todos os sentidos.
Thiago Lucio2007-11-09 11:17:40
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

passado-poster01.jpg

O Passado (El Passado, Argentina, Brasil, 2007) Dir.: Hector Babenco. Com: Gael Carcía Bernal, Analia Couceyro, Mabi Abele, Mariana Anghileri, Paulo Autran.

 

Posso dividir muito bem esse filme em três partes: a primeira boa e promissora, a segunda fraca e decepcionante e a terceira péssima e enraivecedora. Um projeto que parecia muito bom, mas que cai, cai, cai tanto que...14

 

A atuação de Gael García Bernal é sofrível. Ele parece deslocado em cena e sem um pingo de concentração. Ele não dá personalidade nem mesmo sentimentos a Rimini e assim, o personagem torna-se rapidamente desinteressante e chato. A princípio achei que fosse algo do personagem mesmo, essa tremenda apatia, porém isso indubitavelmente acaba enfraquecendo o filme, bem como a performance do Gael. A Analia Couceyro, por sua vez, começa muito bem, mas assim como o filme chega ao fundo do poço, tornando-se histérica. Lógico que, os dois tiveram um grande fardo, já que seus personagens são pessimamente desenvolvidos, mas mesmo com alguns lampejos de excelência, ambos não conseguem um bom efeito.

 

Já o diretor Hector Babenco, mostra-se um verdadeiro pretensioso, sempre buscando algo que torne seu filme cult, seja tentando passar uma mensagem política relevante (apenas mostrando noticiários na TV, diga-se) ou filmando cada transa que Rimini tem, o que se torna meio que cansativo (confesso que nunca pensei que sexo me enjoaria, infelizmente estava errado). Ele traz muita impessoalidade ao longa e se no início isso era algo bom, depois torna-se algo horroroso pelas situações que Rimini passa.

 

E que situações? Uma mais horrorosa que a outra. Nunca pensei que uma pessoa pudesse passar por tudo aquilo e não pular de um precipício. Entre outras coisas, ele vê sua amante sendo atropelada, tem Mal de Alzheimer (fato este mastigando em um diálogo horroroso do roteiro), é perseguido pela ex-mulher, que seqüestra seu filho, é proibido de chegar perto de seu filho, torna-se um "quase mendigo", entre outras. E tudo isso porcamente trabalhado pelo Babenco, que depois de ambientar muito bem a história, parece um canguru, pulando de acontecimento em acontecimento sem cessar e sem dizer o propósito de certas personagens (a garota no final, por exemplo).

 

A premissa era intrigante, devo admitir, porém seu desenvolvimento é pífio e o terço final transforma o filme em um dos maiores líderes do Super Cine. Ou da novela mexicana. Depende do desejo do Babenco em determinadas partes. Perdeu sua chance, Babenco, sei que já disse isso muito, mas Babenco never again! 2,25/5
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 2 months later...
  • Members

 

O PASSADO - 4/10 - Sem explicar o porquê do protagonista se interessar por mulheres tão vazias ao longo do filme e se autoboicotar no seu único momento lúcido, “O Passado” é um filme raso e de moral discutível. O diretor Hector Babenco não é o melhor contador de histórias (sem falso moralismo, ele faz questão de mostrar pelo menos uma transa de Rímini com cada uma dessas mulheres)

[/quote']

Não acho que seria necessário explicar esse por quê, o filme não se propõe a isso, e acredito que seja pelo mesmo motivo que a maioria se interesse por pessoas vazias, aparência física, sexo e tal. Não tinha reparado que é mostrado uma cena de sexo de cada relacionamento, mas acho até que condiz, visto que esse é justamente o maior atrativo de cada mulher. E se não me engano não há cena de sexo entre ele e a ex, me lembro apenas da cena em que ele a despe e deita do seu lado, mas não faz sexo com ela, algo que se contrapõe as outras mulheres.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Felipe, independente de qualquer coisa, esse filme desperdiça uma premissa promissora e a transforma em uma sucessão de traumas amorosos do protagonista acompanhado de mulheres vazias e histéricas. Uma mulher é pior do que a outra e o tal do Rimini vai se tornando cada vez mais irritante. O desfecho é o pior possível. Esse filme já ficou no meu passado, quero esquecê-lo para o meu próprio bem ... 07

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...